Placa de som onboard desapareceu...

stifler.pt

Power Member
Boas,

Possuo um barebone Aopen EY-855 com uma placa de som onboard, dum dia para o outro simplesmente aparece que não existe nenhum dispositivo de audio instalado, pensava que era problema com o Vista e aproveitei e formatei, mas continuo com o mesmo problema, ja pus o driver + recente AC97, o que pode ser?
ela ja me apareceu de novo e desapareceu novamente...

ja vi tb na bios e a placa onboard ta enable.

Cumps
 
Última edição:
ou queimou ou falta-te instalar alguma coisa que te esta a escapar.
desinstala o som, reboot e depois instala as drivers que vem no cd da board.

cumpz.
 
queimar acho dificil pq ela as vezes aparece...
o que se passava é aparecia um update no vista p realtek ac97 e qd se instalava isso o som n trabalhava, depois desinstalei e deu...ate q desapareceu, nem no gestor de dispositivos ela aparece....
vou desmontar e ver se se passa alguma coisa na board.

obrigado
 
queimar acho dificil pq ela as vezes aparece...
o que se passava é aparecia um update no vista p realtek ac97 e qd se instalava isso o som n trabalhava, depois desinstalei e deu...ate q desapareceu, nem no gestor de dispositivos ela aparece....
vou desmontar e ver se se passa alguma coisa na board.

obrigado

não me parece que seja da board... deve ser mais probls de VISTA.. podes testar em XP?
 
epa mas o pc teve com o ultimate estavel 1 ano, a unica coisa que mudei antes de isso acontecer foi trocar o processador Pentium M de 1,4ghz fsb 400mhz por um Pentium M 2.0ghz de 533 fsb, que a board suporta mas o fsb so da 400mhz...penso que esta troca de processador nada terá a haver...de qq maneira tou a formatar novamente com o home premium para ver se muda alguma coisa. o que eu queria mesmo era fazer um upgrade a bios, mas dessa parte nao pesco mesmo nada...pq qd troquei de processador ele so detectava na velocidade 1.5ghz num de 2.0ghz entretanto fui a bios e alterei para dar 2.0ghz...
 
epa mas o pc teve com o ultimate estavel 1 ano, a unica coisa que mudei antes de isso acontecer foi trocar o processador Pentium M de 1,4ghz fsb 400mhz por um Pentium M 2.0ghz de 533 fsb, que a board suporta mas o fsb so da 400mhz...penso que esta troca de processador nada terá a haver...de qq maneira tou a formatar novamente com o home premium para ver se muda alguma coisa. o que eu queria mesmo era fazer um upgrade a bios, mas dessa parte nao pesco mesmo nada...pq qd troquei de processador ele so detectava na velocidade 1.5ghz num de 2.0ghz entretanto fui a bios e alterei para dar 2.0ghz...

se fosse eu instalava o XP pq em XP tiravas logo as dúvidas se o problema é de drivers/software ou nao.. se mesmo assim não desse.. update à BIOS no site do fabricante deve existir as BIOS para esse modelo mais recentes! se mesmo assim tb não resultasse então foi mesmo algo na board que marou.. xips do som onboard.. por aí..

podes tb repor os valores default na BIOS e confirmar..
 
vou testar essa cena dos valores default, tem 2 modos default normal e default turbo.
e q a placa de som onboard tem saida e entrada optica o q me da imenso jeito e ter 1 barebone de sala sem o vista deixa muito a desejar.
depois meto como ficou com os default.
obrigado

boas.

problema resolvido mas tou desiludido e preciso de ajuda na mesma.
entao é assim: load defaul na bios turbo ou normal, ele na frequency aparece assim:

CPU frequency detected 133x15.00=2.00ghz
Cpu bus frequency 100x15=1.5ghz
Agp bus frequency 100/1.52=66mhz
Pci bus frequency 100/3.03=33mhz

ou seja qd ta assim o som funciona, se altero o 100 do cpu bus para 133 (pq o 15 ta no maximo) para dar os 2.00ghz do processador o som nao funciona...
comprei este processador pois tinha um pentium M 1.4mhz e a board suporta 2.0ghz, será pelo fsb ser de 400 e este tem 533?

depois mais opçoes neste menu da bios:

clock spread spectrum (ainda n mexi)

0,3% center
0-0,5% down
0,55 center
0-0,75% down
off

e ainda o cpu voltage setting q ta no maximo...

so espero n ter gasto guita a toa e agora o processador de 2.0 so funciona a 1.5ghz

da p alterar alguma coisa aqui ou upgrade a bios?

cumps

precisava de alguem q me explicasse estes dados, nao pesco nada destas cenas...

obrigado

entao ng me ajuda com aqueles dados que facultei num post atras...

cumps
 
Última edição pelo moderador:
Boas,

Tira um PrintScreen do teu gestor de dispositivos com as árvores de Controladores de multimédia e/ou Dispositivos de video, som e jogos e/ou Dispositivos desconhecidos expandidos, depois coloca aqui o link para a imagem. Não ponhas a imagem pequena.

Cumps.
 
boas,

n sei se leste tudo mas a placa de som ja esta boa...
o problema era por o processador a 2.0ghz, ai sim ela desaparecia...agora o drama é que gastei dinheiro num de 2.0ghz e ele so trabalha a 1,5ghz.
tens ai os dados da bios num post atras...

obrigado
 
Back
Topo