1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Plataforma para RIA

Discussão em 'Web Development' iniciada por mokojin, 29 de Setembro de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 491)

1. mokojin

mokojin Power Member

Olá a todos

Ando a investigar o mundo dos RIA (Rich Internet Application) e ando a deparar-me com tecnologias que não conheço, gostava de ter o feedback de alguem que as ja tivesse usado se possivel.

O que eu gostava de fazer, era uma aplicação (client side) que de acordo com uma "playlist" que ia buscar a um servidor (Java), reproduzisse videos, imagens e flash. E que também encapsulasse um browser web.

Duas plataformas chamaram-me a atenção, OpenLazlo e Adobe Flex. O JavaFX também olhei mas pelo que li ainda se encontra pouco maduro.

Quando digo Adobe Flex, estou a englobar também Flash e Action Script, ainda não consegui perceber ao certo como se relacionam e como se ligam e dependem, se alguem puder esclarecer tb agradecia.

OpenLazlo, parece relativamente bom pelo que li embora n tenha a força de uma empresa como a Adobe por detrás no entanto está muito proximo do Java e dado que o servidor é Java é algo bom.

A situação é +\- esta, gostava de saber se alguém tem feedback destas tecnologias, em especifico se podem fazer aquilo que eu preciso.

Obrigado

Última edição: 29 de Setembro de 2008
  2. bogos

bogos Power Member

Eu só poderei falar do Adobe Flex, as outras soluções que mencionaste não tenho experiência com elas. Aproveito para informar que ainda existem outras soluções como o Prism, Silverlight, Gears.

Quanto ao Flex, este é uma framework OS que está disponível em http://opensource.adobe.com que fornece um conjunto de classes para desenvolver RIAs. Junto encontra-se também o devido compilador que permite gerar swfs tal e qual como se consegue no Flash IDE. O Flex consegue consumir informação de 3 formas diferentes ( estou a excluir pré-historicos, loadVars e companhia) REST (GET e POST contra um endpoint que gere XML ) SOAP ( webservices ) e Remoting.
    Como back end, qualquer servidor servirá a partir do momento que disponibilize informação num destes 3 formatos.
    Quanto ao browser encapsulado, não sei quanto à concorrência mas sei que o Flex não integra nenhum render de HTML e o suporte de HTML é mesmo o básico (HTML 1 se não estou em erro). Para isso terias de recorrer ao Adobe AIR mas ai não estarias a criar uma RIA mas um RDA (Rich Desktop Application) que por sua vez pode ser baseada em Flex e/ou HTML onde existe o engine do webkit para renderização do codigo HTML.

Se tiveres dúvidas sobre o desenvolvimento de RIAs baseadas nesta plataforma, tens o RiaPT.org onde podes encontrar respostas sobre desenvolvimento em Flex.

3. mokojin

mokojin Power Member

Criando uma RDA com o Flex iria dar à mesma coisa certo? com a diferença que iria correr em cima do adobe air é isso?

4. bogos

bogos Power Member

Não, conseguirias ainda mais do que uma RIA visto teres interacção com o sistema operativo quando uma RIA está limitada a correr no browser com o devido security sandbox aplicado.

Flash Player corres uma RIA dentro do browser, Adobe AIR corres uma RDA no desktop (win/mac/linux).

Partilhar esta Página