1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Placa gráfica para portátil ...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por pedro_fl, 9 de Setembro de 2003. (Respostas: 4; Visualizações: 848)

  1. pedro_fl

    pedro_fl Power Member

    Boas ppl,

    É o seguinte, um amigo meu quer comprar um portátil, a única diferença entre dois modelos que ele arranjou é esta:

    1º - Tem uma placa gráfica GForce 4 Go 64mb Agp8x.

    2º - Tem uma placa gráfica ATI Mobility Radeon 64 MB.

    Dizeram-lhe que a ATI usa memória partilhada, alguém me explica o que quer isso dizer?? e se não é melhor do que uma placa sem ter memória partilhada??

    Obrigado,
    Pedro Santos.
     
  2. savanger

    savanger Power Member

    antes de mais a memória gráfica deve ser independente da memória ram, a perda de performance varia conforme o uso do portátil, mas existe sempre.

    esquecendo a gf4go, se essa ATI for a m9000 ou m9000 pro é bom... se for um dos modelos mais antigos, como m7000 é melhor esquecer
     
  3. Vandrare

    Vandrare Power Member

    axo k tb ha radeon mobility 9600 (a salvo erro)
     
  4. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Se a ATi é uma Mobility Radeon com memória partilhada então trata-se de uma M6 das antigas que nem T&L tem.. Esquece essa porque nesse caso a GForce 4 Go é muito melhor (em jogos tem tipo 4 ou 5 vezes melhor performance).

    Memória partilhada é o nome que se dá a uma placa gráfica que não tem memória própria e então vai "roubar" memória ao sistema principal. Por exemplo com essa ATi Mobility Radeon, vais às opções do sistema e escolhes tipo 64Mb para dedicar à placa. Se o portatil tinha 256Mb de RAM, então passa a poder usar apenas 192Mb, porque o resto está reservado para a placa gráfica. A memória partilhada neste momento tem muitos inconvenientes, porque alem de roubar recursos ao sistema principal ficando este mais lento, a velocidade de comunicação entre a memória principal e o chip gráfico é muito mais lenta, pois corre à velocidade do bus.
     
  5. pedro_fl

    pedro_fl Power Member

    Obrigado ppl,

    Já percebi, vcs foram espectaculares, principalmente o "ToTTenTranz", fiquem bem, :)

    Pedro Santos.
     

Partilhar esta Página