• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Placa gráfica para multimedia

carcaroth

Power Member
Viva

Tenho um PC já com uns anos mas que serve para o dia a dia. Mas a placa gráfica, também velhinha, morreu...
Tenho em vista um orçamento até 100€, o máximo absoluto seria mesmo 120€. É principalmente para mutimédia. Jogos, muito poucos neste PC, por isso não é prioridade.
A antiga já mastigava nos videos 4K 60fps pelo que agora uma placa "normal" deve servir...

O meu monitor actual tem DVI e Display Port, não HDMI, não suporta 4K, apenas FHD, mas no futuro a médio prazo posso fazer mais um upgrade no monitor. É mais uma limitação, as NVIDA mais baratas não têm DisplayPort.

Há muito que uso as AMD pelo que tenho alguma preferência.
Mas há vários modelos muito parecidos dentro destes preços, entre 80€ e os 100€: RX 550, 560, com 2GB e 4GB, OC, etc.

Quanto as NVIDA, também são opção nesta gama de preços, mas também há muitas opções dentro das GT 1030. A GT 1050 já fica acima dos 100€, não excluo por completo mas seria mesmo necessário compensar o extra.

Mas o consumo de energia também é importante! Entre características semelhantes, a que consumir menos desempata!

Sugestões baratas e boas? :)
 
Última edição:
As RX 550 custam o mesmo que uma GT1030 e têm uma performance inferior. A GT1030 faz 4K60 por HDMi, a RX 550 tem de ser por DVI ou DP.

As RX 560 são significativamente mais caras e não justifica para o teu uso.

Porque não compras uma GT 1030 (ATENÇÃO, tem de ser GDDR5) e ligas ao monitor por DVI, é mais fácil... Só não é bom se o monitor tiver colunas integradas e as quiseres usar..
 
Última edição:
Por DVI nenhuma placa faz 4K a 60Hz (e devem ser raras as que fazem 4k de todo).. :p

Mas as RX 550 suportam HDMI 2.0 (4K@60Hz), onde foste buscar a ideia que não?

Eu ia por uma Saphire Pulse RX550 2GB (80€) e estava feito.
 
Última edição:
Por DVI nenhuma placa faz 4K a 60Hz (e devem ser raras as que fazem 4k de todo).. :p

Mas as RX 550 suportam HDMI 2.0 (4K@60Hz), onde foste buscar a ideia que não?

Eu ia por uma Saphire Pulse RX550 2GB (80€) e estava feito.
Tens razão, não sei porque que tinha estas ideias... Enfim, obrigado pela correcção.
Neste caso, a RX 550 é a melhor opção.
 
Obrigado pelas sugestões, se mais barato der, melhor :)

Como disse o PC não é novo: 8GB DDR3, i5 Haswell 4670, MB ASRock H87 Pro4 (tem PCIe 3.0) + discos SSD 120GB e 2TB HDD. Fonte de uns 550W.
Monitor Dell P2414H (IPS FHD) - possível futuro upgrade

Se as opiniões se mantiverem vou verificar então a RX550 2GB.
 
Última edição:
Obrigado pelas sugestões, se mais barato der, melhor :)

Como disse o PC não é novo: 8GB DDR3, i5 Haswell 4670, MB ASRock H87 Pro4 (tem PCIe 3.0) + discos SSD 120GB e 2TB HDD. Fonte de uns 550W.
Monitor Dell P2414H (IPS FHD) - possível futuro upgrade

Se as opiniões se mantiverem vou verificar então a RX550 2GB.
Podes avançar com a Rx550, é a melhor opção...
 
Back
Topo