Placa de Som para HTPC!?

JVW

Banido
Viva.
Ando aqui maluco a pesquisar e a ler tudo o que posso a tentar escolher uma placa de som.
Estou a montar um HTPC para ver filmes e ouvir música (nada de jogos). As minhas colunas são as Logitech Z 5500.
Depois de mto matar a cabeça cheguei à conclusão de que para as minhas necessidades a melhor opção é a HDA X-Plosion 7.1. Dizem que é melhor que a X-Fi da Creative.
O problema é que passadas horas e horas a ler tudo e a escolher a placa de som, leio um user a dizer o seguinte:


"Para DVDs, filmes e música não precisas de placa de som se ligares as colunas logitech z-5500 á saída de som digital coaxial ou optica da motherboard.
Se usares uma ligação digital ás colunas, a unica vantagem da X-Plosion é fazer encode para dolby digital do som multicanal dos jogos.
Para DVDs, filmes ou musica, a X-Plosion ou a placa de som onboard por ligação digital, vai dar ao mesmo."



É verdade????
A qualidade de som por ligação digital é igual quer seja pela HDA X-Plosion ou pelo chip de som onboard da placa de som??
É que eu só vejo filmes e ouço música por coaxial digital ligado ás Logitech Z 5500. Se o gajo que disse isso tem razão, então é óbvio que não compro placa de som.
Mas acho estranho ser realmente assim, significaria que as placas de som poderosíssimas e caras só têm vantagem por ligação analógica ou para gamers?
 
Última edição:
Se ligares o HTPC a um amplificador não necessitas de qualquer placa de som. O som onboard via SPDIF basta para teres qualidade 5.1. De resto não concebo muito bem um HTPC que não esteja ligado a um amplificador...
 
Se ligares o HTPC a um amplificador não necessitas de qualquer placa de som. O som onboard via SPDIF basta para teres qualidade 5.1. De resto não concebo muito bem um HTPC que não esteja ligado a um amplificador...

Secalhar desconheces que as Logitech Z 5500 têm descodificador Dolby Digital e DTS. Quero o amplificador para quê?

De qql maneira isso não tem nada haver com a minha questão.
Se alguém me quiser ajudar, agradeço.
 
Se calhar desconheces que um HTPC não usa (por princípio) colunas multimédia mas sim sistema de som que implica ligação a um amplificador que vai controlar o som do HTPC e restantes componentes. Quanto ao resto...o gajo tem razão: SPDIF é Sony Philips Digital Interface, logo se a mobo tem essa ligação, qual é a dúvida? Agora se não sabes que um amplificador não serve só para descodificar dolby....
 
Se calhar desconheces que um HTPC não usa (por princípio) colunas multimédia mas sim sistema de som que implica ligação a um amplificador que vai controlar o som do HTPC e restantes componentes. Quanto ao resto...o gajo tem razão: SPDIF é Sony Philips Digital Interface, logo se a mobo tem essa ligação, qual é a dúvida? Agora se não sabes que um amplificador não serve só para descodificar dolby....


Secalhar não sabes que as Logitech Z5500 não são umas simples colunas multimédia, mas sim umas colunas com descodificador DD e DTS. E secalhar não sabes que há mta mas mta gente a usar estas colunas nos seus HTPC's. Em nenhum lado está escrito que os HTPC's têm de ser ligados a um amplificador (nem por princípio). O amplificador AV controla e descodifica o sinal audio, como tu bem disseste, mas que parte do "as Z 5500 tb fazem isso" é que tu não entendeste?

De qql maneira, estando tu a "marrar" com a questão do amplificador, não vejo o que isso tenha haver com a minha questão. Não te perguntei sobre que sistema de som deveria ligar ao meu HTPC, pois não?


Qto ao SPDIF, a dúvida é se o SPDIF onboard de qql motherboard manda a mesma qualidade de som que uma placa de som de 200€. Eu duvido disso, senão não havia montes de gente com estas colunas a comprar essas placas de som, ficavam-se todos pelo som onboard...

Ah, e o amplificador não serve só pa descodificar Dolby? Jura?
Descodifica DTS tb por ex... e... amplifica....e.... tv o teu frite ovos e grelhe picanha. Agora eu não quero um amplificador para nada pq tenho estas colunas e oo amp não me ía fazer nada que estas colunas com descodificador não façam.

E não venhas outra vez com a lenga lenga de que não sei para que serve um amp, pq se fores falar que tb serve para controlar o sinal de vídeo, eu vou-te responder que é por isso que se chamam "amplificadores AV" e que tb não preciso dessas funções.
 
Última edição:
Que tal isto?

Sabes-me dizer se o sinal digital que sai dessa prelude tem mais qualidade do que o que sai de um chip ranhoso de som onboard?
No fundo a minha questão é simplesmente essa, saber se o que sai em digital por SPDIF é sempre igual quer seja de uma soundblaster Live! com 5 anos ou de uma Auzentech Prelude.
Se fôr igual eu não quero comprar placa dedicada de som, pq eu só uso mesmo o coaxial digital ligado ás colunas quer para ouvir musica como para ver filmes com som DD ou DTS.
 
Sabes-me dizer se o sinal digital que sai dessa prelude tem mais qualidade do que o que sai de um chip ranhoso de som onboard?
No fundo a minha questão é simplesmente essa, saber se o que sai em digital por SPDIF é sempre igual quer seja de uma soundblaster Live! com 5 anos ou de uma Auzentech Prelude.
Se fôr igual eu não quero comprar placa dedicada de som, pq eu só uso mesmo o coaxial digital ligado ás colunas quer para ouvir musica como para ver filmes com som DD ou DTS.

Mas as logitech não usam sistema de fibra optica??
Esta é uma das melhores placas de som do mercado.
Cumps
 
Eu por acaso tenho uma Audigy 2Zs ( actualmente uma X-Fi ) e já liguei as minhas colunas (Creative Megaworks 250D que teem conversor D/A) por ligação Digital Coaxial e tb já experimentei o som on board da mimnha P5B Premium e perdoem-me a expressão mas é "comparar marmelos com cagalhões."
 
Sim, ligação digital óptica ou coaxial, é a a mesma coisa.
Eu uso coaxial, pq a óptica está para a xbox360.

A mesma coisa não é, óptica usa um sinal luminoso, e o cabo é diferente, a coaxial usa corrente eléctrica e o cabo é de cobre. Não acredito tb que tenham as duas a mesma qualidade, além do mais o óptico não está sujeito a interferências.
Cumps
 
A mesma coisa não é, óptica usa um sinal luminoso, e o cabo é diferente, a coaxial usa corrente eléctrica e o cabo é de cobre. Não acredito tb que tenham as duas a mesma qualidade, além do mais o óptico não está sujeito a interferências.
Cumps

Eu disse a mesma coisa em relação ao sinal. o mesmo sinal que tansmitem, digital. E digital é digital...
Claro que toslink é fininho e luminoso e coaxial é simplesmente um cabo com pontas RCA.
 
Eu por acaso tenho uma Audigy 2Zs ( actualmente uma X-Fi ) e já liguei as minhas colunas (Creative Megaworks 250D que teem conversor D/A) por ligação Digital Coaxial e tb já experimentei o som on board da mimnha P5B Premium e perdoem-me a expressão mas é "comparar marmelos com cagalhões."

Pois, afinal sempre é dfte.
E tás a falar de x-fi e audigy, que não é nada de especial.
Imagina uma Auzuntech.
Então a conclusão é que o que o gajo que eu quotei no 1º post deste tópico disse, é mentira.
 
Back
Topo