Placa TV ou Placa Aquisição de Vídeo?

iznougud

I quit My Job for Folding
Boas,

eu quero converter umas coisas que tenho em cassetes VHS e camcorder para DVD. Já andei a ver e perece-me que regra geral, as placas de TV incluem esta funcionalidade, mas sendo assim quais as vantagens das placas de aquisição de video? Alguem me sabe explicar as diferenças?

Cumprimentos
 
Bem, para o que queres fazer, passar as cenas pra dvd, tens varios caminhos, penso que estes sejam os mais usados :

1º Se a cam é recente, o melhor é usares a firewire, pois a taxa de transferencia é bastante rapida... Se não tiver, tens que passar tudo para o video...

2º O video podes o ligar tanto por uma placa de captura de video, que serve tb para poderes ter por exemplo um sistema de segurança com cam´s , ou por qualquer placa grafica que tenha entrada spdif ( digital ).

Depois convem teres uma maquina razoavel para converteres isso pra formato de DVD.

Espero ter ajudado.
 
Normalmente, as boas placas de aquisição de vídeo fazem a conversão por hardware, o que faz com que a qualidade final seja bastante superior, para além da conversão ser mais rápida. Tirando estas vantagens (que não são pequenas), só vejo maior variedade de entradas, uma vez que não existem muitas (se é que existe alguma) placas de tv com firewire. :001:
 
VHS não dá por Firewire...
O ideal é aranjares um bom video ou camara de video e uma placa com captura de mpeg2 por hardware.
Placa de TV dá para capturar mas é melhor por hardware mesmo para não haver problemas de sincronia e assim...

Uma grafica All-In-Wonder faz o serviço ou uma q diga PVR...
 
Funny, a ultima vez que andei a ver, as All In Wonder e as Hauppage PVR eram todas placas de TV... go figure...

E se acham que desync é só em placas de tv baratas, andam á pouco tempo no negoocio dos NLE's :P A questão nunca é se desvia ou não, e sim quanto por unidade de tempo. Btw, o desync é progressivo, logo, depende muito do tempo final do video.

Se tiveres pouco $$$ PlayTV Pro Ultra. A parte de captura não é má de todo (ADC 10b), a de TV é :( A qualidade não é brilhante, mas é +- entre o VHS e o SVHS. Com mais $$$ uma Pinnacle AV/DV. Com muito $$$ tens uma porrada de coisas boas por onde escolher :)

Btw, esquece a conversão MPEG2 por HW. O processo offline pode demorar tempo, mas sempre tens mais opções/controle.
 
ShadeX disse:
Funny, a ultima vez que andei a ver, as All In Wonder e as Hauppage PVR eram todas placas de TV... go figure...

E se acham que desync é só em placas de tv baratas, andam á pouco tempo no negoocio dos NLE's :P A questão nunca é se desvia ou não, e sim quanto por unidade de tempo. Btw, o desync é progressivo, logo, depende muito do tempo final do video.

Se tiveres pouco $$$ PlayTV Pro Ultra. A parte de captura não é má de todo (ADC 10b), a de TV é :( A qualidade não é brilhante, mas é +- entre o VHS e o SVHS. Com mais $$$ uma Pinnacle AV/DV. Com muito $$$ tens uma porrada de coisas boas por onde escolher :)

Btw, esquece a conversão MPEG2 por HW. O processo offline pode demorar tempo, mas sempre tens mais opções/controle.
Tá tudo dito.....
 
iznougud disse:
Boas,

eu quero converter umas coisas que tenho em cassetes VHS e camcorder para DVD. Já andei a ver e perece-me que regra geral, as placas de TV incluem esta funcionalidade, mas sendo assim quais as vantagens das placas de aquisição de video? Alguem me sabe explicar as diferenças?

Cumprimentos


Pl.TV = sintonizador de TV com 2 entradas , coaxial e S-video
Pl.captura = chip dedicado para compressao MPEg e entradas (normalmente é DVI (que é apenas o nome do firewire das camaras digitais?)) e coaxial/s-video/rgb+som (depende deplaca pra placa) e traze mtb programas de edição + "sérios".

Tens 3 hipoteses:

1 - A extração analogica via coaxial/s-video e conversão usando o CPU para converter para MPEG.
2 - a extração digital (firewire) usando o CPU para converter para MPEG.
3 - Extração digital e usar a placa para converter para MPEG.

Nota: Convem extrair em qualidade DV e depois converter para MPEG(I ou II) ou mesmo apra MPEG4 (depende do que quiseres fazer depois com os videos)

videos VHS segues a 1ª hipotese se tiveres pl.tv e/ou pl.ed. com entradas "classicas".
videos de camara (se tiveres DV-out na camara e firewire no PC) segues a 2ª ... senão segues a 1ª.
Comprar placa de edição de video ou pl.tv... se não tiveres firewire no PC (palca externa custa 15/20€ acho) e pl.tv (das mais baratas custa 50€), se fores converter muita coisa talvez compense uma pl.edição que tenha compressão por hardware senão uma das outras acima deve chegar.

EDIT: No meu caso pessoal tenho apenas uma VELHINHA pinnacle PCTV Pro (som Stereo e captura DV , MPEG , AVI etc) e uma pl.firewire externa (a a7n8x-x nao tinha firewire) e costumo fazer capturas do video para a pl.tv e da sony pra pl.firewire <- sempre em video DV ou MPEG (com a qualidade maxima que os discos deixarem). ;)
 
Última edição:
Back
Topo