Um Componente Placa gráfica para completar build

Viva,
estou a terminar um pc cujo objectivo era ficar abaixo dos 800eur (sem periféricos), ter alguma longevidade e aguentar algum gaming.
Para já tenho os seguintes componentes (vou omitir marcas, acho que para o efeito n acrescentam muito):
AMD Ryzen 5 5600x
Board B550M
Font 650W Gold modular
SSD 1TB Nvme
2x8gb RAM DDR4 3600Mhz

Sobram-me aprox. 250 eur para a placa gráfica. Gostaria da Rx6600 mas não encontro dentro do budget. Sugerem alguma alternativa?
Obrigado,

A fonte é
https://comparador.zwame.pt/produto...tacao-nox-hummer-x650w-80-plus-gold-full-modu

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
+/- 250 eur

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Apenas placa gráfica

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar) 1080p , alguns triple A, 50%
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado) 0%
c) Office / Navegação web / Filmes 50%
d) Virtualização
e) Outra? Qual?

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
4 a 5 anos (meramente indicativo)

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Já indicado em cima

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

>

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)? Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)? Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique? Não

11) Contexto, comentários adicionais.

asof

Power Member
Presumindo que as componentes estão compradas, ainda tens condições para devolver alguma?
Assumindo que o preço do 5600X não difere muito dos ~190€ atuais, trocá-lo-ias por um 5600 (~150€) para ter margem para uma 6600 XT.
Além disso, sugeria a troca da fonte por uma Seasonic Core GC/GM 650W (~65€-70€).

Última edição:
Presumindo que as componentes estão compradas, ainda tens condições para devolver alguma?
Assumindo que o preço do 5600X não difere muito dos ~190€ atuais, trocá-lo-ias por um 5600 (~150€) para ter margem para uma 6600 XT.
Além disso, sugeria a troca da fonte por uma Seasonic Core GC/GM 650W (~65€-70€).
Já tinha pensado nisso do CPU mas poupo apenas uns 30 eur.
Quanto à fonte, a troca é simplesmente para poupar eur ou a que sugeres é superior? Admito que descuro sempre um pouco esse componente. A que referi custou 60 eur

asof

Power Member
É superior, e o preço, de momento, é semelhante.
Em relação à gráfica, se não consegues arranjar o que falta para uma RX 6600 (~300€), talvez possas reduzir ainda mais noutra(s) componente(s)... Podes colocar os preços?

joaom_13

Power Member
Já tinha pensado nisso do CPU mas poupo apenas uns 30 eur.
Quanto à fonte, a troca é simplesmente para poupar eur ou a que sugeres é superior? Admito que descuro sempre um pouco esse componente. A que referi custou 60 eur

A fonte é muito superior. NOX não são recomendadas.

Os 30€ do CPU já te dão budget para a rx 6600 (280€ em loja tuga) e ainda recebes o Callisto Protocol com a compra :)

Já me ajudaram a perceber que não tenho como 'fugir' à 6600. Não me apetecia muito entrar em devoluções ainda para mais nesta altura do ano em que as entregas começam a ficar cada vez mais demoradas. Talvez tenha que esticar um pouco o budget ou esperar por alguma promoção.
Obrigado pelas dicas

JackFlash

Moderador
Staff
Concordo com o que já foi dito e sugerido.

Sobre a fonte, as NOX são de evitar, não valem o que custam, e tens fontes bem melhores +/- pelos mesmos preços.
Tentava pelo menos trocar esse componente.

Sugiro que, numa eventual próxima vez, perguntes por aqui antes de avançar com a compra dos componentes.