Placa de rede com dois IPs

kanguru disse:
podes explicar concretamente como se faz isso? eu tenho a placa com dhcpd para a univ, e dps edito la os ficheiros de arranke para dar ip estatico ca para casa, explicas-me como ponho a funcionar os dois? :) tks


Instala o Multi Network Manager
 
fap disse:
basta sacares o iproute (emerge iproute2 ou apt-get install iproute2 se usares uma distro porreira :D )

o iproute traz-te uma cena muito porreira que é o comando "ip" que permite usar os comandos "arp" , "route" , etc... que interagem com o stack TCP/IP do kernel tudo via comando "ip"

uma maneira simples é colocares um script no arranque, que corra após o script de networking (que te irá sacar o ip dado pelo dhcp) e nesse script fazeres simplesmente "ip addr add XX.XX.XX.XX/YY dev eth0" partindo do princípio que XX.XX.XX.XX é o teu ip address e que os YY primeiros bits identificam a rede (outra maneira de representar a netmask) e que a tua interface é a eth0

eu tenho isto a bulir com dois ip's estáticos mas suponho que este acima funcione desde que este script corra após teres o ip do dhcp.

Nota: não podes usar o ifconfig para dar o ip, tem de ser mesmo como pus acima

depois faz "ip addr show" e vê se ele na eth0 te mostra os dois ip's




... já voltamos ao linux :003:
 
tks fap.

Vou meter isso no portatel para ja nao ter que andar a alterar os ips. Para um rede caseira.. no XX.XX.XX.XX/YY, o YY é o k? 24? nao percebo praticamente nada de redes. Eu ja tinha o pacote iproute2, mas não sabia que tinha tanta coisa. Apenas o usava para fazer route da net pela rede VPN da univ. :)

pacharru: rende-te ao linux :P joke

ja agora, uma segunda coisa, como defino o "timeout" do dhcpd? para em casa nao ficar 1 minuto à espera do ip dinamico...
 
kanguru disse:
Vou meter isso no portatel para ja nao ter que andar a alterar os ips. Para um rede caseira.. no XX.XX.XX.XX/YY, o YY é o k? 24?

pode ser praticamente o que tu quiseres...tens outros pc's na rede de casa? se sim, convém é que ponhas os mesmos YY para eles de forma a mantê-los na mesma rede...a única coisa que isso te diz é (para o caso de pores 24) que te sobram 8 bits para identiifcar hosts, logo a tua rede XX.XX.XX.XX/24 pode ter 256 hosts... se puseres /30 podes ter apenas 4 hosts... (nem é bem assim porque precisas de um endereço para a rede .0 e de um broadcast por isso só terias 2 hosts)

ja agora, uma segunda coisa, como defino o "timeout" do dhcpd? para em casa nao ficar 1 minuto à espera do ip dinamico...

depende da tua distro, mas procura no /etc/ por ficheiros de dhcp (dhcpclient, dhcp.conf, etc) ou em /etc/networking (se tiveres)

basicamente o truque é explorares o /etc à procura dos files de dhcp ou de configuração de rede
 
tenho gentoo, mas não ha la nenhum dhcpd.conf, penso que seja no /etc/conf.d/net aquilo da la pa por parametros no dhcpd? ou não? vou ver o man, mas podes dizer como se faz que não m importo. :)
 
testei todas elas, e nenhuma dessas soluções é viável em termos de escalabilidade/operacionalidade/funcionalidade (que é o mesmo que dizer que houve sempre ***** )
 
kazuza disse:
testei todas elas, e nenhuma dessas soluções é viável em termos de escalabilidade/operacionalidade/funcionalidade (que é o mesmo que dizer que houve sempre ***** )

tás a falar do quê?
em linux bule fixe :D
 
Back
Topo