1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PJ adquire equipamento para «escutar» conversas na Net

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por paraver, 10 de Agosto de 2006. (Respostas: 36; Visualizações: 3427)

1. paraver

paraver Power Member

Será que a PJ não comprou banha da cobra?!

2. JFoX

JFoX Power Member

Invasao de privacidade?

3. lammer.pt

lammer.pt Power Member

Investigção criminal?

4. Quad

Quad [email protected] Member

5. Amazing_Randy

Amazing_Randy Power Member

Continuo sem perceber... cá está a famosa caça aos gambuzinos.
    Não têm dinheiro para mandar cantar um cego (nem para mais inspectores, material e afins) e vão torrar 500 mil euros num suposto "descobre-tudo"
    Podiam comprar já agora um satelite para tirarem as fotos todas ao pessoal, assim controlavam tudo e todos.
    Ora é uma bela ideia, arranjar ai um esquema manhoso para vender à PJ , Flying Big Brother v1.0 :D

6. xupetas

xupetas Banido

E ja sabemos que aconteceu á sucata da primeira versão do Echelon... :lol:

7. spastikman

spastikman Banido

até podia ter uma encriptação de 500k bits ... técnicamente é possivel sniffar a rede na mesma, desde que os isp's permitam.

8. spastikman

spastikman Banido

Por acaso.... já não oiço falar nisso há muiiiiitoooo tempo ...

Que se passou com o suposto "Todo-poderoso" Echelon ?

9. Simao

Simao Power Member

10. Quad

Quad [email protected] Member

Sim mas, para isso tinham que fixar alvos individuais, entrar com mandatos e tal, penso eu.

Não me parece que os ISP's permitam sniffar a rede inteira assim sem mais nem menos.

11. ShadeX

ShadeX Power Member

Se estiveres a usar uma encrypt 1/2 decente com uma key desse tamanho, a menos que eles apanhassem as pvt keys dos suspeitos e lhes "extraissem" as respectivas passwords, iam a um sitio só, sitio nenhum.

Claro que este sistema não se dedica a isso provavelmente. É para cenazitas mais comuns e chaves fracas e tal... Não devem tbm haver muitos bandidos a usarem canais seguros de troca de one time pads ou a usarem encriptação forte com chaves imensas e trocadas via canal seguro e outras técnicas porreiras.

Isto tem mais cheiro de echelon cheappo, o que nem cai mal, pq os nossos mafiosos tbm são cheappo :P

12. Any

Any Power Member

mas n eram estes senhores (PJ) que nem dinheiro tinham para pagar as despesas dos investigadores da propria agencia???

13. blueplayer

blueplayer I'm cool cuz I Fold

Opressão?

Penso que todos nós temos direito a privacidade!

14. Razzo

Razzo What is folding?

Mas como é que isto pode ser prova de qq crime? Apanham, por exemplo, alguem a confessar um crime na internet. Como provam que foi mesmo ela? Não ha reconhecimento de voz ou impressoes digitais... Ou esse equipamento faz isso tudo? :lol:

15. shello

shello Moderador
    Staff Member

Pessoalmente acho isto uma palhaçada...
    Fico descansado por saber que isto so actua caso haja mandato policial...

Mas estará a PJ a tentar fazer renascer o ECHELON? :-D :-D :-D
    Cheira-me que isto não vai dar em nada, vai ser só pra mandar dinheiro pra rua... Bah...

Cumps

16. savanger

savanger Power Member

não vou adiantar nada de novo à conversa, mas aposto que neste negócio vai haver algum "intermediário" com os bolsos cheios....

17. Prodigy

Prodigy Suspenso

Se o FBI usa este tipo de técnicas e resulta, porque não a PJ também? lol Só que nos US os casos de violação ou outros crimes utilizando a internet como intermediário é grande já ( até vi hoje na tv apanharam um gajo que andava a vender armas na internet e casos de encontros e depois violação e a policia descobria perante as ameaças)

Última edição: 10 de Agosto de 2006
  18. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Posso ser eu na minha modesta ignorância, mas de que maneira é que os traficantes ou os terroristas vão usar o Kazaa ou o Emule para trocar info ou cometer crimes?

Das duas uma, ou esta noticia está muito mal dada (caso que me parece o mais provavel) ou então isto não passa de mais um caso de corrupção tipico em Portugual.
    Porque se não justifiquem lá o que e que esse equipamento milagroso faz, que não seja possivel a qualquer pessoa com um portátil de 1000€ e com acesso as centrais telefónicas (como a PJ tem)??

19. Slider

Slider Colaborador
    Staff Member

Não é opressão nem invasao de privacidade, quando feita no decorrer de uma investigação criminal, com justificação para toda a qualquer escuta etc, isto não é algo que seja feito assim à toa, tipo pim pam pum vai este.... vamos lá ouvir o meu vizinho... não é assim, existe controlo apertadíssimo.

Tudo o que já se faz na PJ e não só, está sujeito a abuso, isto não é diferente em nada.... temos é de confiar no processo usado para as escutas etc, algo que está sujeito como já disse, a controlo apertado.

Não tenho nada contra, até acho bem.

Última edição: 11 de Agosto de 2006
  20. CR_

CR_ Power Member

Programas como ethereal podem gravar as conversações de irc MSN etc (experimentem). Tudo o que não esteja encriptado, ainda mais para uma entidade como a PJ, consegue-se ver....

Eles nao vão usar a máquina para ver conversas de pitas no MSN... Pode ser uma boa aquisição se for usada para bons fins (criminalidade)...

Não se esqueçam que a lei das escutas foi a pouco tempo revista para um regime mais restrito... se bem que casos como o "envelope 9" fazem-nos pensar na nossa privacidade...

Partilhar esta Página