Plataforma para RIA

mokojin

Power Member
Olá a todos

Ando a investigar o mundo dos RIA (Rich Internet Application) e ando a deparar-me com tecnologias que não conheço, gostava de ter o feedback de alguem que as ja tivesse usado se possivel.

O que eu gostava de fazer, era uma aplicação (client side) que de acordo com uma "playlist" que ia buscar a um servidor (Java), reproduzisse videos, imagens e flash. E que também encapsulasse um browser web.

Duas plataformas chamaram-me a atenção, OpenLazlo e Adobe Flex. O JavaFX também olhei mas pelo que li ainda se encontra pouco maduro.

Quando digo Adobe Flex, estou a englobar também Flash e Action Script, ainda não consegui perceber ao certo como se relacionam e como se ligam e dependem, se alguem puder esclarecer tb agradecia.

OpenLazlo, parece relativamente bom pelo que li embora n tenha a força de uma empresa como a Adobe por detrás no entanto está muito proximo do Java e dado que o servidor é Java é algo bom.



A situação é +\- esta, gostava de saber se alguém tem feedback destas tecnologias, em especifico se podem fazer aquilo que eu preciso.

Obrigado
 
Última edição:
Eu só poderei falar do Adobe Flex, as outras soluções que mencionaste não tenho experiência com elas. Aproveito para informar que ainda existem outras soluções como o Prism, Silverlight, Gears.

Quanto ao Flex, este é uma framework OS que está disponível em http://opensource.adobe.com que fornece um conjunto de classes para desenvolver RIAs. Junto encontra-se também o devido compilador que permite gerar swfs tal e qual como se consegue no Flash IDE. O Flex consegue consumir informação de 3 formas diferentes ( estou a excluir pré-historicos, loadVars e companhia) REST (GET e POST contra um endpoint que gere XML ) SOAP ( webservices ) e Remoting.
Como back end, qualquer servidor servirá a partir do momento que disponibilize informação num destes 3 formatos.
Quanto ao browser encapsulado, não sei quanto à concorrência mas sei que o Flex não integra nenhum render de HTML e o suporte de HTML é mesmo o básico (HTML 1 se não estou em erro). Para isso terias de recorrer ao Adobe AIR mas ai não estarias a criar uma RIA mas um RDA (Rich Desktop Application) que por sua vez pode ser baseada em Flex e/ou HTML onde existe o engine do webkit para renderização do codigo HTML.

Se tiveres dúvidas sobre o desenvolvimento de RIAs baseadas nesta plataforma, tens o RiaPT.org onde podes encontrar respostas sobre desenvolvimento em Flex.
 
Não, conseguirias ainda mais do que uma RIA visto teres interacção com o sistema operativo quando uma RIA está limitada a correr no browser com o devido security sandbox aplicado.

Flash Player corres uma RIA dentro do browser, Adobe AIR corres uma RDA no desktop (win/mac/linux).
 
Back
Topo