• Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

• ZWAME Jogos: Death Stranding 2: On the Beach já chegou à PlayStation 5! Podem ler a nossa análise neste link!

PlayStation PlayStation 4 - Tópico Oficial

Ora bem, parece que estou com um pouco de sorte. Esta semana como estou em remodelações no meu quarto estava a ver o que tenho para aqui para deitar ao lixo ou guardar. No meio de tanta tralha encontrei a factura do comando.

Ora portanto, foi comprado em Setembro de 2015 e foi enviado para a garantia 1 ano depois, lembro-me perfeitamente que tinha feito 1 ano da compra e enviei para lá.

Liguei novamente para a PlayStation Portugal, a pessoa que atendeu parecia não perceber muito do assunto e estava a pedir-me a fatura do novo comando, e eu a explicar que me foi enviado da garantia e não tinha fatura nenhuma. O que tenho é a fatura da compra do primeiro comando, do que veio da garantia não tenho nenhum papel nem fatura.
Ele enviou-me um email para eu enviar uma foto do talão de compra e que depois entram em contacto comigo. Cheira-me que isto não vai dar em nada.
Ele disse que na minha "conta" houve um contacto ano passado por um problema com jogos do PLUS, e lembro-me de ter ligado para eles sobre isso, mas antes disso ele diz que a minha conta não tem nenhum contacto. Mas se eles procurarem lá no sistema deles por email ou por nome deve ter lá alguma ocorrência sobre o comando que enviei para lá e assim podem ver o comprovativo, digo eu. Até dei o número de série do comando, por isso através do número de série devem conseguir ver algo, digo eu!

Quando o mandei para a garantia tinha passado 1 ano, por isso vindo da garantia tenho direito a mais 2 anos de garantia.

Não me recordo. Ainda pensei que tinha sido num site, fui lá ver o histórico e não foi lá.

Só tens direito a mais 2 anos se o artigo em loja der troca direta em garantia e levares um novo com nova fatura.

Edit: Se esse comando que queres reparar é o que a Sony te enviou diretamente ao abrigo da garantia do que compraste em 2015 esquece, já não tens direito a nada.

Só tens direito a mais 2 anos se o artigo em loja der troca direta em garantia e levares um novo com nova fatura.

Edit: Se esse comando que queres reparar é o que a Sony te enviou diretamente ao abrigo da garantia do que compraste em 2015 esquece, já não tens direito a nada.
Tenho sim. Se me deram um novo conta novamente mais 2 anos, é assim em todo lado. É um produto novo, e eu disse isso ao que me atendeu e ele ao início estava a dizer que não, depois já disse que sim.

A ideia que tenho é que se deram um comando novo porque o outro não dava para reparar tens 2 anos sobre o comando que te deram.
Se trocaram uma peça tens 2 anos sobre essa peça.

Se te enviaram um novo em Setembro de 2016 ou posterior tens garantia ainda.

Senhores, não existe nenhuma obrigação legal de garantia sobre a reparação, a menos que esta tenho sido paga. Se o artigo é trocado e o reparador emitiu uma nota de crédito para o cliente trocar por outro, aí sim, há nova faturação e, logo, 2 anos de garantia sobre o artigo novo. Não parece que tenha sido isto que aconteceu logo eles só têm que garantir que tens um comando a funcionar durante 2 anos desde que o compraste e isso eles já fizeram.

Não estou a dizer com isto que até não te possas safar mas sem um fatura de compra há menos de 2 anos não podes exigir que te ativem garantia alguma.

Vou esperar que eles entrem em contacto comigo. Porque se disserem que tenho que ter o papel que veio com o comando, digo que não tenho e que eles têm de ter em sistema os dados de quando me enviaram.

Numero de série novo = nova garantia.
O artigo substituído goza de novo periodo de garantia por lei, simples. Insiste Snake, só tem de resolver o problema.
A "nova" garantia é sempre validada pela fatura inicial e comprovativo de troca do artigo aquando da substituição.
Aliás, a Sony mesmo em loja dá indicações para troca direta dos comandos, devolução e novo registo para nova garantia.

Senhores, não existe nenhuma obrigação legal de garantia sobre a reparação, a menos que esta tenho sido paga. Se o artigo é trocado e o reparador emitiu uma nota de crédito para o cliente trocar por outro, aí sim, há nova faturação e, logo, 2 anos de garantia sobre o artigo novo. Não parece que tenha sido isto que aconteceu logo eles só têm que garantir que tens um comando a funcionar durante 2 anos desde que o compraste e isso eles já fizeram.

Não estou a dizer com isto que até não te possas safar mas sem um fatura de compra há menos de 2 anos não podes exigir que te ativem garantia alguma.
Errado!
Sempre que o artigo vai para reparação e uma determinada peça é arranjada/substituída, essa mesma Peça/componente tem um novo período de 2anos!
Não tem nada a ver com o pagar o arranjo ou não... O que o @dasilva07 estava certo.

Errado!
Sempre que o artigo vai para reparação e uma determinada peça é arranjada/substituída, essa mesma Peça/componente tem um novo período de 2anos!
Não tem nada a ver com o pagar o arranjo ou não... O que o @dasilva07 estava certo.
Errado estás tu, era uma festa então... Trata de te informares antes de falar no assunto.

Numero de série novo = nova garantia.
O artigo substituído goza de novo periodo de garantia por lei, simples. Insiste Snake, só tem de resolver o problema.
A "nova" garantia é sempre validada pela fatura inicial e comprovativo de troca do artigo aquando da substituição.
Aliás, a Sony mesmo em loja dá indicações para troca direta dos comandos, devolução e novo registo para nova garantia.

A lei obriga a marca a prestar 2 anos de garantia desde a data de compra, apenas e só. A única coisa que garante ao consumidor mais 2 anos de garantia é a devolução e novo registo de um artigo novo, uma vez que altera a data de compra. O número de série por si só não basta. Mas não me vou alongar mais sobre este assunto.

Última edição pelo moderador:
Fui pesquisar um bocadinho até porque é um assunto importante e vi logo isto.

Info da Direcção geral do consumidor:

http://www.consumidor.gov.pt/pagina...&codigoms=0&codigono=61916283AAAAAAAAAAAAAAAA

Quando é substituido o bem, qual a garantia do novo bem entregue ao consumidor?

O bem substituto goza de novo prazo de garantia (2 anos bem móvel e 5 anos bem imóvel) completamente autónomo da garantia do bem substituído. Em caso de substituição do bem, assegure-se que lhe é disponibilizado documento datado relativo à entrega do bem substituto. Só assim poderá provar o prazo de garantia caso o bem venha, também ele, manifestar qualquer desconformidade.

Mandei para reparação um bem dentro da garantia, qual o prazo de garantia das peças que foram colocadas em virtude da reparação?

As peças colocadas gozam de um prazo de garantia de 2 anos, independentemente do prazo da garantia do bem reparado. Todavia, assegure-se que, quando levantar o bem após a reparação, lhe é fornecido documento contendo a descrição das peças que foram colocadas. Este documento é essencial para garantir os seus direitos em situação de reaparecimento da avaria.

Errado estás tu, era uma festa então... Trata de te informares antes de falar no assunto.

A lei obriga a marca a prestar 2 anos de garantia desde a data de compra, apenas e só. A única coisa que garante ao consumidor mais 2 anos de garantia é a devolução e novo registo de um artigo novo, uma vez que altera a data de compra. O número de série por si só não basta. Mas não me vou alongar mais sobre este assunto.

Fui bastante explicito e claro. Não induzas em erro os utilizadores sem ter o verdadeiro conhecimento da lei.

O problema aqui é que não tenho a fatura de quando me foi enviado o novo comando. Nem sei se eles enviaram porque não me lembro, e normalmente eu guardo sempre essas coisas.

É? Estás enganado amigo. Acredita que conheço e bem a lei neste contexto uma vez que faz parte do meu trabalho. Nenhum relatório técnico com indicação de substituição serve de renovação de garantia mas sim uma nova fatura. Se alguma vez o fizer é pura cortesia da marca. Não induzas tu em erro utilizadores com base no que pensas que é.
Não é isso que diz a lei. A lei diz claramente, e já foi colocado aqui, que em caso de substituição do artigo, este novo goza de 2 anos de garantia. Caso seja substituído algum componente, esse componente goza de 2 anos de garantia.

Não é isso que diz a lei. A lei diz claramente, e já foi colocado aqui, que em caso de substituição do artigo, este novo goza de 2 anos de garantia. Caso seja substituído algum componente, esse componente goza de 2 anos de garantia.
Mostra!

Edit: Já vi ao que te referes. Não é linear como pensam e é isso que estou a tentar que percebam. A "substituição do artigo" que é referida compreende a emissão de uma nota de crédito para a loja por parte do reparador que cobre os custos totais da compra, nomeadamente, a margem da loja, e aí sim, há devolução e uma fatura nova de um artigo escolhido pelo cliente. Por vezes acontece que as marcas enviam artigos diferentes, muitas vezes refurbished diretamente ao cliente... Dessa forma, e na lei, não há substituição de artigo mas sim reparação!

Aliás, posso-vos dar um exemplo até que ando a acompanhar estes dias devida a uma reclamação: Marca X fez upgrade de uma impressora a cliente em garantia, ao invés de reparar. Passado uns meses impressora avaria de novo e, a marca, não repara mas sim dá substituição do artigo... que comprou! Cliente reclama no livro porque não aceita levar uma nova igual à que comprou inicialmente.

Got it?

Fim de off-topic para mim.

Última edição:
Back