PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Um gajo nestes tempos em que para jogar um jogo “completo” tem de pagar mais de 100€ devido aos DLC e restantes porcarias, ainda há pessoal a defender um aumento de preços? Ou são proprietários das companhias de gaming ou o dinheiro não lhes custa a ganhar....fdx.

É por estas e outras que a desigualdade na distribuição de riqueza no mundo cada vez é maior.
 
Quem não gosta que espere por promoções... tão simples quanto.

Se não concordam com o aumento de preços, a melhor solução é mostrar isso com a carteira.

Eu poucos jogos compro no lançamento, portanto... O raro um ou outro jogo que compre também se aumentarem 10 euros não é por aí, para mim.
 
nao digo que nao tenham lucros porque os tem mas teres 2 geraçoes sem aumento de preço foi um milagre tendo em conta a inflaçao que sobe de ano para ano.

ainda me lembro de ter que pagar o coiro e o cabelo (neste caso os meus pais) por 1 jogo da mega drive de meses a meses...acho que la esta , estao habituados mal sinceramente.

há muito tempo que se fala no aumento dos preços dos jogos e como disse acho justo , andámos a passar pelos pingos da chuva durante 2 geraçoes , alguma vez tinhamos que nos molhar.

Concordaria contigo, se não tivéssemos dlc, season pass 1, 2, etc..., season pass que conseguem chegar aos 40€, etc...
 
Mas nem toda a gente compra dlc. Também um motivo para eles depois terem preços absurdos...!

Deve ser um franja muito pequena de pessoas que compra dlc posteriormente a comprar o jogo.
 
Então e voltar a esse tempo é bom?

Podem aumentar o preço, depois as pessoas simplesmente compram ainda mais tarde. Não sei até que ponto vai gerar mais lucro par eles.

Nao se trata de ser bom ou mau , é o que é , como tudo tem tendencia a aumentar se o custo de o fabricar for maior , tendo em conta por exemplo o last of us part 2 que a brincar a brincar custou bem mais que 200 milhoes de dolares imagina...

Um gajo nestes tempos em que para jogar um jogo “completo” tem de pagar mais de 100€ devido aos DLC e restantes porcarias, ainda há pessoal a defender um aumento de preços? Ou são proprietários das companhias de gaming ou o dinheiro não lhes custa a ganhar....fdx.

É por estas e outras que a desigualdade na distribuição de riqueza no mundo cada vez é maior.

é aqui que muitas pessoas nao percebem o conceito de DLC , o jogo "completo" como tu lhe chamas é o que jogo que compras period! O que as produtoras "descobriram" com o surgimento da PS3 é o facto de a internet e qualidade da mesma suportar que conseguissem adicionar conteudo durante X tempo ao mesmo jogo de forma a que os jogadores tivessem mais opçoes e tempo do mesmo, conteudo esse sim muitas vezes pago mas é como tudo...pagas se quiseres , ninguem te obriga. agora dizeres que o jogo completo é 100€ desculpa mas é mentira. Alias muitas vezes esse conteudo é apenas começado a ser desenvolvido (quando é mais que skins ou afins) como o caso do DLC do Horizon Zero Dawn assim que o jogo passa para gold (que é onde começa a ser produzido fisicamente)

Concordaria contigo, se não tivéssemos dlc, season pass 1, 2, etc..., season pass que conseguem chegar aos 40€, etc...

Só pagas esses conteudos se quiseres , é uma opçao tua. Achas bem que todos os Dlcs fossem de borla entao?
Já para nao falar que tens season passes que em termos de conteudo sao gigantescos (dou-te o exemplo do Season pass do Arkham Knight) que valem bem os 40€ , porem e sem querer ofender ninguem , so compra um season pass assim que sai quem nao conheça a sony porque geralmente com o passar do tempo eles rapidamente aparecem em promoçao a preços mais acessiveis
 
Mas nem toda a gente compra dlc. Também um motivo para eles depois terem preços absurdos...!

Deve ser um franja muito pequena de pessoas que compra dlc posteriormente a comprar o jogo.
Artigo de 2017:

Electronic Arts Sold $1.2 Billion In DLC Last Year


Digital revenue continues to be increasingly essential for game companies like Electronic Arts, which reported its fiscal year 2017 earnings today. Like its competitor Activision Blizzard, digital revenues increased significantly to $2.9 billion for the 12 months, up 19% year-over-year and making up 59% of its total net sales of $4.8 billion.

https://www.forbes.com/sites/mattperez/2017/05/09/electronic-arts-sold-1-2-billion-in-dlc-last-year/


Estes ultimos anos devem ter aumentado.
 
Sobre o que estão a discutir agora existem pormenores interessantes que deviam ter em conta.

Comparar o preço dos anos 90 com os de agora torna-se cada vez mais difícil de fazer. Antigamente nos 90 a distribuição era física não havia digital logo por essa via em teoria os preços agora deviam cair muito porque a maior parte das vendas e compras de jogos é por via digital de tal forma que os provedores estão a acabar com o físico, ou melhor vão torná-lo um sector de nicho para os reais "gamers".
Antigamente nos anos 90 se formos pelo caso Europeu, assistimos primeiro a um produto que chegava e era desconhecido, aliás até tinha má fama porque diziam que fazia mal às crianças a estratégia das empresas foi vender as consolas fazendo-as passar por computadores educativos, nessa altura era um produto que chegava a conta gotas e com mais custos de importação, os jogos eram distribuídos sem uma marca de distribuidor literalmente chegavam em sacos e eram vendidos a empresas de eletrónica como um produto novo "quase que pediam por favor para ter um espaço para colocar o produto numa estante".
A Sega de resto foi talvez a primeira a ter uma filial mundial para zonas Europa, Ásia, América e Japão com grupos de distribuição de produto com selo de marca, provavelmente isto deveu-se a que na sua génese havia uma mistura América e Japão, a Nintendo não tinha distribuidor oficial na Europa como tal fazia acordos e venda com grupos "casas eletrónica".
Era assim o mercado por isso no inicio dos anos 90 havia tanta dificuldade em arranjar jogos e começou tudo a mudar a partir de 92 onde os distribuidores regionais começaram a lutar para ter direito a revender o produto e ter acordos com aquelas empresas de video-jogos, recordemos que a era dourada do video-jogo se situa nos anos 90 a 2000 e a Sega é a empresa mais representativa nessa era e a Mega Drive a consola que todo gamer tem de ter, ela é de 88.

Ora então as remessas de jogos eram caras por transporte e por uma falsa estrutura de distribuição real - nas estantes.
Hoje em dia isto não acontece e chegou o digital logo então o preço deveria descer, tendo em conta que já não é preciso fazer carga de Barco para transporte ou mesmo acordo de percentagem com o tipo que vai ter um stock em tal local.

Não é nada bom que o físico desapareça (redundância) porque ele não vai desaparecer, vão torná-lo um sector dentro do video-jogo mas mais caro, quem perde é quem é colecionador. A única vantagem aí é que não se polui tanto e a mãe terra agradece.


Quem defende as políticas de - espero pela promoção- pode talvez vir a ficar decepcionado, porque se desaparece a 2ª mão, canais de vendas etc, pode vir a haver uma altura em que simplesmente a promoção não seja tanto escoamento de stock mas sim um favor ao comprador e aí provavelmente aconteça que em vez de ter um jogo um desconto real ele seja um desconto simbólico custa 70 fica a 65 passados alguns meses, ou seja a flutuação de descontos como vemos agora que em 1 mês um jogo baixa 15 euros pode ter tendencia a acabar também porque a única forma de o usar é toda ela a mesma e existe um canal que o gere - o digital- e se numa consola o digital da marca. Por outro lado dá que pensar se a empresa lança o jogo a 70 e ele baixa para 30 em 3 meses - ele foi lançado com um preço razoável para o que oferece? Estaria sobre-valorizado?
Se houver um núcleo de poucas empresas a gerir o canal de vendas de um produto pode tender a ter um preço mantido no tempo não acham?

Basta olharem para a gestão que a Nintendo faz da Switch por exemplo - quantas promoções reais da consola existem ?
O que fazem com os jogos selo Nintendo, hoje em dia querem proibir a gestão dos preços pelos revendedores porquê? Para acabar com preços que flutuam tanto - é a a resposta, ou seja controlar mais o preço.
Apliquem isso a outros produtos e vão ver que todas as coisas têm um lado bom mas também um lado menos bom.

Dito isso a discussão não tem sentido, porque o preço é marcado pelo produtor e interessados e quem compra é porque está disposto a pagar o valor, ponto final. Mas em teoria os jogos deviam baixar de preço porque o físico acabou e os custos relacionados com ele acabarão também.

Sobre o que falam dos AAA isso é conceito que não entendo, acho que os AAA são mais uma vez uma técnica de marketing. Os jogos AAA são o quê - em concreto?
Um jogo.
Chamam-lhe AAA por causa do dinheiro que gastam em produzir?
Chamam AAA pela qualidade dele?

Todos os jogos têm um custo, até os feitos home-brewed (feito em casa), nem que seja na luz.
Quanto ao aspeto qualidade isso é dado tácito mas subvertido nos dias de hoje, existem jogos com conceito similares que são melhores que os AAA e quem atesta a qualidade é o usuário ou devia continuar a ser, mas agora é a própria produtora a auto-intitular uma obra AAA em virtude dos custos e das possíveis vendas.

Eles fazem tudo isso porque vende até o aspeto dos lançamentos atrasados só tem sentido visto do ponto de vista de vendas, porque visto do ponto de vista de gestão do produto não tem sentido nenhum. Em qualquer área se eu digo lanço isto amanhã e chego amanhã e digo tenho de atrasar para depois leva a que quem queria o que eu ia lançar me diga - compro noutro lado, já me fartei de esperar.

Sobre os dlc o primeiro exemplo mais similar dele foi também da Sega, o Sonic 3 creio eu que trazia um cartucho onde podias acoplar outros e tirava sempre um nivel bónus do header do jogo acoplado era uma espécie e dlc da época para o jogo em sí e que adicionava 3ª função extra a outros.
Também foi a primeira a ter um serviço online no Japão América e Reino Unido.

Todos compram dlc desde que os queiram, existem muitos usuários que os compram - senão não existiam, é mais um produto de linha do jogo que usa essa função por haver essa possibilidade.

Par finalizar antigamente os jogos custavam cá em Portugal para uma Sega MD mais ou menos 50 a 70 euros em média quando apanhavas uma promoção era para saída de stock, ou fim de linha de consola, ou algum evento de revenda acordada. Mas havia jogos a roçar os 100 euros de hoje e precisamente eram aqueles que hoje chamariamos AAA ou que todos queriam por esta ou aquela razão mas os custos de produção em sí eram similares, se olharem para um cartucho Sega todos têm salvo rara excepção o selo da marca impresso no plástico pois o controlo da sua produção era mormente da Sega. Eu comprava um jogo de ano e meio em ano e meio com sorte, tive a consola em 94 ou por aí e o máximo de jogos que tive foram 10.

Hoje em dia tudo é similar ao percurso feito na era dourada uma reinvenção constante, ora se tirarmos a parte de custos transporte em teoria os preços deviam baixar mas nem sempre o que achamos é o que acontece e presumo que o que ides assistir é mesmo a manutenção de preços e talvez mais dependência de carregamentos em jogo, preços mais mantidos no tempo talvez por estratégia de função adicional e conteúdo de produto e por venda inicial com preço mantido - pode não acontecer, eu posso estar errado, mas não é de todo uma possibilidade difícil de acontecer ... . Tudo muda nada mudando.

Preparem-se porque daqui a uns anos quem tiver jogos físicos de hoje em dia vai fazer muito $ , isto em teoria.
 
Última edição:
Nao se trata de ser bom ou mau , é o que é , como tudo tem tendencia a aumentar se o custo de o fabricar for maior , tendo em conta por exemplo o last of us part 2 que a brincar a brincar custou bem mais que 200 milhoes de dolares imagina...



é aqui que muitas pessoas nao percebem o conceito de DLC , o jogo "completo" como tu lhe chamas é o que jogo que compras period! O que as produtoras "descobriram" com o surgimento da PS3 é o facto de a internet e qualidade da mesma suportar que conseguissem adicionar conteudo durante X tempo ao mesmo jogo de forma a que os jogadores tivessem mais opçoes e tempo do mesmo, conteudo esse sim muitas vezes pago mas é como tudo...pagas se quiseres , ninguem te obriga. agora dizeres que o jogo completo é 100€ desculpa mas é mentira. Alias muitas vezes esse conteudo é apenas começado a ser desenvolvido (quando é mais que skins ou afins) como o caso do DLC do Horizon Zero Dawn assim que o jogo passa para gold (que é onde começa a ser produzido fisicamente)



Só pagas esses conteudos se quiseres , é uma opçao tua. Achas bem que todos os Dlcs fossem de borla entao?
Já para nao falar que tens season passes que em termos de conteudo sao gigantescos (dou-te o exemplo do Season pass do Arkham Knight) que valem bem os 40€ , porem e sem querer ofender ninguem , so compra um season pass assim que sai quem nao conheça a sony porque geralmente com o passar do tempo eles rapidamente aparecem em promoçao a preços mais acessiveis

Mas estás a dar 70€ por um jogo incompleto, ou ainda achas que a maior parte das companhias não corta conteúdo para te vender depois? Já chegou a um ponto onde tens o conteúdo no disco, e tens de pagar para o desbloquear.

Se quiseres ir com o argumento de só paga 40€ quem quer, também só dá 70€ por um jogo quem quer, eu dei 5€ pelo shadow of mordor goty edition,, hoje em dia compras jogo como gow, hzd, spider man, etc... por menos cerca de 10€ se esperares por promos.
 
...

Preparem-se porque daqui a uns anos quem tiver jogos físicos de hoje em dia vai fazer muito $ , isto em teoria.
Não concordo. Como foste referindo ao longo do teu post atualmente a distribuição física está muito mais facilitada a quantidade de material físico dos jogos atuais é muito grande dificilmente alguma vez será considerado uma raridade (excepto possíveis edições especiais)
 
Sobre o que estão a discutir agora existem pormenores interessantes que deviam ter em conta.


Sobre os dlc o primeiro exemplo mais similar dele foi também da Sega, o Sonic 3 creio eu que trazia um cartucho onde podias acoplar outros e tirava sempre um nivel bónus do header do jogo acoplado era uma espécie e dlc da época para o jogo em sí e que adicionava 3ª função extra a outros.
Também foi a primeira a ter um serviço online no Japão América e Reino Unido.

Sonic3%26KnucklesCart.jpg

Era o cartuco do Sonic & Knuckles que tinha porta de expansão, aonde depois podias por o sonic 3 em cima para ter acesso ao tal "dlc" :P
 
Artigo de 2017:

Electronic Arts Sold $1.2 Billion In DLC Last Year


Digital revenue continues to be increasingly essential for game companies like Electronic Arts, which reported its fiscal year 2017 earnings today. Like its competitor Activision Blizzard, digital revenues increased significantly to $2.9 billion for the 12 months, up 19% year-over-year and making up 59% of its total net sales of $4.8 billion.

https://www.forbes.com/sites/mattperez/2017/05/09/electronic-arts-sold-1-2-billion-in-dlc-last-year/


Estes ultimos anos devem ter aumentado.

Esse é um exemplo muito concreto. A EA e a Activision vendem lootboxes e coisas dos género. Nem todos os jogos se podem fiar em cosméticos e coisas do género para monetizar... Só no FIFA Ultimate Team a EA deve ganhar balurdios todos os anos.

Teriamos de ver a performance e numeros de vendas do género de DLC que estamos a falar, que são "expansões" de jogos single player maioritariamente...

Porque esses jogos single player são dos jogos mais caros e em teoria "menos rentáveis".
 
Um gajo nestes tempos em que para jogar um jogo “completo” tem de pagar mais de 100€ devido aos DLC e restantes porcarias, ainda há pessoal a defender um aumento de preços? Ou são proprietários das companhias de gaming ou o dinheiro não lhes custa a ganhar....fdx.
Nao se trata de ser bom ou mau , é o que é , como tudo tem tendencia a aumentar se o custo de o fabricar for maior , tendo em conta por exemplo o last of us part 2 que a brincar a brincar custou bem mais que 200 milhoes de dolares imagina...



é aqui que muitas pessoas nao percebem o conceito de DLC , o jogo "completo" como tu lhe chamas é o que jogo que compras period! O que as produtoras "descobriram" com o surgimento da PS3 é o facto de a internet e qualidade da mesma suportar que conseguissem adicionar conteudo durante X tempo ao mesmo jogo de forma a que os jogadores tivessem mais opçoes e tempo do mesmo, conteudo esse sim muitas vezes pago mas é como tudo...pagas se quiseres , ninguem te obriga. agora dizeres que o jogo completo é 100€ desculpa mas é mentira. Alias muitas vezes esse conteudo é apenas começado a ser desenvolvido (quando é mais que skins ou afins) como o caso do DLC do Horizon Zero Dawn assim que o jogo passa para gold (que é onde começa a ser produzido fisicamente)

Já agora coloca aí a fonte de que o TLOU2 custou mais de 200M.....parece-me que esse valor deve andar dobrado. E já vendeu umas 4M de cópias, sem desconto. Consegues fazer as contas?

Só para nota: o TLOU 1 vendeu cerca de 17M de cópias. Agora faz as contas e vê a necessidade de se aumentar o preço dos jogos. Coitadas das produtoras....

Percebo perfeitamente o conceito de DLC = mais uma forma de sacar uns euros ao pessoal, mais nada. As “muitas” vezes que esse conteúdo começa a ser desenvolvido é irrelevante quando sabemos bem que já está pre definido de início (ou andamos todos a comer gelados com a testa?? Eu não!).

Se no projecto do jogo já está pensado haver DLC então o jogo “completo” é tudo o que é criado para o jogo, isto na minha opinião. Por isso é que há deles que ficam a bem mais de 100€.

Á uns anos atrás os jogos eram caros mas sabias que compravas “o jogo”, não tinhas de pensar que se quisesses jogar tudo tinhas de pagar todos os extras.
Nao havia extras nem DLC? Não. Mas podiam disponibilizar os recursos para novos jogos, coisas diferentes e não como em muitos casos espremer a teta à vaca.

Bem me recordo de nem à muitos anos o COD, que vendia milhões, antes de o jogo estar terminado já andavam a anunciar DLC com novos mapas, mapas esses rebuscados de CODs anteriores.

Obvio que só paga quem quer, é como os jogos...só compra quem quer....as consolas...só compra quem quer, etc e tal.
O princípio disto é que se não há resposta dos consumidores com a carteira os preços aumentam apenas e só para continuar a encher a pança a meia dúzia de indivíduos. É só ver o exemplo dos telemóveis high end....vendem na mesma toca a subir preços.
Mas é tudo normal, o pessoal tem dinheiro e gosta de gastar, até alguns acham bem o aumento. Ou são proprietários de empresas de gaming ou acionistas a receber dividendos, de resto não consigo entender a mentalidade. Mas respeito.
 
Última edição:
acho carissimo 70€ por um jogo por isso 80€ nem se fala. Principalmente versoes digitais PSN...como é que a sony cobra 70€ por um jogo que nem custos de "producao" tem? acho um misterio que um jogo day-one tenha o mesmo preco na PSN e na loja da esquina, ou pior, com descontos reserva, na loja da esquina ainda consegue ser 10€ mais barato. Se a ideia é atrair o publico para o digital, algo está mal.
 
Não concordo. Como foste referindo ao longo do teu post atualmente a distribuição física está muito mais facilitada a quantidade de material físico dos jogos atuais é muito grande dificilmente alguma vez será considerado uma raridade (excepto possíveis edições especiais)

Nesse aspeto em concreto tens de ter em conta que me refiro a colecionismo como tal se existe coisa que tem o colecionador é ter um jogo que pode mostrar em mão pelo menos essa é a modalidade de hoje, com certeza no futuro haverá novo modo de colecionismo - o colecionador digital que para mostrar a coleção liga o botão da consola.

Quando me referi a distribuição refiro-me a estrutura como tal - transporte e local onde é albergado o produto, tem em atenção uma coisa neste ponto mesmo entre regiões existem disparidades até no colecionismo por exemplo em Portugal terás muita mais dificuldade de encontrar pessoas com sets completos de catálogo MD do que em Espanha por exemplo e em Espanha certamente é mais fácil encontrar colecionismo completo de Master System que Mega Drive porque foi uma consola muito acarinhada lá (era bastante mais barata). A isso soma que dentro do colecionismo existe o colecionista de oportunidade e o de produto (um colecionador que vai colecionando por gosto mas que liga ao valor, colecionador que coleciona tudo o que vê do produto e não liga a valor), o jogo mais caro vendido em leilão custou 1 milhao de euros e casualidade da vida é da Sega - Tetris, foi vendido por um Espanhol colecionador também ele para outro colecionador mas porque é que custou 1 milhão - com o que te vou contar do tetris e da venda vais entender o porquê de ao tornares algo difícil de conseguir aumenta preço.
O tetris mega drive foi um jogo produzido aos milhares mas que na altura de ser lançado pela Sega a nível mundial uma empresa chamada Nintendo apareceu e disse - não ides vendê-lo, na sede da Sega perguntaram porquê?
E a Nintendo mostrou o que valia - um papel licença que dizia que a Nintendo tinha o controlo da venda do produto no ocidente - mercado Europa, América, à Sega restava a licença já utilizada no Japão para máquinas arcade (sim aquelas tão famosas que depois veríamos no ocidente porque vinham no sector arcade e não no sector consola individual o tal sector que estava barrado ela Nintendo). E assim a Sega dias depois de ter milhares de cópias embaladas para vender teve por ordem jurisdicional de queimar todas as cópias, naquele justo momento acabavam de tornar aquele jogo a maior jóia de colecionismo. Sobreviveram 10 cópias 4 delas circulam em colecionadores e são vendidas aos preços que se sabe.

Ou seja se acabas com algo que havia podes torná-lo num bem querido no futuro independentemente do preço. Até existem Rom de jogos muito procuradas pela rareza, porque apesar de existirem cartuchos supostamente não se sabe quem os tem e os desenvolvedores perderam-nos não sabem nem do código fonte nem das roms de teste...

É o que estás a ver agora - quantos jogos temos nós físicos na mão - talvez metade dos que realmente temos licença para usar ?

Se a tendência é acabar com o físico, se o colecionador se caracteriza por ter algo que mostrar provavelmente de futuro quem tiver cópias físicas vai ser visto como um "presidente" dos gamers. Entendes.

Aliás quem trabalha com vídeo-jogos deduz isso fácilmente - vão as empresas criar um nicho caro para cópias físicas, vendê-las e esse sector o qual vai daqui a uns anos ser minimo e muito valorizado, dentro desse esquema existem já hoje jogos que tiveram acesso fisico muito restricto e que foram vendidos mormente por via digital, daqui a uns anos algum colecionador fala bem dele e começam todos a querer jogá-lo vai daí o preço sobe muito e descobrem que a cópia digital não está acessível e que a física é muito pouca e sobe mais ainda e assim por diante, um jogo que se enquadra aí seria por exemplo o Darkest Dungeons quantas cópias fisicas dele conheces em Portugal ?
E porque vai ser caro em geral em palavras simples - duas razões uma coisa é comprar a lotes outra é importar a lote restrito.

Na equação temos claro está de meter as próprias consolas e discos existentes - um dia morrem, aliás sobrevive melhor um cartucho dos antigos que um cd da PSX por exemplo, sobrevive melhor uma Mega Drive que uma PSX.
E o colecionismo é também isso manter vivo o que já não se fabrica.

Nem precisas de ir muito longe vais a este fórum e vê a quantidade de pessoas que te dizem eu não compro quase nada físico é tudo mas digital, que conste que eu também, tenho para PS4 10 jogos físicos e o resto é tudo digital, como tenho 20 e tal resulta que já tenho mais digital que físico.

O colecionismo é um mundo aparte dentro do que entendemos por "ser gamer" não é só jogar ou ligar a consola, é saber mostrar o que era o produto, falar sobre dados técnicos etc ... daí ser tão valorizado o ter os jogos em mão, hoje em dia, de agora em diante mesmo os colecionadores vão ter de limitar-se a mostrar consolas com partes de catálogos ou catálogos dentro e virtuais é certo e isso só criará lugar a um potencial físico de vídeo-jogo ainda mais restrito, com as desenvolvedoras a lançarem pacotes colecionista ainda mais caros claro está e esses vão ser os colecionadores elite por assim dizer. É um Tetris (queima) no que existe para criar um nicho com certeza e como vês acabo a referir - edições pacote colecionista tal como bem referes tu, esse é o target mas mais rentável ainda hoje e amanhã quando os filhos dos teus filhos virem a tua coleção.

Para lembrar como dado interessante hoje em dia até as revistas gamer dos 90 são motivo de busca incessante por parte dos fãs, até o papel tem valor, até os manuais dos jogos são relíquias caras e do mais valorizado porque precisamente acabaram com essa moda nos jogos de hoje e todos queremos dizer tenho aqui o manual da Mega Drive antigamente era assim, as consolas traziam um bom manual ou o jogo, cheiramo-lo tem um cheiro distinto que te transporta aos anos 90.

E voilá - todos os jogos que de agora em diante tenham a sorte de ter uma cópia física vão ser a edição colecionista do futuro.
 
Última edição:
Quem não gosta que espere por promoções... tão simples quanto.

Se não concordam com o aumento de preços, a melhor solução é mostrar isso com a carteira.

Eu poucos jogos compro no lançamento, portanto... O raro um ou outro jogo que compre também se aumentarem 10 euros não é por aí, para mim.

Exacto. Acho que na PS4 só o FFVII remake foi a full price (deluxe edition).
Entre OLX, promos novos em PT passado uns meses ou vindos do UK acho que nunca comprei nenhum a mais de 30 euros.
 
Quanto aos preços, os jogadores é que vão definir o limite. Para mim, é muito raro comprar um jogo a full price (na geração anterior comprei um FIFA e o Spider-Man).

sobre DLC, sou capaz de ter uma visão mais romântica da coisa. Não me importo nada que lancem dlcs de história, é uma oportunidade para mergulhar de novo num jogo que gosto. Claro que existem uns dlcs em que jogas 20 mins e pagaste 40 euros (isso é ridículo) mas não sou contra a possibilidade de expandir um jogo que gosto sem ter de esperar 5 anos pela sequela. um bom exemplo disso é o DLC do HZD
 
As razões que comprei o Final Fantasy 7 Remake, foi ser fã do primeiro e do franchise. Garantidamente sei o que esperava (em termos de side quests e tentar fazer tudo ao máximo, o que faz com que haja garantidamente mais de 40 horas de jogabilidade.

O FIFA, só em jogabilidade dá para muitas horas.
 
Back
Topo