Pixel response time exagerada?

Sata

Power Member
Olá pessoal,

Pergunto isto porque, digamos, um pc se tiver 100hz de refresh rate (altíssimo), os pixeis precisam de responder em 10 ms.
Ora, hoje em dia são todos de 5 ou 6 ms, mais rápidos que o refresh rate, daí não se notar a diferença, nem ser necessário procurar monitores mais rápidos que 10ms, ou estou enganado?
 
Não estás totalmente enganado, mas também não estás certo.

A questão não está nas capacidades do computador, mas sim nas capacidades dos monitores.

Há 15 anos atrás já era possível ter um monitor CRT com 100Hz de resposta, pelo que não foi a evolução dos computadores que alguma vez esteve em causa, mas sim a tecnologia dos monitores com a passagem a muito custo para os LCDs e as suas enormes limitações iniciais.

Enfim, a explicação seria muito longa e eu não tenho tempo (vou trabalhar daqui a pouco)(e diga-se de passagem que também tenho pouca vontade para teclar durante 1 hora seguida), pelo que digo-te apenas o básico.

O problema nos monitores LCD não está na resposta mínima, mas sim na resposta máxima e na flutuação entre os dois pontos.

Um monitor que tivesse, digamos 16ms de resposta, e que se mantivesse sempre nesse valor, já seria um excelente monitor para exibição de vídeo.
O problema, lá está, é a flutuação.
Um monitor típico com as características que sugeri, provavelmente será capaz de mínimos de 8ms, mas os máximos são bem capazes de cavalgar até aos 30ms, tornando-o impraticável.
Em qualquer monitor LCD, a resposta mínima é encontrada na exibição de tons claros, e a máxima nos tons escuros.

Depois mete-se ao barulho a tecnologia Overdrive aplicada de forma agressiva, que na minha opinião faz mais mal que bem porque raramente é um método que fica bem integrado, causando erros grosseiros, mas isto agora dava panos para mangas, e simplesmente não tenho tempo nem vontade para explicar.

Digo apenas para finalizar que uso um monitor LG L245WP-BN de 24" e painel MVA, com um tempo de resposta indicado de 8ms on/off.
Em medições chega aos 4ms de mínimo e 14ms de máximo.
O Input Lag foi medido em 16/17ms, um excelente resultado.
Desde vídeo SD e HD, até jogos de PC e consolas, porta-se lindamente em tudo.
Já tive outros monitores, inclusive dois monitores com resposta indicada de 2ms G2G a usarem painéis TN.
Não quero cometer o mesmo erro novamente, em comparação com o que uso agora eram todos lixo.

Só faço intenção de trocar o meu por um monitor de tecnologia OLED, estes sim, dignos sucessores dos CRT.


P.S.
Viste-me lá em cima a falar de Input Lag?
Acho melhor perguntares no fórum acerca disto.
A resposta dos monitores é apenas metade da história. É "possível" ter um monitor LCD com 0ms, e ainda assim ter uma quantidade horrorosa de input lag, fazendo do monitor excelente para vídeo, mas miserável para jogos, ou mesmo o uso do dia a dia.

Tenho que ir trabalhar.

Cheers,
 
Uau não tava espera de uma resposta tão elaborada :)
Obrigado!

Sim tou bem ciente do input lag, para mim o grande responsável de uns monitores nao servirem para jogos, muito mais que o pixel response.
E sinceramente queria ter mais informação nos LCDs em relação a essa característica tão má para jogos, felizmente há quem vá testando esses valores, porque dos construtores de LCDs não vejo ninguém a indica-lo :(

Eu também estou à espera dos LCD OLED, nem o samsung 275+ a 450 euros me motivou a investir, mesmo com um ecrã S-PVA.

Queria investir num monitor nas suas 26 polegadas,painel S-IPS, OLED, 0 ou quase de input lag, e 8 ms de pixel response máximo, seria o ideal. Mas claro, nem sei se é possível input lag instantâneo, talvez um descodificador de imagem do LCD que fosse rápido o suficiente para processar a imagem antes dela ser necessária aparecer nos pixeis? E será fazível?

Uma coisa, quando dizes que não farás o mesmo erro em ir para um TN referes-te simplesmente ao seu contraste e qualidade de imagem, ou referes-te inclusivamente ao response time? Será que os paineis TN têm response times máximos elevados?
 
Back
Topo