placa gráfica para fotografia

the nephilim

Power Member
boas!

preciso de opiniões acerca destas duas placas, Matrox Parhelia 128, e da ati 9600 pro.

é para complementar o kit de edição de video. Quais as grandes diferenças? eu vou trabalhar com uma PINNACLE STUDIO DV Plus,
e o trabalho vai ser maioritariamente de video e fotografia.

desde já obrigado:)
 
a Matrox é conhecida pela kualidade de iamgem perfeição das cenas mas jogos é mentira agora imagem fotografia etc... é esta a tua placa sem duvida nenhuma! A Ati tem um Processador de 256Bit a 9800pro e a matrox parhelia de 512bit tira as conclusoes...
 
Isso dos 512bits não é assim tão linear.

A Matrox é bastante conhecida por ter muito boa qualidade de imagem e os seus chips normalmente são escolha predilecta para quem quer tratamento de imagem e não pode gastar milhares de euros em placas próprias.
Só não sei até que ponto tu arranjas software e drivers que façam com que a parhelia acelere o tratamento de vídeo, já que supostamente a Studio DV Plus já faz esse tratamento por hardware.
Em relação a qualidade de imagem.. supostamente a da Matrox é melhor.. agora se os teus olhos (ou os de qql outra pessoa) notarão a diferença.. já não sei.. eu só sei que na passagem da minha Geforce 256 DDR para a Radeon 8500 notei grande diferença, mas da 8500 para a 9700 Pro já não notei diferença nenhuma..
A Parhelia será certamente muito útil se pretenderes usar 3 monitores ao mesmo tempo..

A única placa que eu tenho a certeza que faz tratamento de vídeo e fotografia por hardware é a Graphics Blaster Picture Perfect da Creative, que usa um chip da 3DLabs ( http://www.americas.creative.com/products/product.asp?product=1068&category=302&maincategory= ) a placa não é nada cara, está a 150€, mas não faço ideia de como irias conseguir arranja-la em portugal, só mesmo encomendando..

Dito isto, tem sempre em conta que a Radeon 9600 Pro, alem de ser mais barata, em jogos tem sempre o dobro ou mais do desempenho.. E tambem que sendo uma placa DirectX 9, vai suportar a versão "avançada" do Windows Longhorn.

Mas se o objectivo é ter um pc só mesmo para editing, eu apostava nessa placa da creative. Para tratamento de imagem não deve haver placa não-profissional melhor que essa. Arranjas sempre maneira de a encomendar para Portugal, quando mais não seja telefonando pra lá e falando com os gajos.
 
pois é isso a placa é mesmo para edição de video, vou trabalhar com um monitor de 21 polegadas, sei que o monitor é uma questao de grande importancia mas isso ja ta tratado.
a questao que tenho é que me disseram que a placa pode influenciar até o tamanho dos ficheiros, e facilitava o trabalho no Adobe Premiere, e no Photoshop.
em relação à placa da Creative vou ver se arranjo por cá.
é que nas lojas ninguem sabe o que aconselhar, tentam sempre de certa maneira vender o que têem, não percebem muito dentro desta área.
tanks!:)
 
são os vendedores especializados q existem no pais. o q interessa é vender

agora placas depende de qt queres gastar.
conheço quem tenha matrox para renderização 3D está satisfeito com a placa ( claro q o dual xeon a 2 GHz tb ajuda, assim como os 4 gb de memoria). existe outra marca bastante boa mas eu não me lembra do nome ( mas esta tb era so de encomenda)
tens as placas normais de mercado q tendo em conta as velocidades a q correm não ficas mal servido mas as profissionais tem outra qualidade e capacidade. ( com alguns mods tb podes transformar placas normais em outras melhores )
 
Back
Topo