Planeio entrar no mundo Linux

Executer

Power Member
Boas!

Estou a planear entrar neste "mundo", que é completamente desconhecido para mim.
Porquê? Simplesmente para experimentar. Quero ver se gosto. Se prefiro usar Ubuntu (é o que planeava usar, têm outras sugestões?) ou Windows. Vi a demo do Ubuntu online e gostei muito. Mas tenho receio que seja complicado... isto é, eu, pessoalmente, em Windows nunca usei a consola (p.ex.), e pelo que percebi usar Linux requer conhecimentos "avançados" do software, que não é o meu forte.
De qualquer forma, estava a pensar instalar Ubuntu com o Windows Installer (http://www.ubuntu.com/download/desktop/windows-installer). Algumas das minhas dúvidas são:
- ao usar o Windows Installer, não mexe em nada com o que tenho atualmente no Windows, certo? Isto é, posso instalar que fica tudo bem? Foi o que supus, uma vez que depois, ao iniciar sessão, me permite escolher entre Ubuntu e Windows, pelo que percebi. Basicamente: é seguro e aconselhável usar este método para experimentar?
- o meu PC aguenta com o Ubuntu? Especificações: Windows Vista Home Premium, Intel Pentium Dual CPU T3200 @ 2.00GHz 2.00GHz; 3,00GB RAM; SO 32 bits
- imaginando que instalo, uma das vantagens é a (quase total?) segurança/imunidade a malware. Se ao usar Ubuntu ficar infetado com vírus de Windows, sei que não afeta o Ubuntu. Mas irá afetar o Windows que tenho instalado no PC? I.e. se depois for ao e-mail em Windows, posso colocar a minha privacidade em risco?
- se não gostar da experiência, é possível remover completamente o Ubuntu do computador sem causar danos ao Windows?

Admito que estou um pouco relutante em experimentar, a verdade é que me parece muito interessante e prático, mas toda a minha vida usei Windows. Estou disposto a passar pela fase de adaptação, que existe sempre, mas gostava de ouvir de quem já experimentou.

Ainda não tive tempo para ler os tópicos importantes espalhados pela secção, mas faço questão de os ler amanhã. Estou a escrever este texto "à pressa".

Obrigado
 
Última edição:
Boas, não tenhas medo de entrar neste "mundo" que não existe nenhum bicho papão e as dificuldades que encontrares provavelmente alguém também já as teve, pelo que uma procura no google com algum tempo podes resolver os teus problemas.

Eu vou-te dizer o que costumo dizer a quem acabo por instalar Ubuntu ou derivados, que é para tentares te abstrair o máximo do Windows, as pessoas estão formatadas com a facilidade do Windows que quando lhes aparece algo "mais" complicado ficam logo todas chateadas que não trabalha como deve de ser e que é uma porcaria, por isso tenta te abstrair um pouco do windows e não penses que uma coisa não trabalhar à primeira é o fim do mundo.

Tens duas hipóteses de experimentar o Ubuntu sem danificares nada, essa do Windows installer e numa virtual machine tanto uma como a outra não terás a mesma performance que o sistema instalado nativamente no disco, por isso prepara-te para alguma lentidão (mais na máquina virtual que através do installer).

O Windows installer o que faz é basicamente instalar o Ubuntu como um programa do Windows, ocupando uma quantidade, definida por ti do disco e usando esse espaço para instalar o sistema. Depois de instalado no Windows e de fazeres reboot, irá aparecer um menu para escolheres o Windows ou o Ubuntu e continuará a aparecer até desinstalares o Ubuntu. Este método é seguro e para experimentar até é um bom método, o teu Windows deste modo estará intacto de tudo o que faças no Ubuntu.

O teu pc aguenta perfeitamente o Ubuntu, eu uso num netbook mais fraco que esse portátil por isso não te preocupes.

Sim uma das vantagens dos OS´s Linux é a quase ausência de vírus e companhia, se apanhares um dos poucos vírus que existem no Ubuntu instalado dessa forma não haverá problema pois ele está instalado num tipo de sandbox (penso eu que seja isto que acontece) ou seja tudo o que acontece "lá dentro" fica lá dentro. No caso de apanhares vírus no Windows também penso que não haja problema no Ubuntu.

Se não gostares da experiência só tens de ir ao painel de controlo e desinstalares o Ubuntu como qualquer programa normal do Windows.

Eu pessoalmente aconselho primeiro usar uma máquina virtual e depois ou passar logo para dual-boot ou usar essa opção se for mais viável. Fica ao teu critério.

Espero ter ajudado, alguma coisa pergunta que irá com certeza ser respondido.

Cumps
 
Para quem é novato tem que primeiro testar numa máquina virtual ou então num livecd, só quando te sentires à vontade é que deves proceder à instalação no disco.

Como já adivinho a pergunta seguinte, ficas já com a resposta: não há a melhor distribuição, existe uma ou algumas que podes gostar mais que outras, no fundo tens que experimentar várias para encontrares a tal. Fica a lista com distribuições para iniciados: http://deltabit.blogspot.pt/2011/11/gnulinux-distribuicoes-para-iniciados.html
 
Boas, :D

Por acaso, já tinha decidido instalar Ubuntu, por ser o que dispõe uma maior comunidade e assim ser mais fácil encontrar soluções a problemas que enfrente, eventualmente.

A opção do Windows Installer parecia-me tentadora, uma vez que era simples instalar e tudo mais.
Aconselhas mesmo usar uma máquina virtual? Ainda não percebi as vantagens...

Já agora, um dos programas de Windows que uso muito e não existe em Linux é o Windows Live Messenger. Sei que existem substitutos em Linux... mas o que é relevante é: algum deles guarda o histórico das conversações? No uso que lhe deu, é importante que o histórico fique gravado.
 
Já não uso messenger há muito tempo, mas quando usava havia essa possibilidade, eu até costumava ter os contactos ordenados pelo tamanho do histórico (possivelmente no pidgin ou kopete, ou em ambos).

Em relação à outra pergunta, a vantagem é que não precisas de reiniciar o computador para alternar entre sistemas nem tens de alterar partições do disco. A desvantagem é que só com 3 GB de RAM não vais poder dar muita memória à máquina virtual. 1 GB chega bem para um sistema leve, mas se te pões a usar programas mais pesados vais ter problemas, a juntar ao overhead da própria virtualização.
 
Na minha experiência, por muito boas que sejam as intenções iniciais, é difícil manter a dedicação quando se tem outro sistema operativo como "muleta" no mesmo computador.

Não tens por aí um computador velho, mas funcional, que possas converter ao linux?
 
Olá a todos.

estou a instalar o Elementary OS em Virtual Machine (só para experimentar, por enquanto, o GUN/Linux). Coloquei 512 mb RAM porque era o que vinha padronizado... Depois vou ver o Ubuntu.

@thendless: tenho, e já pensei nisso. É um PC fixo que ninguém aqui em casa usa. Achas que vale a pena? Eu pessoalmente prefiro usar laptops.
 
A vantagem da máquina virtual é que podes instalar sem modificar nada no teu computador, portanto se a instalação der cagada, ao menos também não perdes nada. E assim podes constatar se o teu hardware (ou parte dele) é compatível ou não.

Quanto a alternativas ao WLM:

aMSN
Pidgin
Kopete
Emesene

Pessoalmente prefiro aMSN e Emesene creio que todos guardam histórico de conversação é uma questão de veres as opções.


Se tens um pc fixo que ninguém usa, tens aí a oportunidade para instalar e testar várias distribuições e aplicativos sem te chateares, além de que é uma opção mais rápida.
 
Última edição:
Testei o Elementary OS apenas por algumas horas em VM e fiquei um pouco desiludido relativamente às expectativas que tinha quando vi a página. O Ubuntu oferece uma qualidade muito superior, na minha opinião.

O problema é que o uso de uma VM não é o melhor para testar exaustivamente o SO. A lentidão é terrível...

Camuflage, existe a opção de correr Ubuntu no PC fixo, mas o problema é que honestamente eu prefiro dezenas de vezes mais usar um portátil; além disso, o dito computador não tem ligação à internet (ninguém o usa e nunca nos preocupamos com isso). Posso, claro, resolver isso e configurar o Ubuntu como único SO desse computador, mas honestamente estou mais virado para um dual boot no meu computador portátil (as especificações estão no tópico, na mensagem inicial). Não achas que seja uma boa ideia?

Obrigado!
 
Come to the Linux side, we have TERMINAL! :D

Estou realmente tentado a fazê-lo. :D A utilização do método do Windows Installer (referido no primeiro post) é viável se quiser fazer do Ubuntu o meu SO principal? Não estou muito à vontade com instalação do OS em dual boot, nunca fiz nada semelhante :/ (sim, espantem-se :D) e não quero continuar com Windows no computador...
 
Última edição:
Se tens 4Gb de ram, da-lhe na maquina virtual 1Gb vais ver se fica melhor.

Vai testando várias distribuições, o elementary como diz o nome é simples, mas também bastante pratico. No site que te indiquei tens lá mais opções, é uma questão de ires testando como mencionei atrás.
 
Para instalares em dual boot, cria um live cd ou uma live pen com Ubuntu, selecciona no arranque para arrancar pelo que usaste e, ao instalar o Ubuntu, ele pergunta se queres instalar ao lado do Windows e faz-te as configurações necessárias para que fique tudo direito. De referir que vais passar a ter um menu GRUB no arranque para escolheres em que SO queres fazer boot.

Já agora, eu tenho Windows no mesmo portátil, nunca o tirei, mas é mesmo raro usá-lo. Quando tenho de lá ir é mesmo "eish! ao tempo!" :P A minha namorada também tem o Windows e também já usa Ubuntu por defeito. É mesmo uma questão de o pores como SO por defeito, psicológicamente torna mais fácil o "desmame" do Windows. :P

Força nisso!
 
Back
Topo