placa para ligar varias fans, neons, etc.

norim_13

I quit My Job for Folding
boas pessoal,
nao ha por aí nenhum esquema para uma placa deste género:
http://www.*****.com/imagens/produtos/STR_MULTI_POWER_PORT.jpg
isto é uma placa que recebe alimentação de um molex e a distribui por 8 fichas 3 pinos. não preciso de tantas...

eu pensei que fosse só fazer a ligação directa aos pinos das fichas, mas estou a ver ali umas resistencias....

Cumps

EDIT: tb nao +percebi o que são aqueles pinos do lado direito da placa...
 
Última edição:
isso assim à vista não parece nada complicado... o que precisavas apenas de saber era a potencia das resitencias (quantos Ohm)

Cumpsz
 
isso assim à vista não parece nada complicado... o que precisavas apenas de saber era a potencia das resitencias (quantos Ohm)

Cumpsz

a potencia da resistencia sao os ohms? são coisas completamente diferentes, a potencia daquelas resistencia sao de 1/4 de Watt. agora o valor das resistencias são as que quiseres, depende da utilização que lhes vais dar.

as 8 fichas de 3 pinos estão ligadas em paralelo, com um placa de circuito impresso que se compra para "hobbistas" de elect´ronica em casas da modalidade muito facilmente fazes isso.

as resistencias estão lá so para limitar a corrente paa os leds, e caso queiras ligar leds na placa que pretendes fazer, tens k saber quantos leds queres ligar a cada ficha, depois faz-se as contas para a resistencia...

cumps
 
a potencia da resistencia sao os ohms? são coisas completamente diferentes, a potencia daquelas resistencia sao de 1/4 de Watt. agora o valor das resistencias são as que quiseres, depende da utilização que lhes vais dar.

as 8 fichas de 3 pinos estão ligadas em paralelo, com um placa de circuito impresso que se compra para "hobbistas" de elect´ronica em casas da modalidade muito facilmente fazes isso.

as resistencias estão lá so para limitar a corrente paa os leds, e caso queiras ligar leds na placa que pretendes fazer, tens k saber quantos leds queres ligar a cada ficha, depois faz-se as contas para a resistencia...

cumps

opah... enganei-me e era de manhazinha com pressa de ir para a escola xD

Cumpsz
 
poisz.. só falta o esquema para tal.. ninguem tem??
e já agora aproveito o tópico:
alguem tem algum esquema pafa fazer 1 controlador de fans e leds e assim (basta interruptores de 2 posições)

Cumpsz
 
pf, digam-me se uma coisa deste género funciona:
12v6fantt2.png


e já agora, isto é que é ligar em paralelo?
que placas estavam a falar? acho que já houve aqui um topico a falar disso. acho que tinham dito que eram usadas sobretudo para testar circuitos. onde posso arranja-las?

Cumps
 
Sim esse sistema funciona. Se quizeres ligar os leds e igual mas tens de colocar uma resistencia antes do led.

As placas chamam-se placas de circuito impresso ou "pcb". As mais simples, normalmente usadas para testes, podem ser encontradas em várias lojas da especialidade. Tens aqui, por exemplo.
 
pf, digam-me se uma coisa deste género funciona:
IMG

e já agora, isto é que é ligar em paralelo?
que placas estavam a falar? acho que já houve aqui um topico a falar disso. acho que tinham dito que eram usadas sobretudo para testar circuitos. onde posso arranja-las?

Cumps

olha que o polo positivo das fans é no meioo negativo ja nao sei, mas opositivo sei que é no meio, de resto o esquema esta bom.
 
outra pergunta: os leds que dao para ligar ali são leds que vêm em modulos que encaixam nos pinos?? podem dar-me um link de uma coisa parecida?? é que a unica maneira que tou a ver para por ali os leds e soldar....
 
outra pergunta: os leds que dao para ligar ali são leds que vêm em modulos que encaixam nos pinos?? podem dar-me um link de uma coisa parecida?? é que a unica maneira que tou a ver para por ali os leds e soldar....

eu em minha casa tenho lá desses encaixes dos leds que tirei do meu PC, aquele muito antigo que tava noutro tópico e duvido que os vá usar..
 
boas,

digam-me uma coisa: isto é que são aquelas fichas de 3 pinos que estao na img do 1º post?

se sim, entao isto devem ser as fichas de 3 pinos que vêm nas ventoinhas.

Corrija-me se estiver errado...

Cumps
 
se és do porto, não conheces a supertecnica ou a aquario? vais lá, levas uma fixa de exemplo, uma fan serve, e dizes que queres dakilo, é k sao precisas umas cenas para cravar nos fios para encaixar nas fichas, se depois nao encomendas isso tens k pagar portes outra vez por uma coisa que custa 10 centimos...
 
se és do porto, não conheces a supertecnica ou a aquario? vais lá, levas uma fixa de exemplo, uma fan serve, e dizes que queres dakilo, é k sao precisas umas cenas para cravar nos fios para encaixar nas fichas, se depois nao encomendas isso tens k pagar portes outra vez por uma coisa que custa 10 centimos...

nao tenho visto preços na aquario porque disseram-me que era muito mais cara. a supertecnica nao conheço (mas já googlei e vi que é na rua de santa catarina, podes-me dizer +/- em que sitio).

pensei que os conectores ja trouxessem os terminais...
vou ver se vejo na aquario entao.

Cumps
 
nao tenho visto preços na aquario porque disseram-me que era muito mais cara. a supertecnica nao conheço (mas já googlei e vi que é na rua de santa catarina, podes-me dizer +/- em que sitio).

pensei que os conectores ja trouxessem os terminais...
vou ver se vejo na aquario entao.

Cumps

se fores a subir a rua é no quarteirão depois do via Catarina... é carote mas para comprares coisas de 3 e 4 € fica-t muito mais caro com os portes do que ires ate lá não é?
 
se fores a subir a rua é no quarteirão depois do via Catarina... é carote mas para comprares coisas de 3 e 4 € fica-t muito mais caro com os portes do que ires ate lá não é?

se calhar até nao....

é que, ainda vou comprar umas cenas para um controlador de fans e, se calhar, um multimetro...

Cumps
 
Back
Topo