Torak
Power Member
Na ps4 normal vs pro em 99% dos casos não tens diferença de qualidade gráfica. Tens diferença de resolução. 1080p na ps4, 1440p na pro.
Ou quaisquer outras combinações que envolvam resoluções dinâmicas.
Quando eu digo salto geracional em grafismo, é por exemplo o uncharted 3 da ps3 a 30 FPS para o uncharted 4 da ps4 a 30 FPS.
Ou o last of us da PS3 para o last of us 2 da ps4.
O salto em grafismo é extraordinário.
4K vs 1440p é um disparate. 4K sao mais de 8 milhões de pixeis individuais que o sistema tem de fazer render.
1440p são 3.6 milhões.
É uma estupidez os recursos que se gastam para ter 4K nativos. Desnecessário. Mas é o que o marketing quer, por isso tem de ser...
60 FPS, o sistema tem de fazer render a um frame a cada 16.6ms.
A 30 FPS é apenas um frame a cada 33.3 ms.
Ou seja, a carga extra de render é também o dobro.
Por isso 4K nativos e 60 FPS exige muitos recursos.
Para ter essas duas coisas, os gráficos tem necessariamente de ceder.
E a haver uma cedência, sendo que os fabricantes não deixam que seja o 4K, então nos jogos AAA single player story driven que seja o frame rate, para o grafismo poder ser verdadeiramente next gen.
Mas a diferença é que passar de 1440p para 4K, a diferença é pequena e em muitas TVs, nem se nota.
Mas a diferença de passar de 30 fps para 60 fps é enorme, em termos de jogabilidade. Este já devia ser o padrão em todos os jogos.
Infelizmente a maioria dos estúdios foca-se mais em gráficos e quantidades absurdas de pixeis, do que na jogabilidade.
Esta geração, foi a primeira vez que não comprei uma Playstation (nem Xbox). Se o padrão na PS5 também for os 30 fps, vai ser mais uma geração para esquecer.
Não vou sacrificar a jogabilidade.