1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Placa gráfica PCIe entre os 200-250€

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por cantara, 28 de Dezembro de 2005. (Respostas: 25; Visualizações: 1033)

1. cantara

cantara Power Member

Ando a fazer um upgrade ao computador às 'mijinhas', e chegou a altura de pensar numa gráfica nova (a actual é uma [email protected]). Só que nesta matéria, apesar de ter andado a ler uma ou outra review, estou completamente a leste no que toca a preços, ATIvsNVIDIA, performance, suporte de pixel shader 2 e 3, SM3, HDR etc etc...

O que eu queria era uma gráfica que me durasse como me duraram as outras que tive (a minha geforce 3 Ti200 durou até saírem as ATI9500, e esta até agora), que tivesse suporte para as novas 'pintelhices' que por aí andam ao nível de melhoramentos gráficos (Pixel shader 3 e outros que possam existir...:rolleyes: ).

Não pretendo nem Crossfire nem SLI. Uma placa chega perfeitamente!

Dentro deste intervalo de preços (200€-250€) consegue-se arranjar algo de bom? É de esperar mais algum tempo? estão a chegar aí novas gráficas (se sim, daquia a quanto tempo)? Dinheiro para 7800GT não há, muito menos para GTX... :rolleyes: .
    Assim de repente, tendo lido muito pouco, a primeira que me saltou à vista foi a 6800GT ou a X800GTO (que pelos vistos algumas marcas dão para o mod para ficar X850 XT)... mas sinceramente não sei se há melhor, se já está dentro do limite de preço que estipulei... enfim... e reparem que o que estou para aqui a dizer é baseado em muito pouca informação...

Toda a ajuda era benvinda!:D

Última edição: 28 de Dezembro de 2005
  2. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

3. cantara

cantara Power Member

O meu problema nessa é que não tem suporte para Shaders 3.0 e HDR (suporta este último mas não é exactamente hdr). A minha questão é, querendo eu comprar uma gráfica para longo prazo, esta será a melhor opção? Mas de facto está a um bom preço!
    Existe alguma gráfica com suporte shaders 3 e hdr a esse preço, ou mandam-se todas para os 300€?

4. grandenaboverde

com suporte para shaders 3.0 e hdr tens a X1600XT por 195€ mas com metade da perfomance da X850XT.. e a 6800GS por 215€ que fica um pouco atrás. mas.. a X850XT não tem suporte para HDR?

5. cantara

cantara Power Member

As placas com SM2.0 tem suporte HDR 16bits. o HDR com SM3.0 é a 32bits. Normalmente nos jogos que têm HDR (HL2 por exemplo), as opções são HDR low-quality e high-quality. Se meteres a opção high com uma placa com SM2.0 não notas diferenças nenhumas relativamente ao low quality, já que essa opção não é suportada.
    Mas se queres mais info, vai aqui a este link:
    http://64.233.183.104/search?q=cache:3Y-U2OXaQnMJ:en.wikipedia.org/wiki/High_dynamic_range_rendering

Diferenças entre SM2 e SM3:
    http://geek77.no.sapo.pt/Tests/SM2SM3.JPG

Sim, a x850XT em performance é melhor, mas cá está, não te permite ter o grafismo permitido pelo shaders 3.0 e HDR nativo, e julgo que no futuro se tornará um pouco desactualizada.

Já agora, alguém sabe onde se possa comprar/encomendar 6800GT, só para saber o preço delas novas?

E mais opiniões são benvindas!:D

6. grandenaboverde

a minha dúvida era essa dos 16 e 32bits..

mas aí na diferença entre o SM2 e o 3 falta um pormenor, a X850XT tem suporte para um pseudo-sm3 e não apenas para sm2, o tal sm2.0b. não sei até que ponto é assim tão diferente do sm3 em termos de qualidade de imagem em si.

se estás a pensar ir para uma 6800GT, acho que era preferível uma GS! pela facilidade que tens de as encontrar à venda, pelo preço e pelo desempenho que é quase igual ao de uma 6800GT. :)

7. God_Lx

God_Lx Folding Member

Compra uma 6800GS, acabei de comprar uma também... Pensei muito na X850XT pq prefiro ATI e realmente tinha mais performance... Mas não ter SM3/HDR deixou-me logo de pé atrás...

grandenaboverde esse SM2b k falas nunca vai ser usado... Vai acontecer o mesmo que nas 9500/9700 k tinha shaders 1.4 enquanto k o k é usado normalmente é o 1.3 das GF4... Ou seja teres 2.0b ou 2.0 é quase nula em termos de futuro...

EDIT: cantara a unica 6800GT que encontrei á venda custava 305€, as 6800GS são bem mais baratas, tão em "promoção" na Drimmachine até ao fim do ano (Mais uns diazitos) a 207.90€ a da XFX...

8. cantara

cantara Power Member

Exacto! Não queria comprar uma placa que não suportará tecnologias que a partir de agora vão começar a sair em quase todos os jogos novos. Quase de certeza que irei para a 6800GS.

Já agora, onde é que se arranjam 6800 GS a um bom preço, e qual marca escolher? Uma pesquisa rápida encontrei a XFX XXX edition por 265€ na ***** e a Point of View na GD a 261€...

EDIT: God, só agora é que li o teu edit. Assim sendo já me respondeste a isto!:x2:

9. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

mais hdr ainda? com a minha x850 já fico cego a jogar nfsmw, há alturaras q só falta por os óculos de sol

já q falam no sm2.0b se não me engano é o Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay q os utiliza

agora a sério, a menos q tenhas urgência, aguentavas um ou dois meses a ver as novidades q aí vêm e logo baixam o preço das actuais e ficarás com mais escolha

10. God_Lx

God_Lx Folding Member

sim possessed nisso tens razão, eu também não gosto muito do HDR (Até na minha Ti4200, Shaders 1.3 o NFSMW é claro à brava...) mas apesar de algumas implementações ainda serem muito tristes a do Serious Sam II por exemplo é excelente, sem HDR não consegues ver certas coisas, aparecem mesmo brancas (Mesmo nas X850) e com o HDR já vês perfeitamente...

EDIT: cantara claro que se puderes esperar mais um ou dois mesitos era o ideal... Mas não sei se estás disposto a esperar...

11. cantara

cantara Power Member

Urgência urgência não há. Quem tem uma [email protected] há dois anos e tal, bem que pode esperar mais um bocado. O que é que vai sair daí a dois meses? Há aí algum artigo que se possa ler?

12. God_Lx

God_Lx Folding Member

Epah não tenho aqui links à mão, mas deverão sair as 7600GT as X1700 e mais umas topo de gama (X1900XT/7900GTX)portanto as 7800GT vão baixar o preço...

13. R_M_F

R_M_F Power Member

exacto com a saida das 7600GT que teram uma grande relação qualidade/preço e dominarão o mercado como dominam agora as 6600GT

Última edição: 16 de Janeiro de 2008
  14. cantara

cantara Power Member

Hmmm... se calhar até espero se de facto conseguir, nesta gama de preços, arranjar algo melhor. Não estou para gastar mais do que 250€ por uma gráfica.

15. God_Lx

God_Lx Folding Member

Não esperes que as 7600GT tenham uma performance muito melhor que as actuais 6800GS... Mas sim vão ser porreiras...

EDIT: Cantara lá fora já começas a ver as 7800GT a 300$ +/- portanto qd essas sairem suponho k o preço baixe ainda mais, pode ser que cheguem aos 200/250€ e isso sim é uma excelente compra :P

16. cantara

cantara Power Member

Sim, sem dúvida que isso é que era!:D
    Assim sendo, sou capaz de apostar num upgrade às memórias (de 512 para 1gb). Isso sim, é que já me começa a fazer realmente falta. A gráfica ainda se aguenta nos jogos, apesar de não ficarem com a beleza que permitem.

Obrigado a todos pela ajuda.:x2:

17. God_Lx

God_Lx Folding Member

Sim notas bastante diferença :) E eu jogava tudo bastante bem (Tirando BF2) na minha Ti4200 por isso melhor jogas tu na 9700 :)

18. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

quase igual? a GT é inferior a GS..

19. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

se keres um bom upgrade ás mems.... vou-te dizer umas espectaculares... curto bué.... (apesar de não passar da minha opiniao, elas são boas...) compra as ocz que eu tenho na assinatura...

agora se nao tens mobo que suporte ddr2... compra umas gskill... Gskill PC3200 ZX 1GB ... custa perto de 120€...

Última edição pelo moderador: 28 de Dezembro de 2005
  20. cantara

cantara Power Member

Pois. para escolha de memórias também vou precisar de ajuda. Nisso ainda estou mais a leste que nas gráficas...:D De momento estou com 2x256 OCZ PC3200 EL...
    DDR2 não, porque estou com Opteron.
    Bem... já que estou com a mão na massa... essas Gskill são bacanas? Não queria sair muito desse budget (130€). Que chips usar? TCCD, UTT (parece que são gulosas a nivel de voltagem)? Marcas? Desculpem lá este peditório, mas quero ver se me actualizo...

Partilhar esta Página