Placa gráfica pode ir buscar mais à RAM???

Kaiput

Power Member
Boas... instalei esta semana o windows vista no meu Mac... Eu gosto de jogar quando posso alguns joguitos e tal... e um amigo meu deu-me a ideia de perguntar aqui se alguem sabe se dá para ir buscar mais "power" à RAM para a placa gráfica... (placa partihada)...

O meu mac é este:

Intel Core 2 Duo 2.2 GHz
Memória: 1 GB
Capacidade: 120 Gb
Placa Gráfica: GMA X3100 144 MB (Partilhada)
Fabricante: Intel (0x8086)


Se alguém me souber dizer se realmente dá para fazer isso agradecia imenso... :)

ps: Se dá... Como se faz?

cumps
 
mesmo que consigas alocar mais memoria (ve nas opcoes da bios), nao e por ai k vais notar grandes diferencas nos jogos, essa grafica simplesmente nao e boa para jogos...
 
mesmo que consigas alocar mais memoria (ve nas opcoes da bios), nao e por ai k vais notar grandes diferencas nos jogos, essa grafica simplesmente nao e boa para jogos...

Sim... já percebi... mesmo que coloque mais RAM?... eu estava a pensar colocar 2Gb de RAM....

Tipo... tenho o Cs instalado... dá 5 estrelas.... e pensei... nem que jogue pes em baixa resolução.... lol
 
Hoje em dia a memoria tende a ser dinâmica.. e no vista ainda mais dinâmica é
não sei se podes alterar a memoria "fixa" usada automaticamente pelo sistema (num mac), mas quanto á memoria in-vista pelo AERO, lê isto:

O Meu sistema endereça memória RAM à minha placa gráfica, esta não tem Turbocache nem Hypermemory, como é possível?
  • A verdade é que o Vista faz isto a qualquer placa gráfica, sendo que quanto maior for a memória do sistema, maior será esta memoria endereçada à gráfica. Não se preocupem que esta memoria não está a ser constantemente roubada à memória RAM, mas é usada apenas quando a memoria da gráfica é totalmente utilizada. É também usada para permitir resoluções mais elevadas enquanto no ambiente de trabalho.
@ http://www.techzonept.com/showthread.php?t=211543
 
Tem "BIOS 2.0" aka EFI
http://en.wikipedia.org/wiki/Extensible_Firmware_Interface

Aos anos que se fala em pôr isto nos PCs convencionais!! E cheira-me que quando tal acontecer as diferenças entre PCs e Mac passa a ser 0... Talvez aí abram o Mac OS x a PCs (nem que sejam obrigados legalmente).

exactamente.. aliás eu ainda aqui a uns dias tive o prazer de ver um EFI emulado em PC ^^ if you know what I mean..

porém, lá está, não dá para alterar a memoria alocada á grafica por ai
 
Com placas gráficas de ram partilhada a lógica é diferente das placas dedicada.
Com placas dedicadas: Ter mais ram significa mais dados "pertos" da GPU numa memória rapidíssima em vez de ter que "enfrentar" o BUS do sistema com a CPU na memória "normal"
Com placas de memória partilhada: É tudo igual, a memória que a placa usa já pertence a ram "normal".

Portanto Kaiput não vale apena este teu esforço em ter mais ram nessa placa gráfica.
 
Back
Topo