Plataforma ION como HTPC

pesta

Power Member
EDITADO A 6 DE JANEIRO DE 2011

A partir da versão 10 (Dharma), o XBMC funciona de maneira bastante diferente, com um sistema de plugins 'externos' ao software, o que facilita (e muito) a manutenção do sistema.

Por exemplo, os scrappers de IMDB, na versão anterior estavam embutidos no software. Ou seja, se houvesse qualquer alteração à API do IMDB que fizesse com que o scrapping deixasse de funcionar, a única solução era instalar uma nova versão de XBMC (que era algo particularmente problemático para quem usava o XBMC Live e não percebia muito de Linux).

Com esta nova versão, o scrapper do IMDB é agora um addon. Se a API for alterada, basta o responsável pelo addon fazer a correcção e publicá-la e todas as pessoas que têm o addon instalado têm o mesmo actualizado automaticamente, sem precisarem de nada mais do que acesso à internet.

Idem para acesso ao youtube, a legendas, etc.

Outro ponto muito importante na nova versão é que esta funciona com aceleração por hardware em windows (apenas Windows Vista e 7 - XP não é suportado) e OSX (Snow Leopard apenas - versão 10.6.3 aconselhada).

Posto isto, o tutorial abaixo deixa de ser válido e o meu conselho, que era anteriormente o uso do XBMC Live, passa agora a ser o uso de Windows 7 + XBMC. É muito mais fácil de configurar/actualizar para o comum mortal e é bastante fácil tweakar o Windows 7 para arrancar rapidamente e directamente para o XBMC.

Links para o download:

Windows Vista / 7 - http://mirrors.xbmc.org/releases/win32/xbmc-10.0.exe
Snow Leopard - http://mirrors.xbmc.org/releases/osx/xbmc-10.0.dmg
XBMC Live ISO - http://mirrors.xbmc.org/releases/live/xbmc-10.0-live.iso

Em breve publicarei um mini tutorial de configuração do sistema, com screenshots.

FIM DO EDIT DE 6 DE JANEIRO DE 2011

- Até 250€ existe algum media player melhor do que estes?

Sinceramente, se é para gastares 250 euros, compra um PC!

Nada e eu reforço o NADA bate um PC com o XBMC. E com a nova plataforma ION, podes ter um PC completo (sem disco), por 250 euros que corre TODOS os 1080p. O killa sampla corre com 15% de CPU usage, por exemplo.

O único senão é teres que ser tu a configurar, mas também é uma coisa que se faz uma vez e nunca mais precisas de te chatear...

Já me passaram pelas mãos um xtreamer, uma WDTV, um A110 e todos são uma valente m*rda em comparação com a plataforma que uso actualmente, que é precisamente ION + XBMC.

Portanto o meu conselho é, se queres efectivamente um media center a sério e tens algum dinheiro para gastar, não te metas nos "media centers electrodomésticos", avança logo para algo à homem :D

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotos do meu setup actual, lado a lado com um DVD para terem ideia das dimensões

img1237axc.jpg


img1238j.jpg

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
TUTORIAL PARA INSTALAR XBMC

Antes de tudo, as settings da BIOS (desculpa a demora cribeiro) que EU uso:

BIOS ->
Advanced ->
CPU Configuration -> tudo OFF
IDE Configuration -> ON Chip Sata - ON; SATA Mode - SATA; Disk Wirte Protect - Off; IDE Detect - 0;
ACPI ->
General -> Suspend - auto; Repost S3 - No
Advanced -> Version - 1.0; APIC Support - ON; AMI Table - ON; Headless mode - OFF
Chipset -> Southbridge - ON; Timer Width: 32bits; Destination - Logical; AWAYMODE - OFF
AHCI -> OFF
APM -> não mexi em nada aqui
MPS -> 1.4
PCI EXPRESS -> Active Power Management - OFF
SMBIOS -> Support - ON
USB -> Legacy - ON; USB 2.0 MODE - HiSpeed; EHCI - ON
MASS STORAGE DEVICE -> Delay 30 segundos; Emulation Type: Auto
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Requisitos: Motherboard Zotac ION com > 2GB RAM, disco interno e teclado, ligada por ethernet à internet, PC com Windows, pen > 1 GB.

How-to:

1 - Sacar a ISO deste link (já vem os drivers nVidia actualizados em relação à Live que está no site do XBMC actualmente): http://www.fusedimages.com/xbmc.zip

2 - Extrair o .ISO de dentro do .zip

3 - Sacar o unetbootin daqui: http://unetbootin.sourceforge.net/

4 - Correr o programa, escolher o ficheiro .ISO do XBMC Live, instalar para a pen.

5 - Após o processo terminar, não fazer reboot. Ir à pen, abrir o ficheiro syslinux.cfg e trocar todos os "boot=cd" por "boot=usb" (sem aspas).

6 - Remover a pen do PC e colocá-la no ION. Arrancar o ION.

7 - Ir à BIOS (carregar no DEL) e colocar a memória partilhada pela gráfica em 512 MB. Colocar o sistema a arrancar pela pen criada acima.

8 - O sistema deve arrancar com uma série de opções. Escolher "install to disk". Escolher o disco certo (só deve haver um) e instalar em modo full (dizer não à pergunta de instalar em modo portable).

9 - Escolher uma pass para o utilizador, eu vou assumir que escolhem "xbmc".

10 - O sistema vai desligar. Retirem a pen e arranquem novamente. O sistema vai arrancar o XBMC.

11 - Usar estas settings:
VIDEO:
Setting > Video > Player:
Render > VDPAU
Adjust refresh Rate > ON

AUDIO:
Settings > System > Audio hardware >
Audio output (digital) > Digital
Audio output device > hdmi
Passthrough output device > hdmi
Downmix multichannel audio to stereo - ON

As outras duas opções de som devem estar desactivadas se tiverem o ION ligado à TV, liguem apenas se estiver ligado a um aparelho que as suporte.

Neste momento, já têm o XBMC instalado e pronto a ver filmes HD na vossa máquina! Todos os passos, daqui em diante, são com o intuito de tentar melhorar a experiência (pondo som nos menus, por exemplo), ou de resolver possíveis bugs. Mas a minha sugestão é: deixem os passos abaixo para DEPOIS. Agora vão testar, liguem um disco externo ou uma pen com filmes, testem o sistema, vejam as opções, etc. Quando estiverem ambientados com o XBMC, avancem para outros voos (instalar a Aeon, por exemplo).

12 - No menu principal, vão ao botão de on/off. Carreguem. Vão aparecer várias opções, vão a INFO > NETWORK. Vejam o IP. Fixem-no.

13 - De volta ao PC, saquem um programa chamado putty. Está aqui: http://the.earth.li/~sgtatham/putty/latest/x86/putty.exe

14 - Corram o programa e façam uma ligação ao IP supracitado. Coloquem a pass que escolheram no ponto 9, vou assumir "xbmc".

A partir de agora vou colocar comandos *nix, é só executarem o que está na tag CODE

15 - Som nos menus

Código:
sudo su
Código:
cd /home/xbmc
Código:
nano .asoundrc

Vai-vos aparecer um editor de texto, façam copy paste deste código para lá:

Código:
pcm.!default {
type plug
slave {
pcm "hdmi"
}
}

Depois façam:
Código:
CTRL+X

Ele vai-vos perguntar se desejam salvar antes de sair, escrevam "Y" e depois "ENTER".

E pronto, com este passo vão ter som nos menus, coisa que não acontecia anteriormente.

16 - 1080p24

Código:
nano /etc/X11/xorg.conf

Procurem pela secção "Screen"

E adicionem esta linha à secção:

Código:
Option "DynamicTwinView" "false"

Depois façam:
Código:
CTRL+X

Ele vai-vos perguntar se desejam salvar antes de sair, escrevam "Y" e depois "ENTER".

É importante terem o "Adjust refresh rate" LIGADO, como referido no ponto 11.

Agora quando puserem um vídeo, carreguem no Z, vai aparecer info no écrã vejam se está a 24p.

17 - Bug que acontece por vezes, de aparecer um cursor no écrã quando o PC volta de sleep.

Código:
nano /etc/X11/xorg.conf

Procurem pela secção "Device"

E adicionem esta linha à secção:

Código:
Option "HWCursor" "false"

Salvar e sair como nos pontos acima.

18 - Desactivar o modo "Composite" por forma a melhorar a fluídez do vídeo descodificado via VDPAU

Código:
nano /etc/X11/xorg.conf

Adicionar isto no fim do file:

Código:
Section "Extensions"
Option "Composite" "Disable"
EndSection

Salvar e sair como nos pontos acima.

19 - Wireless

Código:
sudo apt-get install linux-backports-modules-jaunty
sudo apt-get install wicd
sudo apt-get install wpasupplicant

Depois disto, o iwconfig já deve indiciar uma placa wireless, a minha é uma Atheros.

Para verem a vossa, façam
Código:
sudo lspci

Depois para configurarem o Wifi, devem seguir este tutorial, porque as variações são muitas (DHCP ou fixo, com SSID visivel ou não, etc)

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=202834

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Amanhã há mais. Este micro-tutorial pode ter bugs, porque o escrevi de cabeça e indo copiar coisas ao fórum do XBMC. Qualquer coisa avisem que eu vou corrigindo ;)

Depois coloco: como configurar o sistema para updates :P

Abraço
 
Última edição:
Sinceramente, se é para gastares 250 euros, compra um PC!

Já me passaram pelas mãos um xtreamer, uma WDTV, um A110 e todos são uma valente m*rda em comparação com a plataforma que uso actualmente, que é precisamente ION + XBMC.

Já agora que ion compraste e onde? É que não encontro isso em lado nenhum...

cumps
 
Sinceramente, se é para gastares 250 euros, compra um PC!
Portanto o meu conselho é, se queres efectivamente um media center a sério e tens algum dinheiro para gastar, não te metas nos "media centers electrodomésticos", avança logo para algo à homem :D

Quero apenas defender a honra dos que têm um media center tipo electrodoméstico pois não são nenhumas meninas por terem um equipamento desses :lol:


P.S: Já arranjas-te muitos amigos com este reply! :p
 
Sinceramente, se é para gastares 250 euros, compra um PC!

Nada e eu reforço o NADA bate um PC com o XBMC. E com a nova plataforma ION, podes ter um PC completo (sem disco), por 250 euros que corre TODOS os 1080p. O killa sampla corre com 15% de CPU usage, por exemplo.

O único senão é teres que ser tu a configurar, mas também é uma coisa que se faz uma vez e nunca mais precisas de te chatear...

Já me passaram pelas mãos um xtreamer, uma WDTV, um A110 e todos são uma valente m*rda em comparação com a plataforma que uso actualmente, que é precisamente ION + XBMC.

Portanto o meu conselho é, se queres efectivamente um media center a sério e tens algum dinheiro para gastar, não te metas nos "media centers electrodomésticos", avança logo para algo à homem :D

Tinha ideia que a plataforma ION era viável apenas para mkvs que fossem DXVA compliant, pois a aceleração seria similar à das gráficas. Confirmas que também se safa com ficheiros que não respeitem essas specs?

Cumps
 
Quero apenas defender a honra dos que têm um media center tipo electrodoméstico pois não são nenhumas meninas por terem um equipamento desses :lol:

P.S: Já arranjas-te muitos amigos com este reply! :p

Pois não, até porque já me passaram 3 pelas mãos, foi só "brincadeirinha" :D

Actualmente só tenho o xtreamer, mas também já o vou despachar.

Quanto à plataforma ION da nVidia, podem ler sobre ela no "hardware e novidades" :P

O que eu comprei foi esta board: http://www.*****.com/*****/Produto.asp?Familia=Hardware&Artigo=6043, juntamente com esta caixa: http://www.*****.com/*****/Produto.asp?Familia=Hardware&Artigo=6042

Isso são 220 euros, juntar 2 Gb de RAM e tem-se um sistema completo, sub-250 euros.

Para alternativas mais agradáveis esteticamente e para quem tenha mais dinheiro para gastar, gosto muito destas duas caixas:

Nexus Psile: http://www.psile.com/index.php?page=shop_details&CID=30
OrigenAE M10: http://www.origenae.co.kr/en/htpc_m10.htm

Também há esta solução "pré-completa": http://www.*****.com/pt/pt/2883038/art/acer/aspire-revo-r3600-versao.html

Depois é só instalar o XBMC Live 9.04.1 através de uma pen ou DVD externo, alterar umas coisas na config do XBMC (para ele usar a gráfica para fazer render) e voilá, temos isto: http://www.aeonproject.com/gallery.html

É como eu digo, o único senão é mesmo a "dificuldade" de instalar a máquina, mas na minha opinião, compensa largamente o tempo que se perde.

Tinha ideia que a plataforma ION era viável apenas para mkvs que fossem DXVA compliant, pois a aceleração seria similar à das gráficas. Confirmas que também se safa com ficheiros que não respeitem essas specs?

Cumps

Sim, papa tudo. Pelo menos tudo o que lhe atirei até agora e isso inclui o killa sampla ;)

Os drivers novos da nVidia para Windows também já aguentam, salvo erro, L5.1 com 16 refs.

Abraço
 
Última edição pelo moderador:
Excelente então. Finalmente é possível ter um HTPC jeitoso, com consumos reduzidos e silêncio absoluto (ou quase?). Confesso que descartei-o como hipótese pois pensei que ia ser muito limitado para ficheiros mais pesados, mas está visto que estava enganado. :)

Cumps
 
Depois é só instalar o XBMC Live 9.04.1 através de uma pen ou DVD externo, alterar umas coisas na config do XBMC (para ele usar a gráfica para fazer render) e voilá, temos isto: http://www.aeonproject.com/gallery.html

Isso é com linux ou windows? Eu sei que o xbmc tanto corre em linux como em windows, mas tinha a ideia que o linux ainda n dispunha de drivers que usavam a gráfica para fazer o render de H264. O teu sistema em casa tem o linux ou windows?

Cumps.
 
Mudei os posts da outra thread, pois não se relacionava com o assunto da mesma, mas é um assunto de interesse e merece ter uma thread própiria para discussão.

Cumps
 
Desculpem a minha pergunta, mas o HTPC não precisa de ter teclado e rato? Como é que se mexe naquilo? Não tem comando tipo TV pois não?
 
pesta

eu tenho um electródoméstico:D, e também tem papado tudo o que lhe tenho dado, mas acontece o seguinte o pessoal aqui está sempre aberto a aprender e se há coisa melhor e por uma quantia razoável, estamos todos interessados. fiquei com muita boa impressão daquele site do aeonproject.


agora é o seguinte, podias abrir aí um tópico ao lado, dando conta da tua experiência e principalmente explicar ao pessoal como se monta isso tudo, eras um tipo fixe e pessoal ficava em divida para contigo:)

edit: já foi aberto o tópico, grande pesta, vou já para lá fazer perguntas
 
Desculpem a minha pergunta, mas o HTPC não precisa de ter teclado e rato? Como é que se mexe naquilo? Não tem comando tipo TV pois não?

podes ter teclado+rato + comando..

também podes ter só comando.. mas antes tens que configurar o sistema para ao ligar abrir logo a aplicação de media center, de modo a que possas utiliza-lo.. ou então um comando que te permita abrir a aplicação.. como o meu da HP que tem a tecla para abrir o windows media center..

e de qualquer maneira vais sempre precisar de teclado+rato para configurar aquilo tudo..

e a ideia de ter um sistema desses, não é só para video/musica.. mas também por exemplo para acederes á internet.. e assim teres tudo num só. para o qual te convem ter o teclado+rato
 
Última edição:
o pessoal que percebe disto que ponha aí o material que é necessário para uma coisa destas, comando e teclado incluído e se possível como se monta esse material todo.

vá lá pesta, não sejas invejoso:D e coloca aí a lista de compras a fazer e como se monta tudo e o software necessário

obrigado
 
Eu não estou incluído na lista de pessoal que percebe disto, andei a ler aqui na zwame e decidi colocar mão à obra. Depois abri uma ou duas threads com dúvidas nas configurações, mas está tudo a bombar 5* :D

Quanto a material e software já existem inumeras threads cá no fórum, as possibilidades são quase infinitas, depende sempre do gosto, "manias" e claro, da carteira.

Quanto a software, apesar de teres também muitas escolhas, a esmagadora preferência dos utilizadores recai sobre o XMBC e Mediaportal, é importante referir que ambos são gratuitos :joker:
 
Boas again :)

O preço de 250 euros é sem disco. Eu uso um SSD de 50 euros (um OCZ Core) por causa do ruído :D

Eu uso o XBMC com Linux, julgo que não dá para ter aceleração no Windows. No Linux é possível porque a nVidia lançou o VDPAU, podem ler tudo aqui: http://xbmc.org/forum/showthread.php?t=45525, a thread é de Fevereiro e até hoje (5 meses) já foi totalmente integrado no software, tendo a versão 9.04 sido a primeira release com VDPAU integrado.

Ainda tem alguns problemas, como não permitir legendas SSA, mas eu não uso isso e duvido que 99% das pessoas use outra coisa que não SRT.

O material que referi acima é o suficiente para usar o XBMC, basta montar o hardware, sacar a ISO do XBMC Live, criar uma PEN bootável com o UNetbootin: http://unetbootin.sourceforge.net/, arrancar da PEN e instalar o software (pode ser para disco ou pode-se instalar para uma pen - presumo que tenha que ser uma diferente daquela de onde se arrancou).

Quanto ao comando, há muitas formas de configurar, eu neste momento estou a usar o comando de Bluray da PS3, que tem um bug que é ter que o emparelhar de cada vez que faço restart à máquina. Felizmente raramente faço restarts e mesmo quando faço, é só carregar em start e enter e esperar uns 10 segundos para ele emparelhar novamente.

Notem que a minha experiência com ION + XBMC ainda é recente e ainda estou a aprender, mas desde logo a plataforma me permitiu ver vídeos a 1080p sem quaisquer problemas. Já sou user de XBMC há muitos anos (para cima de 5) e digo-vos, depois de uma pessoa se habituar às features, é complicado usar outra coisa. Desde abrir files remotos dentro de RAR's com lag inicial quase nulo, a poder escolher um file qualquer de legendas (em qualquer pasta, com qualquer nome), passando pelo facto de a library ser automagicamente montada (dizem que uma pasta tem filmes e sempre que adicionarem um file novo à pasta, ele vai à net buscar as info's todas, capas, etc), ao aspecto, enfim é uma plataforma imbatível e com o ION tornou-se muito apetecível porque é possível montar um PC para 1080p com "pouco" dinheiro.

Mais logo já tiro umas fotos ao meu setup, agora estou no bules e não tenho muito tempo para responder a tudo :-D

Já agora, o XBMC possui um brutal sistema de skinning brutal, usando XML, que permite que todos os dias surjam ideias novas para fazer skins. Neste momento ando de olho nesta: http://xbmc.org/forum/showthread.php?t=54884, que anda a ser desenhada pelo djh_, que é o pai do Aeon Project. Eu por acaso gosto mais de usar a Mediastream: http://www.teamrazorfish.co.uk/gallery.html, do que a Aeon, porque gosto de coisas mais simples e mais leves, mas ao Aeon concept é sem dúvida o futuro do XBMC. Pode ser que daqui a algum tempo essa Alaska substitua a Mediastream aqui :D
 
Última edição:
Back
Topo