Plaga gráfica substituida, tem garantia de 2 anos?

Pain_Sama

Power Member
Boas, longa história, gráfica substituida em 2016 (dentro da garantia, PC montado em 2014).
Este ano a gráfica voltou a dar problema, não tem reparação, pedi pra substituir por uma nova pagando o valor a mais (diferença de 100€)

Hoje fui informado que ja posso ir levantar o computador, pergunto qual seria o valor a pagar e dissem me que tenho de pagar o valor total da gráfica nova.

A gráfica e um GTX 1060, por 260€, a anterior era de 166€.

Dissem me que a gráfica foi para o fornecedor, que o fornecedor é espanhol e que não quer dar o valor da placa gráfica pois já foi substituída uma vez e porque a lei europeia é assim.

Disseram para ir levantar o pc, pagar o valor total da gráfica e que depois quando receberem a resposta do fornecedor, e se eles derem o valor original (os 166€), que depois é que me dão o dinheiro. Isto se o fornecedor ceder.

A minha pergunta é, isto é normal/legal?

Porque, pelo que sei, desde que alguma coisa é substituída, volta a ter os 2 anos de garantia, pra alem do mais que fiz uma compra numa loja portuguesa, não numa espanhola.

E para além disso disseram que em princípio não iria obter a resposta dentro dos 30 dias legais de reparação, porque não é obrigação deles, mas sim do fornecedor e que os fornecedores não se regem por essa regra.

Quer dizer, pago uma nova gráfica praticamente, e a que foi para garantia? podem nem sequer me devolver o dinheiro?

Agradecia uma resposta o mais rapido possível, queria passar na loja já amanhã e queria saber se o isto é normal/legal.

O pc entrou para garantia dia 27 de Março.
 
Faz forcing ameaça com livro de reclamações
e n pagues nada porque se o fornecedor n pagar a grafica nova quem o tem de fazer é a loja a garantia em portugal é 2 anos. de onde a loja a mandou vir já n é do teu interesse. Falo por experiência propria aconteceu-me o mesmo com uma ps4. Tambem vieram com a historia que era de fornecedor espanhol e que n aceitava a avaria e que eu iria ter de pagar 130 € da substituiçao de uma peça. Escrevi no livro n paguei e nem 3 dias depois ligaram para ir levantar o ps4 sem qualquer encargo.
 
Última edição pelo moderador:
Yup, Exatamente...

Próxima vez que te fizerem uma substituição deste género (mesmo não tendo pago extra para esse outro produto), pede sempre a fatura... Apartir do momento que te fazem uma substituição, o tempo de garantia volta ao príncipio, 2 anos apartir do momento que te trocaram o equipamento.
 
Faz forcing ameaça com livro de reclamações
e n pagues nada porque se o fornecedor n pagar a grafica nova quem o tem de fazer é a loja a garantia em portugal é 2 anos. de onde a loja a mandou vir já n é do teu interesse. Falo por experiência propria aconteceu-me o mesmo com uma ps4. Tambem vieram com a historia que era de fornecedor espanhol e que n aceitava a avaria e que eu iria ter de pagar 130 € da substituiçao de uma peça. Escrevi no livro n paguei e nem 3 dias depois ligaram para ir levantar o ps4 sem qualquer encargo.
Eu achei muito estranho, mas como nunca me aconteceu nem nunca ouvi nada parecido...
por isso e que antes de ir la (amanhã ou quinta) decidi vir aqui perguntar se isto é legal sequer... Porque pra mim o normal seria eu pagar o valor a mais, ou seja a diferença de valores entre as gráficas...

Se eles disserem o contrário, tenho alguma lei para este caso? Se alguém souber qual é ficava agradecido
 
Última edição:
DL 84/2008
No artigo 5º do Anexo: "6 - Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente, de bem móvel ou imóvel. "
 
Bem já esta resolvido, obrigado a todos :D

Como estava a trabalhar não pude ir à loja, foi a minha irmã. Eles bem que não queriam ceder, depois de muita conversa a minha irmã pediu para retirar a placa gráfica e, quando estivesse acabado, para trazer o livro de reclamações.

Acho que o Sr lá foi para dentro de um escritório, e passado 5 mins queria um acordo xD
Resumindo, paguei a diferença como era de esperar.

Agora só espero que não volte a acontecer... Tinha a loja em boa conta e é uma das mais conhecidas do país...
 
Bem já esta resolvido, obrigado a todos :D

Como estava a trabalhar não pude ir à loja, foi a minha irmã. Eles bem que não queriam ceder, depois de muita conversa a minha irmã pediu para retirar a placa gráfica e, quando estivesse acabado, para trazer o livro de reclamações.

Acho que o Sr lá foi para dentro de um escritório, e passado 5 mins queria um acordo xD
Resumindo, paguei a diferença como era de esperar.

Agora só espero que não volte a acontecer... Tinha a loja em boa conta e é uma das mais conhecidas do país...
Ainda brm que se resolveu sem teres de te chatear muito. E ate te digo mais se a grafica for a mesma nem a compensação tinhas de dar, agora se for posta uma superior ai sim tens de compensar com o resto..
Em que loja foi já agora?
 
Ainda brm que se resolveu sem teres de te chatear muito. E ate te digo mais se a grafica for a mesma nem a compensação tinhas de dar, agora se for posta uma superior ai sim tens de compensar com o resto..
Em que loja foi já agora?
Foi substituída por uma superior, paguei a diferença claro.
Tens pm sobre o nome da loja
 
Bem já esta resolvido, obrigado a todos :D

Como estava a trabalhar não pude ir à loja, foi a minha irmã. Eles bem que não queriam ceder, depois de muita conversa a minha irmã pediu para retirar a placa gráfica e, quando estivesse acabado, para trazer o livro de reclamações.

Acho que o Sr lá foi para dentro de um escritório, e passado 5 mins queria um acordo xD
Resumindo, paguei a diferença como era de esperar.

Agora só espero que não volte a acontecer... Tinha a loja em boa conta e é uma das mais conhecidas do país...
(y) envia-me tb por MP o nome da loja por favor. Abç
 
Também já tenho a MP . Nessa loja não vou comprar mais nada. Tem que se boicotar este tipo de lojas que não respeitam o consumidor e que tentam ludibriar as pessoas.
 
Back
Topo