1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Plasma vs TFT

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por SwimmerBoy, 24 de Abril de 2005. (Respostas: 29; Visualizações: 4305)

1. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Ainda há pouco, um amigo meu perguntou-me se eu sabia a diferença entre televisores de plasma e de tft...

Fiquei sem lhe saber responder, mas fiquei curioso...

Será que alguma alma caridosa me podia explicar as diferenças?! Vantagens e desvantagens?!

[[]]

2. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

hmmm... plasma não tem arrastamento é de resposta muito rapida, mas não é feito para imagens paradas. se meteres um ecrã de plasma com imagens paradas ele queima essa imagem na tela e nunca mais sai.

TFT tem o célebre arrastamento que já está a ser resolvido, e por norma as matrizes das telas têm menos polegadas, lida bem com imagens paradas e começa já a lidar bem com movimento.

ecrãs CRT têm um tempo de vida estimado em 55 anos salvo erro, os de TFT 40 anos e os de plasma... bem muito menos comparativamente.

Os ecrãs TFT também conseguem ter mais dot pitch, e as cores não são tão vivas como nos ecrãs de plasma, isso está a ser contornado claro.

em suma... eu jamais comprarei um ecrã de plasma enquanto o problema da imagem parada queimada na tela não fôr resolvido.

a propria sony abandonou o ano passado o fabrico de ecrãs destes para se focar nos LCD's

3. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Logo, supostamente é preferivel actualmente ter um televisor TFT que um plasma....

E a nivel de preços, kais são os mais caros?!

4. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Os de plasma são mais cáros. mas também costumam ter mais polegadas

isso de queimar as imagens na tela... é muito dificil de aconteçer com um show de tv sempre a andar são presisas muitas horas com a mesma imagem para queimar, ainda assim, eu não confio.

mas realmente plasma não se recomenda para os menus dos videojogos e os "pauses" dos mesmos, para os menus dos leitores de dvd e coisas "paradas"

mas supostamente se houverem cuidados nunca queima (eu não confio muito nisso, mas...)

5. Favas

Favas Power Member

na minha opiniao

o plasma ganha na qualidade de imagem, devido ao contraste e ao tempo de resposta, mas tem uma serie de contras, como o exemplo que o I_Eat_All deu, o de poder queimar imagens na tela, entre outras nao à plasmas pequenos, eh tudo para mais de 1 metro, e os pixels veem-se bastante ao perto, tambem consome mais energia que o lcd.
    Mas o lcd nao fica ah frente, alem do problema de tempo de resposta (que axo k jah nao existe) tambem ha a do contraste e a simulaçao do preto que pode deixar mt boa gente triste, para ver DVDs é exelente mas em televisao deixa muito a desejar (imagem muito atraz do plasma) tendo em conta que se paga uma pipa pra ter um lcd.. os pixels queimados sao outro problema mas a esperança de vida eh o doubro dum plasma 50 mil horas vs 25 mil.

um lcd com o mesmo tamanho de um plasma eh carissimo, o plasma fica mais em conta, mas axo um lcd de 74cm com um preço bastante acessivel, se for possivel exprimentem ambas as tecnologias, tecnologias diferentes gostos diferentes.

se tiverem a ponderar comprar um televisor, xprimentem bem os LCDs em "TV mode" e nao soh em dvd, jah apanhei algumas desilusoes.

espero nao fugir mt à realidade
    (ando a pensar comprar um lcd de 74cm)
    (nao xatem com os erros grrrrr)

favas

6. Mephisto

Mephisto Banido

Para televisão continuo a apreciar mais Plasma, mas é claro que para computador só se deve utilizar TFT's pela razões já descritas.
    Já vi filmes e T.V tanto em Plasma como em TFT e prefiro os Plasma.
    Claro que isto é tudo muito relativo pois depende da qualidade dos mesmos, tanto existem Plasmas mauzinhos como TFT's mauzinhos.
    O principal problema do Plasma é mesmo o queimar da imagem.

7. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Última edição: 24 de Abril de 2005
  8. Mephisto

Mephisto Banido

Mesmo após leitura do artigo que só me veio confirmar algumas opiniões ,continuaria ,no estado actual das coisas ,a apostar num Plasma como televisão.

9. Strakata

Strakata [email protected] Member

E porque é que as pessoas se habituaram a deixar de fora os CRT? :) Maior fiabilidade, menor preço, nenhum arrastamento, boa qualidade de imagem, não queima imagens na tela (confesso que desconhecia esta!)...... maravilha :D

10. Mephisto

Mephisto Banido

True.
    Mas são cá uns monos....:D

11. CA3iR0

CA3iR0 Banido

Mas faz muito pior á vista e ocupa muuuuuuuuito mais espaço numa secretária...

12. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

tou a pensar comprar um TFT mesmo por isso, cada vez tou pior dos olhos.. :(

13. Strakata

Atenção que se está a falar de televisões e não de monitores! O único problema dos CRT é mesmo serem grandes (e quem tem dinheiro para comprar um Plasma/TFT também tem uma casa suficientemente grande para acomodar um CRT ;) ) mas acima de tudo o facto de não serem novidade.

14. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Certo, errado, certo, certo, errado.
    De facto têm melhor fiabilidade, actualmente é mais barato produzir um tft ( enquanto ñ despacharem os stocks os preços ñ vão baixar... há que fazer render o peixe), qualidade de imagem, fiabilidade de cores imbativel e tempos inferiores a 1ms mas a imagem de facto tb queima..... já me passou um crt de 19" pelas mãos onde estvam marcados os contornos das janelas do programa.... vinha de um helpdesk.... até se lia o que estava lá escrito.

15. Strakata

Desculpa lá mas se fosse regra os CRT sofrerem desse problema de imagem queimada então 90% dos monitores do mundo tinham a barra de tarefas e um "Iniciar"/"Start" gravados em baixo. Não é isso que acontece.

Quanto ao preço, o que me interessa é o preço a que eu compro os aparelhos e não o preço a que eles são produzidos. Assim sendo, vou ali à ***** e um TFT/Plasma custa os olhos da cara quando comparado com um CRT de tamanho equivalente. Bem.... comparar Plasmas com CRTs é complicado porque as dimensões do 1º quase começam onde acabam as dimensões do outro. Mas com TFTs a diferença ainda é mais que óbvia.

16. vsmn

vsmn Power Member

Acredita que os teus olhos nunca mais serão os mesmos ;)

A melhor compra que alguma vez farás (não sei se está bem escrito).

17. any77

any77 Power Member

Bas ppl.

Acedita ke é verdade, acerca de 1 ano comprei um tft sony 17" e para já não o troco por nada. :009:
    Já existem bons tft's a excelentes preços.
    Existem crt's ke tb não são maus, é certo.

Cumps

18. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Taf.... em uso comum claro que ñ ficam marcados. Mas tipo estar um monitor 8h por dia sempre com a imagem fixa, tipo... bancos. Epá, ñ há crt que resista por muito bom que seja. E quanto ao preço.... enquanto ñ despacharem os stocks existentes nunca vais ver tfts mais baratos que crts, aliás, eu ñ falei em compra... falei em fabrico ;)

19. Strakata

E os fabricantes que vendem TFTs e não CRTs (LG?), porque é que não baixam preços se não têm stocks de CRTs? Felizmente o mercado é bastante concorrencial por isso se alguém estivesse a fazer preços inflacionados rapidamente passava a vender 0.

Quanto aos CRTs ficarem ou não com a imagem queimada, acho que não deves pegar num ou noutro monitor em concreto e generalizar a toda a tecnologia CRT.

PS: Mas isto já é muito offtopic, apenas falei nos CRT porque às vezes a malta tende a esquecer que eles ainda são a melhor alternativa para vários casos :)

20. Tafinho

Tafinho Power Member

Taf...?

Partilhar esta Página