Placa a gás ou indução?

Lyo

Power Member
Pretendo comprar um fogão/placa. Tinha ideia que o a gás ficava mais económico que os de indução mas disseram-me o contrário numa loja.

Alguém sabe se fica mais barato cozinhar a gás ou por indução?

Nem sei como consigo esta informação....

Ps- tenho gás canalizado.


Desde já obrigado pela ajuda
 
Última edição:
Não sei os consumos efetivos mas uma placa de Indução aquece muito mais rápido, logo vais cozinhar mais depressa e na teoria gastar menos. Mesmo o preço do gás sendo mais barato ACHO que compensa a indução.
 
Não sei os consumos efetivos mas uma placa de Indução aquece muito mais rápido, logo vais cozinhar mais depressa e na teoria gastar menos. Mesmo o preço do gás sendo mais barato ACHO que compensa a indução.
Desde já obrigado pela resposta :)

As contas não se podem fazer assim.... Mais rápido não quer dizer mais barato...

Estive a pensar e vou continuar com o gás por várias razões:

- teria de aumentar a potência do contador, logo aos mentor o valor da fatura da EDP mesmo sem começar a gastar ....

- se fica mais barato porque é que os restaurantes continuaram a usar gás?!?!?

Até prova em contrário, acho que o gás é mais económico (excepto para quem tiver painéis solares). 😅
 
Tens que entrar em conta com o preço fixo do gás para tentar fazer algumas contas. Mas acho que o pessoal usa indução mais pela comodidade e segurança que preço.
Quanto aos restaurantes usarem gás é porque é mais versátil, nos restaurantes é mais importante o resultado final da comida que o preço, e porque há coisas que não consegues fazer com indução.
 
Lyo

Deixo-te aqui algo para leres...

Indução, gás ou vitrocerâmica: Qual é a melhor opção?

Como tudo o que afeta o paladar, o debate é interminável: “Qual é a melhor opção para os cozinhados?” A resposta depende das suas preferências e do seu estilo de vida.

É perfeitamente possível cozinhar gastando o mínimo de energia possível. O difícil é moderar um acordo entre os defensores do gás, que defendem que o fogo é o que dá sabor à comida, os fãs da indução, que argumentam que a higiene deve estar em primeiro lugar, e os seguidores da vitrocerâmica, que acreditam que a sua solução é a mais cómoda de todas.

A polémica está servida. Começando nos grandes chefes de cozinha, que defendem e publicitam um sistema, e terminando no cidadão comum, que apenas quer cozinhar as suas refeições.

Indução, gás ou vitrocerâmica? Cada opção tem os seus prós e contras. Por isso mesmo, o ideal é escolher uma opção tendo em conta a utilização pretendida e, sobretudo, as suas prioridades na cozinha e na vida.


Indução: limpo e rápido

Um cozinheiro por indução poderia apresentar-se como um chef express: ao dia de hoje, não existe equipamento mais rápido e moderno para confecionar os alimentos.

Ainda que à primeira vista pareça uma placa de vitrocerâmica (superfície envidraçada ou de cerâmica), a magia acontece dento do próprio equipamento. Ligamos o equipamento e a superfície não aquece. Colocamos a mão em cima da placa e não nos queimamos. A explicação: as ondas eletromagnéticas que servem para aquecer os recipientes por oposição às tradicionais resistências elétricas.

A placa de indução funciona graças à magnetização do material do recipiente. Para que este processo possa acontecer é necessário utilizar os equipamentos adequados: as panelas, tachos, caçarolas e frigideiras devem conter certos materiais magnéticos na sua composição (ferro, cobalto ou níquel). Ao serem magnetizados, os materiais são ativados e a energia gerada em forma de calor.


Prós:

rapidez: a confeção da comida em placas de indução é duas vezes mais rápida que numa placa de vitrocerâmica normal, algo que alguns chefs valorizam.
segurança: se houver crianças em casa, a placa de indução é um descanso pois não há possibilidade de qualquer queimadura.
comida não pega: pode dizer adeus aos alimentos queimados ou colados às louças, bem como às limpezas difíceis.
eficiência: a placa de indução é mais eficiente que o gás ou a vitrocerâmica.

Contras:

equipamento limitado: só se pode utilizar louça com materiais magnetizáveis (maioria dos metais, aço inoxidável e esmaltes). As panelas e frigideiras de alumínio, terracota, cerâmica ou cobre não são solução pois não vão aquecer.
preço: uma placa de indução custa aproximadamente o dobro do preço de uma placa de vitrocerâmica equivalente em superfície e potência.


Vitrocerâmica: simples e funcional

Um cozinheiro que opta por uma placa de vitrocerâmica é um profissional que está adaptado aos seus tempos, que não complica o processo. Não está com pressa e compreende a cozinha como uma atividade funcional e simples: apenas quer preparar comida de forma fácil.

As placas de vitrocerâmica já existem há alguns anos no mercado. Quando foram lançadas, fizeram furor entre os consumidores e inauguraram a polémica em análise: “Será que perdemos muito ao deixarmos de utilizar o fogo para cozinhar?" Se deixamos de lado o fogão a gás, deixamos também de lado o fogo. Muitos foram os chefs que desaconselharam a mudança invocando tradições milenares.

Por muito que nos custe aceitar, no final das contas é tudo uma questão de gostos. Os alimentos confecionados num fogão a gás são mais saborosos? Quem decide? O que sabemos é que a placa de vitrocerâmica oferece uma grande liberdade na cozinha: podemos utilizar qualquer tipo de loiça, é rápida, não há como registar fugas de gás e é uma opção interessante quando o tema é eficiência energética.


Prós:

qualquer equipamento: uma das grandes vantagens das placas de vitrocerâmica em relação às placas de indução é a possibilidade de utilizar qualquer tipo de loiça.
calor residual: embora não seja tão eficiente quanto uma placa de indução, o calor residual permite que este equipamento seja mais eficiente, ajudando a poupar na energia e a respeitar o meio ambiente.
preço: quando comparadas com as placas de indução, as placas de vitrocerâmica custam cerca de metade do preço.

Contras:

limpeza: o que cair sobre a placa vai fica queimado e exige limpeza. A comida por ficar colada ao fundo dos tacos se o calor for mal regulado e faltar água, azeite ou outro líquido. Além disso, uma placa de vitrocerâmica exige uma manutenção e limpeza periódica com produtos específicos de forma a manter-se as boas condições do equipamento.
segurança: embora possamos descartar as fugas de gás, há o risco de queimadura enquanto a placa estiver ligada e um bom tempo depois de ter sido desligada. Se há crianças em casa, o mais prudente é optar por algumas medidas de segurança.


Gás: a opção gastronómica

Não há dúvidas de que a cozinha a gás é a uma das opções que nos permite cozinhar com o fogo tal como se fez durante séculos.

A maior parte dos chefs profissionais defende que os certas texturas e sabores só são alcançados com o fogo. Isto explica o motivo pelo qual o gás continua a ser a opção eleita por grande parte dos restaurantes.

Um cozinheiro a gás é um chef, ou um aspirante a chef, que se recusa a renunciar ao fogo a favor da modernidade.


Prós:

preferência dos profissionais: com ou sem fundamento científico, a verdade é que a maior parte dos chefs defende que o gás é a melhor forma de confeccionar os alimentos, conservando sabores e texturas.
qualquer equipamento: o gás permite que se utilize qualquer tipo de loiça, embora seja necessário ser algum cuidado com certas peças, uma vez que, dependendo do material, podem sofrer queimadura e danos.

Contras:

opção menos segura: além dos perigos associados à utilização do fogo, também é importante não esquecer a importância da revisão periódica da instalação do gás de forma a evitar fugas.
limpeza complicada: não é o equipamento mais fácil ou prático de limpar.
 
Desde já obrigado pela resposta :)

As contas não se podem fazer assim.... Mais rápido não quer dizer mais barato...

Estive a pensar e vou continuar com o gás por várias razões:

- teria de aumentar a potência do contador, logo aos mentor o valor da fatura da EDP mesmo sem começar a gastar ....

- se fica mais barato porque é que os restaurantes continuaram a usar gás?!?!?

Até prova em contrário, acho que o gás é mais económico (excepto para quem tiver painéis solares). 😅

Depende se usas o gás para mais coisas ou somente para cozinhar. Nao te esquecas que pagas taxas pelo gás, não é só o consumo.
 
Também uso gás para o esquentador... pela mesma razão... desconfiar que fica mais caro usando só electricidade.

MOUSETM - esse texto foi tirado de um site de onde se vende electricidade ... logo para mim tem validade zero ;)

 
Eu passei pelas mesmas dúvidas quando remodelei a cozinha.
Tinha placa de gás natural já com 2 dos 4 bicos avariados e além disso queria alterar o local da placa para aí colocar o combinado, o que iria ser impossível (sem mexer nas canalizações) por causa da extração do ar!
Acabei por escolher uma placa de indução e um exaustor com recirculação pela facilidade em escolher onde queria que ficasse e não estou nada arrependido! Não necessitei de alterar a potência elétrica ao contrário do que me disseram! O quadro (3,45 ) só uma vez disparou quando coloquei dois dos bicos em boost mais o forno ligado e a máquina de lavar loiça a trabalhar!
 
Lyo

vale zero porque desconheces por completo como as coisas realmente funcionam, manténs-te fiel à realidade que conheces bem - O gás, no entanto, o que lá está descrito é os pontos todos e é real sem tirar nem pôr, agora cada um ajusta em função das suas necessidades.

Por experiencia própria andei muitos anos a gás e mudei para indução, além de ser mais rápido e seguro, reduzi e bem os custos em relação ao gás que é só taxas e tachinhas.

o melhor será experimentares por ti e vais ver que as coisas não são assim como pensas.

Não é por acaso que cada vez mais se está a optar por meter tudo elétrico.
 
Como disse... Para mim compensa. Tive placa a gás mas dps mudei para indução. Mantive a potência que já tinha e claro que tenho de ter cuidado para não ligar tudo ao mesmo tempo. Mas a potência de uma é outra não tem nada a ver. Aqueço um tacho de água em segundos (com boost) e isso no gás não acontece. Logo demoro menos tempo a cozinhar. Nunca fiz as contas mas de certeza que os consumos não serão tão díspares.
Para limpeza a indução é uma maravilha.
Contudo, precisas de tachos adequados que podem ser um €Xtra.
 
Pretendo comprar um fogão/placa. Tinha ideia que o a gás ficava mais económico que os de indução mas disseram-me o contrário numa loja.

Alguém sabe se fica mais barato cozinhar a gás ou por indução?

Nem sei como consigo esta informação....

Ps- tenho gás canalizado.


Desde já obrigado pela ajuda
Tendo em conta eficiência e preço de uso de ambos o gás natural fica mais barato.

Ainda contando por cima o preço de aquisição das placas o gás natural fica mais barato.

Tendo ainda mais em conta o aumento de potencia necessária, o gás natural fica mais barato.
 
Tendo em conta eficiência e preço de uso de ambos o gás natural fica mais barato.

Ainda contando por cima o preço de aquisição das placas o gás natural fica mais barato.

Tendo ainda mais em conta o aumento de potencia necessária, o gás natural fica mais barato.
Isso não é exatamente verdade. Há placas de Indução mãos baratas que a gás como também há ao contrário.
E quanto ao aumento da potência também não é verdade pois pode não ser necessário. Tudo depende do uso e dos euros que querem ser gastos.
 
Prós e contras do Gás natural:
Qualquer tacho/panela serve.
Permite cozinhar com fogo tal e qual as nossas avozinhas faziam com lenha
Exige cuidados com a exaustão do monóxido de carbono e perigo de pegar fogo à casa!
A sua instalação deve ser certificada por técnicos de gás credenciados.

Prós e contras da indução:
Necessário usar tacho/panelas com fundo metálico apropriado para indução
Permite transportar a tua cozinha para o sec. XXI tal e qual usamos as microondas para aquecer a comida.
Não há queima de gases, portanto não há perigo de intoxicação e permite o uso de exaustores em recirculação.
Fácil limpeza da placa de indução e são de longe mais bonitas que as placas tradicionais.
Eventualmente pode ser necessário assegurar um aumento de potência do quadro eléctrico.
 
Indução sempre.

Independentemente dos custos, indução é muito mais seguro.
Há coisas, como a segurança, que não é por (muito) poucos euros mês (com tendência a reduzir, que o gás irá aumentar mais que a eletricidade) que vale a pena o risco extra de ter uma fuga de gás/explosão em casa.

Os restaurantes não usam indução por questões de custos, teriam que ter potência elétrica contratada um bom bocado superior (dois-três 'bicos' a funcionar ao mesmo tempo não chegam para o cenário de trabalho de um restaurante) e produzem largas dezenas/centenas de refeições ao almoço e outras tantas ao jantar, para além de outros cozinhados ou preparados pelo meio, se for preciso.
É um cenário totalmente diferente que torna absurdo usar como argumento para meter fogão/placa a gás numa habitação.
 
Indução sempre.

Independentemente dos custos, indução é muito mais seguro.
Há coisas, como a segurança, que não é por (muito) poucos euros mês (com tendência a reduzir, que o gás irá aumentar mais que a eletricidade) que vale a pena o risco extra de ter uma fuga de gás/explosão em casa.

Os restaurantes não usam indução por questões de custos, teriam que ter potência elétrica contratada um bom bocado superior (dois-três 'bicos' a funcionar ao mesmo tempo não chegam para o cenário de trabalho de um restaurante) e produzem largas dezenas/centenas de refeições ao almoço e outras tantas ao jantar, para além de outros cozinhados ou preparados pelo meio, se for preciso.
É um cenário totalmente diferente que torna absurdo usar como argumento para meter fogão/placa a gás numa habitação.
Adoro quando mandam o tema da fuga de gás ou explosão como argumento. É ver todos os dias os apartamentos a explodir em Portugal, ou entao do raio do vizinho que usa gás e eu que nao tenho culpa nenhuma também levei com a explosão. Medo muito medo.

E como é publico a electricidade está já bem mais cara que o gás e o facto disso mesmo é ser usado gás na sua geraçao, por isso o gás continuará a ser sempre em termos absolutos e relativos mais barato que electricidade.

O OP pediu factos, e os factos sao, o gás natural fica mais barato de se comprar, de se usar, (metade do custo) que foi o que ele pediu para ser esclarecido.


Ainda há dias fiz o mesmo esclarecimento noutro forum

1. São mais eficientes se apenas contarmos com o uso, porque no compto global é mais eficiente usar gás natural directamente, mesmo só com 70% de eficiência.

2. Gás natural continua a ser mais barato (mesmo levando a eficiência final, cerca de 0.082 vs 0.166 por kWh) e se tiverernos em conta o aumento de potência necessário ainda mais barato.

5a5f95d891ccbf886fdd55220a04515c.jpg

E o facto é que para ter uma placa de indução a funcionar a metade da potência máxima é preciso pelo menos mais 3.45kVA que custam adicionalmente mais 3-4€ mês e isso são quase 50kWh de gás natural.
 
Isso não é exatamente verdade. Há placas de Indução mãos baratas que a gás como também há ao contrário.
E quanto ao aumento da potência também não é verdade pois pode não ser necessário. Tudo depende do uso e dos euros que querem ser gastos.
Só depende se queres ter uma placa de induçao de 4 bocas, mas queres estar limitado a usar só duas.

Faz todo o sentido.
 
Indução.
Os custos energéticos nem foram assim coisa de outro mundo. Uma media de 65 euros já com gás incluído.
A segurança que dá é um conforto, apesar que gosto da placa pelo o facto da aquecer basta rápido e pela facilidade de Limpeza.
 
Adoro quando mandam o tema da fuga de gás ou explosão como argumento. É ver todos os dias os apartamentos a explodir em Portugal, ou entao do raio do vizinho que usa gás e eu que nao tenho culpa nenhuma também levei com a explosão. Medo muito medo.

E como é publico a electricidade está já bem mais cara que o gás e o facto disso mesmo é ser usado gás na sua geraçao, por isso o gás continuará a ser sempre em termos absolutos e relativos mais barato que electricidade.

O OP pediu factos, e os factos sao, o gás natural fica mais barato de se comprar, de se usar, (metade do custo) que foi o que ele pediu para ser esclarecido.


Ainda há dias fiz o mesmo esclarecimento noutro forum
Facto é que explosões ou mortes por fuga de gás não é todos os dias, mas acontece.
Se não tiver gás garantidamente não acontece.

Não disse que a eletricidade seria mais barato ou preço igual, disse que a diferença ao final do mês não é muito significativa e que essa diferença tende a diminuir porque a tendência (longo prazo) é o gás aumentar mais de preço do que a eletricidade, o que não deixa de ser verdade, é um recurso limitado e que nós (europeus) não controlamos.
 
Eu acabei com o gás em casa e foi a melhor coisa que fiz.
Quanto à placa de indução vs gás, não tem nada a ver. Desde segurança, tempo se cozedura, limpeza, facilidade de utilização, etc... Tudo a favor da placa de indução.
Só a facilidade e tempo que não se perde a limpar e arear bicos de fogão.
Está sempre limpo, basta passar um pano.
Nada a ver. Nem entendo como ainda há quem compre fogões a gás.
 
Back
Topo