A meu ver o maior problema da PS3 é o processador gráfico (que já na altura não era de topo) e a pouca memória.
Esta combinação permite obter aqueles famosos soluços nos jogos, ora porque a memória está cheia e a consola está a ler/escrever no disco rígido, ora porque uma situação num jogo gerou uma situação com muitos efeitos(tipo explosões, flashes, etc).
De um ponto de vista económico a Sony poderia aproveitar a PS3 e com algumas mexidas na motherboard, actualização de componentes e pouco mais, tinha uma PS4 com pouco custo.
Ora vejamos, aumentar a memória (RAM e a gráfica), novo processador gráfico (para 1080p60), disco rígido/ssd sata 3. Um novo desenho para a consola, talvez para os comandos e acessórios actuais.
Conclusão temos uma consola nova, muito mais potente e praticamente sem grandes necessidades de alterar as ferramentas de programação e adaptação dos programadores.
A nível do Cell, se se lembram o original tinha mais velocidade e mais SPUs, mas diminuíram ambos por causa dos custos de fabrico. No entanto a IBM já não tem os problemas que tinha, logo o Cell pode ser actualizado para o antigo original, ou então pode ser utilizado um Cell dualcore (ou mais) que a IBM também tem.
Por fim como lixaram a retrocompatibilidade nesta geração, podem voltar a introduzir na PS4 visto que o chip da PS2 agora é, agora, só 1 chip (emotion engine + graphics synthesizer). A retrocompatibilidade com a PS1 é por software, tal como já acontece, e com a PS3 seria pelo hardware (semelhante).
Não me admirava muito que a PS4 fosse uma actualização da PS3, desta maneira.