tripas
To fold or to FOLD?
http://economia.publico.pt/Noticia/...aredes-e-cria-ate-1000-novos-empregos_1443781Cisco constrói fábrica em Paredes e cria até 1000 novos empregos
A multinacional de origem norte-americana Cisco, líder mundial em soluções tecnológicas, prepara-se para anunciar a construção, no concelho de Paredes, de um centro mundial de investigação, desenvolvimento e produção de sensores de rede. O anúncio será feito depois de amanhã, na Casa de Cultura de Paredes, pelo vice-presidente para a Inovação da Cisco, Thierry Martens. O ministro da Economia, Vieira da Silva, deverá estar presente.
Não foi por enquanto possível apurar o montante de investimento em causa, até porque os intervenientes no processo assinaram um contrato de sigilo, mas tratar-se-á de uma empresa com um peso futuro significativo ao nível das exportações portuguesas. Um observador deste processo estima, inclusive, que este centro mundial de sensores de rede poderá ter um impacto na economia portuguesa semelhante ao que teve a fábrica de automóveis Autoeuropa aquando da sua fundação.
A Cisco obteve financiamento para o novo centro junto da banca internacional e prevê-se que a primeira mão-de-obra, com elevado grau de especialização, entre ao serviço da empresa dentro de ano e meio. A multinacional estima que a força de trabalho poderá variar entre 400 e mil postos de trabalho quando o centro de sensores de rede entrar em velocidade de cruzeiro. Trata-se do segundo maior centro da Cisco deste género, encontrando-se o primeiro em Londres. Entre o começo das negociações com a multinacional norte-americana e o arranque do funcionamento do centro de sensores de rede em Paredes terão decorrido cerca de três anos e meio.
Esta é a primeira empresa a instalar-se no chamado PlanIT Valley, uma cidade sustentável e inteligente que irá nascer em Paredes com muita ambição: prevê-se a criação de 20 a 30 mil empregos num prazo de seis a sete anos. Trata-se de um projecto com Potencial de Interesse Nacional (PIN), com um investimento previsto na ordem dos 10 mil milhões de euros.
Pelo que o PÚBLICO apurou, nas próximas semanas serão anunciadas mais duas empresas que irão instalar-se no PlanIT Valley, também já considerado por alguns como o Silicon Valley português. São também duas empresas de base tecnológica, uma delas britânica e outra com dimensão multinacional. Notícias recentes têm apontado nomes como McLaren, Microsoft e Siemens como algumas das empresas que seguirão ao passos da Cisco.
Numa primeira fase, o PlanIT Valley irá dispor de uma área de 37 hectares (cerca de 37 campos de futebol), sendo que a Cisco ocupará um edifício dentro deste espaço. As perspectivas de evolução global desta multinacional apontam para 40 por cento dentro dos próximos dez anos.
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=211729Um investimento global de 10 mil milhões de euros vai permitir à Cisco Systems e à Living PlanIT, empresa especializada em tecnologia urbana, desenvolver em Paredes, no distrito do Porto, a primeira cidade sustentável e inteligente da Europa.
A parceria estratégica será assinada na segunda-feira, quando serão divulgados os pormenores do projecto, noticia a TSF. As empresas esperam captar cerca de 12 mil parceiros empresariais de todo o mundo e criar 20 a 30 mil postos de trabalho em sete anos.
A McLaren, a Microsoft e a Siemens são alguns dos nomes apontados. O PlanIT Valley, o nome dado à cidade sustentável e inteligente que irá nascer emparedes, com 37 hectares, é um projecto com Potencial de Interesse Nacional.
Última edição: