placa cctv para ubuntu server

filjoa

Power Member
viva

desde ja digo que os meus conhecimentos de linux estao so agr a aparecer mas mt devagarinho :P

tenho o ubuntu server instalado e acabei de adicionar uma placa CCTV, gostava de saber como faço para a instalar e que programa posso usar para a testar, será que alguem me pode da uma ajuda?

PS: eu ainda nem descobri onde posso ver se a placa foi ou nao detectada :S

Cumps
 
Última edição:
viva

se ajudar eu tentei instalar o ubunto novamente mas desta vez com a placa no slot acontece que ele nao arrancou, ficou parado na zona em que estava a ver os drivers. Será que o kernel nao tem drivers para esta placa?

eu nao faço ideia de como se faz isso se alguem me poder ajudar, agradeço.

o chipset da placa é "Conexant Fusion 878A 25878-13Z"

Cumps
 
As placas TV com o chip 878A são bem suportadas em Linux. Mas placas CCTV sinceramente não sei... talvez tenhas mais sorte se indicares o modelo da placa ou pesquisares por aí.

Edit: Se por acaso essa placa for das com 1 chip e 4 entradas, vê se por acaso não se parece com esta aqui. Tem lá na página um workaround por causa do hang no arranque.
 
Última edição:
viva

é isto mesmo.

podes me explicar quais os paços que devo seguir para instalar a placa?

tipo reinicio o PC com ela ligada? faço alguns comandos e so depois renicio?

podes dar aqui uma ajuda? é que eu ainda sou mt verde no llinux

Cumps
 
Bem, o que te posso dizer é o que está na página, e isso se for mesmo essa a placa que tu tens, o que eu não faço ideia.

Não precisas de instalar drivers, o driver já vem incluindo no kernel (não é como no Windows). O que está naquela página são umas sugestões de umas opções para o driver caso dê problemas. São umas linhas para colocar no ficheiro /etc/modprobe.conf (que podem ajudar ou não). Atenção que no Ubuntu que o ficheiro a editar não é esse mas sim o /etc/modprobe.d/bttv.

Antes de mais, para verificar se a placa é detectada, executar "dmesg | grep bttv" após o arranque.
 
depois de fazer o comando que me disseste apareceu isto... que a mim nao me ajuda em nada.

[ 18.766056] bttv: driver version 0.9.17 loaded
[ 18.766060] bttv: using 8 buffers with 2080k (520 pages) each for capture
[ 18.766138] bttv: Bt8xx card found (0).
[ 18.766162] bttv 0000:03:04.0: PCI INT A -> GSI 16 (level, low) -> IRQ 16
[ 18.766174] bttv0: Bt878 (rev 17) at 0000:03:04.0, irq: 16, latency: 32, mmio: 0xddafe000
[ 18.766619] bttv0: using: *** UNKNOWN/GENERIC *** [card=0,autodetected]
[ 18.766656] bttv0: gpio: en=00000000, out=00000000 in=00f36fff [init]
[ 34.760024] bttv0: tuner type unset
[ 34.760028] bttv0: i2c: checking for MSP34xx @ 0x80... not found
[ 50.760021] bttv0: i2c: checking for TDA9875 @ 0xb0... not found
[ 66.760020] bttv0: i2c: checking for TDA7432 @ 0x8a... not found
[ 82.760131] bttv0: registered device video0
[ 82.760160] bttv0: registered device vbi0

que devo eu fazer para ver se a placa esta a trabalhar?

Cumps
 
viva

quando faço sudo /etc/modprobe.d/bttv ou sudo /etc/modules diz command not found mesmo e diz o mesmo que se eu fizer sem a palavra sudo.

podes me dizer o comando que devo fazer para postar aqui o resultado?

cumps
 
Não são comandos para executar. Disse para postares o conteúdo dos ficheiros (se existirem). São ficheiros de texto. Podem ser abertos com qualquer editor de texto. Ou na consola, um "cat /etc/modprobe.d/bttv" e "cat /etc/modules" devolvem o conteúdo dos ficheiros.

Para ver se a placa dá alguma coisa podes experimentar usar o xawtv.
 
"cat /etc/modprobe.d/bttv"

diz que o ficheiro nao existe

"cat /etc/modules"

tem la descomentado unicamente

loop
lp

achas alguma cena de relevante que devo fazer?

Eu dp de instalar o programa que dissete ja consigo ver a camera a funcionar :P so aparece aqui com umas cores um pouco maradas e com parte da imagem invertiva, nao sei se é da camera ou de alguma cena em falta, pois ja tentei mudar o sistema para PAL e todoas as outras mas esta é a melhor.


Cumps
 
Última edição:
Ok, então a placa é detectada. Só que não é automaticamente detectado o modelo exacto da placa, talvez daí as cores maradas. Com algumas placas é tudo detectado, com outras mais manhosas aparentemente não. O que podes tentar é tentar aplicar as tais configurações sugeridas (supostamente o modelo da placa corresponde ao número 77, se é que é mesmo essa a placa que tu tens, o que não sei se é... se for outra placa corresponde a outro número). Podes criar o ficheiro /etc/modprobe.d/bttv com um editor de texto ou então usas os comandos

Código:
$ sudo echo 'options i2c-algo-bit bit_test=1' >> /etc/modprobe.d/bttv
$ sudo echo 'options bttv card=77 tuner=4 radio=0 triton1=0 vsfx=0 autoload=0' >> /etc/modprobe.d/bttv
Se calhar é melhor reiniciar o computador a seguir. A primeira linha supostamente dá conta do problema do hang no arranque (não sei se isso ainda se verifica).

Se não forem essas as opções correctas também não sei... vais ter de procurar por aí.
 
como podes ver a placa é igual:


eu fiz os comandos tal e qual o que postate aqui mas acho que nao resolveu nada ... a nao ser que os tenho metido mal pois de tentar ler file bttv ele nao aparece na mesma.

depois de eu escrever a 1ª linha de codigo que deste o cursor veio para a esquerda com o simbolo ">" como se estivesse a espera que eu escrever-se algum e eu escrevi a frente a segunda linha de codigo que disseste e para sair tive de fazer Ctrl-C. (estou aqui a fazer asneiras nao estou?)

quando tento reiniciar o PC ele demorar mt tempo a ligar novamente e passado um bacado no arranque aparece a seguinte imagem:


Cumps
 
depois de eu escrever a 1ª linha de codigo que deste o cursor veio para a esquerda com o simbolo ">" como se estivesse a espera que eu escrever-se algum e eu escrevi a frente a segunda linha de codigo que disseste e para sair tive de fazer Ctrl-C. (estou aqui a fazer asneiras nao estou?)
Passou-se que não copiaste bem, não fechaste as aspas. Se calhar é melhor tentar de outra maneira. Podes editar esse ficheiro com o nano, o comando é "sudo nano /etc/modprobe.d/bttv". É só colocar estas duas linhas no ficheiro

Código:
options i2c-algo-bit bit_test=1
options bttv card=77 tuner=4 radio=0 triton1=0 vsfx=0 autoload=0

O nano é um editor de texto muito simples de usar, é F3 para gravar, F2 para sair.

Quanto a esse erro que dá, não sei do que se trata, mas não deve ter nada a ver com este assunto.
 
viva

ja esta tudo a funcionar 5*** se calhar nem precisava de ter feito aquilo no driver porque o problema daquela imagem é a camera que estar estraga.

muito obrigado por esta excelente ajuda Underground909

Cumprimentos
 
viva

estou aqui a desenterrar estes topico pois, tive de alterar (e formatar) o servidor e pufff a placa deixou de trabalhar :S e la venho eu pedir a vossa ajuda...

entao é assim:

qd faço: "dmesg | grep bttv"
[ 17.030233] bttv: driver version 0.9.17 loaded
[ 17.030237] bttv: using 8 buffers with 2080k (520 pages) each for capture
[ 17.030298] bttv: Bt8xx card found (0).
[ 17.030320] bttv 0000:03:05.0: PCI INT A -> GSI 17 (level, low) -> IRQ 17
[ 17.030333] bttv0: Bt878 (rev 17) at 0000:03:05.0, irq: 17, latency: 32, mmio: 0xddafe000
[ 17.038595] bttv0: using: GrandTec Multi Capture Card (Bt878) [card=77,insmod option]
[ 17.038640] bttv0: gpio: en=00000000, out=00000000 in=00f36fff [init]
[ 19.030033] bttv0: tuner absent
[ 19.030249] bttv0: registered device video0
[ 19.030296] bttv0: registered device vbi0
[ 19.030317] bttv0: PLL: 28636363 => 35468950 .. ok
no file "sudo gedit /etc/modprobe.d/bttv" tenho:
options i2c-algo-bit bit_test=1
options bttv card=77 tuner=4 radio=0 triton1=0 vsfx=0 autoload=0
no file "sudo gedit /etc/modprobe.conf" tenho:
options i2c-algo-bit bit_test=1
options bttv card=77 tuner=4 radio=0 triton1=0 vsfx=0 autoload=0
no file "sudo gedit /etc/modules" tenho:
# /etc/modules: kernel modules to load at boot time.
#
# This file contains the names of kernel modules that should be loaded
# at boot time, one per line. Lines beginning with "#" are ignored.

loop
lp
fuse
ja instalei o XAWTV, mas qd tento executar ele nao abre.

com o VLC vou a Media-Open Capture Device, separador Capture Device, escolho "video for linux 2" e nas opçoes meto NTSC (mas ja experimentei com os outros e qd faço play da este erro

Your input can't be opened:
VLC is unable to open the MRL 'v4l2://'. Check the log for details.


alguma sugestão do que posso fazer para tentar resolver este problema?


Cumps
 
Back
Topo