1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Placa gráfica nova. Conselhos? ^^

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Gigabass, 6 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 42; Visualizações: 2221)

1. Bem, é isso mesmo que o título diz... vou comprar gráfica nova.

Antes disso no entanto, gostaria que me digam o que acham do pc que comprei em Espanha (vi o PC, o preço de 300€... não resisti e comprei imediatamente... será que fiz bem? :confused:) há 5 meses. Torre + teclado e rato da acer (e muito bons, adoro!), e custou 300€:

3GB ram DDR2 (4 slots, tem 2 com 1gb e outros 2 com 512mb)
    AMD Athlon X2 4400+ 2.3ghz
    Ati 2100 integrada (sim, sei que é uma maravilha... daí querer uma nova... saco ~60fps no cs 1.6 e com tweaks e afins consigo jogar fallout 3 e left 4 dead +/-)
    320gb HDD SATA
    Leitor de cartões mmc, mini sd etc...
    4 entradas USB frontais + 2 traseiras
    Gravador DVD com Lightscribe
    1 slot de PCIe 16x (guardado para a minha futura placa :') )
    + outros slots lentinhos

E a caixa é linda :P

----------------------------------------------------------

Ok, para o que interessa.

Primeiro que tudo, qualquer placa actual só precisa de um slot PCIe 2.0 16x, certo? Nunca percebi muito de slots etc. (slots servem para gráficas, som, placa de rede, "qualquer" coisa, certo?)

Quero uma placa de preço razoável (disposto a gastar 80-150, secalhar 200€ SE se justificar.) que corra bem os jogos actuais, e que continue a correr bem para os jogos que estão para vir nos próximos 3-4 anos.

Ah, e não se esqueçam de não recomendar placas que não excedam o meu CPU... o dito bottleneck: se a placa foi rápida de mais para o meu CPU não tirarei proveito a 100%.

E por último uma pequena dúvida: o PC veio com garantia, mas para o abrir tenho que tirar o selo, e fazê-lo anularia a garantia no seu todo. Um amigo meu conseguiu abrir o pc sem romper o selo muito cuidadosamente para pôr uma gráfica nova, e quando o pc foi à vida ele voltou a pôr as peças de origem e conseguiu reclamar a garantia. Será que com cuidado eu o conseguia? Foi há 1 ano, os selos poderão ter "evoluído" hehe.

Edit: E também li por aí que a fonte de alimentação é muito importante... pode ser fraca de mais para determinada placa. Como descubro a voltagem ou seja o que for que é necessário saber da minha fonte?

É tudo, muito obrigado! ;)

Última edição: 6 de Fevereiro de 2009
  2. Ah, e quais são as características principais a considerar na escolha de uma placa gráfica?

3. FastBoy

FastBoy Power Member

Recomendo-te que arranjes um adjectivo (até pode continuar a ser de estado sólido) mais suave para descrever a gráfica :P

O que tu queres é uma HD4850 como esta aqui

EDITADO:
    Quanto a questão dos selos, depende da sorte mas vou contar-te a única experiência que tive. Corria o ano de 1999 e comprei um PC na Vobis (que erro, se soubesse o que sei hoje...). Ai com 6 meses abri o PC para meter um 2º disco e rebentei sem dó nem piedade com os autocolantes da garantia. Só que com 11 meses, a acabar a garantia, o disco pifou (o que vinha com a maquina).
    Retirei o outro e tentei a minha sorte, levei o PC a loja. Disse lá que ele já lá tinha estado e que por isso é que tinha os selos violados. A resposta foi: Não nos interessa, isso só ai está como efeito dissuasor, não podemos impedir ninguém de fazer os upgrades que bem entender.

cump.

4. Henrik16

Henrik16 Power Member

Qual o orçamento?

5. Muito obrigado pelas sugestões... estou inclinado para a HD 4850 que parece ser tão boa. No entanto serão os 30€ extra justificados por um aumento de performance da 9800GT?

De qualquer maneira, será que me podiam responder a estas questões?

Será que alguma das duas placas recomendadas é potente demais para o meu CPU..?

6. Qual é a voltagem/etc que preciso para a fonte de alimentação para aguentar a HD4850? E em termos de performance como se comparam as duas? Será que o meu CPU consegue aproveitar as 2 placas a 100%?

E como descubro qual é a minha fonte de alimentação sem abrir o PC?

7. Porra do PC, não o posso abrir sem rasgar o selo da garantia -.-
    Assim não sei qual é a minha fonte, dái não consigo escolher gráfica <.<
    Não haverá software para o descobrir?

8. FastBoy

FastBoy Power Member

O consumo d HD4850 é significativamente maior que da 9800GT? Só podes estar a brincar, a diferença é bastante pequena (pelo menos para mim 25W a 30W não é nenhum absurdo), a HD4850 tem melhor qualidade de imagem, melhor descodificação HD e melhor desempenho. Para comparar a 9800GT, compara com a HD4830. Alias, a HD4830 tem tambem o mesmo consumo que a 9800GT

aqui tens uma review que acho que pode ser útil

Sabes o modelo do PC (como um todo)?

cump.

9. Acer M1201...

Como sei se tenho 1 slot de PcIE 16x? Tinha visto depois de comprar o pc na net que a maior parte dos sub-modelos deste PC tem mas não sei como verificar no meu sem abrir :s

10. FastBoy

FastBoy Power Member

Tudo o que vi na net aponta para uma fonte de 250W o que é insuficiente para qualquer uma das placas aqui apresentadas.

Se queres mudar a gráfica tens de mudar também a fonte.

11. A sério? Oh my god -.- Quanto é uma fonte? :s
    Tens a certeza que não dá para nenhuma placa? Entao que opções tenho para placas gráficas?
    Se mudasse a gráfica com a fonte que tenho agora, o que aconteceria? Uma destas isto é...
    Ah, e como sei todas a voltagems etc etc que o meu computador utiliza, de modo a saber quantos Watts (ou seja o que for) posso deixar para a gráfica?

Última edição: 7 de Fevereiro de 2009
  12. legend999

legend999 Power Member

Neste caso tens a 4670,que só necessita dos 75w do slot PCI.

Vê umas review,já dá pra umas curvas!

13. Tão fraquinha em relação à 4850 que eu visava comprar... :(
    Afinal parece que o PC não foi um negócio muito bom hein... lol

14. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Essa grafica é boa agora, e falo por mim, mas não deverá aguentar muito bem durante os 3/4 anos que ele pede.

Mesmo com uma topo de gama é dificil aguentar esse tempo todo....

15. FastBoy

FastBoy Power Member

Mesmo isso é esticar um bocado uma fonte de 250W (um bom bocado)

Fonte mínimo que recomendo

Fonte idealmente
    (e ao mesmo tempo económica)

Poupas na gráfica e gastas na fonte. Para não fugir do teu orçamento inicial podes optar pela fonte LC Power e uma de duas gráficas: HD4830 ou a 9800GT. Em termos de preço (a volta de 115€) e desempenho elas são muito taco a taco, a HD é mais musculada de um modo geral, mas dá-se pior com shaders, logo, a 9800GT será melhor nos jogos com muitos shaders e piores nos restantes. Não será possível ter o melhor dos dois mundos, o melhor conselho que te posso dar é olhares para aquela review, estão lá uma serie de testes a vários jogos, vês nos jogos que te interessa qual tem melhor desempenho e vais para essa.

cump.

16. UI, acabei de ver o preço. 50€? :)
    Spiderman, segundo o teu system, tens esta placa mesmo de que estamos a falar, correcto? Poderias dizer-me sucintamente que jogos jogas, +/- com que definições, jogabilidade e fps? Obg ^^
    E acham que o meu pc consegue aguentar esta placa BEM sem dar problemas?
    Lembrei-me agora que o meu pai tem umas 4/5 fontes de alimentação no chão da sala, lol. Daquenada sou capaz de ir dar uma espreitadela. pelo menos costumava ter...
    Ah, e Spiderman, tens razão, pedir uma placa que dura 3/4 anos é irrealista... 2 anos e já fico bastant contente! :)

17. legend999

legend999 Power Member

Não,a dele é de uma gama diferente,e necessita de mais power.Mas se comprares a 4670,já podes comprar essa fonte da lc e ainda sobra-te uns trocos.

18. Tens razão, é de um modelo diferente...

Digamos que eu comprava a fonte LC + 4850.

Como era com os cabos? Tenho lido aí que certas placas gráficas necessitam que as fontes tenham certos cabos etc...

Ah, e eu não jogo jogos topo de gama. E o que jogo (cs 1.6, fallout 3 (jogo a 400x300 pixels com tudo no minimo e mods para diminuir distancia de visao :p), WoW) contento-me com 1024 e afins. Jogo cs 1.6 em 640 xD

-E sim, a 4670 parece mais que satisfazer o que eu quero :)

Bem, agora vou dormir, continuo amanhã. Até amanhã e boa noite. Muito obrigado a todos os que postaram ;)

19. FastBoy

FastBoy Power Member

Uma 4670 durar 2 anos? Uma 4830 deve durar 2 anos a muito custo :P

20. legend999

legend999 Power Member

A gráfica trás os adaptadores necessários caso a fonte não traga.

LOL,a 4670 bate isso tudo em 1280x1024.

Partilhar esta Página