PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Na ps4 normal vs pro em 99% dos casos não tens diferença de qualidade gráfica. Tens diferença de resolução. 1080p na ps4, 1440p na pro.
Ou quaisquer outras combinações que envolvam resoluções dinâmicas.

Quando eu digo salto geracional em grafismo, é por exemplo o uncharted 3 da ps3 a 30 FPS para o uncharted 4 da ps4 a 30 FPS.

Ou o last of us da PS3 para o last of us 2 da ps4.
O salto em grafismo é extraordinário.

4K vs 1440p é um disparate. 4K sao mais de 8 milhões de pixeis individuais que o sistema tem de fazer render.
1440p são 3.6 milhões.
É uma estupidez os recursos que se gastam para ter 4K nativos. Desnecessário. Mas é o que o marketing quer, por isso tem de ser...

60 FPS, o sistema tem de fazer render a um frame a cada 16.6ms.
A 30 FPS é apenas um frame a cada 33.3 ms.

Ou seja, a carga extra de render é também o dobro.
Por isso 4K nativos e 60 FPS exige muitos recursos.
Para ter essas duas coisas, os gráficos tem necessariamente de ceder.

E a haver uma cedência, sendo que os fabricantes não deixam que seja o 4K, então nos jogos AAA single player story driven que seja o frame rate, para o grafismo poder ser verdadeiramente next gen.

Mas a diferença é que passar de 1440p para 4K, a diferença é pequena e em muitas TVs, nem se nota.
Mas a diferença de passar de 30 fps para 60 fps é enorme, em termos de jogabilidade. Este já devia ser o padrão em todos os jogos.
Infelizmente a maioria dos estúdios foca-se mais em gráficos e quantidades absurdas de pixeis, do que na jogabilidade.
Esta geração, foi a primeira vez que não comprei uma Playstation (nem Xbox). Se o padrão na PS5 também for os 30 fps, vai ser mais uma geração para esquecer.
Não vou sacrificar a jogabilidade.
 
Mas a diferença é que passar de 1440p para 4K, a diferença é pequena e em muitas TVs, nem se nota.
Mas a diferença de passar de 30 fps para 60 fps é enorme, em termos de jogabilidade. Este já devia ser o padrão em todos os jogos.
Infelizmente a maioria dos estúdios foca-se mais em gráficos e quantidades absurdas de pixeis, do que na jogabilidade.
Esta geração, foi a primeira vez que não comprei uma Playstation (nem Xbox). Se o padrão na PS5 também for os 30 fps, vai ser mais uma geração para esquecer.
Não vou sacrificar a jogabilidade.
Concordo em absoluto, acho que no minimo devem dar opção tipo como a insomniac disse que ia fazer, modo performance e modo resolução.
 
Eu sem perceber muito da poda, dá-me a ideia que algumas pessoas acham que com 60 fps a 1080 ou a 1440, vão ter uma qualidade gráfica alta, quando na minha perspectiva o que vai acontecer é, para ter 60 fps a qualidade gráfica vai estar abaixo de um Last of Us part 2 ou um Ghost of Tsushima, por exemplo...ou vá, na melhor das hipóteses, equivalente.

Na minha perspectiva as opções seriam -4K a 30fps com gráficos a médio.
-1440p (ou mesmo 1080p dependendo do tipo de jogo) a 60 fps com gráficos ultra.

Ora, pelo que me parece não é isso que vamos ter, na grande maioria dos jogos, optar por 60 fps e levar com gráficos ao nível da current gen, não obrigado.

Então passamos de uma consola de 1.8 Tflps para uma de 9/10 Tflps e esta ultima não consegue passar um jogo de 30 para 60fps sem ainda melhorar no departamento gráfico? Não aprece algo impossível de concretizar.
 
Então passamos de uma consola de 1.8 Tflps para uma de 9/10 Tflps e esta ultima não consegue passar um jogo de 30 para 60fps sem ainda melhorar no departamento gráfico? Não aprece algo impossível de concretizar.

A malta continua a comparar jogos de fim de geração, com jogo de inicio de geração.
Os jogos no inicio da PS4, não tinham o desempenho/qualidade gráfica do Last of Us part 2 ou um Ghost of Tsushima.

Eu diria que só para 2022 começamos a ver o que vale realmente esta nova geração.
 
Mas a diferença é que passar de 1440p para 4K, a diferença é pequena e em muitas TVs, nem se nota.
Mas a diferença de passar de 30 fps para 60 fps é enorme, em termos de jogabilidade. Este já devia ser o padrão em todos os jogos.
Infelizmente a maioria dos estúdios foca-se mais em gráficos e quantidades absurdas de pixeis, do que na jogabilidade.
Esta geração, foi a primeira vez que não comprei uma Playstation (nem Xbox). Se o padrão na PS5 também for os 30 fps, vai ser mais uma geração para esquecer.
Não vou sacrificar a jogabilidade.

Se os 60 FPS sempre tivessem sido a norma e nunca tivéssemos visto, literalmente visto o que os 30 FPS permitem visualmente no mesmo hardware, então os 60 FPS seriam o ideal.
Mas existindo os 30 FPS, pelo menos nos jogos single player que é o que eu jogo e prefiro, para mim 60 FPS mantendo os visuais é um retrocesso.

Dou um exemplo.
Tendo jogado a obra prima visual que é o last of us 2, mantendo o hardware constante, para ter 60 FPS o downgrade gráfico seria assinalável.
Eu nunca na vida trocaria os visuais deslumbrantes do jogo a 30 FPS por ter a fluidez dos 60 FPS naquele jogo com piores visuais.

Outro exemplo.
O MP do uncharted 4 é a 60 FPS.
Eu nunca iria querer jogar a campanha single player a 60 FPS com os visuais do MP. Prefiro de longe os 30 FPS.

Por exemplo com os 9 tflops da ps5, a guerrilla para nos deixar de queixo caído com os visuais e detalhe do Horizon 2 tem de fazer o jogo a 30 FPS.
Se o fizer a 60 FPS, a diferença do Horizon 1 na ps4 pro para o 2 na Ps5 não vai ser um salto geracional em visuais e grafismo.
 
A malta continua a comparar jogos de fim de geração, com jogo de inicio de geração.
Os jogos no inicio da PS4, não tinham o desempenho/qualidade gráfica do Last of Us part 2 ou um Ghost of Tsushima.

Eu diria que só para 2022 começamos a ver o que vale realmente esta nova geração.

No final da geração ps3 tiveste um last of us a 720p30fps (instável), e no inicio dap geração tiveste um last of us remastered 1080p60 com um bump gráfico, era onde queria chegar.

 
Então passamos de uma consola de 1.8 Tflps para uma de 9/10 Tflps e esta ultima não consegue passar um jogo de 30 para 60fps sem ainda melhorar no departamento gráfico? Não aprece algo impossível de concretizar.

O que não consegues fazer é subir a resolução de 1080p para 4k, aumentar a framerate de 30 para 60fps e ainda ter o bump gráfico que todos esperam.

Essas 3 coisas ao mesmo tempo é muito complicado de conseguirem.

--------------

Sinceramente acho que se precipitaram esta geração.

A PS4 e a X1 aguentavam na boa mais 2 anos, ainda para mais tendo em conta que houve mid gen refresh.

Esses 2 anos seriam suficientes para as consolas já virem com um Gpu que suporte Upscale por AI com recurso a hardware dedicado.
Teríamos o verdadeiro next gen.

Se os 60 FPS sempre tivessem sido a norma e nunca tivéssemos visto, literalmente visto o que os 30 FPS permitem visualmente no mesmo hardware, então os 60 FPS seriam o ideal.
Mas existindo os 30 FPS, pelo menos nos jogos single player que é o que eu jogo e prefiro, para mim 60 FPS mantendo os visuais é um retrocesso.

E por isso é que muito provavelmente nunca mais regresso às consolas definitivamente. Só mesmo para jogar os exclusivos (se ainda existirem, que as coisas estão a mudar).

No PC tenho a mesma qualidade gráfica ou na maioria dos casos, superior, ao mesmo tempo que tenho 60fps ou até bastante mais que isso.

Não esquecer que os 30fps são um causador de má qualidade gráfica, pois obriga a usarem motion blur em exagero para disfarçar e sempre que se move a câmera vemos tudo em arrasto.
A 60fps vês a imagem definida mesmo em movimento. Isso para mim é qualidade gráfica. Passamos a maioria do tempo em movimento e não parados a olhar para o cenário.
 
Última edição:
O que não consegues fazer é subir a resolução de 1080p para 4k, aumentar a framerate de 30 para 60fps e ainda ter o bump gráfico que todos esperam.

Essas 3 coisas ao mesmo tempo é muito complicado de conseguirem.

--------------

So sinceramente acho que se precipitaram esta geração.

A PS4 e a X1 aguentavam na boa mais 2 anos, ainda para mais tendo em conta que houve mid gen refresh.

Esses 2 anos seriam suficientes para as consolas já virem com um Gpu que suporte Upscale por AI com recurso a hardware dedicado.
Teríamos o verdadeiro next gen.

Mas é possível certo? Imagina o spider man, não é possível colocá-lo a 4k60fps e adicionar alguma coisa no departamento gráfico? Não digo uma revolução gráfica, mas alguma coisa, algo do tipo que aconteceu do the last of us da ps3 e ps4? Até podiam usar resolução dinâmica, se eu nem percebi dessa técnica usada em 1080p, como iria detetar em 4k?
 
Se os 60 FPS sempre tivessem sido a norma e nunca tivéssemos visto, literalmente visto o que os 30 FPS permitem visualmente no mesmo hardware, então os 60 FPS seriam o ideal.
Mas existindo os 30 FPS, pelo menos nos jogos single player que é o que eu jogo e prefiro, para mim 60 FPS mantendo os visuais é um retrocesso.

Dou um exemplo.
Tendo jogado a obra prima visual que é o last of us 2, mantendo o hardware constante, para ter 60 FPS o downgrade gráfico seria assinalável.
Eu nunca na vida trocaria os visuais deslumbrantes do jogo a 30 FPS por ter a fluidez dos 60 FPS naquele jogo com piores visuais.

Outro exemplo.
O MP do uncharted 4 é a 60 FPS.
Eu nunca iria querer jogar a campanha single player a 60 FPS com os visuais do MP. Prefiro de longe os 30 FPS.

Por exemplo com os 9 tflops da ps5, a guerrilla para nos deixar de queixo caído com os visuais e detalhe do Horizon 2 tem de fazer o jogo a 30 FPS.
Se o fizer a 60 FPS, a diferença do Horizon 1 na ps4 pro para o 2 na Ps5 não vai ser um salto geracional em visuais e grafismo.

Juro que não te percebo.
Eu jamais sacrificaria a jogabilidade por gráficos.
 
Mas é possível certo? Imagina o spider man, não é possível colocá-lo a 4k60fps e adicionar alguma coisa no departamento gráfico? Não digo uma revolução gráfica, mas alguma coisa, algo do tipo que aconteceu do the last of us da ps3 e ps4? Até podiam usar resolução dinâmica, se eu nem percebi dessa técnica usada em 1080p, como iria detetar em 4k?

Vê o exemplo que dei do horizon...
Na ps4 pro que tem 4 tflops e pouco, o jogo corre a 30 FPS com checkerboard para output 4K.

Na ps5 com 9 tflops, se queres 60 FPS, logo aí já é o dobro da necessidade de render do hardware.
Depois se queres 4K nativo em vez do checkerboard, ainda é preciso mais poder...

Onde sobra budget de power de hardware para aumentar o grafismo e fidelidade visual?

Juro que não te percebo.
Eu jamais sacrificaria a jogabilidade por gráficos.

Não precisas falar como se 30 fosse injogavel.
Se forem 30 FPS bem optimizados com frame pacing certinho de 33.3 ms e sem micro stutters, é perfeitamente jogável.
Normalmente os first party da Sony são muito bons nesse aspecto.
Tirando o Bloodborne, são certinhos.
Eu adorei jogar o last of us 2.
De comando, na poltrona em frente à tv, foi uma experiência fantástica. Mesmo a 30 FPS.

Para mim jogabilidade tem mais a ver com o level design, AI, animação, etc do que propriamente o framerate.

Por exemplo, para mim a jogabilidade do red ded 2 é péssima! E continuaria a ser péssima mesmo que jogasse o jogo a 60 FPS, 144 ou mesmo 240. ;)
 
Última edição:
Mas é possível certo? Imagina o spider man, não é possível colocá-lo a 4k60fps e adicionar alguma coisa no departamento gráfico? Não digo uma revolução gráfica, mas alguma coisa, algo do tipo que aconteceu do the last of us da ps3 e ps4? Até podiam usar resolução dinâmica, se eu nem percebi dessa técnica usada em 1080p, como iria detetar em 4k?

Tinhas qualquer coisa melhor, mas nada do bump gráfico que toda a gente está à espera.

Repara no exemplo do Ratchet que pelos vistos estava a correr a 4K 30fps. Mesmo assim a nível gráfico, tirando o Ray Tracing, não é por ai nenhum salto gráfico digno de uma nova geração, agora imagina se passassem aquilo para 60fps.

Claro que concordo que o deviam fazer, mas a framerate será sempre o sacrificado. E enquanto o for, PC All the Way.
 
Última edição:
Vê o exemplo que dei do horizon...
Na ps4 pro que tem 4 tflops e pouco, o jogo corre a 30 FPS com checkerboard para output 4K.

Na ps5 com 9 tflops, se queres 60 FPS, logo aí já é o dobro da necessidade de render do hardware.
Depois se queres 4K nativo em vez do checkerboard, ainda é preciso mais poder...

Onde sobra budget de power de hardware para aumentar o grafismo e fidelidade visual?



Não precisas falar como se 30 fosse injogavel.
Se forem 30 FPS bem optimizados com frame pacing certinho de 33.3 ms e sem micro stutters, é perfeitamente jogável.
Normalmente os first party da Sony são muito bons nesse aspecto.
Tirando o Bloodborne, são certinhos.
Eu adorei jogar o last of us 2.
De comando, na poltrona em frente à tv, foi uma experiência fantástica. Mesmo a 30 FPS.

Para mim jogabilidade tem mais a ver com o level design, AI, animação, etc do que propriamente o framerate.

Por exemplo, para mim a jogabilidade do red ded 2 é péssima! E continuaria a ser péssima mesmo que jogasse o jogo a 60 FPS, 144 ou mesmo 240. ;)

Verdade, mas a ps4 não é está bem optimizada em termos de hardware, pelo menos foi o que andei a ler por aqui. Olha o caso da xbox one x, tem 6 Tlfps, e a XSX vai ter 12, neste caso seria possível visto que a maioria dos jogos corre a 4k nativos na Xbox X, e (não sei se estou a dizer alguma barbaridade), a arquitectura destas novas consolas é mais moderna, logo desse ser mais fácil atingir certos parâmetros de qualidade.
Tinhas qualquer coisa melhor, mas nada do bump gráfico que toda a gente está à espera.

Repara no exemplo do Ratchet que pelos vistos estava a correr a 4K 30fps. Mesmo assim a nível gráfico, tirando o Ray Tracing, não custa nenhum salto gráfico digno de uma nova geração, agora imagina se passassem aquilo para 60fps.

Claro que concordo que o deviam fazer, mas a framerate será sempre o sacrificado. E enquanto o for, PC All the Way.

Por isso é que deviam dar opção aos jogadores, eu prefiro também sempre 60fps, joguem o gow 3 a 30 fps e depois a 60 e digam-me se não preferem muito mais a 60fps.
 
Back
Topo