• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Placa Gráfica a falecer - substituição

SnowCrash

Membro
Boas

A gráfica da minha venerável torre de 2008 está a dar de si. As ventoinhas da gráfica já há algum tempo que fazem um barulho de quem está a raspar em alguma coisa, e começou agora o "dreaded" flickering de texturas, que pelo que percebi sinaliza a morte iminente. É uma Radeon HD 4870X2 da Asus com 2Gb de DDR5.
A Motherboard é uma P6T Deluxe da Asus com um i7 920 2.67Ghz e 6Gb de RAM DDR3. A fonte é uma SilentPro da Coolermaster já não me lembro exactamente da potencia, mas creio que 850w.

Entretanto comprei outra torre para substituir esta, com uma Motherboard B150 Gaming M3 da MSI, i7 6700, Gráfica GeForce GTX 1080 Gaming também da MSI, e 32Gb RAM DDR4; pelo que as necessidades "hardcore" estão asseguradas.

Ainda assim queria manter a antiga funcional, para ter em casa dos meus pais para quando lá vou e para a minha irmã usar. Não preciso de um upgrade própriamente dito, só de manter as funcionalidades a um nivel comparável às de antes da gráfica dar de si. Se houver um ligeiro upgrade em termos de capacidades não é de desprezar claro, desde que não rebente o orçamento pois não quero gastar muito dinheiro num PC que já não é a "vedeta".

Numa loja recomendaram-me uma Radeon Rx 460 4Gb OC da MSI por 124,90€. Parece-me uma boa compra (também falaram na versão de 2Gb por menos 30€, mas a de 4Gb DDR5 não me pareceu nada mal) dentro do budget que tenho disponivel. Tenho só de comprar um adaptador HDMI-VGA pois ela não tem porta VGA. Sem stress são só mais 12€.

Parece-vos bem ou acham que consigo melhor com o mesmo budget? (~100-150€)
Obrigado e abraço
 
Última edição:
A rx460 de 2 gb é melhor compra pelo preço e arranjas a 95€ de momento.
Se for para utilização casual e gaming leve, não ha necessidade de gastar mais.
 
O gaming leve passa pelo Sims 3 para a minha irmã e um Company of Heroes 2/League of Legends/War Thunder meu quando lá vou de vez em quando. Não justifica os 2Gb adicionais? 30€ não me faz grande mossa, se for o caso.
 
Hmm, se vais para a gama dos 130€, se calhar até preferia a 1050 não indo pela via dos 4Gb
Gráficas com poder de processamento de gama entrada/média baixa também acabam por não tirar um grande proveito da memória extra.. Prefiro jogar com texturas médias mas mais frames
 
IMHO, ou compras a RX460 de 2GB (100€), ou saltas directamente para uma 1050Ti das mais baratas (~160€). Tudo o que anda pelo meio não compensa.
 
Última edição:
Pois. Andei agora a ver 1050s. Estou em dúvida entre MSI e Asus (a Motherboard é Asus, não sei se terá alguma sinergia, mas tendo sempre a comprar board e GPU da mesma marca).
Não esquecer que a Motherboard é uma P6T Deluxe, que só tem PCI-express 2.0x16 https://www.asus.com/us/Motherboards/P6T_Deluxe/specifications/. Tenho lido que não há problema em ligar uma gráfica 3.0 numa board 2.0 e que a perda de capacidade na gama baixa é marginal, mas partindo para uma gama mais intermédia o mesmo continua a ser verdade?

O problema da 1050 é que me dá vontade de partir para outros voos, do género de fazer um upgrade a sério e meter uma 1050 Ti e aumentar o RAM de 6Gb para 12Gb DDR3... Acham que se justifica num i7 920?
O salto em termos de orçamento passa de 150€ para 300€ se for uma 1050Ti Asus Strix ou MSI Gaming.
Essas versões compensam a diferença de preço para com as normais? São à volta de 30/35€ de diferença.

E o RAM compensará passar de 6x1Gb para 4x3Gb (tri-slot)? ~100€
 
Última edição:
Sim, se for para as 1050 é certamente para uma Ti.
Estou a ponderar entre uma opção barata (Rx460 2Gb, RAM mantém os 6Gb actuais) a 100€, ou partir para um upgrade mais a sério. Aí as minhas duvidas são:
1- Compensa mexer no RAM? Esta Board é tem 6 slots numa configuração tri-slot (3 a 3). Neste momento tem 6x1Gb (os ***** da loja enganaram-me, tinha pedido3x2Gb... Enfim foi há 9 anos, era puto e não fui confirmar). Passar para 3x4Gb fica-me à volta de 100€. Compensará? Investir numa 1050Ti e manter 6Gb não é um bocado parvo?
2- Compensam as versões "extra"? A diferença de uma Asus 1050Ti "normal" para a Asus 1050Ti ROG STRIX são 26€. De uma MSI 1050Ti "normal" para a 1050Ti GAMING são 30€.

edit: Não estou a considerar usadas porque vou comprar através de empresa.
 
1- 6GB de Ram para uso casual e gaming leve/médio ainda chega bem, visto que tens outra solução para o teu hardcore gaming. Podes fazer upgrade para outros tempos caso comeces a usar o pc para jogar títulos mais recentes a medida que o tempo vai passando.
2- Podes optar pela mais barata, as versão extra têm mais uns tweaks e coolers melhores, mas neste caso, nada que vá fazer grande diferença. Podes poupar uns €.

Outra pergunta, tens ssd na máquina? É sempre um upgrade a pensar caso queiras, melhora a performance e rapidez do pc.
 
1-Pois é essa a minha dúvida. Por um lado a vantagem de aumentar o RAM é aumentar o tempo de vida. Por outro também é uma coisa que a qualquer momento se pode fazer.
2-Ok porreiro.

Extra: Na altura os SSDs ainda não abundavam, e optei por um Western Digital Velociraptor de 500Gb a 10.000 rpm e 64bit cache http://products.wdc.com/library/SpecSheet/ENG/2879-701284.pdf
Sei que um SSD pode ajudar, mas por um lado não me apetecia gastar muito mais dinheiro (um SSD de 500Gb são 150€) e por outro tenho alguma ligação sentimental ao disco, visto ter sido uma opção pouco ortodoxa na época... Acham que para a máquina em causa fará uma diferença considerável (pelo menos tão grande como um dos outros componentes que pondero mudar)?

A grande questão é: Compensa fazer isto tudo num i7 920? Ou devo-me ficar pelo minimo essencial?
 
Última edição:
Pelo que percebi, esse PC é perfeitamente satisfatório para todos menos para ti.
Pretendes uma melhoria a nível gráfico para o PC 'do fim de semana', dar aquela jogatana ocasional e tal..
Olha, eu acho que só mexia na gráfica e pensava num SSD de 120Gb para S.O. e programas principais para dar uma 'espevitada' na utilização do dia-a-dia e o outro velociraptor para jogos e armazém geral.
 
Eu pessoalmente metia um ssd para ai de 120gb para so e algo mais..
Deixava a ram nos 6gb pois nao vejo para ja nesse pc necessidade de mais... Actualmemte o normal e 8gb...ias gastar dinheiro para mais tarde mandares para o lixo..
O que ias gastar na ram, sobes entao para a 1050 ti mais barata que encontrares (pois ai pouca diferenca fazem) e vais ver que ficas com um pc quase novo para mais us bons tempos.
 
Back
Topo