Problema Placa de rede Asus pce-ac51 ac750

loi7d

Power Member
Boas!
Comprei esta placa de rede mas acontece que não consigo conectar a nenhuma rede wireless, deteta mas diz que não consegue ligar à rede.
O meu router está na norma 11bgn e estive a ver que esta placa é dual band IEEE 802.11ac.
No meu router não tem nenhuma norma sem ser a 11, será esse o problema?
 
A norma 802.11ac é backward compatible com as outras.
Isso não é inteiramente verdade. A norma 802.11ac só é backward compatible com outras que funcionem a 5 GHz. Se a placa fosse exclusivamente 802.11ac, não seria compatível com 802.11b ou 802.11g.

Neste caso em concreto, a placa será compatível, mas é por ser dual-band 802.11ac, ou seja, é 802.11ac nos 5 GHz e é b/g/n nos 2.4GHz.

@loi7d: consegues pôr o teu router na norma n nos 5 GHz? Pode ser que a placa tenha algum problema a trabalhar nos 2.4GHz, embora isso não fosse expectável.
O router tem algum log que possas consultar com algum motivo de não-associação?
 
Obrigado pelas respostas! Estive a ver no meu router, que é um tp link TW-8960N e não tem a opção de 5ghz...
Consigo ver os logs, procuro alguma mensagem específica?
 
Obrigado pelas respostas! Estive a ver no meu router, que é um tp link TW-8960N e não tem a opção de 5ghz...
Consigo ver os logs, procuro alguma mensagem específica?
Este? https://www.tp-link.com/pt/home-networking/dsl-modem-router/td-w8960n/

Estou a ver o manual: https://static.tp-link.com/2019/201904/20190418/1910012004_TD-W8960N(EU) 8.0_UG.pdf

Na secção 4.5.6 Advanced, indicam que podes configurar em "Mode" o modo 11bgn ou o modo 11n. Imagino que o primeiro funcione na banda dos 2.4GHz e o segundo na banda dos 5GHz.

Aponta os valores que tinhas lá (caso entretanto desconfigures alguma coisa), e depois escolhe o "11n", e vê se a placa já se liga. É possível que entretanto algum equipamento se deixe de conseguir ligar ao router, especialmente se tiveres dispositivos IoT que só costumam funcionar na banda dos 2.4GHz.
Depois de testares, repõe o que lá estava.


edit - esquece, as especificações indicam que o router não é dual-band, e apenas suporta 2.4GHz. Só o resto desta resposta é que é válido.

Entretanto, não dizes o sistema operativo que estás a usar ou o erro concreto (um screenshot era bem-vindo), apenas dizes que "deteta mas diz que não se consegue ligar à rede". Se for Windows, não te consigo ajudar mais, porque muitas vezes as coisas falham sem motivo e passam sem razão, mas pode ser que alguém possa.

Isto está a assumir que já fizeste os básicos - confirmar que a password está correcta, o router não está demasiado longe, etc.
 
É esse mesmo!

Devia ter dado mais pormenor sim, estou a usar o Windows 10, posso tentar com linux se for preciso (virtual box).
1QQBfm2



Esta é a mensagem que dá, quer esteja perto ou lonje do router. Já actualizei as drivers da placa, bios e tentei manualmente escolher o modo da placa para a norma bgn mas sem sucesso.

Em casa tenho outro router configurado como ponto de acesso (DIR-605L), sendo que ambos os routers estão com o firmware atualizado.

Testei outra vez e surgiu um acontecimento caricato, estava prestes a ligar o cabo ethernet na board quando de repente a placa conseguiu-se ligar à rede wireless, funcionando perfeitamente até que tive que reiniciar o computador, voltou ao mesmo comportamento a partir daí.
Estava com o computador mesmo ao lado do router ( DIR-605L), que é um router mais antigo que também só funciona a 2.4ghz.

Alguma sugestão ou devolvo esta placa de rede? Não sei o que fazer mais
 
Não sei, e é impossível resolver algum problema com erros tão não-informativos como os do Windows. Em Linux é mais fácil, mas dentro do VirtualBox nem por isso. Se conseguires fazer dual-boot ou passthrough da placa para o Linux, podes experimentar fazer isso, tentar ligar à rede e mostrar os logs do kernel (dmesg) e do software que usares para fazer a ligação (wicd, NetworkManager, ou do wpa-supplicant...).

Ainda por cima se "às vezes" funciona parece-me mais ser problema da placa, pelo que a minha sugestão seria (1) falar com o suporte da TP-Link, se não estiveres no período de devolução, ou (2) pedir para trocarem a placa, se estiveres no período de devolução (i.e. devolve e compra outra, para fazer reset ao período de troca).
 
Obrigado desde já! Vou optar por devolver a placa e em princípio compro uma daquelas USB ou é preferível um modelo pce-express como esta?
 
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