1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Planeamento de Rede...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Any, 11 de Agosto de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 991)

1. Any

Any Power Member

Bem estou a reestruturar a minha rede de casa, e venho pedir alguns conselhos ao pessoal mais entendido que eu na matéria para a construção do diagrama que será a minha futura rede domestica... sendo assim cá vou...

Tenho neste momento o seguinte esquema:

Passo a designar os diferentes perifericos:
    Desktop - Laptop -> pcs normais
    ServerMachine -> maquina para fileserver, gestor de torrents, etc
    SpeedTouch ADSL - Modem / Router Alcatel Speedtouch
    Router - WL500Gp - Access Point, router
    IPTVBox - box da smartv

Ora a minha questão é a seguinte, com tantos dispositivos que poderei configurar para fazer o que?
    Queria optar por algo deste genero:

Mas a questão vem agora, que poderei colocar o servidor a fazer?
    DHCP? ou deixar isso para o Speedtouch ou mesmo o WL500gP?
    DNS, sera mesmo necessário?
    Firewall? ou fiar-me na do speedtouch

Aguardo comentários e sugestões

2. miraportuga

miraportuga Power Member

Ora bem, para simplificar o processo julgo que deveria ficar, o speedtouchc como DHCP server, e se tiver a função de dns server tambem nao era mau pensado. Agora, o esquema que tens ai parece-me bem. Quanto a firewall, a do router á partida chega, isto claro se juntarmos um bocadinho de bom senso por parte dos utilizadores, caso mesmo assim queiras por, tens a comodo que é bastante boa e grátis.

Cumps

3. Kain

Kain Power Member

Antes de mais, qual é o SO do servidor??

4. Any

Any Power Member

A maquina neste momento tem 2003Server mas podera levar uma distro de linux se caso for mais apropriado...

(Se bem que penso que para controlar os torrents remote desktop seria melhor nao?)

5. BigPT

BigPT Power Member

Podes controlar os torrents por webGUI ou por remote desktop que também existe nas distros de linux.

No servidor podes por uma proxy, cache dns e dhcp (caso não querias usar o do modem).

6. Any

Any Power Member

realmente n sabia que linux tinha algo semelhante ao RemoteDesktop!

7. Kain

Kain Power Member

Tens por exemplo o VNC que tem distros que funcionam em quase qualquer SO existente.

Se tens um Server 2k3 podes perfeitamente usar o servidor como dns e dhcp para o segmento de rede que vai ficar atras dele.Se deixares no Speedtouch vais ter problemas quando colocares o servidor pelo meio.

Se a box IPTV funcionar bem com IP fixo metes tudo antes do servidor com IP fixo e depois do servidor por dhcp (exepto o AP).

Depois usas o servidor para "ligar" as duas redes.

Quanto ao DNS, obrigatoriamente tens de ter para resolver nomes na internet. Podes não ter um interno mas tens de usar pelo menos um externo a que todos possam aceder. Pessoalmente eu colocava o servidor como DNS para a rede local. Ele faz os querys la fora e responde aos clientes internos.

Mas claro para tudo isto funcionar povavelmente vais ter de usar o RRAS no teu servidor.

8. BigPT

BigPT Power Member

Para remote desktop o Free NX. Nos pcs com windows que acedem instalei o cliente da NoMachine. O remote desktop do windows é mais pratico porque o cliente já vem com o windows XP.

Partilhar esta Página