PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Continuam a acreditar em consolas next gen a 300€ quando a atual ps4 custa esses mesmos 300€??

Ou a Sony anda a ganhar rios de dinheiro por casa ps4 vendida atualmente, ou vai perder rios de dinheiro a vender a ps5...

As consolas em ambos os casos MS e Sony são vendidas com perdas, ou seja são vendidas a valor fábrica e transporte, onde eles vão buscar o dinheiro de rentabilidade é no que vendem para as consolas, serviços e jogos.
Se fizermos contas uma consola imagina custa em fábrica 400 euros é por-lhe o transporte e mais a comissão do retalhista para as ter na estante e o preço final é esse, sem rentabilidade objetiva por ponto de fábrica, depois vão buscar a rentabilidade ao consumo agregado - jogos.

As consolas são um bem de luxo se fossem para ser rentáveis à saída de fábrica custariam mais. Normalmente no principio são sempre um bocado mais caras (1 ano) porque o hardware que trazem é de ponta, tornando-se mais obsoleto a partir do 2 ano momento no qual os componentes de fabricação são revistos por forma a custar menos e então mudam esses componentes que eram optimizados e passam a utilizar os mais baratos que já acompanham os avanços de produto obtidos no ciclo de desenvolvimento.
Por exemplo uma Mega Drive Model 1 é melhor que uma model 2 etc.

Eu ouvi que mais ou menos só em fábrica desenvolver a PS5 devia mais ou menos de ter um custo de 430 euros (são especulações fazendo contas ao possivel custo do hardware e mão de obra da fábrica).
https://observatoriodegames.uol.com...ode-ser-mais-caro-do-que-voce-imagina-entenda

Ora se o custo fábrica é 430 mais ou menos, o preço dela no retalhista vai ser pelo menos esse a não ser que quem a manda fabricar opte por pagar parte do preço de construção.
Depois o preço final na região vai variar com a Lei aduaneira, impodtos acrescidos e parceiros revendedores do mercado de região.
Tendo em conta o nosso país onde temos pouca profusão de companhias ligadas ao jogo electrónico tendemos a ter um mercado de 3 classe pouco expressivo para a casa mãe logo provavelmente o preço sobe, se o governo taxa o bem como bem de luxo tende o preço a subir, se os revendedores são poucos o preço tende a subir e assim em diante.

Para teres uma ideia imagina que encomendas no japão um lote de jogos no valor de 1000 euros com taxa aduaneira e transporte vai para os 1800 euros ou seja é importante, muito importante para um mercado situá-lo de acordo não só com o produto em sí mas com o tudo aquilo que gira em volta dele onde conta o transporte, leis internas etc ... .
 
Ainda me lembro quando toda a gente achava que ambas iam custar mais de 500 e havia uma óptima justificação para isso! O hardware que ambas as marcas apostaram é de topo. Se a ps5 ou a series custarem 499 vai ser um óptimo preço.
 
Última edição:
Tenho (quase) todos os meus jogos em suporte digital, prefiro suporte digital. A minha PS4 nestes anos deve ter visto 1 ou 2 discos no máximo por isso estou claramente inclinado para a versão digital.

Mas como aqui tem sido dito, se a diferença for apenas de 50€ então vou para a versão com disco apenas para ter essa opção. A não ser que a versão digital tenha, por exemplo, 2 Teras em vez dos 850Gb.

Mas no fundo, até info oficial de características e preços, é apenas especulação.
 
Tenho (quase) todos os meus jogos em suporte digital, prefiro suporte digital. A minha PS4 nestes anos deve ter visto 1 ou 2 discos no máximo por isso estou claramente inclinado para a versão digital.

Mas como aqui tem sido dito, se a diferença for apenas de 50€ então vou para a versão com disco apenas para ter essa opção. A não ser que a versão digital tenha, por exemplo, 2 Teras em vez dos 850Gb.

Mas no fundo, até info oficial de características e preços, é apenas especulação.

Disco é igual,e do que me lembro de dizerem aqui vai ter de ser sempre múltiplos do tamanho do disco base.
 
As consolas em ambos os casos MS e Sony são vendidas com perdas, ou seja são vendidas a valor fábrica e transporte, onde eles vão buscar o dinheiro de rentabilidade é no que vendem para as consolas, serviços e jogos.
Se fizermos contas uma consola imagina custa em fábrica 400 euros é por-lhe o transporte e mais a comissão do retalhista para as ter na estante e o preço final é esse, sem rentabilidade objetiva por ponto de fábrica, depois vão buscar a rentabilidade ao consumo agregado - jogos.

As consolas são um bem de luxo se fossem para ser rentáveis à saída de fábrica custariam mais. Normalmente no principio são sempre um bocado mais caras (1 ano) porque o hardware que trazem é de ponta, tornando-se mais obsoleto a partir do 2 ano momento no qual os componentes de fabricação são revistos por forma a custar menos e então mudam esses componentes que eram optimizados e passam a utilizar os mais baratos que já acompanham os avanços de produto obtidos no ciclo de desenvolvimento.
Por exemplo uma Mega Drive Model 1 é melhor que uma model 2 etc.

Eu ouvi que mais ou menos só em fábrica desenvolver a PS5 devia mais ou menos de ter um custo de 430 euros (são especulações fazendo contas ao possivel custo do hardware e mão de obra da fábrica).
https://observatoriodegames.uol.com...ode-ser-mais-caro-do-que-voce-imagina-entenda

Ora se o custo fábrica é 430 mais ou menos, o preço dela no retalhista vai ser pelo menos esse a não ser que quem a manda fabricar opte por pagar parte do preço de construção.
Depois o preço final na região vai variar com a Lei aduaneira, impodtos acrescidos e parceiros revendedores do mercado de região.
Tendo em conta o nosso país onde temos pouca profusão de companhias ligadas ao jogo electrónico tendemos a ter um mercado de 3 classe pouco expressivo para a casa mãe logo provavelmente o preço sobe, se o governo taxa o bem como bem de luxo tende o preço a subir, se os revendedores são poucos o preço tende a subir e assim em diante.

Para teres uma ideia imagina que encomendas no japão um lote de jogos no valor de 1000 euros com taxa aduaneira e transporte vai para os 1800 euros ou seja é importante, muito importante para um mercado situá-lo de acordo não só com o produto em sí mas com o tudo aquilo que gira em volta dele onde conta o transporte, leis internas etc ... .
Só deixar a nota que embora o preço do IVA justificasse algo mais alto, a Sony costuma uniformizar os preços entre euros e dólares. Ou seja, se a consola custar 499 dólares PVP vai custar 499€ PVP cá.

A Nintendo por exemplo fez diferente, 299 dólares transformaram-se em 320€ por cá.
 
Tenho (quase) todos os meus jogos em suporte digital, prefiro suporte digital. A minha PS4 nestes anos deve ter visto 1 ou 2 discos no máximo por isso estou claramente inclinado para a versão digital.

Mas como aqui tem sido dito, se a diferença for apenas de 50€ então vou para a versão com disco apenas para ter essa opção. A não ser que a versão digital tenha, por exemplo, 2 Teras em vez dos 850Gb.

Mas no fundo, até info oficial de características e preços, é apenas especulação.

O preço especulativo é uma coisa, feito por externos, mas o preço final é um dado valioso por parte dos competidores pois ambos sabem que os estudosde mercado apontam para um preço que as pessoas estão dispostas a pagar por uma consola a qual para isso temos de colocar como bem não primário e portanto ainda que todos digamos - ah eu compro-a por 600 euros, depois poder comprá-la mesmo é outra coisa e no momento da moda todos dizem que a compram mas depois no momeno real da fluidez financeira podem ser obrigados a pensar - tenho de esperar que baixe ou não me faz falta ...

Os estudos mais ou menos apontam que uma consola acima de 300 euros é cara e negócio de risco isto segundo o que ouço a quem entende de marketing e desenho de produto.

Eu por exemplo mesmo que custe o que penso seria óptimo 300 euros neste momento não a posso comprar por fluidez financeira mas or gosto se pudesse comprava todas as que houvesse, para mim estas consolas no inicio vão ser mais caras que esse valor de 300 euros em principio porque o desenho de produto é como sempre - topo atual do que se pode fazer com a tecnologia atual.
Acho que em lançamento irá para cima dos 550 euros cá em Portugal colocada na estante, para isso uso o lógico - 430 em fábrica + transporte 80 + comissão retalhista 30 e impostos aduaneiros e de taxas adicionais (direito de autor etc) não sei quanto será.

430 + 80 + 30 = 540

Agora imagina que essa é aintençã do provedor Japonês mas a MS anuncia a sua consola a 300 euros ou a 400 o que for, então a Sony vai ter de baixar o valor de produto senão arrisca-se a acontecer-lhe o mesmo que aconteceu à Saturn com a PS1, preço mais alto e consola novidade para programadores e a Saturn vendeu menos que a PS1 no mercado Europeu e Americano (este é o segundo mercado depois do Japonês para a empesa mão Japonesa o europeu é o terceiro) acho eu.
Então a Sony faria em principio linha de perdas para vendas abatendo o preço do seu produto e ficando com mais perda de produção objeto em sí, para não perder a possibilidade de sobrevivência da sua secção dedicada á Playstation.

Por isso é que o valor dos produtos ainda não foi dito e ninguém quer ser o primeiro porque sabem ambos que essa é a batata quente, provavelmente o que vão tentar ambos é manter tanto quanto possível o valor já existente em cada mercado aumentando pouco o valor praticado no produto atual.

Depende muito de quem lança o primeiro preço, os preços de 700 euros etc que vemos para reserva são para proteger perdas por parte dos revendedores porque pode acontecer que ambos
produtores digam - desta vez não assumimos perdas e queremos o valor completo e portanto o custo é 600 por exemplo, aí quem fizesse reservas com os preços atuais tinha direito ao produto pelo preço especificado na altura da reserva e haveria perda para o revendedor.

Depois tenham ainda em atenção que por exemplo dentro da mesma região existem mercados e mercados por exemplo aqui ao lado em Espanha as consolas PS4 tinham mais promoções de preço revisto com as consolas a 200 euros ou 250 euros e por aí. No último ano os preços uniformizaram-se muito provavelmente pela questão de fim de linha de produto ou mercado de revenda em loja nas mãos de poucas empresas quanto menos empresas venderem o produto mais caro tende a tornar-se. Da mesma forma existem produtos que chegam a Espanha e não chegam a Portugal porque somos menos expressivos em vendas, consolas retro etc... e isso também tende a acrescer preço de envios etc ... .
 
Última edição:
Isso dos preços é muito dificil de prever sinceramente. As consolas vão ser lançadas numa péssima altura (covid19, muita gente a passar dificuldades, desemprego, etc) mas ao mesmo tempo vivemos "num mundo" em que pessoas pagam 1000€ por um telemovel.

Por isso não sei. Não podem falhar no preço como aconteceu com a Playstation 3 (600€).

Nota: Se fosse 400€, creio que não haveria mal em ter anunciado já o preço (foi o preço da consola anterior no lançamento, é algo que se acharia normal para uma consola nova). Eu acho que vai ser mais do que isso.
 
Isso dos preços é muito dificil de prever sinceramente. As consolas vão ser lançadas numa péssima altura (covid19, muita gente a passar dificuldades, desemprego, etc) mas ao mesmo tempo vivemos "num mundo" em que pessoas pagam 1000€ por um telemovel.

Por isso não sei. Não podem falhar no preço como aconteceu com a Playstation 3 (600€).

Nota: Se fosse 400€, creio que não haveria mal em ter anunciado já o preço (foi o preço da consola anterior no lançamento, é algo que se acharia normal para uma consola nova). Eu acho que vai ser mais do que isso.

Depende dos gostos. Nunca dei mais de 250€ por um telemovel, neste momento estou muito satisfeito com o Xiaomi Mi A2, é mais do que suficiente para o uso que lhe dou.

Consolas Playstation só falhei o lançamento da PS1. A 2, 3 e 4 foi no dia do lançamento. 5 não será diferente com uma semana de férias para quando sair.

A nivel de custo o que fiz é poupar 50€ por mês desde Novembro. Já tenho 400€ de lado. Em Novembro serão 600€.
 
Depende dos gostos. Nunca dei mais de 250€ por um telemovel, neste momento estou muito satisfeito com o Xiaomi Mi A2, é mais do que suficiente para o uso que lhe dou.

Não estou a apontar o dedo a ninguém. Só estou a dizer que há telemoveis de 1000€ no mercado (há vários anos).

Se estas fabricantes continuam a lançar telemoveis a 1000€ é porque as pessoas estão a comprar.
 
Isso de falar de preços de tlm é ridículo. Estamos em 2020, um tlm a custar 1000€, é perfeitamente normal! Um Nokia em 1998 custava 80 contos e muitos só ganhavam 60 contos( só dava para chamadas e sms)! Um carro já pode custar 70,000€? Ninguém reclama no entanto, existe tantos por 20/30,000€ e são mais q suficientes também. Agora dizerem q n entendem um tlm, “neste mundo” custar 1000€!!

Não vai ser pela COVID-19 q a Sony vai baixar o preço final da consola nem de perto, são anos de trabalho, de estudo, de despesas, tem que dar lucro agora! Isto é válido para outras marcas também.
 
Também não gosto das comparações com telemóveis. Até porque a maior parte das pessoas não compra telemóveis de 1000€. Se houvesse uma PS 5 Ultra Mega Pro com 18TF a custar 1500€, também iam haver pessoas a comprar, mas não todas...

Depois um telemóvel não tem mesmo nada a ver com consolas, é uma comparação que não deve existir.
 
Também não gosto das comparações com telemóveis. Até porque a maior parte das pessoas não compra telemóveis de 1000€.

Em Portugal talvez não, mas em alguns sítios a maior parte das pessoas têm telemóveis desses preços. E esses mercados é que provavelmente ditam o preço destas coisas.
 
Em Portugal talvez não, mas em alguns sítios a maior parte das pessoas têm telemóveis desses preços. E esses mercados é que provavelmente ditam o preço destas coisas.

Tiraste-me as palavras da boca.

---

Eu não vou insistir com a conversa, porque é dificil explicar por texto. Eu não estou a comparar com telemoveis. É necessário referir que há peças que são partilhadas por varios aparelhos que estão em escassez e como tal faz subir os preços.

Em relação à COVID, não tem impacto para o "preço das partes" de construção de uma playstation mas tem impacto na decisão da margem de lucro que eles vão ter por consola (lembrem-se a a PS3 custava 850 dolares a fabricar a saiu para venda por 600 dolares aka prejuizo por consola, o lucro viria dos jogos).
 
Em Portugal talvez não, mas em alguns sítios a maior parte das pessoas têm telemóveis desses preços. E esses mercados é que provavelmente ditam o preço destas coisas.
Não é bem assim. Nos estados unidos, por exemplo, as pessoas pagam tipo 100 dólares pelo novo iPhone, porque vem agarrado ao plano de pagamentos mensal do tarifário (que muitas vez é mais do que 70 euros mensais)
 
Não é bem assim. Nos estados unidos, por exemplo, as pessoas pagam tipo 100 dólares pelo novo iPhone, porque vem agarrado ao plano de pagamentos mensal do tarifário (que muitas vez é mais do que 70 euros mensais)

Mas em Portugal tens pessoas a ganhar 700€ e a comprar telemóveis de 900/1000€, eu conheço algumas assim.
 
Não há comparação possível, o telemóvel é algo que está conosco todos os dias durante todo o dia, já a consola...
Eu dei 750 euros pelo meu telemóvel atual e nunca daria mais de 500 por uma consola, e mesmo os 500... A minha mulher também deu os mesmos 750 euros e nem 50 daria por uma consola, a minha filha deu 600 e nem 10 daria por uma consola.

Não podem extrapolar o interesse e necessidade que desperta um telemóvel para uma consola.

Acresce o facto de que grande parte das compras são pais que compram para os filhos e não vão fazer esse gasto com "um brinquedo".
 
A Sony e a Microsoft de certeza que fizeram estudos para perceber o limite a que podem colocar o price point e vender bem. A única coisa que está em dúvida é o preço que o rival vai colocar e como isso pode influenciar a comparação (e vendas)
Mas em Portugal tens pessoas a ganhar 700€ e a comprar telemóveis de 900/1000€, eu conheço algumas assim.
Certo, mas o Eddie estava a dizer que noutros mercados gastam muito nesses telemoveis caros. Mas não é assim que o mercado funciona (pelo menos nos EUA, que conheço muito bem)
 
Outra razão para não comparar tem a ver com o ganho ao longo da vida do produto, um telemóvel normalmente só dá rendimento à marca na venda do mesmo, no máximo vendem uma capa ou um carregador mas em poucos casos.
A consola garante um stream de rendimento constante a maioria das vezes durante anos pelo que quem vende tem uma maior margem para poder ajustar o preço.
 
Não percebo porque não se pode comparar a venda de uma consola com um telemóvel de 1000/1500, ambos dispositivos acabam por ser de divertimento e supérfluos. Chega a uma altura em que o telemóvel é tão útil como um consola.
 
Back
Topo