Placas gráficas --> Mac

rmirandes

Power Member
Boas..
Será que algum de vós sabe o porquê das placas graficas serem diferentes entre Mac e PC ??
A mim, não é que trouxesse vantagens (utilizo um Imac e um MBP, logo não as poderia trocar).
Já no caso do Mac Pro, não é bem assim :lol:
Com o mercados dos jogos em "expansão" na plataforma Mac, seria uma boa vantagem poder trocar de grafica, sempre que tal fosse preciso.


offtopic:
Pelo que estive a ler algures na net, no caso de o Mac Pro estar a correr Windows, funcionam com as gráficas de um PC.
O mesmo não acontece quando está a correr OS X..

Cumprimentos!
 
Última edição:
Boas..
Faço entao as perguntas separadamente.
À qual souberem responder, digam :lol:

1º Porquê que as placas gráficas dos "PC's" não funcionam no MAC (Mac Pro)??

2º Modelos diferentes do Mac Pro ("2006" vs 2008), não funcionam com o mesmo modelo de placas gráficas. Isto é, cada Mac Pro tem as suas gráficas "adjacentes". Ora, sendo que essas graficas sao feitas para o Mac, porquê que isso acontece?

EX: A Nvidia 8800GT tem duas versoes "MAC".. Uma para o Mac Pro ("2006") e outra para o Mac Pro (2008).

3º Esta parece ser a mais confusa, até para eu me conseguir exprimir! :004:
Ao que parece, se colocarmos uma grafica XPTO no Mac Pro, e tentarmos arrancar com o MAC OS X, não vamos conseguir (Vai de encontro a 1ª pergunta). Mas, se tentarmos arrancar com o Windows, vamos ter sucesso.. Como é que isso pode acontecer?

Cumprimentos!!!

---------
Offtopic:
Faço a pergunta 1 e 3, por causa da 2 :lol:
Eu penso que o problema na compatibilidade entre MAC e PC esteja no firmware usado nas graficas.. Mas, o que destorce esse "pensamento" é a pergunta 2, à qual não consigo sequer arranjar explicaçao!
 
Vamos ver se isto responde à tua dúvida.

A apple apenas permite nas suas máquinas o hardware que eles assim entendem, para tal eles lançam drivers para esse hardware num update de software (em caso de novo modelo) ou já embutido no OS no caso dos modelos velhos. Então imagina que por exemplo tens uma gráfica que já houve em macs e que a queres usar, podes fazê-lo sem qualquer problema, agora as gráficas que nunca existiram em macs, poderás ter incompatibilidade, problemas a nível de desempenho, ou até pode ser que dê tudo bem, é um tiro no escuro.

Se queres um exemplo, a ATI acabou de lançar a ATI Radeon HD 3870 Mac & PC Edition, sendo que a Mac edition tem algumas diferenças no que diz respeito a pixel shader e pouco mais, esta gráfica vai estar disponível nos Mac Pro dentro em breve, e quando assim for, a apple irá lançar um update de software para permitir que esta nova gráfica seja integrada no seu OS e os utilizadores poderão ir comprá-la e fazer assim um upgrade à sua máquina. Claro que isto só é feito porque houve previamente um acordo entre a apple e o fabricante para disponibilizarem este produto, caso contrário tal não seria possível devido à política da apple.


Espero ter esclarecido.

Já agora caso estejas interessado e para muitos que dizem que o hardware nos mac é todo igual ao dos pcs, ponho aqui link de specifications para ambos os modelos desta nova placa e após matutarem a cabeça e googlarem um pouco talvez percebam alguma coisa. ;)

ATI Radeon™ HD 3870 Mac Edition
ATI Radeon™ HD 3870 PC Edition


P.S.: Não é o único hardware que fazem versão pc e mac, embora à primeira vista as diferenças não pareçam ser significativas, para quem tem um mac e usa OSX nota bem isso em jogos, core animation e muito mais. Claro que muito se deve ao OS. ;)
 
Última edição:
Boas..

Pegando naquilo que tu disses-te:
"... Então imagina que por exemplo tens uma gráfica que já houve em macs e que a queres usar, podes fazê-lo sem qualquer problema, agora as gráficas que nunca existiram em macs, poderás ter incompatibilidade, problemas a nível de desempenho, ou até pode ser que dê tudo bem, é um tiro no escuro."

Vi isto no site da Apple ( http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=305346 ), o que me leva a concluir, que mesmo que tenhas uma grafica que existiram em Mac, elas não vão funcionar a não ser na propria "familia" para a qual foram lançadas..

Continuo fazer a pergunta, que serve de exemplo: O porquê da Apple ter duas graficas iguais ( Nvidia 8800GT ), mas uma só funciona no Mac Pro 2006, e a outra so funciona no Mac Pro 2008??
Haverá algum "misterio" para isso acontecer? :lol:

Cumprimentos!
 
Última edição:
Isso dever-se-á a terem sido exclusivamente feitas para esses modelos e estarem dependentes de outros requisitos de hardware, tal como chipset e afins. Mas julgo que isso não seja tão linear como é aí apresentado.
 
Pelo que sei, as gráficas de um não funcionam noutro (já desde os tempos dos G4 AGP e amigos), devido apenas à BIOS.
Tanto que há muitos possuidores de Mac's AGP que flasham gráficas AGP de PC (penso que da família Radeon 9x00) com a rom de Mac (UGA acho, ao contrário de VGA dos PC's) e ficam com as mesmas a funcionarem.

Em relação aos novos Mac's intel, penso que também terá algo a ver com o facto de os Mac's usarem EFI (que acho que já inclui os firmwares (ou parte de) ou então algum sistema especifico que faça apenas funcionar gráficas para Mac) ao invés das BIOS existentes em 99% das boards para PC.
 
Pelo que sei, as gráficas de um não funcionam noutro (já desde os tempos dos G4 AGP e amigos), devido apenas à BIOS.
Tanto que há muitos possuidores de Mac's AGP que flasham gráficas AGP de PC (penso que da família Radeon 9x00) com a rom de Mac (UGA acho, ao contrário de VGA dos PC's) e ficam com as mesmas a funcionarem.

Em relação aos novos Mac's intel, penso que também terá algo a ver com o facto de os Mac's usarem EFI (que acho que já inclui os firmwares (ou parte de) ou então algum sistema especifico que faça apenas funcionar gráficas para Mac) ao invés das BIOS existentes em 99% das boards para PC.

Errado pois já por várias vezes que troquei gráficas de "pc" por gráficas de mac nos G4. Tem a ver com o que referi no meu primeiro post.


Quanto à pergunta onde ainda se tem dúvidas, é em duas placas suspostamente iguais em que uma só dá no Mac Pro de 2006 e outra só dá no Mac Pro de 2008, sendo que ambos são macintel e ambos correm EFI.
 
Back
Topo