PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

E o problema de comandos a bateria é que as baterias com o uso e os ciclos de carga e descarga vão perdendo capacidade e eficiência.
É verdade. Isto é um problema, na minha opinião. Se os DS4 forem compatíveis com a PS5 (espero bem que assim seja), quanto tempo me durará um ciclo de descarga ao longo do tempo de vida da minha PS5? Umas míseras 4 horas? :(
 
Eu tenho os originais e para o meu uso chega e sobra +4 horas melhor ainda mas sim se passar 12 horas a jogar compreendo que digam que é pouco
 
E tem outro problema. Quando a bateria acaba, tens de deixar a carregar ou então tens de jogar com o comando ligado por fio ao carregador, o que ainda vai viciar mais a bateria.

Com o comando da Xbox tenho sempre outro par de pilhas carregáveis prontos a entrar no comando mal a carga vá abaixo.

E o comando é de guerra, tendo em conta que o uso intensivamente desde 2008 (12 anos) e não mostra qualquer sinal de querer começar a vacilar.



Basta comprar umas boas pilhas recarregáveis e é certo que dura as 40 horas pelo que li. Até existe pessoal a informar que lhes dura mais de 40 horas.

As pilhas que duram mais devem ser as descartaveis de boa qualidade.
Ter dois pares de pilhas descarregaveis também não é um investimento "barato". Prefiro a bateria do Pro Controller da Switch, que é basicamente a mesma bateria que está na Nintendo 3DS, e a minha 3DS continua como nova (tal como a minha Switch).

Isso de viciar a bateria hoje em dia já não é um bocado mito? As baterias têm ciclos, e começam a desgastar depois de um X numero de ciclos, mas não "viciam". Não ficam a durar 50% da sua capacidade assim do nada. Aliás uma bateria em fim de vida até deve durar mais de metade da capacidade inicial.
 
As pilhas que duram mais devem ser as descartaveis de boa qualidade.
Ter dois pares de pilhas descarregaveis também não é um investimento "barato". Prefiro a bateria do Pro Controller da Switch, que é basicamente a mesma bateria que está na Nintendo 3DS, e a minha 3DS continua como nova (tal como a minha Switch).

Como disse, faço cerca de 40 horas com pilhas recarregáveis 2600 mah. O comando da X1 não deve ser muito diferente do da x360.

PS: As baterias de Litio viciam com o tempo, principalmente se carregares constantemente dos 0% aos 100%.
 
PS: As baterias de Litio viciam com o tempo, principalmente se carregares constantemente dos 0% aos 100%.
Viciam ou degradam-se mais depressa? Degradam-se mais depressa com ciclos muito longos de carregamento, principalmente ciclos de carregamento que ultrapassem os 80%, pois carregar dos 80% aos 100% induz muito esforço na bateria e degrada-a mais. Manter uma bateria entre os 40 e 80% é o ideal, apesar de pouco prático, e carregamentos mais frequentes são melhores do que esse tal carregamento dos 0 aos 100. Deixar a bateria ir até aos 0 também não é bom, mas não "vicia". Degrada.
 
Como disse, faço cerca de 40 horas com pilhas recarregáveis 2600 mah. O comando da X1 não deve ser muito diferente do da x360.

PS: As baterias de Litio viciam com o tempo, principalmente se carregares constantemente dos 0% aos 100%.

Mentira, as baterias de lítio não viciam, isso acontecia nas antigas NiMH. O que acontece é uma maior degradação quando baixam dos 20%. Também carregar a 100% estraga mais do que manter a 80%. Idealmente a carga deveria estar entre 30 e 80%. Basicamente o cuidado que se deve ter é não baixar abaixo dos 30% e evitar temperaturas altas (o que num comando não é problema, isto é mais para os telemóveis).

Eu prefiro baterias, inclusive no comando da Xbox fui "obrigado" a comprar o pack que trás a bateria, porque a MS continua a insistir em tecnologia obsoleta nos dias de hoje (na minha opinião, quem gosta de pilhas é continuar a usar).
 
Última edição:
Viciar ou degradar, a serio que vão pegar por semântica?

Sim, as baterias começam a desgastar bastante quando se carrega principalmente acima dos 90%. Aliás, tento sempre não carregar acima dos 90% no telemóvel. Mas no caso de um comando é bastante mais complicado fazer essas gestão.

Por alguma razão a maioria das pessoas já tem a bateria do seu telemóvel a acusar o desgaste após 2 anos de uso.
 
Viciar ou degradar, a serio que vão pegar por semântica?

Sim, as baterias começam a desgastar bastante quando se carrega principalmente acima dos 90%. Aliás, tento sempre não carregar acima dos 90% no telemóvel. Mas no caso de um comando é bastante mais complicado fazer essas gestão.

Por alguma razão a maioria das pessoas já tem a bateria do seu telemóvel a acusar o desgaste após 2 anos de uso.

Não é pegar por semântica, viciar implica que a bateria tem o chamado "efeito de memória", ou seja, e para explicar de forma simples, a bateria memorizava o valor de carga errado, e em alguns casos dava que estava a 100% e não estava. No caso do litio elas carregam sempre os 100% disponíveis, esses sim vão degradando, mas ela carrega sempre o máximo dentro daquilo que lhe é permitido, e aí sim já depende da saúde dela.
 
Viciam ou degradam-se mais depressa? Degradam-se mais depressa com ciclos muito longos de carregamento, principalmente ciclos de carregamento que ultrapassem os 80%, pois carregar dos 80% aos 100% induz muito esforço na bateria e degrada-a mais. Manter uma bateria entre os 40 e 80% é o ideal, apesar de pouco prático, e carregamentos mais frequentes são melhores do que esse tal carregamento dos 0 aos 100. Deixar a bateria ir até aos 0 também não é bom, mas não "vicia". Degrada.
Tudo o que disseste são as regras de ouro das baterias de lítio, e o que tento aplicar principalmente em telemóveis.

Mas não façam isso com baterias recarregáveis que não sejam de lítio. Nessas a regra genérica é fazer os ciclos completos. Dos 0 aos 100 e depois usar até descarregar tudo.
 
porque a MS continua a insistir em tecnologia obsoleta nos dias de hoje (na minha opinião, quem gosta de pilhas é continuar a usar).

Continua a insistir porque a maioria dos utilizadores prefere ter a liberdade de escolher o que é melhor. Se precisar de um novo par de pilhas recarregáveis num comando da MS arranja se fácil. Ou até se pode desenrascar numas pilhas alcalinas. Se no DS4 precisares de trocar a bateria, não é assim tão fácil. Simplesmente tens mais liberdade, só isso.
 
Mas faz parecer um comando low cost dos chineses a pilhas.

Não sou adepto disso ainda por mais em 2020, o dualshock se tiver sem bateria e se for carregado durante 10 minutos dá logo para 1 hora de jogo.

Preferia pagar mais 5 EUR se fosse necessário e ter o comando com a bateria lá dentro.
 
Mas faz parecer um comando low cost dos chineses a pilhas.

O comando da Xbox parece um Low Cost?

o dualshock se tiver sem bateria e se for carregado durante 10 minutos dá logo para 1 hora de jogo.

No da Xbox trocas as pilhas recarregáveis por outras em 5 segundos e voilá, mais 40 horas de jogo. Depois à noite metes as pilhas que tiraste a recarregar para quando voltar a ser necessário.
 
Continua a insistir porque a maioria dos utilizadores prefere ter a liberdade de escolher o que é melhor. Se precisar de um novo par de pilhas recarregáveis num comando da MS arranja se fácil. Ou até se pode desenrascar numas pilhas alcalinas. Se no DS4 precisares de trocar a bateria, não é assim tão fácil. Simplesmente tens mais liberdade, só isso.

Então se assim fosse metiam o pack de bateria que vendem à parte incluído de origem, quem queria usava, quem queria continuar na idade das pilhas também podia, liberdade para todos. Para mim é uma desculpa esfarrapada pa sacar mais uns euros ao pessoal. Até o comando da ps3 que tem mais de 10 anos já trazia bateria.
 
Ainda bem quem o dualsense continua com bateria interna, é uma questão de se fazer a gestão como num telemóvel.

Se acabar de jogar hoje e tiver 1 traço amanhã 1 ou 2 horas antes de jogar meto a carregar.

Se mais logo for as 21h a Lisboa e tiver 10% agora no telemóvel vou já o meter a carregar.

São tudo maneiras de gerir para se ter bateria.
 
Quando ficas sem bateria no telemóvel o que fazes?

Trocas a bateria ou metes a carregar?

Mas a bateria do meu telemóvel dura o dia inteiro e ainda sobra. Além do mais estou preparado para trocar de telemóvel passado 2 anos, máximo 3.

Tenho o comando da x360 desde 2008, se fosse de bateria não removível, onde já ia o comando... No lixo certamente.
 
Continua a insistir porque a maioria dos utilizadores prefere ter a liberdade de escolher o que é melhor. Se precisar de um novo par de pilhas recarregáveis num comando da MS arranja se fácil. Ou até se pode desenrascar numas pilhas alcalinas. Se no DS4 precisares de trocar a bateria, não é assim tão fácil. Simplesmente tens mais liberdade, só isso.

Isso seria porreiro se o comando viesse com uma bateria e se o user pudesse utilizar pilhas recarregáveis se assim o desejasse, como é o caso do 8BitDo SN30 Pro+. Inclui bateria com duração de 20 horas, mas podes tirar e utilizar pilhas. Agora, não vir nada incluído é mais um encargo, e essa "opção" torna-se em algo forçado ao user.

Mas a bateria do meu telemóvel dura o dia inteiro e ainda sobra. Além do mais estou preparado para trocar de telemóvel passado 2 anos, máximo 3.

Tenho o comando da x360 desde 2008, se fosse de bateria não removível, onde já ia o comando... No lixo certamente.

A bateria do meu comando da PS4 OG, de 2013, funciona normalmente e as baterias dos meus comandos da PS3 ainda funcionam perfeitamente. Felizmente, as baterias não são o que eram há 15 ou 20 anos atrás, não só a nível de eficácia como a nível de controladores para não deixar a bateria chegar a cargas extremas.
 
Da PS3 funcionam perfeitamente? A mim dá para o gasto mas perfeitamente não diria, a nível de horas nem perto, nem de longe, são os mesmos, ou melhor O mesmo pois é mais 1 que eu uso e esse, comparativamente, está diferente.

Vejo vantagens e desvantagens, compreendendo que pilhas é tão "anos 90" mas, por outro lado, eu tenho pilhas de 2400 a dar com um pau e carregador. Fico aliviado por nunca ter que ir à procura e depois ligar um cabo para jogar, pois terei sempre "bateria" no final de contas.
 
Acho que o problema das baterias é um não problema. Mesmo que a bateria se estrague ou se degrade muito, troca-se em 5 minutos por uma nova (no DS4 pelo menos)


Acho que não é um problema a bateria durar "só" 8 horas. É uma questão de deixar o comando a carregar quando deixam de jogar.
 
Back
Topo