Placa gráfica para portátil ...

pedro_fl

Power Member
Boas ppl,

É o seguinte, um amigo meu quer comprar um portátil, a única diferença entre dois modelos que ele arranjou é esta:

1º - Tem uma placa gráfica GForce 4 Go 64mb Agp8x.

2º - Tem uma placa gráfica ATI Mobility Radeon 64 MB.

Dizeram-lhe que a ATI usa memória partilhada, alguém me explica o que quer isso dizer?? e se não é melhor do que uma placa sem ter memória partilhada??

Obrigado,
Pedro Santos.
 
antes de mais a memória gráfica deve ser independente da memória ram, a perda de performance varia conforme o uso do portátil, mas existe sempre.

esquecendo a gf4go, se essa ATI for a m9000 ou m9000 pro é bom... se for um dos modelos mais antigos, como m7000 é melhor esquecer
 
Se a ATi é uma Mobility Radeon com memória partilhada então trata-se de uma M6 das antigas que nem T&L tem.. Esquece essa porque nesse caso a GForce 4 Go é muito melhor (em jogos tem tipo 4 ou 5 vezes melhor performance).

Memória partilhada é o nome que se dá a uma placa gráfica que não tem memória própria e então vai "roubar" memória ao sistema principal. Por exemplo com essa ATi Mobility Radeon, vais às opções do sistema e escolhes tipo 64Mb para dedicar à placa. Se o portatil tinha 256Mb de RAM, então passa a poder usar apenas 192Mb, porque o resto está reservado para a placa gráfica. A memória partilhada neste momento tem muitos inconvenientes, porque alem de roubar recursos ao sistema principal ficando este mais lento, a velocidade de comunicação entre a memória principal e o chip gráfico é muito mais lenta, pois corre à velocidade do bus.
 
Back
Topo