PlayStation 3 Hardware Video and Gameplay Impressions

Essa afirmação não pode ser feita dessa maneira, pois os Buses não podem ser somados assim ás 3 pancadas..
1) a Ps3 não tem memória unificada de raiz!!! pode funcionar como memória unificada, mas esse é o plano B, o plano A é cada um ter a sua memória dedicada..
2)o rsx pode aceder à XDR sim senhor, mas... o bus altíssimo da XDR é entre ela e o cell, não ela e o rsx... portanto à uma o bus cai abruptamente, á duas, ele tem de ver quanta memória está livre e quanto bus está disponível..acaba por ser mais lento que aceder á GDDR3..á pois.
3) o cell pode aceder á GDDR3 mas é profundamente desaconselhado.. nunca irá aconteçer.

Somando todos os buses é maior, mas na prática de nada serve.. isso é areia prós olhos das pessoas.. senão eu somo também o bus entre a ed-ram e o xenos e vemos quem tem mais!!!

1º não podes somar o bus da e-dram porque apenas serve para dar 2x AA de borla, e é apenas 10 megas. Senão a Sony por uma questão de orgulho, metia na PS3 512KB de memoria com 500GB de Bus e dizia k era a maior lolol


Os dois bus não fazem diferença? É quase como teres um slot de 1GB no teu PC, ou dois Slots de 512 Megas em dual Channel. Vais ter o dobro da largura de banda.

No caso da PS3, A RSX tem 22.4GB/s de largura de banda para si, e o Cell tem 25.6GB/s de largura de banda para si. O Cell nunca deve precisar de ir á memoria do rsx. Mas neste caso, o RSX já deve precisar de ir ao do Cell, e com o Flex I/O o RSX consegue aceder à XDR com uma largura de banda de 20GB/s, quase que não perde nada.
Isto no final dá 512 Megas de ram, e não apenas metade como mtos tentam dizer(devem ser hipócritas ou querem meter areia nos olhos das pessoas), e se o Cell e o RSX tiverem a usar o maximo de largura de banda, estão a usar 48GB/s.


Por seu turno, a x360, tem um slot de 512 megas para o Xenos e o Xenon, onde ambos Lutam e Partilham o mesmo BUS de 22.4GB/s. Não sei quanto cada um precisa, mas uma coisa é certa, nunca nenhum deles vai sequer utilizar os 22.4, tem sempre o outro componente a gamar largura de banda.
Mesmo na PS3, o RSX tem uma largura de banda de 20GB's pro XDR, mesmo tendo em conta que o RSX vai lá a 15GB/s porque os outros 10GB/s tão a ser comidos pelo CELL(números tirados teóricos meus), o Xenos vai ter uma largura se calhar menos de 15GB/s, porque se usar esses 15GB/s o Xenon já só vai ter 7.4GB/s, o que me parece pouco. Embora os valores nunca vão ser certos, vai ser sempre conforme necessidades.
 
Última edição:
A Epic não tem apenas interesse em vender o seu jogo, pois também está a desenvolver jogos para a PS3, alem de que ele não é o unico a fazer essa afirmação.

Aqui podem aparecer mil e um gajos a dizer o que quiserem, eu só tenho uma pergunta a fazer, esses gajos trabalham em alguma empresa que desenvolve jogos? É que se percebem mais do que quem desenvolve, então o melhor é começarem a marcar entrevistas lá com os presidentes das empresas.
Isto é como o futebol, treinadores de bancada é o que não falta, mas percebem tanto do assunto que nem são treinadores de equipas de bairro.

Não me venhas com explicações teóricas e sem fundamento nenhum. O gajo da Epic que falou, é um developer do Gears of Wars, e esse jogo que eu saiba, sai apenas para a x360.


Volto a dizer, põe aqui as Specs da x360, e as Specs da PS3, e diz-me onde é que a PS3 tem menos memória.

Parece que tás com receio de fazer isso.
 
tanto palavreado xpto, devem passar mais tempo a pesquisar sobre termos técnicos e arquitecturas do que a jogar :D

ja agora, se a ps3 nao saír bastante superior à xbox360 (com todo este gap de tempo / preço venda quando ambas tiverem simultaneamente no mercado), vai ser uma grande desilusão.

Pentrite disse:
Deixem-se de coisas, um verdadeiro gamer gosta de jogos, independentemente da consola em que correm, eu se tivesse massa comprava as duas ou mesmo as 3 já que a wii também parece ser muito interessante e podia usufruir dos jogos exclusivos que cada uma pode oferecer.
Já era tempo de acabar com estas guerras de PS3 contra Xbox, sapo contra clix, windows contra osx, fcp contra slb, morangos contra floribela, etc. Divirtam-se com a vossa escolha e deixem os outros divertirem-se com a escolha que fizeram.

Fanboys rings a bell ;)

Para mim a xbox360 é claramente melhor pois existe na prática e dá para jogar há 1 ano, a PS3 ainda não saiu e vai saír às mijinhas... e muita gente vai ganhar fortunas com esta (mercado-negro)
 
tanto palavreado xpto, devem passar mais tempo a pesquisar sobre termos técnicos e arquitecturas do que a jogar :D

ja agora, se a ps3 nao saír bastante superior à xbox360 (com todo este gap de tempo / preço venda quando ambas tiverem simultaneamente no mercado), vai ser uma grande desilusão.



Fanboys rings a bell ;)

Para mim a xbox360 é claramente melhor pois existe na prática e dá para jogar há 1 ano, a PS3 ainda não saiu e vai saír às mijinhas... e muita gente vai ganhar fortunas com esta (mercado-negro)

Ah, então ninguém lucrou no mercado negro com a X360, que durante 2 ou 3 meses após o lançamento aínda se vendia no eBay pelo triplo do preço tabelado ?

:zzz:
 
Ah, então ninguém lucrou no mercado negro com a X360, que durante 2 ou 3 meses após o lançamento aínda se vendia no eBay pelo triplo do preço tabelado ?

:zzz:

Ok... quando a PS3 começar a pingar no mercado vamos comparar a margem de lucro obtida no mercado negro entre xbox360 no lançamento e ps3 no lançamento... ;) acho que não é preciso ser nenhum Zandinga para adivinhar quem vai dar mais lucro por unidade
 
Ok... quando a PS3 começar a pingar no mercado vamos comparar a margem de lucro obtida no mercado negro entre xbox360 no lançamento e ps3 no lançamento... ;) acho que não é preciso ser nenhum Zandinga para adivinhar quem vai dar mais lucro por unidade

O que eu sei é que a Sony, ao contrário da MS, já pediu à eBay para fechar todos os leilões de PS3, algo que não se viu há um ano com a X360.
 
O que te interessa a ti a paciência (ou falta dela) dos outros ?
Estás sempre a dizer que os PC's é que são bons, isto e aquilo, etc, e depois vens aqui dar juízos de valor a quem quer comprar -e esperar, se for preciso- uma consola (seja ela qual for)... :rolleyes:
Não te vejo a criticar quem está à espera de uma R600.

Só é uma diferença entre 3 meses e 16 meses (PS3 so sai em Março na Europa). A somar a diferença de ainda mandarem esperar por jogos de 2ª e 3ª geraçao, que demorarão mais pelo menos 12 meses, para a PS3 talvez e se é que algum dia a PS3 se mostrar superior.

Liçoes de moral a esta hora :1361:

Anatsu disse:
1º não podes somar o bus da e-dram porque apenas serve para dar 2x AA de borla, e é apenas 10 megas. Senão a Sony por uma questão de orgulho, metia na PS3 512KB de memoria com 500GB de Bus e dizia k era a maior lolol
Assim nem vale a pena discutir. Mandas os outros ir ler specs e tu dizes que ja as sabes todas de uma ponta á outra mas pelo vistos no que toca á Xbox360 tas muito verdinho no que toca a saber as specs da mesma, senao nao dirias uma coisa dessas.

Quanto á ram uma coisa é ter 512Mb e outra é 256+256Mb.
Ninguem sabe as latencias de acesso de um lado pro outro desses 256Mb, mas para muitos developers estarem a dizer que a PS3 so tem 256Mb de ram é pq aceder aos outros 256Mb leva a pessimas latencias.
E fazer tal processo aumenta a complexidade de programaçao em flecha e consequentemente os custos de produçao dos jogos aumentam em flecha.
 
O que eu sei é que a Sony, ao contrário da MS, já pediu à eBay para fechar todos os leilões de PS3, algo que não se viu há um ano com a X360.

Seria uma iniciativa de louvar por parte da sony / ebay, no entanto uma procura por ps3 no ebay deu logo resultados contraditórios

http://search.ebay.com/ps3_W0QQfromZR8QQfsooZ2QQfsopZ3QQsbrsrtZd

mesmo que conseguissem evitar isto (não conseguiriam na totalidade), entre fanboys com dinheiro a arder na carteira e mercado negro sedento de altos lucros 1001 workarounds serão encontrados
 
Só é uma diferença entre 3 meses e 16 meses (PS3 so sai em Março na Europa). A somar a diferença de ainda mandarem esperar por jogos de 2ª e 3ª geraçao, que demorarão mais pelo menos 12 meses, para a PS3 talvez e se é que algum dia a PS3 se mostrar superior.

Liçoes de moral a esta hora :1361:


Assim nem vale a pena discutir. Mandas os outros ir ler specs e tu dizes que ja as sabes todas de uma ponta á outra mas pelo vistos no que toca á Xbox360 tas muito verdinho no que toca a saber as specs da mesma, senao nao dirias uma coisa dessas.

Quanto á ram uma coisa é ter 512Mb e outra é 256+256Mb.
Ninguem sabe as latencias de acesso de um lado pro outro desses 256Mb, mas para muitos developers estarem a dizer que a PS3 so tem 256Mb de ram é pq aceder aos outros 256Mb leva a pessimas latencias.
E fazer tal processo aumenta a complexidade de programaçao em flecha e consequentemente os custos de produçao dos jogos aumentam em flecha.

Já se sabe. O RSX vai ao XDR com uma largura de banda de 20GB/s a ler, e 15GB/s a escrever.

Isso é mais que suficiente, pois nem os 15GB/s deve usar, pois o Cell tb vai estar na memoria XDR a comer largura de banda.


Agora eu pergunto, em media quanta largura de banda deve o xenos ir buscar á memoria ram, visto que existe um total de 22.4 para xenos e xenon.


Edit, e tu tens a mm mania que mtos outros. A PS3 tem 256 megas lol tas a dizer que o Xenos usa os 512 megas totais da ram. E o Xenon não vai lá comer memoria tb? O RSX vai á memora XDR, por isso é que tem um Flex I/O que é mto rapido, e o RSX safa-se com os seus 256 megas mais alguns megas no XDR.
E isto até pode ter a sua vantagem, pois se o RSX tiver a usar a GDDR3 e a XDR ao mm tempo, olha só a largura de banda disponivel para ele.
 
Última edição:
O problema é que até a PS3 sair vai ser isto todos os dias. Espero sinceramente que não seja mais adiada....

Finalmente nessa altura conseguiremos comparar pilinhas e ficaremos muito satisfeitos. Especiamente se a MINHA consola tiver a pila maior....
 
Edit, e tu tens a mm mania que mtos outros. A PS3 tem 256 megas lol tas a dizer que o Xenos usa os 512 megas totais da ram. E o Xenon não vai lá comer memoria tb? O RSX vai á memora XDR, por isso é que tem um Flex I/O que é mto rapido, e o RSX safa-se com os seus 256 megas mais alguns megas no XDR.
E isto até pode ter a sua vantagem, pois se o RSX tiver a usar a GDDR3 e a XDR ao mm tempo, olha só a largura de banda disponivel para ele.

Nao percebeste o que eu disse.
E muito menos a complexidade a nivel de programaçao de estar a aceder as duas memorias sendo a outra memoria tb partilhada com o Cell e com imensas restriçoes de uso.

Pq nao é o RSX enfiar informaçao para as celulas de memoria e passado 10 nano-segundos o Cell estar a escrever por cima e quando o RSX voltar la a aceder vai dar erro dos grandes pq vai encontrar outra coisa qq.

O que eu vejo pelas editoras é que manter a coerencia de dados desses 256mb+256mb para já é para esquecer e tao a lidar so com a memoria local aka 256mb. O que torna tudo muito mais simples de gerir.

Agora eu falo nisto e tu vens com gigabytes praqui e gigabytes prali e este vai aqui e acoli. E o nao sei das quantas vai ter mais velocidade pra nao sei de onde. Isso é conversa de Sony PR e é tar a desconversar.
Ate podias ter um acesso de 1000Gb/s, mas se nao for viavel a nivel de programaçao o uso desse acesso, ele simplesmente nao á usado.

Talvez la para a 2ª/3ª geraçao de jogos ja tenham a coisa mais controlada, mas para já se os developers falam em so 256mb é pq é uma realidade este problema e os problemas nao se resolvem com gygabites por segundo para ca e para lá.
 
Última edição:
Nao percebeste o que eu disse.
E muito menos a complexidade a nivel de programaçao de estar a aceder as duas memorias sendo a outra memoria tb partilhada com o Cell e com imensas restriçoes de uso.

Pq nao é o RSX enfiar informaçao para as celulas de memoria e passado 10 nano-segundos o Cell estar a escrever por cima e quando o RSX voltar la a aceder vai dar erro dos grandes pq vai encontrar outra coisa qq.

O que eu vejo pelas editoras é que manter a coerencia de dados desses 256mb+256mb para já é para esquecer e tao a lidar so com a memoria local aka 256mb. O que torna tudo muito mais simples de gerir.

Agora eu falo nisto e tu vens com gigabytes praqui e gigabytes prali e este vai aqui e acoli. E o nao sei das quantas vai ter mais velocidade pra nao sei de onde. Isso é conversa de Sony PR e é tar a desconversar.
Ate podias ter um acesso de 1000Gb/s, mas se nao for viavel a nivel de programaçao o uso desse acesso, ele simplesmente nao á usado.

Talvez la para a 2ª/3ª geraçao de jogos ja tenham a coisa mais controlada, mas para já se os developers falam em so 256mb é pq é uma realidade este problema e os problemas nao se resolvem com gygabites por segundo para ca e para lá.

Falam aqueles que tão a fazer um jogo apenas para a x360 lol...
Tipo esse developer da epic que tá a trabalhar no gears of wars, ele alguma vez programou para a PS3? don't think so.


E isso é assim tão complicado? E então o Turbo Cache no PC? A gráfica vai meter informação na memoria ram, e depois se passado 10 nano segundos(como se o tempo interessasse para os componentes informaticos) o CPU vai escrever por cima? Ai já não há problemas?

E isso funciona sem que os programadores pensem nisso, pois os developers não sabem o hardware que o user tem em casa.


Agora não me venhas é dizer, que a PS3 tem uam conecção do RSX para a Memoria XDR de Read a 20GB/s e Write a 15GB/s para enfeitar e que não vai ser utilizado.
 
No Difference Between PS3 And Xbox 360? -

Falam aqueles que tão a fazer um jogo apenas para a x360 lol...
Tipo esse developer da epic que tá a trabalhar no gears of wars, ele alguma vez programou para a PS3? don't think so.

Nao foi o unico

Silicon Knights head Dennis Dyack claims that there is no real technical difference for developers between Sony's Playstation 3 and Microsoft's Xbox 360. Here is an excerpt:


Asked about our favorite topic on the graphics power of the new consoles, Dyack said, "The 360 and the PS3 are equal in power in my eyes. Maybe the PS 3 has more processing power. The 360 has more available memory. It's pretty much a net, net. The public perception of the PS 3 was that it was much more powerful. To developers, they look even."

Dyack said his company hasn't looked at games for the Wii. Been there, done that re Nintendo. Regarding staffing, he said the previous generation games required 30 to 60 people, but now that number is "doubled or tripled." Now the teams require story writers, cinematographers, musicians, and audio itself demands a whole team.

Dyack says that he believes that HDMI cable interfaces will make a difference in visual quality. That gives an edge to the PS3. But he noted that authoring games in 720P resolution "looks nice." He adds, "It is questionable if there is a difference between 1080P and 720P. All of our games are likely to be 720P because of the faster refresh rates. There are all kinds of trade-offs. It takes a lot more RAM to do 1080P. You'll reserve RAM for the textures. 720P is just less pixels. There is definitely a huge difference from 720P and analog."

Fonte:
 
E isso é assim tão complicado? E então o Turbo Cache no PC? A gráfica vai meter informação na memoria ram, e depois se passado 10 nano segundos(como se o tempo interessasse para os componentes informaticos) o CPU vai escrever por cima? Ai já não há problemas?

E isso funciona sem que os programadores pensem nisso, pois os developers não sabem o hardware que o user tem em casa.

Nesse caso a memoria fica exclusiva para a placa grafica e nao pode ser acedida por mais ninguem excepto a grafica.

No caso da turbocache os progrmamadores nao têm que pensar em nada disso pq sao os drivers que vêm a memoria principal e reservam uma parte desta mal uma aplicaçao 3d arranque.

No final la vem o problema da latencia. Para realizar tudo isso o rsx para usar a memoria do Cell vai ter que tar constantemente a rastrear a ram á procura de espaço onde colocar dados.
Problema maior é o GPU ter que tar á espera de informaçao colocada do outro lado para os processar, pq aceder á memoria local é muitissimo mais rapido que aceder a memoria externa.

Tudo isto tem que levar um manager de memoria que sincronize o Rsx e o Cell e algoritmos inteligentes para realizar tal tarefa. Claro que por muito afinado que seja leva inevitavelmente a latencias que se calhar podem ser demasiado penalisadores numa consola que se quer ultra-performance.
 
Nao foi o unico

Silicon Knights head Dennis Dyack claims that there is no real technical difference for developers between Sony's Playstation 3 and Microsoft's Xbox 360. Here is an excerpt:




Fonte:

Pera ai. Primeiro a x360 tem mais memoria ram que a PS3(tretas, ambas têm 512 megas). Esse já diz que não existe diferenças tecnicas. Não percebo, mas uam coisa sei, diferenças tecnicas existem e não são poucas.


O Cell é mto diferente do Xenon.
O RSX é mto diferente do Xenos.
Um tem 2 BUS que podem ou não ser partilhados, o outro tem um BUS partilhado.

Como podem ver, logo nos 3 aspectos principais de uma consola, existe logo varias diferenças. Qual se vai safar melhor logo se verá. E não é apenas gráficos, porque poder de AI etc tb conta mto o poder de processamento, e isso já não tem a ver com graficos.
 
Nesse caso a memoria fica exclusiva para a placa grafica e nao pode ser acedida por mais ninguem excepto a grafica.

No caso da turbocache os progrmamadores nao têm que pensar em nada disso pq sao os drivers que vêm a memoria principal e reservam uma parte desta mal uma aplicaçao 3d arranque.

No final la vem o problema da latencia. Para realizar tudo isso o rsx para usar a memoria do Cell vai ter que tar constantemente a rastrear a ram á procura de espaço onde colocar dados.
Problema maior é o GPU ter que tar á espera de informaçao colocada do outro lado para os processar, pq aceder á memoria local é muitissimo mais rapido que aceder a memoria externa.

Tudo isto tem que levar um manager de memoria que sincronize o Rsx e o Cell e algoritmos inteligentes para realizar tal tarefa. Claro que por muito afinado que seja leva inevitavelmente a latencias que se calhar podem ser demasiado penalisadores numa consola que se quer ultra-performance.


E agora no inicio, para não terem mto trabalho, um jogo que saibam que vão precisar de 350 megas para a RSX, reservam 100 megas no XDR e pronto, o Cell usa os restantes 156 Megas.

Mas nem acredito que seja isso que vai acontecer, deve ser tudo controlado.


E então, na X360 como funciona? Ambas usam a mm memória, isso não dá os problemas que evidenciaste ai? Não corre o Cpu o risco de gravar por cima do Gpu etc etc?
Todos os problemas que disseste ai, podem então aplicar-se então à x360, visto ambos usarem o mm modulo de memoria ram. Além de lutarem pela largura de banda, também vão lutar pelo espaço disponivel.
 
E quem é esse Dennis Dyack da Silicon Knights

Nos ultimos anos fizeram 2 jogos para a gc, e estão a fazer o too human, para a 360, que curiosamente foi anunciado em 1999 na E3 da altura para a ps1.

Como aparentemente não estão a fazer nada para a ps3, e devem estar a ser generosamente financiados pela M$, acho a opinião do senhor muito credivel e a ter em conta... ou talvez não.

Se visse um gajo da liverpool studios dizer que a x360 era inferior devido a uma treta qualquer, era o fim do mundo pq a sony isto e a sony aquilo. Assim de repente temos dois gajos pagos pela M$ a dizer aquilo que espera nestas situações, e é uma alegria.
 
Última edição:
E quem esse Dennis Dyack da Silicon Knights

Nos ultimos anos fizeram 2 jogos para a gc, e estão a fazer o too human, para a 360, que curiosamente foi anunciado em 1999 na E3 da altura para a ps1.

Como aparentemente não estão a fazer nada para a ps3, e devem estar a ser generosamente financiados pela M$, acho a opinião do senhor muito credivel e a ter em conta... ou talvez não.

Se visse um gajo da liverpool studios dizer que a x360 era inferior devido a uma treta qualquer, era o fim do mundo pq a sony isto e a sony aquilo. Assim de repente temos dois gajos pagos pela M$ a dizer aquilo que espera nestas situações, e é uma alegria.

Mas é que não duvides. Se aparecesse algum developer que faz apenas jogos para a Sony, dizer que esta é superior, apareciam logo ai as caras do costume a dar todas as desculpas possíveis e imaginarias, e onde a conclusão final era ele fazer jogos unicamente para a PS3 e por isso tinha essa opinião. Não duvides.



Edit:

Já agora, e tirando este quote da pagina da IGN:

How much RAM will the PS3 have?
256MB of XDR Main RAM @ 3.2GHz and 256MB of GDDR3 VRAM @ 700MHz, or a total of 512MB for the entire system. The RSX graphics chip can actually use all 512MB of system RAM; it is not limited to the 256MB of GDDR3 RAM.

Para acabar com as duvidas daqueles que pensavam que a PS3 apenas tinha 256 megas.
 
Última edição:
E então, na X360 como funciona? Ambas usam a mm memória, isso não dá os problemas que evidenciaste ai? Não corre o Cpu o risco de gravar por cima do Gpu etc etc?
Todos os problemas que disseste ai, podem então aplicar-se então à x360, visto ambos usarem o mm modulo de memoria ram. Além de lutarem pela largura de banda, também vão lutar pelo espaço disponivel.
Nao te esqueças Xenos tem funçoes de northbrige para alguma coisa.....

A Xbox tem 512 de ram e a PS3 tem 256+256mb de ram. Sao coisas totalmente diferentes

Como podem ver, logo nos 3 aspectos principais de uma consola, existe logo varias diferenças. Qual se vai safar melhor logo se verá. E não é apenas gráficos, porque poder de AI etc tb conta mto o poder de processamento, e isso já não tem a ver com graficos.
E ainda bem que falas em AI e fisica pq pelo que tenho lido o Cell é pessimo em branch predition. O Cell é um bom CPU para executar codigo seguido sem condiçoes de salto.
O CPU da Xbox360 tb nao é nada do outro mundo nesta materia, mas é significativamente melhor que o Cell.

Alias existe um jogo que agora nao me recordo em que o developer devido a este motivo ja avisou que a IA na versao Xbox360 vai ser mais evoluida que na PS3.
 
Back
Topo