Placa gráfica onboard

Daredevilpt

Power Member
Viva,

será que alguém me pode ajudar com o seguinte?

Eu tenho uma placa radeon X700 e nos últimos meses tenho tido montes de problemas, com o computador a ficar bloqueado e a só funcionar se reiniciar ou se o desligar da corrente. Já actualizei drivers, já voltei aos antigos e nada funciona. Após pesquisar na net, penso que o problema é algum comum a estas placas - "ati2mtag: "CRT invalid display type"" - e que não há solução.

Eu já há algum tempo que ando a pensar em aventurar-me a montar um computador, mas isto agora veio baralhar-me as contas todas, porque não sei se aguente esta placa e comece a comprar peças para um computador novo ou simplesmente mude esta gráfica.

De qualquer forma, antes de tudo, queria ter a certeza que o problema era mesmo da placa, por isso e após alguma pesquisa, penso que a minha motherboard tem uma gráfica onboard - MSI RS480M2-IL SK939 - e queria desactivar a radeon e testar esta durante uns dias para ter a certeza. Será que alguém me podia ajudar a fazer isto? É que eu não percebo nada de hardware e embora existam tutoriais, eu preferia umas instruções em português, porque é sempre mais seguro.

Obrigado pela atenção e ajuda!
 
Boas

Não sei como é que é com essa board, e pelo menos desta maneira funciona sempre.

Abres a caixa, tiras a gráfica, ligas o cabo do monitor na saída VGA da motherboard e depois ligas o pc. Em princípio ele detecta automaticamente a gráfica. Se não detectar fazes um clear CMOS (caso não saibas fazer: desligas o cabo da fonte, tiras a pilha durante uns 30s, voltas a por e ligas a fonte).

Cumps ;)
 
Obrigado! Foi só preciso retirar a placa, que ele reconheceu logo...uma radeon x200 LOL Espero não ter mais problemas, visto que é da mesma marca :| Vamos lá ver....!

Agora tenho que decidir, se avanço para a compra de uma placa nova ou para um computador novo, aproveitando componentes deste. Posso abrir um tópico novo nesta secção, caso queira discutir as melhores peças e pedir ajuda para montar ou é mais indicado aproveitar este?

De qualquer forma, obrigado pela ajuda!
 
Experimenta mais durante um tempo, jogos e isso (mesmo sabendo que vai ser tudo no mínimo e bastante lento) para ver se o erro aparece.

Isso pode também ser problema das drivers. Eu não procurei, mas isso é um controlador da gráfica, agora a erro é que é um bocado estranho. Experimenta instalar umas mais recentes.

De qualquer maneira se quiseres criar um tópico a pedir uma configuração, opiniões e etc faz aqui: http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=152

Cumps ;)
 
Vou aproveitar o topico.

Eu teu um pc ca em casa com uma X800GTO, e parece que ela queimou ou qualquer coisa do género, o pc a uns tempos para cá bloqueia, breika em jogo entre outras coisas, eu tenho uma motherboard MSI neo3 e queria ligar a onboar, sabem me dizer como o fazer??

abraço
 
Boas

Bastava leres um pouco mais acima:
Abres a caixa, tiras a gráfica, ligas o cabo do monitor na saída VGA da motherboard e depois ligas o pc. Em princípio ele detecta automaticamente a gráfica. Se não detectar fazes um clear CMOS (caso não saibas fazer: desligas o cabo da fonte, tiras a pilha durante uns 30s, voltas a por e ligas a fonte).

Ah e Neo3 não é o modelo, é a versão.

;)
 
Abres a caixa, tiras a gráfica, ligas o cabo do monitor na saída VGA da motherboard e depois ligas o pc. Em princípio ele detecta automaticamente a gráfica. Se não detectar fazes um clear CMOS (caso não saibas fazer: desligas o cabo da fonte, tiras a pilha durante uns 30s, voltas a por e ligas a fonte)

8| e que tal ensinar as pessoas a fazer as coisas certas?

- a bios é configurável, deves ir lá e ligar a gráfica onboard.
- fazer clear cmos faz mais "estragos" do que benefício. o mais provável é o pc ficar com os multipliers do cpu errados e nem sequer funcionar como antes.
- a fazer clear cmos, há um jumper para isso, andar a tirar pilhas é desnecessário.
 
8| e que tal ensinar as pessoas a fazer as coisas certas?

- a bios é configurável, deves ir lá e ligar a gráfica onboard.
- fazer clear cmos faz mais "estragos" do que benefício. o mais provável é o pc ficar com os multipliers do cpu errados e nem sequer funcionar como antes.
- a fazer clear cmos, há um jumper para isso, andar a tirar pilhas é desnecessário.
É tudo uma questão de analisar cada caso. Neste caso:
...Será que alguém me podia ajudar a fazer isto? É que eu não percebo nada de hardware e embora existam tutoriais, eu preferia umas instruções em português, porque é sempre mais seguro.
Portanto foi o que eu fiz. É muito mais fácil para uma pessoa que não perceba tirar o cabo da fonte, tirar uma placa e tirar uma pilha do que andar à procura de settings na bios e de um jumper.

Que eu saiba a board vem de origem com um clear CMOS. Quantas vezes é que viste um processador a ficar com os multiplicadores errados quando se mete pela primeira vez na board?

Não me importo que me corrigam quando digo alguma coisa mal, mas neste caso não me pareceu ter dito nada de errado.

;)
 
Última edição:
É tudo uma questão de analisar cada caso. Neste caso:
Portanto foi o que eu fiz. É muito mais fácil para uma pessoa que não perceba tirar o cabo da fonte, tirar uma placa e tirar uma pilha do que andar à procura de settings na bios e de um jumper.

Que eu saiba a board vem de origem com um clear CMOS. Quantas vezes é que viste um processador a ficar com os multiplicadores errados quando se mete pela primeira vez na board?

Não me importo que me corrigam quando digo alguma coisa mal, mas neste caso não me pareceu ter dito nada de errado.

;)
se ele não percebe nada, é sinal que não foi ele a montar o pc. e quase sempre os cpu ficam com os multiplicadores errados. e não é só o cpu que pode ficar mal. pode desligar o suporte a muita coisa, pode ligar configurações não desejadas, etc etc. e depois o utilizador pensa que pifou o pc :joker:
disseste algo de errado sim, não é a melhor abordagem. ensinar as pessoas a perceber o hardware é muito mais importante do que "faz clear cmos a tirar a pilha" que é uma coisa que cada vez mais vejo a aparecer por aqui. ajudas dessas não são lá muito boas.
 
Tu lá sabes...sobre as configs pode acontecer, mas no máximo acaba por desligar coisas como som, placa de rede, usb, etc...Ainda me às de mostrar um desses casos em que o processador fica com multiplicadores errados. Depois podes ficar com a bicicleta.:joker:

Tudo o que eu disse foi para ajudar e da maneira mais simples. Não quer dizer que eu não saiba que não é o melhor procedimento.

;)
 
Bem, em primeiro lugar queria agadecer a todos os que participaram no tópico para me ajudar - mesmo com opiniões diferentes, são informações que vou lendo e guardando para mais tarde, quando me aventurar a montar um computador.

Após estes dias de testes, com muitas horas de jogos (dentro do possivel com a radeon x200 lol) e uso intensivo, tenho quase a certeza que foi a placa, visto que não tenho tido qualquer tipo de problema e, parece mentira mas não é, há jogos que até ficaram melhores :| O Warhammer 40k - Dawn of War deixou de se engasgar nas cutscenes, por exemplo.

Após consultar o saldo no banco, penso que o melhor mesmo é comprar uma placa gráfica e um monitor novo, visto que este que tenho já tem 9 anos e só altera entre o escuro, muito escuro e mina de carvão à noite.

Portanto, mais umas questões em que precisava de ajuda:

- Que informações preciso de dar para me aconselharem uma placa? Posso dizer que o computador é essencialmente para jogar, processador "AMD Athlon(tm) 64 Processor 3000+ 1.79 GHZ", a minha motherboard é a "MSI RS480M2-IL SK939" e tenho 2GB de ram (1.93 GB agora, porque já li que quando se liga a onboard isso acontece). Em relação a preços, eu gostaria de alguma coisa que não fosse excessivamente cara mas que também não precisasse de correr os jogos mais recentes no nivel de gráficos mais baixo - uma coisa que me aguentasse uns anos, para eu daqui a uns tempos, a mudar para o computador que me aventurar a montar. Eu sei que seria mais fácil dar um preço, mas confesso que não faço a minima ideia do custo de placas gráficas.

- A questão do monitor é ainda pior do que as placas gráficas! Sempre tive monitores CRT e não percebo nada de LCD e TFT. Já me explicaram numa loja que para jogar o que importa é a "response rate" mas noutra disseram-me que isso era mentira, visto que cada marca testa isso de uma maneira diferente! Bem, o que eu queria era algo bom para jogar, que não "arrastasse" durante jogos com muito movimento, como já vi em alguns computadores e não precisa de ser gigante, que eu sento-me relativamente perto da secretária e não tenho muito espaço lol

A minha ideia, é daqui a um ano ou assim, aproveitas as peças que vou comprar agora e as que tenho (menos a motherboard e o processador, acho??) e montar um computador bom para jogar, fazendo com as peças que sobram, um computador para os meus pais andarem na net e encherem de virus lol

De qualquer forma, isso já é um projecto para futuro. Peço desculpa por tanto palavreado só para pedir ajuda na escolha de um placa gráfica e monitor, mas em questões de gastar dinheiro e comprar peças de informática, gosto sempre de explicar tudo de uma forma detalhada e aprender o máximo possível!

Obrigado pela paciência e ajuda!
 
Boas

Realmente seria mais fácil se desses preço...

A melhor placa actualmente em performance/preço é a ATI Radeon HD4850.
Dentro dessa há várias marcas, mas a que tem tido muita saída é a Powercolor HD4850 PCS+ (anda por volta dos 160€), pois a marca tem boa fama nas placas ATI e é um modelo com um cooler bastante bom e silencioso, ao contrário do original da ATI. Tens aqui uma análise bastante boa sobre essa placa.

Sobre o monitor, aí vai mais depender do dinheiro que estiveres disposto a gastar, pois há montes de modelos parar cada tamanho. Sobre os aspectos a ter em conta, eu apontaria para o tempo de resposta (<= 5ms dependendo do tamanho), o contraste e o brilho (que variam bastante conforme o modelo e o tamanho) e a qualidade de construção da caixa.

As marcas melhores que andam por aí, ao nível de qualidade/preço são os Samsung. Depois também tens monitores bons da LG e da Asus.

Um que tem um relação preço/qualidade bastante bom é o Samsung SyncMaster 2032BW, que é de 20'' e arranjas por menos de 170€ em bastantes sítios.

Agora investiga e qualquer dúvida já sabes.

Cumps ;)
 
Última edição:
Viva!

Obrigado pela rapidez na resposta! Só respondi agora, porque estive a ler análises à placa e monitor e realmente inserem-se no que pretendo! Em relação ao monitor e após consultar um site de comparação de preços, vi que o segundo lugar mais barato era numa loja à beira de minha casa, por isso posso dizer que estou neste momento a ver tudo em grande e a descobrir cores que já não via há muito tempo :x2: Tive uma pequena dificuldade em montar o monitor, mas após uns minutos de pânico lá se resolveu lol

Em relação à placa, é sem dúvida muito famosa e de grande qualidade, mas parece estar esgotada em todo o sítio!!! :eek: Já fui a três lojas e em todas me disseram que devido à procura, essa gráfica é difícil de encontrar e até de encomendar - 8-15 dias, no mínimo! De qualquer forma, amanhã vou espreitar mais umas lojas e centros comerciais para ver se a encontro, porque todos me disseram que é uma óptima escolha!

Mais uma vez, obrigado pela ajuda e óptimas recomendações! Provavelmente vou pedir mais umas dicas na montagem da placa, mas só depois de a ter eheh

Abraço!
 
a gráfica sugerida realmente é muito boa, melhor escolha só mesmo a HD4870, a irma mais velha dessa...

quanto ao monitor deixa só fazer uma pequena (grande) correcção, o 2032BW é de 20 polegadas e não 22 como foi dito em cima! ;) além disso acho que está em fim de vida e vai ser substituido, ou então já foi. sei isso porque tive o 2232BW (a versão de 22" em casa) e troquei pelo 2253BW" que é a versão actual e ainda recebi dinheiro porque é mais barato :x2:
se ainda tiveres no periodo de arrependimento informa-te que pode ser que ainda vás a tempo de trocar pelo modelo mais recente

cumps e espero ter ajudado
 
Peço desculpa se induzi em erro, mas eu mesmo fui atrás da informação errada do site da samsung, apesar de eu ter reparado que o modelo era 20**:(

Sobre ser descontinuado, não sei de nada. O que eu sei é que continua no site da samsung e que não há nenhum modelo de 20'' com características semelhantes.

Sobre um 22'' ser melhor, só quem o vai usar é que pode dizer, pois realmente até poderá ser...são mais uns 50€ +/-.

;)
 
ole,

sim tens razão, tive a ver com cuidado e de facto o 2232BW como disse foi mesmo descontinuado, a versão de 20" não dizia nada...

pronto, de qualquer das maneiras é um excelente ecran seja ou não em final de vida...

em relação a ser melhor ou pior a um de 22" nunca afirmei tal coisa!

cumps
 
Última edição:
Back
Topo