1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Plasma Panas G10 e zumbido

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Axxantis, 1 de Maio de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 1553)

1. Axxantis

Axxantis Power Member

É só para fazer update ao problema do G10 de um amigo meu que relatei no tópico da compra de grupo que entretanto foi fechado:
    O G10 já foi trocado por outro e o problema do zumbido ficou resolvido. Quer dizer, o zumbido não desapareceu por completo, mas agora só é audível em silêncio absoluto e já não incomoda nada.
    Só chega a ser um pouco incomodativo quando o ecran está completamente branco (fizemos a experiência com um .jpg todo branco), mas isto na vida real nunca sucede. Outra coisa interessante é que o volume do zumbido aumenta quando se aumenta nos menus o brilho do ecran, e parece ser mais notório em 1080p do que em SD.
    Mas resumindo, pode dizer-se que o problema ficou completamente sanado. Mesmo que a gente se ponha de ouvido à escuta e dê conta do zumbido, passado uns 2 ou 3 minutos já não damos conta de nada.
    Concluindo, recomendo a quem tenha um problema semelhante que troque se puder o televisor, visto que ao que parece há uns melhores que outros.

Agora, continuamos é a ter algumas dificuldades em acertar com o judder em fontes 1080p 24p. Já testei com 3 ou 4 filmes diferentes (Body of lies, Underworld, etc) e não conseguimos obter a mesma linearidade do movimento que eu consigo por exemplo na minha samsung 656. Isto não chateia nada porque só se nota naqueles grandes planos de movimento transversal, mas não deixa de ser um pouco chato. O que sucede é que nesses planos a imagem começa a fluir bem no íncício mas logo de seguida começa a dar uns "saltinhos". Será que existe alguma incompatibilidade entre o sinal HDMI do Popcorn (a única fonte que testámos), e o sistema dos Panasonic?

2. sem2006

sem2006 Power Member

O zumbido tem a ver com a fonte de alimentação e é uma "característica" que tem atravessado todas as gerações dos plasmas da Panasonic. Quando a imagem está toda branca, exige mais corrente à fonte de alimentação, daí o zumbido aumentar.

Quanto ao "judder", experimenta ligar o IFC, se é que já não está..

3. Axxantis

Axxantis Power Member

Já tentámos. Mas a diferença entre o IFC estar ligado ou desligado é quase imperceptível...

4. P4rthen0n

P4rthen0n Power Member

Não é da Panasonic, até porque isso "nunca" foi um problema e continua a não o ser.
    Quem teve um problema com isso foi a Pioneer com os seus Kuros. Alguns zumbiam forte.

Quanto ao judder, o G10 dá-te o filme tal e qual como ele é. O judder que vês está no próprio filme.
    No teu A656 vais ter o mesmo resultado, a menos que ligues o interpolador de frames (adultera completamente o filme).

5. Axxantis

Axxantis Power Member

O problema é que o A656 dá um resultado melhor. Mostra o movimento em 24p todo uniforme (com o 100hz motion flow desligado), isto é, apresenta o judder normal do 24p, mas sempre igual entre "frames", ao passo que o Panas, exactamente nas mesmas cenas, dá tipo 1 ou 2 segundos como deve ser, e depois parece que atrasa um bocadinho, dando logo de seguida pequenos saltos na imagem. Dá ideia que existe algum dessincronismo entre o modo em que o filme sai do popcorn e o modo em que a TV está. Terá a ver com facto de o filme estar em 29,xxx hz e a tv funcionar em 24p exactos?

6. strikereg

strikereg Power Member

Pois, se o filme está a 29fps não podes ter input 24p sem judder. Se estás a forçar o Popcorn para enviar a 24p, então é ele que está a converter de 29 para 24 e a criar o judder.

7. moretto

moretto Power Member

Se o framerate do filme é 29.97 fps tens que ter o output em 1080p/59.94 Hz.

8. sem2006

sem2006 Power Member

Queres antes dizer que não é exclusivo dos Panasonic...

E sim, é um problema, pois já acompanho os plasmas Panasonic desde a sexta geração e em todos eles houve sempre deles que tiveram esse problema.

9. Net_Holer

Net_Holer Power Member

Boas.

O meu apresenta esse problema, é bastante incomodativo com o volume até 10 ouve-se relativamente bem desde que haja alguma claridade nas imagens. O modelo é o 50G10.
    Nos primeiros dias ouvia-se sim o barulho mas só se tivesse prai até a 1,5 metros da TV e com imagens muito claras, ultimamente ouve-se a mais de 3,5 metros e nao precisam de ser imagens tao claras como as que testei de inicio.

Como é que ele procedeu para a troca? Gostaria de trocar o meu pois fico sem vontade de ver TV nele devido ao barulho...:(

10. fiz um teste a dois plasmas 42G10 (em duas casas diferentes) que apresentavam esse problema que descreves na linearidade da imagem. Testei com duas fontes diferentes Blue Ray e esse problema na linearidade foi o principal motivo pelo qual não comprei esse plasma (optei por esperar pelo G15 e V10, para ver se tem esse problema resolvido).

Cmpts

Última edição: 1 de Maio de 2009
  11. Axxantis

Axxantis Power Member

Foi no *****. Eles aceitam trocas e até devoluções nos primeiros 15 dias sem levantar problemas.

12. strikereg

strikereg Power Member

Com fontes 24p?

13. Axxantis

Axxantis Power Member

Eh pá, enganei-me! Não é 29,xxx hz mas sim 23,98 hz! Desculpemlá a confusão.

14. Axxantis

Axxantis Power Member

Realmente é uma pena porque estes G10 são genericamente excelentes. Vi o Barcelona x Chelsea em SD (na rtp1) e fiquei muito bem impressionado. Para ver futebol é sem dúvida melhor que o meu LCD.

15. Net_Holer

Net_Holer Power Member

Oh... pois mas isso para mim não dá pensei que tivesse sido mesmo a Panasonic :rolleyes:

16. Sim

E um dos testes foi feito com um dos vendedores da panasonic ao pé que de inicio disse que o problema era do leitor blue ray, mas depois calou-se quando ligámos essa mesma fonte a outro plasma.

Olhando com atenção, nota-se saltos na imagem nos movimentos verticais e horizontais, especialmente com outro equipamento ao pé que dê para comparar (i.e. que não apresente esse problema).

Cmpts

Última edição: 1 de Maio de 2009
  17. franprodigy

franprodigy Power Member

O problema é o hype que se cria... E depois com mais calma verifica-se que há sempre alguma coisa a apontar... Mas afinal, nada é perfeito por isso...

18. strikereg

strikereg Power Member

As reviews de modelos inglesses não apontam problemas com as fontes 24p, a exisitrem esses problemas nos modelos europeus, pode ser que se resolvam com uma actualização de firmware.

19. KiKas

KiKas Power Member

eu nao tenho nenhum desses problemas! Vejo 1080p 24p sem judder

20. moretto

moretto Power Member

diz ao teu amigo para na opção AUTO FRAMERATE SYNCHRONIZATION escolher NTSC/PAL/24p.

Desapareceu o telecine judder?

Partilhar esta Página