• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Placa Gráfica vs novo setup

skent123

Membro
Boas,

Antes demais obrigado ao fórum por me proporcionar uma máquina mais do que 5 anos! (link: https://forum.zwame.pt/threads/construir-um-computador-de-raiz-ajuda.878915/page-3#post-11969646).

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
50-100€. Em fevereiro.

2) UPGRADE de CPU
Substituir gráfica avariada.

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
Gaming apenas para: CS GO e COD. Tirando estes dois jogos que jogava "razoavelmente" com a gráfica antiga é para uso vulgar (filmes e vídeos).

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Estou indeciso de reaproveitar o que tenho e gastar apenas 50-100€ ou melhorar o equipamento todo por 600/800€.

5) Como é composto o teu computador actual?
Fonte de alimentação: XFX TS 550W 80 PLUS BRONZE
Motherboard: ASUS H97-Pro - 90MB0IJ0-M0EAY0
Processador: Intel Core i5-4590 3.3GHz
RAM: Corsair Vengeance Pro Series Red - 2x 8Gb DDR3
Disco: Samsing 840 EVO MZ-7TE500 - 500gb SSD
Gráfica: GeForece GTX660 OC 2Gb GDDR5 (avariou)
Caixa: Corsair carbide 200R


6) Vais fazer Overclock?
Acho que não (nem o sei fazer).

7) Características Gerais:
O PC está razoável, já não consigo jogar CS GO com bons fps (tive que tirar a habilidade de contraste para não uma quebra muito grande de fps) e o COD jogo com a qualidade dos mínimos olímpicos.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)? Não
9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)? Não
10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique? Não


11) Contexto, comentários adicionais.
Ontem infelizmente a minha placa gráfica, pifou. O monitor começou a ficar aos quadradinhos e tenho sempre erro ao iniciar o pc, ao retirar a gráfica do pc e ligar à placa integrada do pc não tenho problemas na utilização do pc. Estou indeciso de comprar a mesma placa gráfica em segunda mão por 50€ e ver quanto mais tempo ele me dura ou reformular o computador e aí tirar de muito provavelmente comprar vários equipamentos.
 
Podes tentar um reflow, ate arranjares outra placa. Tens e de isolar bem o restante PCB com aluminium.

E se der resultado usar sempre a fan a 60 idle e 100% em load para não deixar as temps subirem e aquecer a solda.
 
Podes tentar um reflow, ate arranjares outra placa. Tens e de isolar bem o restante PCB com aluminium.

E se der resultado usar sempre a fan a 60 idle e 100% em load para não deixar as temps subirem e aquecer a solda.


Reflow? Consegues explicar isso para leigos? O meu computador com a gráfica montada dá sempre erro na iniciação do windows.. :| Só o consegui iniciar quando a retirar da motherboard
 
Escreve no google "reflow GPU", mas usas um forno electrico velho senao tiveres pistola


Esse video usa a msm tecnica que eu, marca o chip no aluminium e corta com x-ato ha volta.

Mete aluminium na grafica toda 3 folhas, e recortas o chip como ves no video, forno so com a resistencia de cima ligada e gpu virada para a resistencia. a 210C

Cps
 
Reflow? Consegues explicar isso para leigos? O meu computador com a gráfica montada dá sempre erro na iniciação do windows.. :| Só o consegui iniciar quando a retirar da motherboard
normalmente as graficas falham por problemas na solda que faz conexao electrica entre componentes (chip grafico/memorias) e placa circuito impresso (pcb)
esta solda é feita com tecnica de pequenas bolinhas q necessitam ser aquecidas para derreter e fazer ligacao electrica. com o tempo por torcao da placa ou ate por sobreaquecimento esta ligacao pode ser quebrada. ao fazeres algo semelhante ao video o q estas a tentar fazer é derreter novamente a solda q ainda existe entre os componentes e o pcb para q restableca ligacao
perigo deste metodo é devido temperatura q solda derrete estragar componentes (componentes electricos/electronicos sao todos sensiveis temperaturas elevadas) num metodo caseiro e baixo custo deves proteger com aluminio (tipo qd fazes bolos e colocas uma folha para n queimar o topo do bolo) e usar forno electrico para aquecer o chip da grafica
pior q pode acontecer é alguma coisa mais se estragar ou nao dar resultado pq solda ja ta demasiado manhosa ou problema nao é esse.... mas se ja nao funciona é um teste q te custa uns 2/3€ (pagar EDP e folha aluminio :D )
se nao quiseres testar como referi em outros topicos encontras algumas rx 470/480 ou 570/580 dentro 120€ usadas (nao fica dentro orcamento mas deverao suprir tuas necessidades por um tempo)

podes smp optar por upgrade ronda 360€/400€ para processador+board+ram 16gb se somares a grafica ainda fica abaixo dos teus 600-800€
 
Última edição:
Bem consegui fazer o reflow! Não correu foi 100%, consigo jogar Hearthstone mas se tento jogar outro jogo (p.e. CS-GO) a imagem no início dá mas depois fica toda preta e tenho de fazer reboot ao PC. Conclusão consigo usar a gráfica para ver vídeos etc mas não consigo puxar por ela. Ainda arranjei goma para pôr na gráfica antes de testar mas parece que ela só vai aguentar para desenrascar.

Vou ter mesmo de comprar uma gráfica nova. Não é perigoso comprar uma GPU em segunda mão? Pelo que vejo anda quase tudo esgotado no mercado :/ As únicas opções que vi (em primeira mão) é tudo ASUS. A marca é má? Vi a GTX 1050 Ti (200€) ou GTX 1600 OC (330€).

Eu não sei se a minha fonte de alimentação e motherboard são compatíveis com ela :/
 
Comprar grafica usada é como carro usado, é sempre um risco. Depende do uso/manutencao q foi dado.
Mas actualmente com falta generalizada stock e precos em alta resta poucas opcoes
 
skent123

o reflow para ser bem feito tem de ser por alguém que perceba do assunto, feito só a ver um vídeo, dificilmente tens bons resultados, como podes-te já constatar, quando a comprar uma GPU usada é uma lotaria, não pelas marcas mas mais pelo uso que tiveram, ai podes ter gráfica para mais uns tempos sem problemas como ela berrar logo ao fim de pouco tempo, não há garantias, essas para o preço que custam acho que já é dinheiro a mais para algo que pretendes vir a mudar tudo, a fonte que tens aguenta.

não investia mais que 100€ numa gráfica para esse sistema neste momento.
 
exato por isso mesmo é que não estou inclinado para comprar uma usada. Prefiro gastar mais algum e que ela me deia para mais uns 5 anitos (sendo que poderei renovar o resto dos componentes daqui a 2 anos - a ideia era utiliza-los até eles serem aceitáveis)

Comprar a GTX 1050 é uma má compra? Ela será compatível com o meu sistema?
 
exato por isso mesmo é que não estou inclinado para comprar uma usada. Prefiro gastar mais algum e que ela me deia para mais uns 5 anitos (sendo que poderei renovar o resto dos componentes daqui a 2 anos - a ideia era utiliza-los até eles serem aceitáveis)

Comprar a GTX 1050 é uma má compra? Ela será compatível com o meu sistema?
Tive a mesma duvida que tu, comprei o meu PC em 2014 e já ando para mudar desde fim de 2019 mas vou adiando sempre porque para o uso que lhe dou também serve perfeitamente
há um ano atras a minha antiga gráfica também queimou e adquiri uma RX 580 8Gb por 180€, ainda andei indeciso entre esta e a 1050 devido aos consumos mas isto tudo pra te dizer que sim, a GPU é compatível com o teu sistema

Se estiveres a pensar investir, posso-te deixar aqui a config que me ajudaram a escolher no forum e com preços numa loja conhecida cá em Portugal

Intel Core i5-10400 - 172,90€
MSI B460M Pro-VDH - 80,90€
Crucial Ballistix / G.Skill Ripjaws 2x8GB DDR4 3200MHz CL16 - 79,90€
Seasonic Core GC 650W - 79,90€ ( investi hoje numa Seasonic Focus Gold GX 650W Full Modular por 94,90 € )
MSI MAG Forge 100M - 44,90€ ( ou alguma a teu gosto )
Total = 458€
 
Boa noite,

Por enquanto como não há opções no mercado para gráficas, não quero apostar numa nova aquisição. Estou a pensar comprar uma placa Gráfica GT 730 2GB MSI por 30€ em segunda mão. Dará para o meu computador? Deve ser ainda melhor que a minha, não?

Digo isto porque do que vejo é uma versão mais atual (a minha era 660ti) e para desenrascar até o stock de gráficas ser retomado, penso ser a melhor opção que tenho. Any second thoughs?
 
Boa noite,

Por enquanto como não há opções no mercado para gráficas, não quero apostar numa nova aquisição. Estou a pensar comprar uma placa Gráfica GT 730 2GB MSI por 30€ em segunda mão. Dará para o meu computador? Deve ser ainda melhor que a minha, não?

Digo isto porque do que vejo é uma versão mais atual (a minha era 660ti) e para desenrascar até o stock de gráficas ser retomado, penso ser a melhor opção que tenho. Any second thoughs?

A GT 730 dá perfeitamente para o teu pc, agora melhor que a 660TI nem de perto, basta fazeres uma pesquisa que logo vês as comparações, são placas em patamares diferentes.

dá para ires jogando é um investimento barato e aguentas até o mercado melhorar.
 
Boa noite,

Estou a ver placas gráficas em segunda mão, mas isto está mesmo difícil...

Estou de momento a ver uma MSI R9 380 GAMING 4G OC a 100€ com 3 anos. Isto é compatível com o meu computador?

Tb tenho visto as rx 570 sapphire pulse oc 4gb a 120€, mas ainda não consegui encontrar nenhuma, ou não me respondem ou entretanto são vendidas (e elas que andavam a ser vendidas a 140€ novas...)
 
@MOUSETM seria melhor optar por uma rx570, então?

Desculpa spamar mas não percebo muito de hardware... :rolleyes:

Tb tenho uma Asus Cerebrus GTX 1050 TI 4GB OC EDITION em vista por 120€
 
Última edição pelo moderador:
Tb tenho visto as rx 570 sapphire pulse oc 4gb a 120€, mas ainda não consegui encontrar nenhuma, ou não me respondem ou entretanto são vendidas (e elas que andavam a ser vendidas a 140€ novas...)

Por esse preço (120/130€) consegues antes uma RX 580 4Gb.
Compras em 2º mao, dás-lhe uma limpeza, trocas a pasta térmica e ainda aguenta uns tempos até voltar a haver stock de gráficas.
 
Por esse preço (120/130€) consegues antes uma RX 580 4Gb.
Compras em 2º mao, dás-lhe uma limpeza, trocas a pasta térmica e ainda aguenta uns tempos até voltar a haver stock de gráficas.

Tens de me dizer aonde? :-D

Eu agora tenho andado atento a ver gráficas em segunda mão e não encontro nada por esses preços. Pedem logo 200€ por um 580€ 4Gb. A única coisa que vi foi a Rx 570 por 140€ há uma semana e estes não há nada..

Acho que vou fazer uma temporada sem jogar por este andar :facepalm:
 
Back
Topo