PS3 PlayStation 3 - Discussão Geral

Re:

Em relação a produtos da sony. Tenho tv's da sony com uns belos anos e nunca se estragaram.

A minha psx ainda funciona.....

Em relação em inovação não vou pegar no mercado das tv's. Mas será que a PS3, o hardware que tem não é inovador? Os jogos serem inovadores ou não dependerá das empresas que fazem software para ele.
Ser dificil de programar? Será bem mais facil do que foi a PS2. E à medida que forem fazendo ferramentas de trabalho para a arquitectura cell, ele será cada vez mais facil de programar. Mesmo a RSX, que eu saiba levará uma bilbioteca de opengl ( não sei se será completamente verdade, mas será algum sinal de facilidade ). O problema da dificuldade de programar, será por estarmos numa arquitectura talmente nova e "Inovadora"?. Alias se não for isso como podemos inovar? É continuando sempre com as mesmas coisas? É que inovar podemos faze-lo a muitos niveis.

Em relação aos azares com produtos da sony, tenho pena mas dos poucos produtos que eu tenho ainda funcionam nos dias de hoje.

Em relação ao copianço do xbox-live. Iremos ver se funciona realmente da mesma maneira.

Se os serviços online vão realmente estarem disponiveis para nós? ( portugueses ). Isso dependerá de como serem feitos. Mas pelo que os acetados disponiveis na conferencia dá para ver que haverá serviços a correrem globalmente para todos, espalhado por 3 data centers, um para cada continente.E os servidores de jogos para portugal? Maior parte dos serviços ( não só jogos) poderão correr todo num unico sitio. Existe mmorpg's que tem serviço para todo o mundo e estão no japao ( não é obrigatorio necessariamente servidores portugues ). Email, serviço de ficheiros etc poderão correr num unico sitio para todos. Bom qualquer das formas havera um datacenter europeu. Os serviços poderão correr todos ai para os europeus. Se vão implementar mais servidores em algum sitio, isso pessoalmente não sei. Apenas sei que nos acetatos tava pervisto 3 datacenters.

Agora pessoalmente para mim. Os serviços até poderiam correr todos no japão ou nos EUA ( Desde que fosse tecnicamente possivel ). Talvez em jogos que requerem ping baixo. Nada como ligações directas a 1 dos jogadores, ou se quiserem servidores, nada como fazer o que se faz actualmente. As softwarehouses ou a sony poderiam lançar binarios deles em linux ou para outro SO. Isto é a minha opinião pessoal! O que a sony vai implementar eu não sei, nem quero especular muito sobre isso.
Agora o serviço online da sony... teremos mesmo que ver no final para ver como fica. Para ver se é totalmente uma copia do xbox live.
 
Última edição:
Não é só avariar mas nalguns casos também qualidade de construção mediocre... A PS2 (versão Tijolo, numa peguei numa slim) em termos de plasticos da lateral e topo superior lembra um tupperware... Os comandos da Sony, os dualshock são um nojo, porque achas que os jogos da PS2 têm sempre um modo analógico ranhoso? até fiquei estupido quando estava muito bem a jogar GT4 e me disseram algo como "não uses os analógicos, usa o D-Pad" e de facto... era melhor, mas o jogo é de que geração tecnológica? já não uso o D-pad em jogos novos das consolas de casa há uns bons anos, alguém parou no tempo...

Quem pega no RE4 PS2 conheçendo o original diz logo que está alguma coisa estragada ali... é porque eles baixam, têm de baixar, imenso a sensibilidade, e sabes porquê?
Porque não tens joysticks com o axys centrado, basta pegares num novo e jogares uns dias, já não vai estar centrado, nunca está avariado, mas condena totalmente o analógico decente nos jogos... com a sensibilidade normal que devia ter... podias estar a jogar RE4 metias para disparar e... sem mexeres no joystick ele começar a mover a camara/aim para um dos lados, ou um jogo de aventura na 3ª pessoa corrias numa direção e quando largavas o joystick a tua personagem começava a fazer uma voltinha pa ficar de frente para ti, sempre e sistematicamente... isto para mim chega para catalogar os dual shock como: pessimamente construidos... e sinceramente espero, mas espero mesmo que isso mude na PS3...

Quanto à inovação, como queres que um developer inove quando ja foi tudo feito? cada vez mais é dificil... não condena a consola a ter jogos maus, mas condena a ter mais do mesmo, mais uma geração... é o incentivo que a Sony dá à originalidade, não é responsabilidade do developer, é culpa da Sony.

Quanto à dificuldade de programação ela está lá... esta consola é de longe a mais dificil de programar esta geração. É isso que interessa...

A minha PSone também ainda funciona... mas não é por isso que elas eram feitas para durar, porque, como decerto sabes não é o caso, e com a PS2 isso piorou e muito, não é um bom serviço ao consumidor, espero mesmo que a PS3 não se meta com essas tretas, é uma vergonha...

De resto é como eu disse as TV's da Sony são muito boas, enquanto não avariam... quando avariar, mais vale deitares logo fora, nunca vai ficar boa só vais gastar dinheiro (é por isso que já não tenho TV's Sony em casa). Nunca mais vou mandar um produto Sony a arranjar se estiver fora da garantia, porque pura e simplesmente não vale a pena.

Quanto ao serviço da Sony... sem ajuda externa eles não conseguem igualar o Xbox Live tão cedo, a Microsoft tem muita experiencia e uma geração inteirinha de vantagem nisso. Eles têm é de se focar na user base, para ultrapassarem os users da Xbox Live, este tipo de concorrencia será benéfico para ambos... provavelmente vai obrigar a Microsoft a dar o pacote gold do Live como serviço standard e de borla.
 
re:

O analog do dualshock nos dias de hoje já está um bocado desactualizado sim.... Mas não é assim tão mau a meu ver, nem a culpa será inteiramente em relação a jogabilidade dos jogos.
Mas nos dias de hoje já nao se compara o dual shock da ps2 com um rumble pad 2 da logitech.

Inovação nos jogos em termos de criação de conteudo, como sabes não cabe a sony fazer isso, mas sim quem produz o software

Ok, será incialmente a mais dificil de programar. ( No futuro com o desenvolvimento de programar na arquitectura, não se sabe, pois o mercado não será apenas para a play3 ). Mas como ainda não vimos até que ponto a arquitectura CELL será melhor que a x86 e as existententes ( em termos praticos, excepto algum software feito, ex: pela toshiba ), penso que a diferença for muita para a criação de conteudo mais realista valerá a pena passar para o outro lado. Claro está incialmente, não verás muitas diferenças nos titulos ou software produzido, mas talvez com o passar dos tempos a diferença poderá realmente começar-se a notar.......... | Pessoalmente penso que a arquitectura CELL, está muito a frente dos seus antigos e velhos rivais, mas nunca se saberá que a x86 ira conseguir acompanhar ( ela tem mostrado imensa resistencia e já venceu muitos combates no passado ).
Qualquer das formas é qualquer coisa que com o tempo se verá. Não podemos esquecer que o desenvolvimento das ferramentas não está a cabo da sony mas sim de um mercado bastante maior.... ( IBM, toshiba e Sony ). Portanto desta vez... não será so 1 mercado que estará a progredir no desenvolvimento da arquitectura.
Agora que as coisas foram projectadas para se tenha a base para criar ferramentas para que tornem "facil" programar para a arquitectura, isso foram.... e só irão dar frutos com o tempo. ( e tempo falo em anos. Temos que ver que ainda mal isto começou, so para 2007 é que vai começar haver alguns mercado com produtos CELL, quer por parte da ibm que por parte da sony ). E a guerra que se fala aqui é vai muito para além da batalha das consolas, mas sim de todo um mercado muito amplo e quem sabe poderá antigir os PC's.

Mas ok, possivelmente irão dizer que quando sair as diferenças não serão quase nenhumas e que será mais dificil de desenvolver software, etc.. ( tem razão ). Mas também ninguem sabe se com o tempo, o progresso irá justificar-se o que foi investido, e se realmente as coisas poderão ficar mais faceis para programar em CELL ( é possivel, so o trabalho e dedicação é que podem trazer isso ). E o futuro ninguem sabe...

Penso que nenhum produto electronico nos dias de hoje é feito para durar para sempre. Todos tem praso de durabilidade, não é so feito deproposito, como tambem a fisica o impede.
O processadores, HDD's, todos tem prasos de vida. ( e eles tambem não fazem o produto para durar muito tempo. )
Agora a minha ps2 ainda está intacta como a psx, mas vamos ver até quando vão durar....

Em relação as TV's da sony estragarem-se, não valer a pena voltar arranjar, penso que não é so da marca. O mesmo já aconteceu com todas as tv's que tive. Philips, Panasonic, Grundic, LG e outras marcar que sabe-la a verdadeira marca ( expemplo: SINGER ). As da sony ainda não se estragaram, mas quando se estragarem possivelmente será o mesmo. A pessoa manda arranjar a tv ao fim de 6meses já se estragou de novo e é sempre assim. Isto foi algo que me aconteceu pesssoalmente a mim... Ainda a pouco tempo ( numa das casas onde vivo ) uma tv da philips caiu ai de uma altura de 16cm ( devido a m*rda da gata ). E pifou-se logo. A tv da sanyo com 17anos em cima já caiu da altura de 1m e meio e ainda está a funcionar. Qualquer das formas isto é offtopic, mas era apenas para dizer que isso não é so um problema dessa marca.
 
Última edição:
I_Eat_All a Sony não inova?

A PS3 é a unica que tem um processador feita para ela, o CELL, tanto a a x360 como a revolution foram buscar processadores k já existem e caparam-nos.
Além que é a unica que tem uma Drive HD feita pela propria Sony, enquanto as outras tem o velhinho e limitado drive de DVD até 8.7 Gigas.
 
o cell não foi feito para a ps3. é um processador de ambito abrangente. o que acontece é que é a ps3 a primeira a ter uma aplicação comercial do cell em larga escala.
 
Re:

Claro e com isso vai originar as suas proprias consequencias. E uma delas é sem duvida em termos de progresso em ferramentas de desnvolvimento.
E a desvantagem de ainda não ter saida muito software produzido para a mesma arquitectura, etc, etc... é tudo coisas que provocam grandes atritos, mas que alguem tem que o fazer.... A longo praso poderá trazer os seus beneficios. E para o bem da sony espero que sejam ainda a tempo de vida da ps3.
 
Difícil de programar? Lol.

Um programador tem de estar ciente de que terá, mais cedo ou mais tarde, terá de aprender novas linguagens ou novos métodos de programação. Se não gosta, então está na área errada.
Com o dinheiro que há a ganhar com os conteúdos para a PS3 (como mostra o sucesso que foram os conteúdos para a PS2) haverá muita gente disposta a tentar. O que não falta aí são bons programadores, com boa capacidade de aprendizagem.

Também a PS2 era difícil de programar e actualmente aínda saiem pérolas como o 'Shadow of the Colossus', por exemplo.

Qualidade em produtos Sony? Para mim, muita. Tenho aqui duas PS2, uma PS1 e mais umas cenas da Sony e até agora, 0 problemas. Mas, se calhar, sou eu que sou um sortudo.
Mas pronto, também posso contribuír para a cena do 'Sony is evil, blábláblá': Não gosto dos preços deles e da política de lançamento.
 
Ansatsu disse:
I_Eat_All a Sony não inova?

A PS3 é a unica que tem um processador feita para ela, o CELL, tanto a a x360 como a revolution foram buscar processadores k já existem e caparam-nos.
Além que é a unica que tem uma Drive HD feita pela propria Sony, enquanto as outras tem o velhinho e limitado drive de DVD até 8.7 Gigas.
Em que é que isso muda a forma como eu jogo? e o CPU da Xbox é uma versão bastante modificada do ***** tal e qual como o CELL pegou na arquitectura ***** em primeiro lugar...

A GC foi a primeira consola a usar um ***** e mais... não era um ***** normal, mas sim uma versão custom... não tenhas duvidas que a nintendo também vai aparecer com um CPU altamente customizado para esta, não é praticamente feito de raiz como o CELL, mas ainda assim não deve ser substimado para o que é, acredita que não o caparam antes pelo contrário, não deve ser é o core topo de gama...

a drive HD só interessa para os jogos High Definition, para a Xbox 360 é algo que eu concordo, devia ter HD-DVD, na revolution é irrelevante...

mas para concluir... isso não é inovação isso é tecnologia, a tecnologia esta geração em nada mudou a forma como eu jogo...
nothing disse:
Difícil de programar? Lol.

Um programador tem de estar ciente de que terá, mais cedo ou mais tarde, terá de aprender novas linguagens ou novos métodos de programação. Se não gosta, então está na área errada.
Com o dinheiro que há a ganhar com os conteúdos para a PS3 (como mostra o sucesso que foram os conteúdos para a PS2) haverá muita gente disposta a tentar. O que não falta aí são bons programadores, com boa capacidade de aprendizagem.

Também a PS2 era difícil de programar e actualmente aínda saiem pérolas como o 'Shadow of the Colossus', por exemplo.

Qualidade em produtos Sony? Para mim, muita. Tenho aqui duas PS2, uma PS1 e mais umas cenas da Sony e até agora, 0 problemas. Mas, se calhar, sou eu que sou um sortudo.
Mas pronto, também posso contribuír para a cena do 'Sony is evil, blábláblá': Não gosto dos preços deles e da política de lançamento.
Os preços é o minimo... para mim desde que as coisas sejam bem construidas... claro que não posso nem quero pagar mais de X por uma consola no lançamento, mas é um enorme alivio saber que são construidas que nem pedra... É essa a maior critica que tenho a fazer à Sony, como consumidor quero que eles façam a PS3 sem built-in obsolence nem nada dessas tretas, digo mal, mas tenho todo o gosto em ouvir "As PS3 são duráveis e raramente avariam". espero bem que o sejam para o que custam, as PS2 não foram.

Quanto a dificuldade de programação se a PS2 fosse mais fácil de programar era melhor, terás de concordar que não estamos a tentar bater recordes de talento em programação, o que interessa no fim é os jogos...

Quanto menos tempo demorares a fazer uma build estável com engine melhor, é que depois puxar os gráficos com o tecto alto que tens basta ir subindo gradualmente... De resto milagres de hardware são possiveis em qualquer sistema mesmo os fáceis de programar, básicos se preferires... basta olhar para o Metroid Hunters DS que vai sair amanhã na DS, até puseram efeitos de reflexão de metal... numa DS.

A PS3 tinha tudo a ganhar em ser um bocadinho menos potente se isso resultasse em ser extremamente developer friendly... a questão é que a sony não está nada preocupada com o suporte à consola neste momento, mas se algum dia vires a Xbox a ultrapassar uma Playstation em vendas... podes querer que a próxima Playstation vai-se preocupar muito mais com esse factor. Ser mais dificil não quer dizer que é presiso muito talento, mas na maior parte dos casos que é presiso gastar muito mais para puxar essa consola, mais pessoal, mais tempo de desenvolvimento... não é uma situação win-win para os developers, e um dia pode-se tornar mesmo numa faca apontada à própria Sony.

Tomekk disse:
O analog do dualshock nos dias de hoje já está um bocado desactualizado sim.... Mas não é assim tão mau a meu ver, nem a culpa será inteiramente em relação a jogabilidade dos jogos.
Mas nos dias de hoje já nao se compara o dual shock da ps2 com um rumble pad 2 da logitech.

Inovação nos jogos em termos de criação de conteudo, como sabes não cabe a sony fazer isso, mas sim quem produz o software

Ok, será incialmente a mais dificil de programar. ( No futuro com o desenvolvimento de programar na arquitectura, não se sabe, pois o mercado não será apenas para a play3 ). Mas como ainda não vimos até que ponto a arquitectura CELL será melhor que a x86 e as existententes ( em termos praticos, excepto algum software feito, ex: pela toshiba ), penso que a diferença for muita para a criação de conteudo mais realista valerá a pena passar para o outro lado. Claro está incialmente, não verás muitas diferenças nos titulos ou software produzido, mas talvez com o passar dos tempos a diferença poderá realmente começar-se a notar.......... | Pessoalmente penso que a arquitectura CELL, está muito a frente dos seus antigos e velhos rivais, mas nunca se saberá que a x86 ira conseguir acompanhar ( ela tem mostrado imensa resistencia e já venceu muitos combates no passado ).
A resposta é simples... são CPU's diferentes, a intel e AMD não estão minimamente incomodadas pelo CELL... O CELL é um CPU especifico... massivo em Fill Rate, mas fraquinho em execussão de código de alto nivel... é o mesmo que dizer que a intel tem medo da 7900 GTX porque arruina a performance gráfica do Pentium D :-D A tecnologia do CELL não é superior, é simplesmente usada num sentido diferente para ter ganhos em tarefas especificas, que resultam em perdas noutras.

Na prática... O cell tal como a Emotion Engine antes dele... vai deixar os PC's de casa a ver estrelas no que toca a fill rate... mas a correr programas reais, inteligencia artificial, fisica ou um sistema operativo será bastante subpar face ao que um computador poderia fazer. claro que vais ter ferramentas especificas para facilitar e implementar inteligencia artificial e fisica, e são perfeitamente possiveis de puxar, mas tu percebes ;)

Tomekk disse:
Penso que nenhum produto electronico nos dias de hoje é feito para durar para sempre. Todos tem praso de durabilidade, não é so feito deproposito, como tambem a fisica o impede.
O processadores, HDD's, todos tem prasos de vida. ( e eles tambem não fazem o produto para durar muito tempo. )
Agora a minha ps2 ainda está intacta como a psx, mas vamos ver até quando vão durar....
Concordo, mas a Sony abusa com o tempo de vida, especialmente com a PS2... mas claro todos os chips hoje têm uma durabilidade especifica, a partir do momento que passa essa durabilidade tanto pode durar mais 50 anos como mais um dia. As PS2 usam materiais baratos é isso que eu não me conformo, tantas PS2 avariadas antes do final do ciclo de 5 anos, é uma traição ao consumidor para mim.
 
Última edição:
Re:

Eu disse quem sabe poderá atingir os PC's. ( quem sabe ).

Eu digo que é mais a frente na vertente em que ela foi feita. Hoje os x86 são muito usados para computação gráfica, se calhar mais do que pensamos...

A nivel de maquinas a serio para calculos fisicos, possivelmente nunca veremos coisas em CELL.

Em relação ao suporte, repito, que não será assim tão fraco porque afinal de contas não é so a parte da sony que irá contribuir para o desenvolvimento de ferramentas para o bem da computação grafica e noutra áreas, I think....

Em relação a propria Playstation3 penso que ela já vem bastante limitada para o processador que tem.... E alem de contas a arquitectura CELL demonstra os seus beneficios noutro tipo de sistemas que funcionam em griding e a fins ( sistemas com multiprocessadores etc.. ). A consola só vem com 1 processador CELL e as velocidades de acesso à entre o processador e outras memorias não são realmente aquilo que se desejava..... | Qualquer das formas é um bom sistema, poderia ser bastante melhor a meu ver, mas talvez isso tambem viria a reflectir-se no preço. A nivel de sistemas operativos, se calhar o CELL poderá ofercer mais do que se espera, isto sabendo que os SPE's poderão ser programados directamente em C. Isso tambem penso que seja uma facilidade para quem queira puxar pela maquina em certos niveis bastante especificos...
 
Última edição:
Não vou gastar o meu tempo a fazer juízos de valor sobre a PS3 porque aínda não saíu, e as notícias que circulam por aí, tanto as boas como as más, são tudo menos fidedignas.
Só posso estabelecer comparações na geração anterior, e aí parece-me que houve suficientes hits (alguns a chegar quase às 20milhões de unidades vendidas) que 'paguem' a dificuldade de programação.
Mas compreendo a dificuldade inicial em programar para a PS3, porque se trata de um novo cpu, etc. Mas nada que demore muito tempo a assimilar.
Além disso, um detalhe que convém não esquecer nisto de XBox360 vs PS3 (a nível de programação) é que a MS é, maioritariamente, uma Software House. Mal fosse, se uma consola da MS não fosse mais fácil (ou tivesse mais suporte por parte de quem fabrica) de programar que uma da Sony que é uma Hardware House (apesar de ter a SCE, responsável por alguns dos melhores jogos que saíram para a PS).
E duvido muito que apontem a faca a quem lhes dá tanto dinheiro a ganhar.

Ridley,
Também não é a originalidade/inovação. São os conteúdos, e aí parece-me que a Sony está mais que assegurada. Tal como a MS que já começa a ter algumas sequelas que prendem os fãs, como o Halo e o PGR, por exemplo.
 
nothing disse:
Ridley,
Também não é a originalidade/inovação. São os conteúdos, e aí parece-me que a Sony está mais que assegurada. Tal como a MS que já começa a ter algumas sequelas que prendem os fãs, como o Halo e o PGR, por exemplo.

Não?

É que a inovação da Nintendo Ds está a ser destruída pelos gráficos da PSP. :rolleyes:

Novos conteúdos tornam-se possíveis com a inovação.
Agora um novo processador, gpu e mais memória podem, sei lá, suportar texturas 2000x2000.
Não vai ser a ps3 que vai inundar o mercado com títulos inovadores, não que seja impossível, mas a Sony é o tipo de empresa que gosta de se ficar com standards.
 
I_Eat_All enganaste redondamente ai nuam coisa que disseste. Sim o Cell é um processador especifico e não general purpose como disseste mto bem, e deixa os PC's de casa a ver estrelas em Fill Rate mas e ao contrario do que disseste, o Cell tb deixa os computadores de casa a ver estrelas em inteligencia artificial e em psic... aliás basta ver que o Cell vai ser totalmente compativel com a Ageia, os SPE's vão trabalhar pra isso. Com os processadores Intel e AMD no 3d mark06 tu viste o teste cpu n viste? 1 frame/s...
 
Ansatsu disse:
I_Eat_All enganaste redondamente ai nuam coisa que disseste. Sim o Cell é um processador especifico e não general purpose como disseste mto bem, e deixa os PC's de casa a ver estrelas em Fill Rate mas e ao contrario do que disseste, o Cell tb deixa os computadores de casa a ver estrelas em inteligencia artificial e em psic... aliás basta ver que o Cell vai ser totalmente compativel com a Ageia, os SPE's vão trabalhar pra isso. Com os processadores Intel e AMD no 3d mark06 tu viste o teste cpu n viste? 1 frame/s...

Mas será que ainda nao percebeste, que esse teste está limitado a 2 FPS? Já foi dito varias e varias vezes aqui no forum, mas parece que ainda nao percebeste...
O teste está limitado a 2 fps para o cpu nao processar nada de gráficos e estar a processar o resto em física e IA, seja qual for o cpu os 2 fps vão lá estar, o resto dos resultados já depende.
 
Punkas disse:
Mas será que ainda nao percebeste, que esse teste está limitado a 2 FPS? Já foi dito varias e varias vezes aqui no forum, mas parece que ainda nao percebeste...
O teste está limitado a 2 fps para o cpu nao processar nada de gráficos e estar a processar o resto em física e IA, seja qual for o cpu os 2 fps vão lá estar, o resto dos resultados já depende.

Ta bem, mas concordas cmg que um pc actual para utilizar o motor da Ageia por exemplo, irá precisar de uma nova placa que irá sair precisamente para processar isso. Enquanto o Cell sozinho processa. É que o Cell Tem 7 SPE's dedicados pra isso se for preciso, e nenhum processador actual tem isso.
A propria AMD disse que o Cell veio abrir os olhos e que está a pensar em meter co-processadores nos seus futuros cpu's.
 
Tomekk disse:
Em relação ao suporte, repito, que não será assim tão fraco porque afinal de contas não é so a parte da sony que irá contribuir para o desenvolvimento de ferramentas para o bem da computação grafica e noutra áreas, I think....
O suporte da PS3 não vai ser fraco, pelo menos ao inicio, é o "cavalo" que ganhou em userbase a geração passada, ainda é a aposta mais segura neste momento, mas um dia, uma geração pode não ser... e a politica da Sony a meu ver é arrogante demais.
Tomekk disse:
(...)A nivel de sistemas operativos, se calhar o CELL poderá ofercer mais do que se espera, isto sabendo que os SPE's poderão ser programados directamente em C. Isso tambem penso que seja uma facilidade para quem queira puxar pela maquina em certos niveis bastante especificos...
Claro, mas isso já será optimizações especificas para tirar performance, não é viavel face ao que tu tens com o x86 por exemplo... o código que fizeres para CELL só vai correr nele pelo que não podes esperar nunca ter a variedade de escolhas que tens com o x86... mas nem é esse o objectivo.

Também a nivel da excussão de código de alto nivel não podes esperar muito porque o core ***** é bastante simplificado, capado se quiseres, face aos ***** 970 por exemplo... é como disse, são CPU's diferentes, se o CELL fosse assim tão bom a própria IBM abandonaria os ***** convencionais...
nothing disse:
Não vou gastar o meu tempo a fazer juízos de valor sobre a PS3 porque aínda não saíu, e as notícias que circulam por aí, tanto as boas como as más, são tudo menos fidedignas.
Só posso estabelecer comparações na geração anterior, e aí parece-me que houve suficientes hits (alguns a chegar quase às 20milhões de unidades vendidas) que 'paguem' a dificuldade de programação.
Mas compreendo a dificuldade inicial em programar para a PS3, porque se trata de um novo cpu, etc. Mas nada que demore muito tempo a assimilar.
Além disso, um detalhe que convém não esquecer nisto de XBox360 vs PS3 (a nível de programação) é que a MS é, maioritariamente, uma Software House. Mal fosse, se uma consola da MS não fosse mais fácil (ou tivesse mais suporte por parte de quem fabrica) de programar que uma da Sony que é uma Hardware House (apesar de ter a SCE, responsável por alguns dos melhores jogos que saíram para a PS).
E duvido muito que apontem a faca a quem lhes dá tanto dinheiro a ganhar.

Ridley,
Também não é a originalidade/inovação. São os conteúdos, e aí parece-me que a Sony está mais que assegurada. Tal como a MS que já começa a ter algumas sequelas que prendem os fãs, como o Halo e o PGR, por exemplo.
A faca é simbólica, mas sabes que os developers não devem nenhum favor à Sony ao suportarem a consola dela, se outra qualquer tiver mais perspectivas de vender muitos nem pestanejam em abandonar a plataforma... E a facilidade de programação pode impulsionar uma decisão dessas...

Nem há discussão que os Dev Kits da Sony estiveram no buraco esta geração, a milhas do da Gamecube e do da Xbox, e com esta geração ainda não ouvi ninguém a dizer que os papeis inverteram-se, podes dizer: "mas mesmo assim a PS2 é de longe a vencedora desta geração..." e tens razão. Mas um dia pode ser o factor que faz a Sony perder uma guerra, não sei se será desta mas não obstante disso devia ser uma das maiores preocupações deles.

A Xbox 360 também não é manteiga de programar... é mais facil que a PS3... mas uma das razões para isso é que a PS3 foi desenhada de base como foi... é extremamente complexa, é como disse, podia sacrificar um bocadinho a potencia extra para ser muito mais fácil de programar que a X360, com o aninho extra antes de sair era mais que possivel se tivesse sido esse o foco desde o inicio.

Como o Ridley disse nem é a potencia que interessa a Ps2 é mais fraca que a GC e Xbox e ganhou esta geração a Psone também era mais fraca... a NES era mais fraca que a Master System...

Esta é a primeira vez que a Sony tem uma consola mais potente que a concorrencia (excluindo a PSP)... se a PS3 fosse "ligeiramente" inferior e em contrapartida muito mais fácil de programar, voçês fãs estavam a babar na mesma por ela, e defendê-la por aí. não é a potencia que é relevante.
Ansatsu disse:
I_Eat_All enganaste redondamente ai nuam coisa que disseste. Sim o Cell é um processador especifico e não general purpose como disseste mto bem, e deixa os PC's de casa a ver estrelas em Fill Rate mas e ao contrario do que disseste, o Cell tb deixa os computadores de casa a ver estrelas em inteligencia artificial e em psic... aliás basta ver que o Cell vai ser totalmente compativel com a Ageia, os SPE's vão trabalhar pra isso. Com os processadores Intel e AMD no 3d mark06 tu viste o teste cpu n viste? 1 frame/s...
nah, não acredites nisso... A PS3 tá a usar ferramentas especificas e optimizações para isso... o computador caseiro normal é... à partida muito mais potente em fisica, agora... eu por exemplo tenho um PentiumIV 2,4 GHz, tu a desenvolveres um jogo para todos os PC's não podes pedir um AMD 64 X2 a toda a gente para puxar realmente a fisica...
Na PS3 tens uma arquitectura fechada, à partida a fisica será melhor e mais tarde pelo menos on-par com um jogo de PC com a fisica no minimo daqui a 5 anos... Mas a PS3 em si não é um bicho da fisica e inteligencia artificial, antes pelo contrário.

A fisica e inteligencia artificiais são em muito ajudados por o CPU ser bom em execussão de alto nivel, general purpose se preferires... é esse um dos grandes handycaps conheçidos da Xbox 360 por exemplo, e na PS3 não à de diferir muito... mas não é nada que não se dê a volta, especialmente com as ferramentas...

Mas claro, em fisica... melhor que um CELL e um x86 é mesmo uma PPU.

EDIT:
Ansatsu disse:
(...)A propria AMD disse que o Cell veio abrir os olhos e que está a pensar em meter co-processadores nos seus futuros cpu's.
Acredito que sim... mas não pode ser uma implementação no mesmo sentido que a que viste no CELL...

Uma implementação dessas num AMD teria de ser feita de modo a manter a compatibilidade x86, senão tinhas uma espécie de Itanium da intel, no sentido de ser muito potente mas incompativel com tudo o resto... ainda podiam meter os SPE's para serem puxados por optimizações só para quem quisesse, o que podia sempre ser um grande flop.

A AMD presisaria de manter um core principal sem ser capado, e o resto é o principio do multi-tasking que poderia de facto dar grandes ganhos de performance... Acredito que seja o futuro... mas o CELL é imaturo e inutil para as tarefas que os x86 fazem, nada pode mudar isso uma vez que nem sequer foi para isso que ele foi desenhado.
 
Última edição:
Concordo, mas tens de ver quantos anos tem a arquitectura X86, claro que já era hora para uma mudança radical, mas quando eu já pensava que o já tinha estagnado a evolução dos cpu's X86 aparecem benches do conroe....
Espero mesmo que o Cell seja essa evolução, mas que seja acessivel e de fácil programação.
 
I_Eat_All foi o que eu já li em diversos sitios, que o Cell era bastante potente a nivel de fisica, bastante mais k algum cpu actual k de fisica n faz quase nada.

Aliás na E3 eles deram o exemplo do jogo Getaway, em que cada personagem k tava na cidade tinha a sua propria vida, era como se fosse uam cidade mm. e não como o GTA em k os bonecos k lá aparecem fazem sempre a mm coisa e são copias dos outros bonecos do jogo. Isso é o k os cpus actuais conseguem fazer. E pdoes semrpe tb elr as declarações do presidenet da Ageia que disse que a PS3 tem 100% de compatibilidade com Ageia e suporta todas as features.

O Cell pode ser mto pior em mtos aspectos que os actuais cpus, mas a nivel de jogos o k interessa é o fill rate e a fisica e acho k é ai k ele é mais potente.


Quanto a niveis de programas, como a PS3 vai trazer Linux, vai ser mais uns milhões de pessoas com o linix em casa, logo prevejo k vai haver mais pessoas a fazer programas para isso :)
 
Ansatsu disse:
I_Eat_All foi o que eu já li em diversos sitios, que o Cell era bastante potente a nivel de fisica, bastante mais k algum cpu actual k de fisica n faz quase nada.

Aliás na E3 eles deram o exemplo do jogo Getaway, em que cada personagem k tava na cidade tinha a sua propria vida, era como se fosse uam cidade mm. e não como o GTA em k os bonecos k lá aparecem fazem sempre a mm coisa e são copias dos outros bonecos do jogo. Isso é o k os cpus actuais conseguem fazer. E pdoes semrpe tb elr as declarações do presidenet da Ageia que disse que a PS3 tem 100% de compatibilidade com Ageia e suporta todas as features.

O Cell pode ser mto pior em mtos aspectos que os actuais cpus, mas a nivel de jogos o k interessa é o fill rate e a fisica e acho k é ai k ele é mais potente.


Quanto a niveis de programas, como a PS3 vai trazer Linux, vai ser mais uns milhões de pessoas com o linix em casa, logo prevejo k vai haver mais pessoas a fazer programas para isso :)

Isso que acabas de descrever chama-se AI (IA, ou Inteligência Artificial), não tem nada a ver com física.
E a AI não é paralelizável, logo, CPU's in-order e com grande poder Floating Point (como o CELL ou as GPU's), são quase inúteis para esse tipo de cálculos.


É aí que as cpu's General Purpose como as x86 e PPC são excelentes.
São óptimas para cálculos com muito branching de código (AI significa também o uso da diversificação e, até certo ponto, da imprevisibilidade das acções de um ou mais personagens não-jogáveis, não o cálculo sequencial de instruções muito semelhantes, como o rendering de um objecto, ou a queda do mesmo no chão segundo regras de física bem definidas).
 
Ansatsu disse:
I_Eat_All foi o que eu já li em diversos sitios, que o Cell era bastante potente a nivel de fisica, bastante mais k algum cpu actual k de fisica n faz quase nada.

Aliás na E3 eles deram o exemplo do jogo Getaway, em que cada personagem k tava na cidade tinha a sua propria vida, era como se fosse uam cidade mm. e não como o GTA em k os bonecos k lá aparecem fazem sempre a mm coisa e são copias dos outros bonecos do jogo. Isso é o k os cpus actuais conseguem fazer. E pdoes semrpe tb elr as declarações do presidenet da Ageia que disse que a PS3 tem 100% de compatibilidade com Ageia e suporta todas as features.

O Cell pode ser mto pior em mtos aspectos que os actuais cpus, mas a nivel de jogos o k interessa é o fill rate e a fisica e acho k é ai k ele é mais potente.


Quanto a niveis de programas, como a PS3 vai trazer Linux, vai ser mais uns milhões de pessoas com o linix em casa, logo prevejo k vai haver mais pessoas a fazer programas para isso :)
até dou o beneficio da duvida a essa supermacia fisica e de inteligencia artificial, mas com muitas duvidas...

A Ageia tem ali um contrato de milhões de dolares, não meto as mãos no fogo pelas palavras deles, até porque pode ser uma verdade parcial... A consola pode de facto suportar tudo, mas com um hit na performance grande, por exemplo como o Bump Mapping por hardware na PS2. Ou da maneira que a FX5200 suporta DirectX 9.

Depois a supremacia pode ser justificada pela comparação de um jogo da PS3 estar a usar as ferramentas da AGEIA enquanto um jogo de PC não está (até sair o Unreal 2007 pelo menos).

Mas a verdade é que eles têm um PPU próprio que vai para a frente na mesma, vai ser melhor que o CELL nesse campo especifico, e espero que seja o futuro.

Mas sim, as SPE's podem ajudar muito na fisica e inteligencia artificiais, basta ver que, salvo erro, correm microcódigo e podem estar a processar só uma tarefa em paralelo, lá eficientes devem ser, mas não acredito que batam um x86.

O suporte linux oficial é o que eu gosto mais na PS3, todas as marcas deviam ter essa iniciativa... Se realmente a Sony apostar nisso... a PS3 tem variedade assegurada no que toca a programas. Mas não se vai comparar ao que o x86 oferece, até a Apple se mudou para ter as ports que não tinha... Mas note-se que eu prefiro de longe um bom ***** a um bom CPU da intel... tenho pena é do suporte aos mesmos não ser o melhor e acima de tudo... a compatibilidade não estar lá.
 
Back
Topo