PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

A ignorância dos 60fps é uma vantagem, pois quem nunca jogou a 60fps, para eles está tudo bem. Estão habituados a ver arrastos quando movem a camera, a ver motion blur em exagero, a ter uma jogabilidade pior, etc etc

Quem joga a maioria dos jogos a 60fps, é muito difícil voltar atrás.

Joguei o TLOU2 a 30fps e foi muito penoso nesse aspecto.
 
Claro que estou e daí dizer "agora", espero adquirir a consola depois de voltar de férias, em Fev do próximo ano...ou então no lançamento, ainda não decidi. Compro sempre no lançamento e depois saem Slims e afins e se calhar gostaria de esperar um pouco este ano, afinal de contas tenho PC como sistema principal.
 
A ignorância dos 60fps é uma vantagem, pois quem nunca jogou a 60fps, para eles está tudo bem. Estão habituados a ver arrastos quando movem a camera, a ver motion blur em exagero, a ter uma jogabilidade pior, etc etc

Quem joga a maioria dos jogos a 60fps, é muito difícil voltar atrás.

Joguei o TLOU2 a 30fps e foi muito penoso nesse aspecto.

O cérebro habitua-se bem. Quando passamos de um para o outro é que se nota mais a diferença.
Já estive dos dois lados.
No pc a 144fps e 165 com g-sync.
Depois no pc a 60 FPS na tv e agora nas consolas a 30 FPS.

Quando o jogo é bom, isso é que interessa.
 
Eu gosto de jogar a 60fps e sou bastante a favor, mas hoje em dia jogar a 30fps é melhor que alguma vez foi com TAA e per object motion blur entre as técnicas que mais ajudam a sentir o jogo fluido.

Acho que ninguém pode jogar um jogo como o Horizon, o Spider-Man/Ratchet ou até o mais recente TLOU2 e dizer que é uma má experiência, porque são ultra estáveis e têm técnicas que suavizam bastante a percepção de movimento de uma forma natural.

Tenho um amigo que joga tudo em PC a 60fps e está agora a jogar Ratchet e está muito surpreendido.
 
Nesta questão estou mesmo à espera do que vai sair no Miles Morales, já que vão ter um modo de 4K60fps.
Diria que vai dar para notar as diferenças gráficas, a não ser que o estúdio faça milagres.

O cérebro habitua-se bem.

É basicamente isso. :P

E vou deixar isto aqui:

 
Última edição:
A ignorância dos 60fps é uma vantagem, pois quem nunca jogou a 60fps, para eles está tudo bem. Estão habituados a ver arrastos quando movem a camera, a ver motion blur em exagero, a ter uma jogabilidade pior, etc etc

Quem joga a maioria dos jogos a 60fps, é muito difícil voltar atrás.

Joguei o TLOU2 a 30fps e foi muito penoso nesse aspecto.

Eu nunca sofri muito deste efeito. Depende muito do treino que dás ao cérebro e se tiveres uma base de comparação. Caso contrário sofre-se pouco disto. Para mim o exemplo perfeito é o Tetris Effect. No PSVR o jogo corre a 90fps e jogo maioritariamente no VR, mas quando jogo na Ps4 corre a 60fps noto diferença pois meu cérebro tá formatado a pensar naquele jogo a 90fps. Mas não noto diferenças do Doom para o Destiny, pois são jogos diferentes e meu cérebro aceita o Destiny a 30 fps pois não o joguei de outra forma.

Ao jogar o Nier Automata, jogo que adoro, dei por mim a pensar várias vezes no que se podia fazer para melhorar os gráficos e este corre as uns smooth 60fps. Já ao jogar o Horizon nunca dei por mim a pensar como seria jogar este jogo a 60fps.

Mas como vejo muitos filmes e séries e sou do tempo em que jogava Spectrum com framerates q se arrastavam acho que tou imune a isto.
 
Eu gosto de jogar a 60fps e sou bastante a favor, mas hoje em dia jogar a 30fps é melhor que alguma vez foi com TAA e per object motion blur entre as técnicas que mais ajudam a sentir o jogo fluido.

Acho que ninguém pode jogar um jogo como o Horizon, o Spider-Man/Ratchet ou até o mais recente TLOU2 e dizer que é uma má experiência, porque são ultra estáveis e têm técnicas que suavizam bastante a percepção de movimento de uma forma natural.

Tenho um amigo que joga tudo em PC a 60fps e está agora a jogar Ratchet e está muito surpreendido.

É o que eu digo. Se os 30 forem locked com frame time certinho é uma boa experiência.
Por isso é que eu prefiro sempre na ps4 ou Xbox 30 FPS Locked a modos de performance que são unlocked até 60 FPS...
Isso do até é muito mau.
Sou muito, mas muito mais sensível a flutuações de frame rate e frame time do que a “baixo” framerate constante.
 
Ter menos latência nos controlos é uma vantagem enorme, em termos de jogabilidade.
É isso que os 60 fps ou mais proporcionam.
Depois temos coisas como a possibilidade de desligar o motion blur. Que para mim é a pior coisa dos videojogos.
Dá para jogar a 30 fps, sim, claro que sim. Mas jogar a 60 fps é muito melhor. Algo que eu não sacrifico.
Mesmo na Switch, a jogar Mario Odissey ou Mario Kart, é muito melhor ter os 60 fps.
 
sempre joguei em consolas e 95% são 30fps, como referiram acima penso que os que se queixam mais são o pessoal de PC com tudo no máximo ou está habituado a 60fps permanentes.

falam do nier, bayonneta, Mário karts, aí concordo esse tipo jogos a 60fps pois são os mais indicados.

joguei horizon, lou2, uncharted 4, spider, e agora ghost e não noto tanto barulho como pessoal diz, talvez por estar habituado aos 30fps

ps: DOU UM GRANDE EX nunca joguei gears pois não possuo xbox mas vi vários gameplays do gears 5 e aquilo supostamente corre 60fps e acho completamente "mau" para os meus olhos e cabeça, o tipo câmera, e rapidez dela ao usar e correr com o boneco parece altamente artificial e não natural, eu penso que n conseguiria jogar e acabar jogo.

ps2: ainda ontem era para comentar, que esta semana no tópico ghost disseram k não gostou muito gameplay e do jogo por ser os básicos 30fps que se fossem 60fps recebia nota 10 tipo lol

se eles colocassem modo 60fps naquele jogo iriam cortar consideravelmente os gráficos do mundo aberto.

ps3: até sair a ps5 oficial a conversa vai ser sempre mesma :D esperemos pelo Miles e comparações das 2 versões 30/60fps
 
sempre joguei em consolas e 95% são 30fps, como referiram acima penso que os que se queixam mais são o pessoal de PC com tudo no máximo ou está habituado a 60fps permanentes.

falam do nier, bayonneta, Mário karts, aí concordo esse tipo jogos a 60fps pois são os mais indicados.

joguei horizon, lou2, uncharted 4, spider, e agora ghost e não noto tanto barulho como pessoal diz, talvez por estar habituado aos 30fps

ps: DOU UM GRANDE EX nunca joguei gears pois não possuo xbox mas vi vários gameplays do gears 5 e aquilo supostamente corre 60fps e acho completamente "mau" para os meus olhos e cabeça, o tipo câmera, e rapidez dela ao usar e correr com o boneco parece altamente artificial e não natural, eu penso que n conseguiria jogar e acabar jogo.

ps2: ainda ontem era para comentar, que esta semana no tópico ghost disseram k não gostou muito gameplay e do jogo por ser os básicos 30fps que se fossem 60fps recebia nota 10 tipo lol

se eles colocassem modo 60fps naquele jogo iriam cortar consideravelmente os gráficos do mundo aberto.

ps3: até sair a ps5 oficial a conversa vai ser sempre mesma :D esperemos pelo Miles e comparações das 2 versões 30/60fps

Se puderes joga o novo Gow entre o modo normal e modo performance e diz-me qual preferes, e olha que novo Gow não chega aos 60fps, e mim bastou-me um video no youtube para querer jogá-lo novamente na ps5.
 
Dai os 60fps serem mais comuns em fighting games, racing games, sports games e fps competitivos e menos comum nos open world que além de serem open worlds já por si mais exigentes graficamente, têm uma forte componente de exploração e jogamos com um ritmo mais "lento". Dei por mim várias vezes a pensar no Nier como poderia o jogo ser visualmente melhor só para completar ainda mais a experiência.

Sei lá, sou muito visual e gosto muito de explorar cada centímetro dos mapas, e jogos competitivos, tirando fighting games, já perdi paciência.
 
Não tenho dificuldade em vir dos 60fps, 100fps ou o que seja do PC, para os 30fps das consolas. Se prefiro jogar a 60fps ou mais? Óbvio, mas os 30fps das consolas nunca me tiraram a diversão de determinado jogo.

Talvez dependa da sensibilidade de cada um.
 
Ter menos latência nos controlos é uma vantagem enorme, em termos de jogabilidade.
É isso que os 60 fps ou mais proporcionam.
Depois temos coisas como a possibilidade de desligar o motion blur. Que para mim é a pior coisa dos videojogos.
Dá para jogar a 30 fps, sim, claro que sim. Mas jogar a 60 fps é muito melhor. Algo que eu não sacrifico.
Mesmo na Switch, a jogar Mario Odissey ou Mario Kart, é muito melhor ter os 60 fps.

Eu tenho 44 anos a maior latência já está no meu cérebro [emoji12]. Prefiro de longe melhores gráficos e 30 FPS do que gastarem os Teraflops em 4K e 60 FPS. Obviamente se der para dar o salto é melhorarem gráficos não me queixo.
 
Se puderes joga o novo Gow entre o modo normal e modo performance e diz-me qual preferes, e olha que novo Gow não chega aos 60fps, e mim bastou-me um video no youtube para querer jogá-lo novamente na ps5.
Não havendo acesso a freesync nas consolas... Modo 30fps sem pensar duas vezes.

GoW nunca chega aos 60fps, é mil vezes preferível ter uma framerate estável e fixa do que uma variável e instável...
 
Realmente é um tema muito complicado, mas como o @Ansatsu disse, o futuro só pode passar por upscale por AI.
Enquanto não chegarmos lá, não há muito a fazer, talvez a Sony pudesse aprimorar o checkerboard para correr os jogos next-gen a 4k 60fp.
Era um bom tradeoff.

O problemas das consolas, como já referi anteriormente são as tvs 4k, sem uma resolução 1440> a maior parte da experiência 4k perde-se, talvez a Sony devesse considerar mesmo resoluções sub 4k com técnicas manhosas, se funcionou na Ps4, deve funcionar ainda melhor na Ps5.
Os jogos já era lindos na Ps4 Pro, não é preciso mais do que aquilo em termos de qualidade de output, carregavam no framerate e no eye candy.
 
Realmente é um tema muito complicado, mas como o @Ansatsu disse, o futuro só pode passar por upscale por AI.
Enquanto não chegarmos lá, não há muito a fazer, talvez a Sony pudesse aprimorar o checkerboard para correr os jogos next-gen a 4k 60fp.
Era um bom tradeoff.

O problemas das consolas, como já referi anteriormente são as tvs 4k, sem uma resolução 1440> a maior parte da experiência 4k perde-se, talvez a Sony devesse considerar mesmo resoluções sub 4k com técnicas manhosas, se funcionou na Ps4, deve funcionar ainda melhor na Ps5.
Os jogos já era lindos na Ps4 Pro, não é preciso mais do que aquilo em termos de qualidade de output, carregavam no framerate e no eye candy.
As televisões fullHD normalmente têm o 720P é pena que as 4K não tenham o 1440P
 
Eu tenho 44 anos a maior latência já está no meu cérebro [emoji12]. Prefiro de longe melhores gráficos e 30 FPS do que gastarem os Teraflops em 4K e 60 FPS. Obviamente se der para dar o salto é melhorarem gráficos não me queixo.

Ahah. Touché!
Subscrevo na íntegra! Só não estou ainda é nós 40, mas já muito, muito perto... ;)
 
Back
Topo