Playdate (Panic Inc)

gif

Colaborador
Staff
Playdate: a consola portátil que se joga com manivela

Esta portátil presta homenagem ao clássico Game Boy e promete novas experiências para uma plataforma móvel.



A Panic não é uma editora muito conhecida no mercado, mas foi a distribuidora do grande sucesso Firewatch. A empresa, que tem mais de 20 anos de indústria, surpreendeu com a apresentação de uma nova consola portátil, a Playdate. Diferente de tudo o que foi lançado nas últimas gerações, o pequeno dispositivo parece ter viajado aos tempos do Game Boy, apresentando um ecrã monocromático, a preto e branco, e o clássico d-pad direcional e dois botões (A e B).



















O fator diferenciador é claramente a manivela funcional, inserida no lado direito da portátil, que serve para interagir diretamente com os jogos. Nem todos os títulos vão utilizar o periférico, mas outros vão incluí-lo exclusivamente na experiência. Exemplo disso é o jogo Crankin’s Time Travel Adventure, em que girar a alavanca, para um lado ou para o outro, controla-se a aventura, fazendo o protagonista avançar ou recuar, como se os jogadores manipulassem o tempo, daí o nome do título.

Segundo o site oficial, a consola apenas irá sair no início de 2020, numa edição muito limitada, tendo um custo de 149 dólares. Os jogos serão editados numa base semanal, como se fossem episódios de uma série e a primeira “temporada” está incluída no preço da consola. São 12 jogos, a serem lançados semanalmente, sem custo adicional: todas as segundas-feiras, os utilizadores são notificados com a chegada de um novo jogo. Para já foram apresentados quatro projetos lúdicos, incluindo o título referido acima: Zipper, 360 e Executive Golf DX.

https://twitter.com/playdate/status/1131307589587701760?s=19

Tecnicamente a consola tem um ecrã a preto e branco de 2,7 polegadas, numa resolução máxima de 400x240 pixéis, mas quatro vezes superior ao display de um Game Boy. Este não será retro-iluminado, mas promete ser refletivo, o que vai permitir ver as imagens em locais solarengos.
 
Fiquei intrigado, mas o preço assusta um bocado... 150 euros é bastante, mas ao menos inclui a primeira temporada de 12 jogos. Se os jogos forem bons/fizerem bom uso do hardware estarei mais interessado, mas, de qualquer forma, não me parece um produto para o mercado de massas, mas sim mais uma cena limitada/exclusiva.
 
Está bastante engraçado, mas o preço completamente desajustado vai afastar muita gente e ser apenas apelativo a um pequeno nicho de mercado: é daquelas consolas que devia sair na casa dos 60/70€ para criar uma boa userbase (que se ia traduzir em ser apelativo a um grande número de developers ao longo de bastante tempo).
 
Já nem me lembrava disso... Se na época não achei grande piada o projeto, hoje em dia ainda menos sentido faz, na minha ótica. E depois de ver o preço, não vejo qualquer lógica.
 
Depois de ter visto as reviews entusiasmei-me como esta micro consola, e acabei de comprar uma.

Tive de pedir o envio para Espanha, para casa de um amigo uma vez que para Portugal está indisponível.
Estou no "Grupo 5" de envios. Lá para o final do ano se correr bem terei a minha.

Acho que embora o preço seja francamente alto (ainda para mais com os impostos alfandegários por cima), a consola tem muito potencial. Para além das "temporadas", já se começam a ver um sem numero de jogos no itch.io gratuitos ou a preços reduzidos (e outros mais caros, mas também mais longos) e com um SDK fácil de utilizar e completamente disponível para qualquer um, com alguma sorte teremos aqui uma consola onde pode vir a acontecer muita coisa!
 
Fixe! Deverá ser exclusivo em Portugal, não? 😃

Se puderes, partilha cá uma pequena review com fotos 😉

Sei de pelo menos um dev português que tem uma!

Mas não tenho conhecimento de mais ninguém :)

Normal também, uma vez que ainda não estão a aceitar envios para cá. A minha vai para casa de um amigo em Espanha e depois ele lá me há de trazer.

Quando receber deixo cá algum feedback e umas fotos!
 
Finalmente chegou :)

Deixo aqui impressões da experiência do unboxing.

Muito bom packaging. Colorido e divertido, faz fit com o que a consola quer passar.

VN4KudR.jpeg


hLw88lE.jpeg
0hMF5T9.jpeg



Por dentro a consola vem "angulada", que reforça o registo. Está tudo bem protegido com uma espuma preta, e até a frente da consola tem direito a um molde para acomodar o ecrã de possiveis impactos.



SLxbtWj.jpeg


A consola tem um bom peso. É muito leve, mas pelo tamanho não se adivinha o quão robusta é. Dá realmente a sensação de um produto bem construido e com bons materais.
É uma mistura de plástico e metais. O plástico amarelo do corpo é um material matte suave que ajuda a manter a consola nas tuas mãos.
Os botões são num plástico mais brilhante e escorregadio e são botões super clicky. (Na foto pode parecer que o corpo e os botões têm amarelos diferentes, mas na vida real estão perfeitamente alinhados)
A manivela é metalica - inspira confiança - e a pega recolhe para dentro de um pequeno espaço, que tem iman a mantem no lugar.

Qb4MjOi.jpeg
FyhCOki.jpeg


Banana for scale

noT0Aon.jpeg


Tem uns pormenores de comunicação super engraçados.

Os modelos mais recentes vem com bateria totalmente descarregada, por isso existe um papel adicional (ver a primeira imagem) que pede para carregar 1/2h até dar sinal de vida.

q2okAdU.jpeg


Aqui já com o conjunto de acessórios.

A cover é muito porreira. Não consigo entender bem que material é, mas é do mesmo género das covers de tablets deste género. É liso e meio "aveludado" ao toque quase.

A parte mais fixe é como encaixa no Playdate. Tem 3 pontinhas metálicas que alinham e encaixam nos parafusos das extremidades da consola, e unem-se através de magnetismo. É snap e voilá, fica bem preso.

md5U7pz.jpeg


ZDjLwHE.jpeg
LFy6sUA.jpeg


Quando fechado parece quase uma sandwich de gelado :D


ZIxEPxA.jpeg


Agora é hora de deixar carregar e ver se volta à vida!
 
Última edição:
Acordei e havia um Led verde no botão de desbloqueio que sinalizava que a consola estava viva :)

O setup é super simples.
É ligar ao wifi, fazer download do último OS, associar uma conta e está feito.

Todo o interface é super bem animado, e muito snappy.
Destaco também o sound design. Tudo tem um som próprio e agradável. Seja mexer nos menus, seja aumentar e diminuir o próprio som.
Fica aqui um pouco da intro que surge logo após o setup inicial.

(COM SOM)

Para já tenho 2 jogos.

Whitewater Wipeout – jogo arcade de surf, em que usas a manivela para controlar a rotação da prancha. É pick up and play.
Casual Birder – És um observador de aves que gosta de tirar fotos. Usas uma camara para focar e tirar fotografias. Focas com a manivela da consola. Tem uma história, e diálogos em texto.
Uma espécie de Pokémon Snap se o Pokémon Snap fosse jogado como um jogo de Pokémon normal.

(COM SOM)

Para quem não sabe a consola tem um conceito diferente em termos de oferta.
Quando se compra o Playdate tem-se direito à "Season 1" de jogos, 2 jogos distribuidos semanalmente (às segundas feiras julgo eu) até fazerem um total de 24 jogos.
A consola faz download e apresenta-os como se fossem presentes.

Depois dos 24, é possível comprar mais na loja online da consola "Catalog". Para além disso ainda existe a possibilidade de comprar jogos no itch.io a preços interessantes, mas de qualidade mais variável também

De destacar que embora o ecrã não seja iluminado é possível jogar o Playdate no ecrã do PC/Mac ao tamanho que se quiser, através de uma ligação USB e de uma app interna deles chamada Mirror.

social-card-mirror.edde02a8911c.png
 
Isso tem um aspeto que gosto muito, faz me querer uma só de olhar :D .

Mas seria um pequeno luxo que agora não me dá muito jeito por esse valor.

Que enviem para Portugal ou arranjem um distribuidor depois logo se vejo.
 
Última edição:
Na minha segunda semana e a adorar esta micro consola.

Tinha muito receio de fartar rápido, mas é incrível sair e conseguir levar isto para qualquer lado.

É a da largura do meu iPhone 13 Pro, mas muito menos alto obviamente. Ou seja, cabe no meu bolso sem problema e sempre que tenho uns minutos é simplesmente perfeito pegar nisto e jogar um pouco.
O ecrã ao ar livre brilha mesmo (as fotos não fazem jus), é super reflexivo e é de um conforto nos olhos só equiparado mesmo aos e-readers.

(imagem que tirei num dia nublado, enquanto esperava pela Maria no meu carro)

ZWQM0i7.jpeg


Deixo aqui também o vídeo a mostrar como é receber jogos novos.
Todas as segundas recebo dois.


Os pormenores do UI desta consola são deliciosos :)


Numa nota mais triste...
Descobri um defeito no chassi. Parece que não sou o primeiro que recebe uma consola com um parafuso mais apertado e que acaba a quebrar aos poucos o plástico.

Já contactei o suporte e trocam-me na boa por outra unidade.
A boa notícia é que também posso fazer backup do meu progresso nos jogos ligando a consola ao computador e transferindo a pasta "data".

A má notícia, é que eles não conseguem mandar shipping label para portugal de forma a que todo o processo seja gratuito.
Ou seja, vou ter de voltar a mandar a consola para o meu amigo espanhol, e de lá ele terá de enviar para a Panic, e eventualmente receber a unidade que substituirá esta.

NID3hyq.jpeg


Devo ainda ficar mais uma semana ou duas com a consola, porque sinceramente custa-me devolver :D e é um defeito estético que para já não passa disso. Mas pronto, fica a nota.
 
Última edição:
Xii que azar, o problema é se vai abrindo mais, mas em principio não parece que vá acontecer, só se o parafuso fosse ainda mais apertado. Mas um brinquedo de coleção como esse é mau ficar assim acho que fazes bem em pedir a troca.

Por acaso lembrei me que poderia encomendar para a morada de um amigo meu na Alemanha e depois ele enviava me :D .

Nahhhh, afastem se tentações :joker:
 
Que inveja, queria tanto ter uma... Mas o preço exorbitante e o facto de nunca mais disponibilizarem o envio para Portugal desmotiva bastante a compra (para não falar na enorme fila de espera). Até tentava mandar para alguém noutro país da Europa, mas a taxa alfandegária mais o custo do envio desse país para Portugal iriam colocar o preço da compra num patamar (ainda mais) absurdo :(
 
Última edição:
Que inveja, queria tanto ter uma... Mas o preço exorbitante e o facto de nunca mais disponibilizarem o envio para Portugal desmotiva bastante a compra (para não falar na enorme fila de espera). Até tentava mandar para alguém noutro país da Europa, mas a taxa alfandegária mais o custo do envio desse país para Portugal iriam colocar o preço da consulta num patamar (ainda mais) absurdo :(
A fila de espera já não é assim tão má :) Eu esperei muito tempo, mas neste momento a Panic estima que alguém que encomende espere no máximo até Dezembro/Janeiro.
Depois disso já deve passar a ser "imediato".

É contares uns 50/60€ acima do preço, portes + IVA e alfandega. Foi isso que eu paguei.

Valeu francamente a pena, estou a gostar muito. Isto é que é uma verdadeira portátil :)

Xii que azar, o problema é se vai abrindo mais, mas em principio não parece que vá acontecer, só se o parafuso fosse ainda mais apertado. Mas um brinquedo de coleção como esse é mau ficar assim acho que fazes bem em pedir a troca.

Por acaso lembrei me que poderia encomendar para a morada de um amigo meu na Alemanha e depois ele enviava me :D .

Nahhhh, afastem se tentações :joker:

Cada um sabe de si :P Mas embora ache que a consola custa um "premium", se fores fazer bem as contas com o season pass de 24 jogos + 2 jogos grátis (2 jogos por semana durante ±3 meses) não fica assim tão caro.

E os jogos no catalogue ou itch.io até não são muito caros. Os mais caros custam por volta de 12$. Mas a maioria custa 5/6$, e há muitos abaixo disso até.
 
Back
Topo