Placa rede 1000 ***** compensa ?

vcore

Power Member
Frequentemente transfiro ficheiros de 4 gigas entre os meus dois pc que estão ligados por cabo cruzado usando duas placas de rede 10/100 *****, como é obvio demora um certo tempo a fazer a transferencia entre eles.
Vi numa loja umas placas de rede 10/100/1000 (40 euros) ***** e gostaria de saber se de facto compensa usar essas placas a 1000 ***** e se posso usar o cabo que uso com as 100 *****.....
Obrigado
Artur Alves
 
É preciso cabo Cat5e, que deve ser o que tens... e convém ser com alguma qualidade.

Deves ter cerca do triplo do desempenho das rede a 100mbps.

Cuidado de verificar se a placa é de 32 bits ou de 64 bits.
 
Originally posted by Nemesis11
Mas numa pci 32 bits aquilo não fica limitado à velocidade da PCI?
Se não me engano 133MB/s.

Não directamente pela placa, mas pela soma da placa mais o disco mais o resto do sistema.

A Gb só por si chupa 128 MB/s do barramento PCI.
 
Salvaguardando que o cabo de rede é adequado e os dois computadores são relativamente recentes em termos TEÓRICOS notarás a diferença, já que a 100mbit terás um máximo de transmissão 12.5MB/s (mais real talvez 9MB/s) e com ligações 1000mbit em ambos os computadores terias a possibilidade TEÓRICA de 125MB/s, MAS como é óbvio existem várias condicionantes, como o BUS PCI (referido anteriormente), tipo de sistemas e muito importante os discos duros que num sistema normal é difícil que mantenham taxas constantes de transmissão/recepção de dados superiores a 50MB/s.

Resumindo, creio que seja possível pelo menos duplicar a taxa de transmissão, indo de 100mbit para 1000mbit, mas o melhor seria mesmo que alguém que o tivesse testado, pudesse deixar aquí a sua opinião com dados concretos.

Agora se o dinheiro/tempo gasto no upgrade compensa a redução de tempo para metade/um quarto/??? ; por outras palavras, passar de 7-10 minutos a 2-5 minutos, para transmitir 4GB, compensa o upgrade? Só tu mesmo é que poderás responder e decidir!

Fica bem
 
Originally posted by Nuke

Resumindo, creio que seja possível pelo menos duplicar a taxa de transmissão, indo de 100mbit para 1000mbit, mas o melhor seria mesmo que alguém que o tivesse testado, pudesse deixar aquí a sua opinião com dados concretos.

Err... Gb em PCI32/33Mhz, dá cerca de 300Mbps limpos.

Em PCI64/66Mhz dá cerca de 700/800Mbps limpos, dependendo do chipset.
 
Última edição:
Uma pergunte para o Tafinho?

Ligas uma controladora PCI IDE ATA-100 33MHz a um slot PCI 33MHz de uma motherboard recente e a esta ligas um disco ATA-100 recente, por exmplo um WD 80GB 7200rpm 8MB cache.

"Aproximadamente" que taxa de transferencia média e máxima consegues? Um valor aproximado, já que existem outros factores em jogo que podem afetar a taxa máxima!
 
Originally posted by Nuke
"Aproximadamente" que taxa de transferencia média e máxima consegues? Um valor aproximado, já que existem outros factores em jogo que podem afetar a taxa máxima!

Se o limite não for o Disco consegues debitar entre 75 e 95 MBps, isto dependendo do chipset, e logo dos bigs do repectivo fabricante.

Os Intel não dão mais que 95MBps e os Via não passam dos 75MBps, ambos devido a bugs diferentes.
 
Estas redondamente enganado! e aliás se estás tão certo disso, apresenta alguns resultados.

Então tens de me explicar como o pessoal que trabalha em edição de vídeo com discos IDE em bus PCI 33MHz (o normal) consegue trabalhar com uma taxa tramsmissão de 11.875MB/s (ou como tu preferes dizer 95MBps que aliás estaria mais correcto 95Mbps)?

Basta analisar alguns reviews e ver que os discos duros actuais, estejam estes em IDE ou em slots PCI com controladoras conseguem manter taxas de transferencia leitura/escrita de 30-60 MB/s ou se preferires 240-480mbps.

Existem imensos reviews de performance de discos. Por exemplo:

http://www.xbitlabs.com/articles/storage/display/7200-250-roundup_6.html

Agora a questão de o disco conseguir debitar/receber essa mesma performance via BUS PCI-placa de rede 1000mbps é outra questão e mais uma vez existem muitos outros factores em jogo como por exmplo o número/tamanho dos ficheiros, o estado de fragmentação dos discos, etc.

De qualquer forma para que não haja dúvidas e respondendo à pergunta do início:

http://www.hardwarecentral.com/hardwarecentral/reviews/1487/7/screenshot1042/

http://www.networkstoday.com/article.php?id=9352&page=3


Resumindo mais uma vez a minha opinião. Tendo em ambos os computadores duas placas de rede 10/100/1000mbps com um cabo adequado e sistema devidamente configurado, concerteza que o tempo de transferencia seria menor, mas convém que ponderes bem se o tempo/dinheiro que vais investir compensa a redução de tempo! Tu é que tens de decidir.

Fica bem
 
Obrigado pelas vossas opiniões, pelo menos para o meu caso acho que não compensa o investimento, pois os meus discos não são muito rapidos e não conseguem acompanhar de certeza o aumento de transferência de dados.....e esperar mais uns minutos pela transferência de dados não faz mal a ninguem !
Obrigado
Artur Alves
 
Boas.
Placa de Rede Gigabit é sempre uma boa opção se quiseres ganhar mais um tempito, mas certamente não será muito, mas ganhas algum.
Eu só mudo para Gigabit quando existirem routers/gateway decentes para Gigabit , antes disso, nop.

Tafinho e Nuke isso é tudo muito bonito, mas bem que podiam explicitar algumas coisas dos vossos raciocinios que não estão a explicitar, de forma aos outros users entenderem facilmente o que vocês estão a dizer, i.e. ao menos ponham as contas das conversões de MB/Mbps e os factores que fazem as Gigabit serem limitadas, etc...

Cumprimentos
 
Lapso da nossa parte.

Creio que é mais ou menos assim:

1 Byte = 8 Bites

ou seja uma placa de rede a 100 mbs = 100mbs/8 = 12.5 megas/segundo

ou por exemplo numa ligação por cabo/adsl a 128 kbps é o mesmo de 128/8 = 16 kbps = 16 KB/segundo de velocidade.
 
Originally posted by Nuke
Então tens de me explicar como o pessoal que trabalha em edição de vídeo com discos IDE em bus PCI 33MHz (o normal) consegue trabalhar com uma taxa tramsmissão de 11.875MB/s (ou como tu preferes dizer 95MBps que aliás estaria mais correcto 95Mbps)?


Há gajos ignorantes...
Auto-moderado...


Quando eu digo, 95 MBps, são 95 MegaBYTES pos segundo, que é diferente de 95Mbps, que são 95 MegaBITS por segundo.

Se tivesses lido bem , eu disse:
Err... Gb em PCI32/33Mhz, dá cerca de 300Mbps limpos.
Em PCI64/66Mhz dá cerca de 700/800Mbps limpos, dependendo do chipset.


A velocidade máx. do barramento PCI é 132MBps, mas como tanto as implementações do PCI, tanto da intel como da via têm bugs que afectam o desempenho, estes estão reduzidos a 95MBps e 75 MBps respectivamente.

Se queres aprender alguma coisa podes ler
aqui, mas atencção que tens de tomar atenção é às barras cuja MTU é 1500 bytes, ou seja, o pacote standart de ethernet.

A estes valores tens ainda de contar com a contenção do barramento PCI.


Nuke, se tivesses lido a thread com atenção, tinhas lido isto,
Deves ter cerca do triplo do desempenho das rede a 100mbps.

Que foi dito logo ao princípio.
 
Última edição:
Admito que sou ignorante em muitas mais coisas do que as poucas que sei, algum problema????

Em todo o momento apenas pretendi responder à dúvida da pessoa que iniciou o thread, mas às vezes é dificil ficar a ler e não responder a pessoas que gostam muito de :puke: e em pouco ou nada ajudam a esclarecer as dúvidas e em geral o que fazem é criar >(
 
Originally posted by Nuke
Admito que sou ignorante em muitas mais coisas do que as poucas que sei, algum problema????

Tenho problemas com 2 tipos de ignorantes...

Aqueles que sabem que são ignorantes e não querem aprender.

Aqueles que não sabem e mesmo assim mandam postas de pescada à parva.

Pareceu-me que ficaste no 2º grupo.

Aos restantes "ignorantes" tenho todo o prazer em ensinar e esclarecer dúvidas, porque ninguém nasce ensinado.

Se leres a thread vais reparar que respondi a todas as perguntas que me fizeram.
Se quando leres alguma coisa, não a perceberes, convém que digas que não a percebeste, e não que aquilo que não percebeste está mal.
 
Última edição:
Pronto....pronto...acalmem-se.....já percebi a resposta para a minha duvida, obrigado pelas vossas explicações.
Artur Alves
 
Back
Topo