Placa a gás ou indução?

Só depende se queres ter uma placa de induçao de 4 bocas, mas queres estar limitado a usar só duas.

Faz todo o sentido.
Se tiveres um Ferrari andas constantemente a mais de 200 km por hora? É cada uma...
Cada um deve analisar o que pretende. E como já percebeste por aqui, a potência mínima serve para muita gente usar uma placa de Indução no dia a dia. E eu sou um deles.
 
Há um factor muito importante e que na altura me fez optar por indução que se estão a esquecer.
Para quem tem crianças ou até idosos em casa com algum tipo de demência, a questão de não ter gás e do facto da placa de indução se desligar se alguma coisa estiver a verter é fundamental.
 
Se tiveres um Ferrari andas constantemente a mais de 200 km por hora? É cada uma...
Cada um deve analisar o que pretende. E como já percebeste por aqui, a potência mínima serve para muita gente usar uma placa de Indução no dia a dia. E eu sou um deles.

Tens é de ser coerente ou te gabas de fever água "em segundos"ou então não usas a potência máxima.

A potência mínima serve para usar metade da placa. E quem se gaba de o fazer é porque muito provavelmente ainda tem limitadores termo-magneticos e não os novos contadores.

O user já disse o que pretende, saber qual a mais economica. Já foi explicado.
 
Há um factor muito importante e que na altura me fez optar por indução que se estão a esquecer.
Para quem tem crianças ou até idosos em casa com algum tipo de demência, a questão de não ter gás e do facto da placa de indução se desligar se alguma coisa estiver a verter é fundamental.
Em qualquer placa de gás com pelo menos 15 anos não existe gás sem existir chama pelo eléctrodo de ionização.
 
Desde já obrigado a todos.

A questão da limpeza e da rapidez não é relevante. Mesmo com fogão a gás está sempre limpo... não estou a ver qual o drama de limpar um fogão ...

O que pretendia era mesmo esclarecer os custos, e ai já percebi que o gás será bem mais econômico, pelo menos não vejo aqui ninguém a dizer que após trocar passou a pagar menos.

Mas claro, compreendo os que preferem a indução, eu, se pudesse, nem comprava fogão... mandava vir logo a comida toda feita 😁
 
Desde já obrigado a todos.

A questão da limpeza e da rapidez não é relevante. Mesmo com fogão a gás está sempre limpo... não estou a ver qual o drama de limpar um fogão ...

O que pretendia era mesmo esclarecer os custos, e ai já percebi que o gás será bem mais econômico, pelo menos não vejo aqui ninguém a dizer que após trocar passou a pagar menos.

Mas claro, compreendo os que preferem a indução, eu, se pudesse, nem comprava fogão... mandava vir logo a comida toda feita [emoji16]
Não há drama nenhum na limpeza do fogão, mas é muito mais fácil de limpar a placa de indução. Se tu gostas de arear bicos de fogão, ótimo, mas eu nunca gostei, por isso a placa de indução foi uma bênção.
 
Lyo


Eu quando te respondi disse que tinha reduzido os custos para além do restante, passei de 65€ mensais de gás para 30/35€ com o mesmo uso com indução. Já para não falar que consigo confeccionar as refeições muito mais rápido do que com gás que tinha de aguardar que atingisse a temperatura ideal.

Agora se o gás é bom para ti tu é que sabes de resto não há muito mais a dizer.
 
Tens é de ser coerente ou te gabas de fever água "em segundos"ou então não usas a potência máxima.

A potência mínima serve para usar metade da placa. E quem se gaba de o fazer é porque muito provavelmente ainda tem limitadores termo-magneticos e não os novos contadores.

O user já disse o que pretende, saber qual a mais economica. Já foi explicado.
Eu fui coerente. Uso o boost para aquecer água e tenho outra boca ligada em temperatura 7 e o contador não dispara.
Desde o início todos disseram que o gás é mais barato e isso é um facto. Agora se pesares eficiência, limpeza e segurança a vantagem é para a indução. O mais barato são placas a gás pelo preço delas e pelo preço do gás (mesmo tendo eficiências bem mais pequenas).
 
Braulio Tubarao

Pois é isso que ele ainda não conseguiu ver que o problema está na eficiência o gás é mais barato mas no final acaba-se por gastar mais para fazer algo devido ao desperdício energético, algo que com a indução já não acontece e acaba-se por poupar e reduzir na fatura. Foi a melhor coisa que fiz trocar.
 
Braulio Tubarao

Pois é isso que ele ainda não conseguiu ver que o problema está na eficiência o gás é mais barato mas no final acaba-se por gastar mais para fazer algo devido ao desperdício energético, algo que com a indução já não acontece e acaba-se por poupar e reduzir na fatura. Foi a melhor coisa que fiz trocar.

Não, não acontece.

A eficiência de um queimador a gás é de cerca de 70%

A indução de 97%

Não inventem factos alternativos, os preços que indiquei em cima já têm em conta as eficiências.
 
Illusion4u

Ninguém anda inventar nada estou a dar o meu testemunho real.

Além disso as coisas evoluem, um queimador a gás mais eficiente que um de indução, está bem está.
Acho que não sabes ler eficiências.

Além disso o teu testemunho está muito incompleto.

Passaste de gás natural para indução muito bem, e AQS veio de onde? Também passou a eléctrico?

Isto de mandar valores de facturas para o ar é fácil.
 
Não, não acontece.

A eficiência de um queimador a gás é de cerca de 70%

A indução de 97%

Não inventem factos alternativos, os preços que indiquei em cima já têm em conta as eficiências.
Do que li A eficiência a gás não chega aos 60%. E mesmo que compares com os teus 70, a diferença é grande. Noutro post já falas em aqs... Mas não sabemos o que usam para isso.
Se só usar gás na placa e trocar por uma de Indução poupa todos meses nos valores fixos do gás que entre taxas e taxinhas devem rondar à cabeça para aí 20 euros. E não me parece que vá gastar 20 euros (fora o consumo do gás) a cozinhar em indução.
 
Do que li A eficiência a gás não chega aos 60%. E mesmo que compares com os teus 70, a diferença é grande. Noutro post já falas em aqs... Mas não sabemos o que usam para isso.
Se só usar gás na placa e trocar por uma de Indução poupa todos meses nos valores fixos do gás que entre taxas e taxinhas devem rondar à cabeça para aí 20 euros. E não me parece que vá gastar 20 euros (fora o consumo do gás) a cozinhar em indução.

Foram 2.12€ na última fatura, mas por favor continua a mandar valores para o ar, só mostra o quão longe estás da realidade.

AQS são águas quentes sanitárias, que é só no maior consumo de uma casa, e misturar valores de cozinhar e AQS na mesma fatura estraga os testemunhos.
 
já tive todas as hipoteses.

indução é espetacular, ultra rapido, estava habituado a começar a fazer uma panela de arroz e afins e ir por a mesa entretanto e as primeiras vezes que o fiz deixei sempre transbordar agua a ferver,
só por ai vale logo a pena.
 
Tenho indução com 3.45 contratados. A luz vai abaixo com o forno e cafeteira, já cozinhei muitas vezes com maquinas de lavar a trabalhar e não vai abaixo a não ser que ponha aquilo nos valores mais altos, e só se poem nos valores mais altos quando é para por uma panela a ferver senão queima tudo que as placas tem muita força.

É possível ter placa de indução com 3.45 contratados e só vais ter de gerir melhor quando estiver a fazer um banquete para muita gente.

Para cozinhar gás é melhor porque consegues um controlo melhor e mais imediato da temperatura, e deve sair mais barato sem contar com instalações.

P.S. tenho uma placa de 4 bocas mas se sabia tinha posto uma de 3 com uma extra grande, é raro usar tanta boca e faz-me falta uma maior.
 
A minha salvo erro uns 7kwh

Isto com todas as bocas no máximo ligadas ao mesmo tempo, TB nunca usei mais que 3. E. Nunca usas no máximo mais do que alguns minutos
 
Um pouco off-topic mas vai no sentido do que já foi dito que uma placa de indução pode ser mais difícil de controlar o cozinhar.

Trocamos recentemente dois tachos e duas frigideiras.

E que diferença!

Resumindo, ok, as placas até podem ser mais limitadas, em especial as mais baratas ou menos boas, mas o material também faz muda diferença.

E no nosso caso até mudámos na mesma marca, mas os outros já tinham uns bons anos.
 
Back
Topo