1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Placa Wireless c/ Ralink

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por tmafcerqueira, 21 de Dezembro de 2006. (Respostas: 5; Visualizações: 1839)

1. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Qual a melhor placa wireless a funcionar out of the box com a maioria das distribuiçoes? Tenho uma com chipset rt2500, uma Level One WNC 0301, mas tem-me vindo a dar problemas e tava com ideias de trocar... Alguma sugestao?
    Ja agora, vou instalar gentoo, e ouvi dizer que aqui à uns tempos era tramado instalar wireless no gentoo. Como e que esta essa situaçao agora?
    Desde ja agradecido

Última edição pelo moderador: 23 de Dezembro de 2006
  2. fgkrew

fgkrew Power Member

placa wireless com chip rt61 no linux

boas.

a minha questao e a seguinte:
    tenho o winxp e agora queria instalar tambem o linux mas nao sei que destribuicao suporta a minha placa wireless da edimax com chip rt61 da ralink....

alguem ja funcionou em linux com alguma placa com este chip?

desde ja
    obrigado e boas festas hehe

3. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Placas com chipset Ralink têm drivers OpenSource. Por isso, deverá funcionar em linux.
    Há suporte linux para o mesmo, oficial e o projecto Rt2x00. São várias distros que ja o têm pre-compilado (ubuntu, suse por ex).

4. Eu tenho uma placa RaLink 2500 Pci a funcionar no Gentoo Linux. Tive a utilizar durante uns tempos as drivers opensource para a placa, mas actualmente estou a utilizar o ndiswrapper com as drivers do windows e o Wpa_Supplicant, isto porque algumas redes wireless que utilizo frequentemente necessitam de certificados específicos que não consegui por a funcionar com as drivers opensource (e para os quais o wpa_supplicant fornecem muitas mais opções). Infelizmente, por enquanto, o wpa_supplicant não funciona com as drivers opensource.

Para ti se apenas precisares de te ligar a redes wireless com wep ou wpa, podes utilizar as drivers open-source acessíveis no gentoo através do pacote "net-wireless/rt2500" (emerge -av net-wireless/rt2500) ou, se preferires utilizar as drivers mais recentes da àrvore CVS de desenvolvimento geralmente mais instáveis, o pacote "net-wireless/rt2x00" que englobam também outros chipsets que não o rt2500. Nota que se utilizares este último pacote tens de definir a USE flag da tua placa, para o gestor de pacotes saber qual a driver que deve compilar no teu caso deverá ser a flag "rt2500pci" para a placa pci ou "rt2500usb" para a placa usb. eu fiz isto adicionando a linha "net-wireless/rt2x00 rt2500pci" no ficheiro "/etc/portage/package.use".

Para mais informações sobre como efectuares as configurações wireless no gentoo consulta o guia http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Wireless_Configuration_and_Startup.

Boa sorte

Ps - Se queres ter uma placa a funcionar OutOfBox, aconselho-te uma placa wireless pci da Intel... Como existem muitas portáteis com placas deste fabricante o suporte para as mesmas já é bastante aceitável. No entanto eu à um ano andei à procura de uma placa destas e não consegui achar cá em portugal. Foi por isso que comprei RaLink, pois para além de ser das poucas que encontrei com um preço bastante acessível (cerca de 30€), era uma das melhores no suporte a linux. Um abraço

Última edição: 27 de Dezembro de 2006
  5. O projecto Rt2x00 (http://rt2x00.serialmonkey.com) dá suporte a grande parte (se não mesmo todos) os chips da RaLink. A tua placa não é excepção e à partida qualquer distribuição que tenha este pacote, deverá conseguir suportar sem problemas a tua placa. No entanto se tiveres problemas tens sempre a possibilidade de utilizar ndiswrapper que é um "tradutor" que permite que utilizes drivers wireless windows no linux sem problemas. Se quiseres a sugestão de uma distribuição simples e que quase de certeza tem apoio à tua placa, aconselho-te Ubuntu linux. Mesmo que não funcione "outofthebox", a comunidade de utilizadores desta distribuição é cada vez maior, pelo que não deverá ser dificil conseguir apoio no forum ou no wiki deles.

Boa sorte.

6. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Boas
    Obrigado pela ajuda phoenux, mas acredita que o que ouvi agora foi chines completo! flags???! Mas que é isso e tal? Sempre pensei no portage como uma especie de APT. Hoje vou pesquisar mais sobre o portage. Escusado sera dizer que ainda nao instalei gentoo... Estou a limpar o disco onde vou instalar porque tenho la informaçao que nao posso perder e tenho medo de me lixar na tabela de partiçoes... Dentro de uns dias em principio fica ok;)

Partilhar esta Página