PlayStation PlayStation 4 - Tópico Oficial

A Ps3 não era consola para durar 10anos no mercado antes da sucessora?

Lembro-me dessas declarações por parte de alguém da sony.

Não , é o mesmo que se passa com a ps2 neste momento , mesmo com a ps3 no mercado , continua a estar no mercado e é até uma plataforma que tem vendido bastante bem em determinados territórios onde estas actuais consolas são demasiado caras .
 
Isto é, não existe aquele impacto visual entre um jogo atual para consola e o jogo com o motor gráfico mais evoluído para PC.
Digo, por enquanto, temos o The Elder Scrolls V: Skyrim, o BattleField 3 o outros afins que vão, finalmente, dar uso a 100% de DX11 e afins (já aqui apenas me refiro ao BF3, não sei se o Skyrim terá um motor de raiz para DX11, espero que sim)

Atenção que não é o DirectX que marca o jogo. O Crysis 2 foi feito em DX9 e é visualmente um dos jogos mais belos no mercado.

O Crysis 2 é um exemplo que também prova que a próxima geração tem que ter mais RAM! ;) O Crysis 2 foi enfiado "á rasca" na PS3 pois uma das grande limitações era a falta de RAM.
 
hehe, pois seria, mas iria repetir, mas uma coisa é certa nunca iria ligar ao serviço PSN, não quero levar com um firmware não notificado e acontecer o que aconteceu com a minha PS3.

Cumpr´z

Pois é, é verdade... O teu caso é dos mais infelizes que já tenho tomado conhecimento, especialmente por ter sido resultado de uma idiotice técnica...

EDIT: Eu no outro dia li um artigo interessante que especulava sobre o hardware da próxima geração, já não me lembro é onde é que foi e se era explicitamente sobre a PS4 ou num cômputo mais geral... Vou ver se encontro.
 
Então, que se passou?
Eu sou um dos malucos que adquiriam a consola logo no início quando ela ainda custava 600€, e a bem dizer não me arrependo disso. A consola para as funcionalidades que apresentava na altura valia o dinheiro que pediam por ela, independentemente das críticas. Um belo dia sou recebido com um update de firmware que me castrou uma das funcionalidades que paguei, sem qualquer justificação ou compensação e isso fez-me perder por completo a confiança na marca. Apresentei queixa na UE, mandei mails à SCEE...nada.

Este enredo de novela mexicana da PSN também não veio ajudar. Há mais quem queira o meu dinheiro.
 
Eu sou um dos malucos que adquiriam a consola logo no início quando ela ainda custava 600€, e a bem dizer não me arrependo disso. A consola para as funcionalidades que apresentava na altura valia o dinheiro que pediam por ela, independentemente das críticas. Um belo dia sou recebido com um update de firmware que me castrou uma das funcionalidades que paguei, sem qualquer justificação ou compensação e isso fez-me perder por completo a confiança na marca. Apresentei queixa na UE, mandei mails à SCEE...nada.

X2
 
Eu sou um dos malucos que adquiriam a consola logo no início quando ela ainda custava 600€, e a bem dizer não me arrependo disso. A consola para as funcionalidades que apresentava na altura valia o dinheiro que pediam por ela, independentemente das críticas. Um belo dia sou recebido com um update de firmware que me castrou uma das funcionalidades que paguei, sem qualquer justificação ou compensação e isso fez-me perder por completo a confiança na marca. Apresentei queixa na UE, mandei mails à SCEE...nada.

Este enredo de novela mexicana da PSN também não veio ajudar. Há mais quem queira o meu dinheiro.

Ok, justíssimo.

Eu no meu caso quando olho para as consolas que quero vejo primariamente e quase exclusivamente os jogos que poderei jogar lá, é o simples factor que me faz escolher uma sobre outra. Mas tens razão que a Sony esta geração tem dado muitos tiros nos pés, mas como já tinha dito, não foi a única.
 
Atenção que não é o DirectX que marca o jogo. O Crysis 2 foi feito em DX9 e é visualmente um dos jogos mais belos no mercado.

O Crysis 2 é um exemplo que também prova que a próxima geração tem que ter mais RAM! ;) O Crysis 2 foi enfiado "á rasca" na PS3 pois uma das grande limitações era a falta de RAM.

A PS3 tem 512mb de ram tal como a X360. A diferença é que a PS3 tem a ram dividida.

O Crysis 2 foi mal portado para a PS3 e foi capado. O que não falta são "comandos" para por o jogo bem melhor graficamente na PS3 (desde a subida de resolução para 1280x720 nativos, a outras coisas). Não percebi muito bem a intenção de capar certos detalhes gráficos deste jogo para esta plataforma, mas isso é possível de contornar mantendo a estabilidade na performance. Obviamente que não direi como porque não é permitido neste fórum.

Quanto a uma PS4, só lá para 2014.
 
Última edição:
Esperemos que a Sony não caia no erro de lançar uma nova consola prematuramente por causa de toda esta novela mexicana da PSN... É que com esta história toda já meteram os pés pelas mãos e não conseguem arranjar uma solução à altura do sucedido.
 
Eu sou um dos malucos que adquiriam a consola logo no início quando ela ainda custava 600€, e a bem dizer não me arrependo disso. A consola para as funcionalidades que apresentava na altura valia o dinheiro que pediam por ela, independentemente das críticas. Um belo dia sou recebido com um update de firmware que me castrou uma das funcionalidades que paguei, sem qualquer justificação ou compensação e isso fez-me perder por completo a confiança na marca. Apresentei queixa na UE, mandei mails à SCEE...nada.

Este enredo de novela mexicana da PSN também não veio ajudar. Há mais quem queira o meu dinheiro.

Tenho de concordar. Desrespeito deste tamanho pela consumidor é imperdoável quando há alternativas por vezes até superiores.

A PS3 tem 512mb de ram tal como a X360. A diferença é que a PS3 tem a ram dividida.

O Crysis 2 foi mal portado para a PS3 e foi capado. O que não falta são "comandos" para por o jogo bem melhor graficamente na PS3 (desde a subida de resolução para 1280x720 nativos, a outras coisas). Não percebi muito bem a intenção de capar certos detalhes gráficos deste jogo para esta plataforma, mas isso é possível de contornar mantendo a estabilidade na performance. Obviamente que não direi como porque não é permitido neste fórum.

Quanto a uma PS4, só lá para 2014.

Falta de recursos e apoio da Sony provavelmente. E mesmo assim, 512mb de RAM é pouquíssimo...
 
Tenho de concordar. Desrespeito deste tamanho pela consumidor é imperdoável quando há alternativas por vezes até superiores.

Yup

Falta de recursos e apoio da Sony provavelmente. E mesmo assim, 512mb de RAM é pouquíssimo...
Nada disso, tem a haver com uma escolha técnica por parte da produção para manter a qualidade, pois tive oportunidade de constatar as diferenças referidas pelo amigo Di7 e de fato confirma-se.

Sobre a memória, não vale a pena referir este assunto, pois isso já foi debatido há 4/5 anos atrás, na época havia altos custos que impedia um "melhor" pacote, julgo eu que a SONY aprendeu a lição, prova disso temos o exemplo recente da NGP.

Cumpr´z
 
Precisamos é de hardware construído com cabeça e tendo em conta os specs da NGP parece que ainda não perceberam isso

Isto.

A PS3 apareceu apresentada como um maquinão, com umas specs altíssimas e cheia de possibilidades. A força bruta do Cell levou até a que o exército norte-americano criasse um cluster de PS3 todas ligadas em rede para processar cálculos (um super-computador low cost, se quisermos).

Mais tarde, começou-se a perceber que os gráficos já eram datados, o Cell afinal não era lá essas coisas, e que lhe faltava RAM.

O plano inicial para a consola, com RC, quatro portas USB (e que falta fazem na minha Slim...), suporte Linux, etc., era megalómano, sim, mas a Sony esqueceu-se da máxima stick to the plan, capou as versões seguintes, e chegou mesmo a remover o suporte Linux, comprando uma guerra com hackers e piratas, que teve e tem os seus custos, situação diametralmente oposta à que ocorreu com a PS1 e a PS2.

Resumindo, a PS3 foi pensada apenas tecnicamente, e mesmo assim apenas no sentido de força bruta: "quanto mais melhor". Não houve plano de negócio eficaz, nem filosofia de plataforma, as limitações e falhas de hardware acabaram por aparecer e marcar a plataforma, e há muitos mais consumidores insatisfeitos hoje do que havia no tempo da PS2.

Na minha opinião, é precisamente o planeamento da plataforma e do negócio que tem que ser corrigido e melhorado. O resto surgirá naturalmente.
 
O plano inicial para a consola, com RC, quatro portas USB (e que falta fazem na minha Slim...), suporte Linux, etc., era megalómano (...).
O projecto não era megalómano, era sim um equipamento dirigido a outro público, o público do Hi-fi e Home Cinema para quem dar 600€ por um equipamento é uma banalidade. A versão de 20Gb mais dirigida ao público para quem os videojogos são a prioridade até era uma boa opção, principalmente quando comparada directamente com a concorrente X360.
 
O projecto não era megalómano, era sim um equipamento dirigido a outro público, o público do Hi-fi e Home Cinema para quem dar 600€ por um equipamento é uma banalidade. A versão de 20Gb mais dirigida ao público para quem os videojogos são a prioridade até era uma boa opção, principalmente quando comparada directamente com a concorrente X360.
A versão de 20GB não chegou a portugal, pelo menos para venda.

Mas depois há a mania tuga que quanto mai melhor. Tenho um vizinho que comprou a ps3 no dia em que saiu (acho que a teve em casa uns dias antes) e não lhe toca :rolleyes:

Quando havia os rumores e tal, ele disse que nunca ia comprar a de 20 porque a de 60 é que é boa e tal...
 
O projecto não era megalómano, era sim um equipamento dirigido a outro público, o público do Hi-fi e Home Cinema para quem dar 600€ por um equipamento é uma banalidade. A versão de 20Gb mais dirigida ao público para quem os videojogos são a prioridade até era uma boa opção, principalmente quando comparada directamente com a concorrente X360.
Independentemente das particularidades entre as duas versões, o cerne da PS3 não foi muito bem pensado.

Na altura já havia quem apontasse isso, hoje parece-me terrivelmente óbvio. E depois existem também muitas outras falhas colateriais (o comando por exemplo, mas isso é o menos porque até há quem goste daquela coisa)

Diga-se que a PS2 era semelhante mas essa cilindrou toda a gente para lhe fazer as vontades. A PS3 não teve essas mordomias.
 
Independentemente das particularidades entre as duas versões, o cerne da PS3 não foi muito bem pensado.

Na altura já havia quem apontasse isso, hoje parece-me terrivelmente óbvio. E depois existem também muitas outras falhas colateriais (o comando por exemplo, mas isso é o menos porque até há quem goste daquela coisa)

Diga-se que a PS2 era semelhante mas essa cilindrou toda a gente para lhe fazer as vontades. A PS3 não teve essas mordomias.
A PS2 teve a grande vantagem do DVD pois era uma novidade muito grande comparada com o antigo VHS além disso para muita gente foi o primeiro leitor de DVD's que tiveram a SONY tentou o mesmo com o BD, mas a moda demorou a pegar e ainda hoje está a perder bastante para sistema de aluguer online (estilo Netfix), a consola em si também foi lanmçada num momento opurtuno a Nintendo estava um bocado fraca na altura e a Microsoft era bastante inexperiente, se eles aquando a PS3 tivessem pensado numa consola mais equilibrada as vendas da mesma teriam passado as da 360 mais cedo (essa PS3 teórica também sairia mais cedo roubando um pouco da vantagem da 360) e tínhamos multi plataformas a serem desenvolvidos com a PS3 (leadplatform) ainda por cima tinham rentabilizado bastante graças ao RROD da X360 e tinham tido o apoio das 3rd parties bem mais cedo, mas a SONY sempre fez a mesma coisa com as consolas que foi meter lá para dentro o mais possível, resultou 2 vezes graças ás circunstâncias à terceira (PSP*) e à quarta falhou tiveram sorte que a marca tem muitos fãs que lhe são fieis aguentaram a consola nos primeiros anos de vida, onde os exclusivos prometidos eram poucos. Apesar de ser um pouco de especulação duvido muito que se volte a ter uma geração como a PS2, mesmo nesta geração as coisas têm-se estado a equilibrar e vê-se perfeitamente que há espaço o suficiente para 3 consolas no mercado.

* Com isto não quero dizer que a PSP seja um fail, mas tem sobrevivido muito graças aos developers japoneses que não se limitaram a portar jogos de PS2 para a mesma

O modelo de 20 Gb era a maior estupidez que possível, tentaram cortar nos custos para terem um modelo mais barato, mas cortaram nos sítios errados, o modelo de 20 Gb só tinha saida composito, isto para uma consola que se intitulava de alta definição não ter uma saída HDMI era a maior estupidez de todas, mesmo quem ainda não tivesse TV's disponíveis para tal num futuro proximo se a adquirissem tinham um tijolo de 500€ capaz de ler BD há mesma resolução que um DVD (ou ainda mais baixo já que ficasó pelos 480i) felizmente a SONY apercebeu-se do erro e nem a chegou a lançar na Europa
 
Back
Topo