1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

placa para ligar varias fans, neons, etc.

Discussão em 'Electrónica' iniciada por norim_13, 5 de Novembro de 2008. (Respostas: 26; Visualizações: 3356)

1. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

boas pessoal,
    nao ha por aí nenhum esquema para uma placa deste género:
    http://www.*****.com/imagens/produtos/STR_MULTI_POWER_PORT.jpg
    isto é uma placa que recebe alimentação de um molex e a distribui por 8 fichas 3 pinos. não preciso de tantas...

eu pensei que fosse só fazer a ligação directa aos pinos das fichas, mas estou a ver ali umas resistencias....

Cumps

EDIT: tb nao +percebi o que são aqueles pinos do lado direito da placa...

Última edição: 5 de Novembro de 2008
  2. Marco André

Marco André Power Member

Os pinos do lado direito são para ligar módulos de leds, penso eu ;)

3. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

isso assim à vista não parece nada complicado... o que precisavas apenas de saber era a potencia das resitencias (quantos Ohm)

Cumpsz

4. darkbullet

darkbullet Power Member

a potencia da resistencia sao os ohms? são coisas completamente diferentes, a potencia daquelas resistencia sao de 1/4 de Watt. agora o valor das resistencias são as que quiseres, depende da utilização que lhes vais dar.

as 8 fichas de 3 pinos estão ligadas em paralelo, com um placa de circuito impresso que se compra para "hobbistas" de elect´ronica em casas da modalidade muito facilmente fazes isso.

as resistencias estão lá so para limitar a corrente paa os leds, e caso queiras ligar leds na placa que pretendes fazer, tens k saber quantos leds queres ligar a cada ficha, depois faz-se as contas para a resistencia...

cumps

5. eX Radikal

opah... enganei-me e era de manhazinha com pressa de ir para a escola xD

Cumpsz

6. edm3d

edm3d Power Member

uma placa dessas e muito fácil de fazer

7. eX Radikal

poisz.. só falta o esquema para tal.. ninguem tem??
    e já agora aproveito o tópico:
    alguem tem algum esquema pafa fazer 1 controlador de fans e leds e assim (basta interruptores de 2 posições)

Cumpsz

8. norim_13

tens aqui que tb tinha sido criado por mim ;)

Cumps

9. norim_13

pf, digam-me se uma coisa deste género funciona:

e já agora, isto é que é ligar em paralelo?
    que placas estavam a falar? acho que já houve aqui um topico a falar disso. acho que tinham dito que eram usadas sobretudo para testar circuitos. onde posso arranja-las?

Cumps

10. edm3d

edm3d Power Member

Sim esse sistema funciona. Se quizeres ligar os leds e igual mas tens de colocar uma resistencia antes do led.

As placas chamam-se placas de circuito impresso ou "pcb". As mais simples, normalmente usadas para testes, podem ser encontradas em várias lojas da especialidade. Tens aqui, por exemplo.

11. ecsramalho

ecsramalho Power Member

12. hgo69

hgo69 Power Member

olha que o polo positivo das fans é no meioo negativo ja nao sei, mas opositivo sei que é no meio, de resto o esquema esta bom.

13. norim_13

14. norim_13

outra pergunta: os leds que dao para ligar ali são leds que vêm em modulos que encaixam nos pinos?? podem dar-me um link de uma coisa parecida?? é que a unica maneira que tou a ver para por ali os leds e soldar....

15. eX Radikal

eu em minha casa tenho lá desses encaixes dos leds que tirei do meu PC, aquele muito antigo que tava noutro tópico e duvido que os vá usar..

16. norim_13

boas,

digam-me uma coisa: isto é que são aquelas fichas de 3 pinos que estao na img do 1º post?

se sim, entao isto devem ser as fichas de 3 pinos que vêm nas ventoinhas.

Corrija-me se estiver errado...

Cumps

17. darkbullet

darkbullet Power Member

se és do porto, não conheces a supertecnica ou a aquario? vais lá, levas uma fixa de exemplo, uma fan serve, e dizes que queres dakilo, é k sao precisas umas cenas para cravar nos fios para encaixar nas fichas, se depois nao encomendas isso tens k pagar portes outra vez por uma coisa que custa 10 centimos...

18. norim_13

nao tenho visto preços na aquario porque disseram-me que era muito mais cara. a supertecnica nao conheço (mas já googlei e vi que é na rua de santa catarina, podes-me dizer +/- em que sitio).

pensei que os conectores ja trouxessem os terminais...
    vou ver se vejo na aquario entao.

Cumps

19. darkbullet

darkbullet Power Member

se fores a subir a rua é no quarteirão depois do via Catarina... é carote mas para comprares coisas de 3 e 4 € fica-t muito mais caro com os portes do que ires ate lá não é?

20. norim_13

se calhar até nao....

é que, ainda vou comprar umas cenas para um controlador de fans e, se calhar, um multimetro...

Cumps

Partilhar esta Página