Análise Plasma Panasonic TX-P42X10E

steelballzz

Folding Member
Hoje vamos ver algo diferente do habitual
um plasma de 42"
Antes de mais devo acrescentar que não sou de forma nenhuma um expert na matéria, e que esta análise será feita do ponto de vista de um consumidor exigente, sem entrar em detalhes demasiado técnicos.


pic_1.jpg



pic_2.jpg



pic_3.jpg


pic_4.jpg


pic_5.jpg




Salta imediatamente á vista o tamanho, e é grande......​


A embalagem é simples, e não existem muitas coisas lá dentro, sendo a base e os respectivos encaixes no aparelho, bastante sólidos, e de montagem simples e acessível.​


Como irão verificar nas imagens com 4 parafusos de cada lado a fixação está feita e o aparelho está solidamente em cima da mesa​





R0017085.jpg



R0017086.jpg


.




Depois veio a melhor parte, trocar o cabo scart da zonbox por um hdmi, o que após um restart á stb resolveu e tudo ficou a funcionar.​


entretanto liguei por componentes o PC,ficando a 1900x1200, a saída de áudio ao amplificador e vou ver como se porta​





R0017027.jpg


R0017078.jpg



R0017028.jpg




Podemos verificar a entrada para a televisão digital, mas com tristeza também verificamos a ausência de PT naquela lista.​




R0017029.jpg



R0017031.jpg





Não faltam ligações nesta televisão, pois para além das que existem na retaguarda, podemos verificar na lateral do aparelho que existem mais algumas, inclusive a ligação para cartão de memória.​




R0017030.jpg



R0017032.jpg



R0017034.jpg





Entretanto deparo-me com 2 pontos menos positivos, mas que a meu ver não serão decisivos nas aquisição de um aparelho destes.​


O comando parece algo saído de uma fábrica do século passado, onde palavras como ergonomia não faziam parte do vocabulário, e somos presenteados com algo que cumpre bem a sua função, mas que em estética e colocação dos botões á algo primário.​




R0017048.jpg





Outro ponto é o som que sai pelas colunas do aparelho, pois mesmo com ajustes, fica sempre com pouca presença, muitos médios e se estiver com o V-surround ligado cria eco e os sons não saem naturais.​


Por outro lado a qualidade do sinal que sai pelo audio out é muito boa e permite que o amplificador consiga trazer até as colunas um som com qualidade, límpido e com uma boa separação de canais.​


Chegamos então ao software de ajuste da televisão, e mais uma vez temos algo simples e fácil de utilizar.​





R0017093.jpg



R0017040.jpg



R0017042.jpg



R0017043.jpg



R0017044.jpg



R0017045.jpg




Podemos ver igualmente o software para ver as fotos directamente do cartão de memória​




R0017046.jpg



Para a conclusão fica o melhor, a qualidade de imagem, pois mesmo em canais não HD a qualidade é sempre soberba, seja em filmes ou séries, e até nos anúncios se vê pormenores incríveis, tenho também o som melhorado substancialmente.​


A forma como se vê os pretos e a profundidade da imagem é avassaladora, e quando ligado ao pc, consigo ver coisas em 720p com um detalhe e uma qualidade brutal.​


Prós
  • · qualidade de imagem
  • · qualidade do som por audio-out
  • · construção sólida
  • · facilidade de configuração
Contras
  • · comando algo primário e com teclas mal posicionadas
  • · som das colunas
  • · a compatibilidade com TDT em PT ser inexistente

9/10​
 
O "problema" da TDT portuguesa é que vai ser MPEG4/H264... essa tv so suporta MPEG2.

Mas tens ai uma pela maquina, pena é os consumos dos plasmas.
 
Boa review, mas este modelo já esta muito ultrapassado.

A definição maxima (1024x768) é muito fraca para um ecra de 42 polegadas, nem HD consegue ler :(
 
Belo painel, era pelo q optava HOJE se estivesse para comprar um de 42''.

Por 700€ e tendo em conta a qualidade de imagem q tem, n me importava de abdicar do Full HD (prefiro ter pretos mesmo pretos e arrastamento de imagem = 0) nem do mpeg4 e muito menos ter de levar com um comando pouco ergonomico e feio.

Quanto a resoluçoes usadas e ao "grave problema" q sao os 1024x768, o KURO de 42'' nunca precisou de mais (mesmo com fontes e LCDs Full HD no mercado) para ser durante bastante tempo o melhor painel no mercado.

Resumindo, n vejo actualmente outro painel q custe 700€ e tenha a qualidade de imagem q este tem. ;)
 
não estou a perceber

esta tv é full HD e estou com uma resolução 1900x1200

A G10 sim, a X10 nem por isso...

Até pode receber inputs 1080p, fazer essa resolução q referes em PC ou fazer um upscale para 1080p, mas a resolução do painel é 1024x768, aliás como está referido nas especificações.

EDIT:

Como disse antes, é uma excelente aquisição. ;)
 
Última edição:
Boa Review, Steelballzz! ;)

É um excelente televisor, mesmo que não seja um Full HD, 1920x1080, reproduz uma imagem muito boa.
 
Lá está o pessoal com a história do full hd.

Ponham lá um lcd full hd ao lado a dar a mesma imagem e depois digam que diferenças notam e qual tem melhor imagem... Por acaso com 42 polegadas até é capaz de se notar alguma coisa se estivermos muito perto da tv, agora 37, 32 polegadas não se nota nada.
 
Lá está o pessoal com a história do full hd.

Ponham lá um lcd full hd ao lado a dar a mesma imagem e depois digam que diferenças notam e qual tem melhor imagem... Por acaso com 42 polegadas até é capaz de se notar alguma coisa se estivermos muito perto da tv, agora 37, 32 polegadas não se nota nada.

lá está o pessoal que vem logo pegar com os LCD. não há plasmas full-hd? se falamos de plasmas, porque é que vens meter os LCD ao barulho? enfim.

de qualquer maneira, uma resolução 4x3 com pixeis esticados para dar 16x9 não é coisa que me atraia minimamente. perde-se 20% da resolução horizontal face ao hd-ready.
 
1080p é sobrevalorizado assim como também existe a tendência em complicar à volta dos 1024x768 q n são HD-Ready.

Acho q em relação ao Full HD, é porreiro se tiver, mas n acho q se deva comprar um painel só porque é 1080p e esperar uma maior qualidade de imagem só por esse aspecto...

Assim como até hoje ainda n vi uma situação em q achasse q falta qualquer coisa na imagem ou imagem num formato esticado só porque o painel faz 1024x768 em vez de 1280x720 (se bem q acho q deveria ser esta a resolução de paineis HD e n 1024x768 ou 1366x768, nunca entendi estas opções)...

O q interessa é q cada um esteja satisfeito com a aquisição, para o uso dado, seja LCD ou Plasma, 720p ou 1080p... ;)
 
Última edição:
a qualidade não parece muito boa, so na primeira foto, qual é o preço dessa TV?

Não parece na foto mas asseguro-te que é.

Tenho um Pionner de 42'' e digo-te que este não lhe fica atrás. E tem a vantagem de custar um quinto (!!!) do que custou o meu.

Em relação ao Full HD vs 1024*768, não vão na conversa de precisarem de Full HD, nem em 42''.
Um painel deve ter muitas qualidades antes da resolução Full HD (que poucos têm) antes de valer sequer considerar esta característica.
 
Boas,

desenterro este tópico para perguntar se sabem como "impor" à televisão que ligue na "entrada" que eu quero.

quando a ligo está sempre em TV e lá tenho que mudar para HDMI2, gostava de a ligar e ter logo em HDMI2, será possível?

obrigado
MCunha
 
Back
Topo