PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

É aproveitar a marca PS que está em alta (ontem soube-se mais um record da PS4).

Marketing da loja de electrodomésticos...

O escusado é outros sites fazerem disso notícia. (Sobrevivem mesmo pelos clicks.)

Assim estamos nós aqui no nosso retângulo a falar duma pré-reserva a € 950.
 
É aproveitar a marca PS que está em alta (ontem soube-se mais um record da PS4).

Marketing da loja de electrodomésticos...

O escusado é outros sites fazerem disso notícia. (Sobrevivem mesmo pelos clicks.)

Assim estamos nós aqui no nosso retângulo a falar duma pré-reserva a € 950.

Lojas de electrodomésticos a fazer clickbait?Nah,isto é corriqueiro. Meteram no sistema só porque sim e meteram um preço que acham que vai ser bem acima,pois se metessem 400/500/600 euros e depois a consola fosse mais cara que isso,eles comiam a diferença entre os dois preços e o cliente ficava a rir-se.
 
Na Amazon eles só cobram quando o produto é enviado, de certeza que essa loja dos 945€ faz a mesma coisa. Verifica os fundos do cartão.
 
In the end, the Playstation 5 should be slightly faster than the Radeon 5700 XT, while the Xbox Scarlett should orient itself to the not yet announced 5900 XT.

https://www.pcgameshardware.de/Play...Fertigungsverfahren-RDNA-Architektur-1311307/

Sera a nova consola da Microsoft a adoptar o RT com boa Performance e a fazer os consumidores pagarem o preço Premium como faz a Nvidia nos seus GPU?

A Nvidia faz o que quer e lhe apetece porque é dona do mercado( para agora) e vai demorar muito à AMD para mudar o status quo. Ninguém tem uma posição como a da Nvidia no mercado das consolas,por isso não vejo ninguém a tentar a estratégia deles(aka paguem e não bufem).
 
A Nvidia faz o que quer e lhe apetece porque é dona do mercado( para agora) e vai demorar muito à AMD para mudar o status quo. Ninguém tem uma posição como a da Nvidia no mercado das consolas,por isso não vejo ninguém a tentar a estratégia deles(aka paguem e não bufem).
Sim mas nao me expliquei bem,se bem que no Pc tens por onde escolher Gpus sem RT a bons preços ou seja o consumidor tem opçao de escolha,seja Nvidia ou Amd para adoptarem novas tecnologias alguem tem de dar o "passo" é normal os consumidores pagam para ser early adopters,espero que por ser um mercado especifico as consolas ou seja no caso da Microsoft a nao ser que resolvam arcar com as despesas:Dsigam este caminho.
Quem anda a fazer upgrades ao PC agora cuidado(no meu caso so faço depois de ter uma nova consola em casa)as novas consolas vao ser umas bestas de performance,vejam umas dicas neste video.(minuto 13)
 
Última edição:
A Nvidia faz o que quer e lhe apetece porque é dona do mercado( para agora) e vai demorar muito à AMD para mudar o status quo. Ninguém tem uma posição como a da Nvidia no mercado das consolas,por isso não vejo ninguém a tentar a estratégia deles(aka paguem e não bufem).

Isto!

A Microsoft a implementar hardware mais evoluído é um tiro no pé somente, mais nada.

A adoptar esse caminho tinha de incorrer em perdas enormes por cada consola vendida, e dada a posição da Ps4 não acredito que a Microsoft se pusesse com aventuras.

A meu ver, as consolas devem vir com hardware equivalente em termos de valor, assim como pvp identico q.b.

Neste momento a Sony é que manda e como em tudo na vida a regra é "follow the leader".

A Microsoft tem condições para aguentar umas trancadas, mas reviravoltas só na gen da Ps6, antes não me acredito, a Sony está a mandar nas cartas como nunca mandou, a team green agora tem de ir com calma...

Se bem que continuo a acreditar que cada vez mais isto caminha para ter várias consolas.

Não vejo outro desfecho para isto.


Sim mas nao me expliquei bem,se bem que no Pc tens por onde escolher Gpus sem RT a bons preços ou seja o consumidor tem opçao de escolha,seja Nvidia ou Amd para adoptarem novas tecnologias alguem tem de dar o "passo" é normal os consumidores pagam para ser early adopters,espero que por ser um mercado especifico as consolas ou seja no caso da Microsoft a nao ser que resolvam arcar com as despesas:Dsigam este caminho.
Quem anda a fazer upgrades ao PC agora cuidado(no meu caso so faço depois de ter uma nova consola em casa)as novas consolas vao ser umas bestas de performance,vejam umas dicas neste video.(minuto 13)

Sim, realmente viemos em tempos excitantes.

A próxima geração deve trazer avanços significativos em todos os campos.

Se a geração atual, faz o que faz com o hardware que tem, imagino o que virá...

Contudo o conselho do upgrade, não é válido.

É sabido que virão navis com suporte a tecnologias novas tais como o rt, mas não se sabe quando.

A verdade é que actualmente o PC, como sempre, impera, e existe hardware muito bom à venda para esperar fantasmas...
 
Última edição:
Isto!

A Microsoft a implementar hardware mais evoluído é um tiro no pé somente, mais nada.

A adoptar esse caminho tinha de incorrer em perdas enormes por cada consola vendida, e dada a posição da Ps4 não acredito que a Microsoft se pusesse com aventuras.

A meu ver, as consolas devem vir com hardware equivalente em termos de valor, assim como pvp identico q.b.

Neste momento a Sony é que manda e como em tudo na vida a regra é "follow the leader".

A Microsoft tem condições para aguentar umas trancadas, mas reviravoltas só na gen da Ps6, antes não me acredito, a Sony está a mandar nas cartas como nunca mandou, a team green agora tem de ir com calma...

Se bem que continuo a acreditar que cada vez mais isto caminha para ter várias consolas.

Não vejo outro desfecho para isto.

Tens razão,nem precisávamos de Zens,Bobcat ou Pumas chegavam depois dos Jaguars:facepalm:
Eles que metam o mais avançado possível que puderem em cada consola e que se lixe as equiparaçoes.

Isso e essa do follow do leader é ,graças a Deus que a MS não copia em tudo. Se assim fosse estava a pagar para jogar jogos da 360...


É por causa a posição da Sony que a MS devia estar disposta a perder algum dinheiro no hardware para mudar o rumo da maré. Quem é que achas(dos casuais)
se mantinha fiel qualquer um dos fabricantes se a concorrência fosse 50/100 dólares mais barato e com o mesmo poder (ou mais)?Estamos a falar da estratégia já utilizada em 2005 depois de um geração parecida com esta agora lol
A pergunta é,o Satya Nadella alinha nisso? A resposta é não,ele não é o Ballmer.
 
Curiosamente, hoje mesmo, um membro do Resetera, fez uma síntese do que efetivamente se sabe até agora da PS5, com base nos "rumores" e evidências encontradas:

Warning: long post incoming!
First in January a known AMD leaker, APISAK, has found Gonzalo and Ariel, Gonzalo is a gaming APU and has a 8 core CPU clocked at 1.6 GHz base clock and 3.2 GHz boost clock, and the GPU Ariel had 1GHz clock. Also it had an unknown cache size, implying that it uses a different amount of cache, likely cut down. Gonzalo was marked as Engineering Sample 2 and it’s code fit the PlayStation production, also the base clock of 1.6 GHz would make sense for a PlayStation console because it is similar to previous implementation of backwards compatibility with the PS4 Pro. Ariel iGPU has the id 13E9, to my understanding, 13E0 to 13FF are all reserved for Navi 10 LITE.
Later in early April, a Quality Sample version of Gonzalo had leaked, once again by APISAK, this time with a 1.8Ghz GPU clock and updated Ariel id of 13F8, which already sounded very high clock speed. But other than that,it didn’t really tell us much else.
A week later the plans for the next generation PlayStation have been discussed by Mark Cerny for Wired, the proximity of Gonzalo getting updated to the article seemed suspicious indeed.
In the article the following things were confirmed: 8 core zen 2 CPU (Gonzalo also listed 8 core), Navi GPU with ray tracing, specialized audio chip to enable more accurate audio to the world, backwards compatibility with the PS4 generation, and lastly a custom SSD that, according to mark cerny, has a higher raw bandwidth than any SSD on PC. Cerny also said that not only is the read speed important (implying that by high bandwidth he was referring to read), but so is the IO mechanism and the software stack.
In May, AMD has announced their 7nm Zen 2 CPUs, surprise to no one, they are great CPUs for their prices. Also AMD announced their Navi architecture, based on a new RDNA architecture, 25% IPC boost over the previous generation, much more power efficient, etc.
Also in May our own user gofreak found a patent that details potential improvements to the SSD to lower its latency, improve its bandwidth etc. You can read more in the thread they made for this patent, very interesting stuff:
PS5 - a patent dive into what might be the tech behind Sony's SSD customisations (technical!)
This will be one for people interested in some potentially more technical speculation. I posted in the next-gen speculation thread, but was encouraged to spin it off into its own thread. I did some patent diving to see if I could dig up any likely candidates for what Sony's SSD solution might...
In June AMD NAVI was unveiled as the RX 5700 and the RX 5700XT, 36CU and 40CU GPUs, each with 8GB of GDDR6. These GPUs are based off the 40CU Navi 10 die. It makes sense then that gonzalo is based off a similar die because its GPU is based off the Navi 10LITE die.
Navi launched, its gaming performance had been pretty good, but not incredible,during the launch period IPC tests were made for Navi and it is found out Navi actually has a higher or equal IPC NVidia’s latest architecture, and 39% higher IPC than Polaris (PS4 pro and X1X GPU architecture).
A few weeks ago, a product was found on user benchmark called AMD Flute. It is still no clear what AMD Flute is, but it has the same CPU clocks as Gonzalo, also it mentions that not only it has 8 cores, but 16 threads, and GPU Id of 13F9, or a Navi 10 LITE, which means this is most likely the whole system that has Gonzalo, or what we assumed to be the PlayStation 5 devkit. The CPU did show a lower score Han expected, and what seems to be a quarter of the cache of the normal ryzen 3000 CPU, this is possibly the cause of the lower score. Flute has 16 chips of GDDR6 each of 1GB, seems to be a downclocked version of the 18Gbps memory, it makes sense if the final version uses 8 chips of 2GB instead.
And finally we get to yesterday, where the reliable AMD insider komachi has found out that AMD has accidentally uploaded a lot of data with a public access, in there he found mentions if Oberon and Ariel, he explained he thinks they are the same. Oberon has 3 GPU clocks listed:
Gen 0 with 800MHz clock, gen 1 with 911MHz clock, and gen 2 with 2000MHz, this information is critical. Gen 0 and gen 1 are obviously PS4 and PS4 pro gpu clocks., Which means that without a doubt Oberon is the PS5, and has 2GHz clock. Why would it have those clocks? The reason is this; the PlayStation 5 seems to use a very similar backwards compatibility solution to the PS4 Pro, it will have the same Compute unit count of 36CU, so that to be compatible with the base PS4, you could disable half the compute units and clock the GPU at 800MHz for safe compatibility activate all the compute units and clock at 911MHz for safe PS4 pro compatibility. 36 Compute units clocked at 2000MHz would give us 9.2TF, with 39% higher IPC than Polaris we will get the equivalent of 12.8TF Polaris GPU, or 3x PS4Pro or a little higher than 2X X1X GPU performance. If this is true then Sony has a small but fast GPU, which should help in reducing cost, and also it might have a bit higher performance than a wider but lower clocked GPU due to clocks scaling better than CU count.
Then comes the question: why has the GPU clock increased. This is speculation territory, but, 40CU with 1800MHz would have an equal amount of TF, so maybe until they get the 36CU 2000MHz to work, they gave developers 40CU 1800MHz. Needs to be mentioned that usually console manufacturers uses disables a few compute units, but has been established before, in order to have 44CU with 4 disabled, due to Navi’s design, you would need to waste a lot more space, compared to 40CU with 4 disabled to have 36CU. So it makes more sense going that route.
Komachi has been saying that Oberon is Ariel, so if we connect everything and really Ariel, Gonzalo, Flute and Oberon are all PS5 related code names then we can make a close to final spec list:

Zen 2 CPU with 8 core 16 threads clocked at 3.2GHz, quarter of desktop ryzen 3000 CPU cache.
Navi GPU with 36 compute units clocked at 2GHz = 9.2 TF which roughly equals to 2X X1X or 3x PS4Pro in GPU performance.
16GB GDDR6 with a bandwidth of around 530GB/s I think.

There are 2 question marks left:
Price
SSD size and bandwidth

Phew that was a lot of typing, but I felt like this was necessary at this point.

E isto não são apenas tales from the ass, mas de descobertas e suposições sustentadas com factos, efectivamente feitas pela comunidade em documentação encontrada...

Fonte:

https://www.resetera.com/threads/ne...ise-and-hot-air.129193/page-101#post-23556390
 
Partindo do princípio que é verdade, esse Ryzen 3000 à parte de estar downclocked, que impacto terá o facto de ter apenas 1/4 da cache da versão desktop?

Quanto ao Gpu, até acredito que tenha os mesmos 36 CU da 5700, mas os 2000Mhz não acredito. As versões desktop com coolers em condições não chegam lá e a PS5 que deve ter um blower vai chegar?

Quanto à vram também não acredito. O Devkit tem 16 chips de 1Gb, então ele supôs que a consola terá 8 chips de 2Gb. Uma Rtx 2080 tem 8Gb com 448Gb/s de bandwidth, e a PS5 vai ter 16 Gb com 530Gb/s de bandwidth? Claro que sim, mas só se for para custar os olhos da cara.
Já para não dizer que os Devkit costumam ter o dobro da ram para o debug.
 
Não considero muito relevante toda esta discussão sobre qual o rendimento da consola, a noção de que uma nova geração irá trazer um salto consideravel nos jogos respectivos já lá vai, em grande culpa devido à existência da Playsation 4 Pro, que veio tornar o salto para a futura Playstation 5 algo mais suave do que, digamos, o salto da Playstation 2 para a Playstation 3, arrisco-me mesmo a dizer que um jogo que irá sair para a Playstation 5 nestes primeiros anos não será assim muito diferente de um jogo de final de vida Playstation 4, o mais provável é apenas notar-se um melhor tratamento na imagem em termos de qualidade e suavidade... pelo que leio estou a ver que muitos vão ficar bastante desiludidos com o que uma Playstation 5 possa vir a oferecer.

Não considero que esteja a embarcar em futurologia, é mesmo uma questão de lógica e olhar em redor e olhar para o que as actuais consolas são capazes de suportar e o que há no mercado, não é um limite imposto pelas actuais consolas que não "permitem desbloquear o poder dos jogos actuais", que "estão a limitar a criatividade dos estudos", muito pelo contrário, os estúdios é que já não conseguem acompanhar o hardware e efectivamente tirar proveito decente do mesmo, e tivemos imensos jogos em 2018 e 2019 que vieram provar que podem ter todos os recursos ao seu dispor que isso não garante um bom jogo.

Mais depressa o sucesso que a Playstation 5 possa vir a ter virá dos seus estúdios internos e respectivos jogos exclusivos de qualidade, não pelo hardware em si, não vejo nenhum jogo a sentir-se limitado pelo hardware da actual Playstation 4 Pro, ao contrário da Playstation 3 que mal saiu já estava a limitar o mercado inteiro (juntamente com a Xbox 360, claro).
 
Não considero muito relevante toda esta discussão sobre qual o rendimento da consola, a noção de que uma nova geração irá trazer um salto consideravel nos jogos respectivos já lá vai, em grande culpa devido à existência da Playsation 4 Pro, que veio tornar o salto para a futura Playstation 5 algo mais suave do que, digamos, o salto da Playstation 2 para a Playstation 3, arrisco-me mesmo a dizer que um jogo que irá sair para a Playstation 5 nestes primeiros anos não será assim muito diferente de um jogo de final de vida Playstation 4, o mais provável é apenas notar-se um melhor tratamento na imagem em termos de qualidade e suavidade... pelo que leio estou a ver que muitos vão ficar bastante desiludidos com o que uma Playstation 5 possa vir a oferecer.

Não considero que esteja a embarcar em futurologia, é mesmo uma questão de lógica e olhar em redor e olhar para o que as actuais consolas são capazes de suportar e o que há no mercado, não é um limite imposto pelas actuais consolas que não "permitem desbloquear o poder dos jogos actuais", que "estão a limitar a criatividade dos estudos", muito pelo contrário, os estúdios é que já não conseguem acompanhar o hardware e efectivamente tirar proveito decente do mesmo, e tivemos imensos jogos em 2018 e 2019 que vieram provar que podem ter todos os recursos ao seu dispor que isso não garante um bom jogo.

Mais depressa o sucesso que a Playstation 5 possa vir a ter virá dos seus estúdios internos e respectivos jogos exclusivos de qualidade, não pelo hardware em si, não vejo nenhum jogo a sentir-se limitado pelo hardware da actual Playstation 4 Pro, ao contrário da Playstation 3 que mal saiu já estava a limitar o mercado inteiro (juntamente com a Xbox 360, claro).


A Pro é um upgrade mal amanhado. A X tambem partilha mesma triste sina(Jaguar),mas ao menos dotaram de memoria e gpu suficiente para pensar em 4K versus desenvolver em 1440p(como os exclusivos da PS4 mostram).

Rendimento está ligado a preço,um dos(senao o) factores chave no sucesso de uma consola.
 
A pro apenas aumenta um pouco a performance do jogo ou a resolução, não muda drasticamente o jogo como vai fazer a ps5, agora o salto vi ser maior ou menor dependendo da estratégia da Sony/MS, mandar para o mercado uma consola de 400€ ou 500€, se querem terminar mais cedo ou mais tarde a nova geração, se a prioridade vão ser os serviços, etc...
 
@Morais não gosto de falar em números pois não vejo qualquer objetividade, basta saber que a próxima geração de ambas irá ser Ryzen + Navi para ter a noção de que irá ser um bom salto e que finalmente iremos ter consolas capazes de explorar o potencial dos jogos e dar a escolha aos jogadores entre resolução e qualidade gráfica
 
Eu tenho a opinião contrária, segundo as promessas tanto da MS como da Sony em querer abolir os loadings por si só já vai ter um impacto na forma como os jogos irão ser desenhados o que para nós são só boas noticias, não sei se o pessoal vai estranhar ou porventura se habituar tão depressa que se vão esquecer rápidamente das quebras no ritmo de jogo que os loadings provocam em certos jogos.

Quanto a gráficos e fluidez também acho que vai ser a melhor geração de sempre, talvez no inicio ainda haja uma fase de transição mas acho que no geral os jogos vão subir o padrão de qualidade principalmente os jogos multiplataformas.

O pessoal aparentemente nota "pouca" diferença nos saltos de geração apenas porque o evolução têm sido progressiva mas basta comparar por exemplo o uncharted 4 com as versões originais do uncharted para a ps3 ou o próximo TLOUS com o primeiro e as diferenças são evidentes o mesmo se vai passar com a próxima geração a diferença é que em termos cinemáticos e criação de ambientes os jogos vão ser mais ricos pois há muitos mais recursos em termos de hardware e técnicas mais desenvolvidas que facilitam a vida aos programadores.

No geral vejo o pessoal algo pessimista eu pelo contrário estou optimista.., Freesync2, HDR, e Ray tracing novas revisões do HDMI melhoria no som.

Agora é preciso periféricos para aproveitar todas essas mais valias, hoje em dia já conseguimos ter acesso a TVs com qualidade acima da média a preços razoáveis portanto não vejo razão para pessimismo.

A unica coisa que não vejo com bons olhos é a provável subida de preços no que toca ao plus, veremos se a subida de preços tb se traduz numa subida de qualidade dos serviços e nos jogos de oferta.
 
Última edição:
Eu concordo com a questão dos loadings.
Para mim é algo que me tem vindo a incomodar cada vez mais...
Agora que ando a jogar FFXV e Tekken 7 então...
São loadings intermináveis...
E no tekken são minutos entre cada luta...
 
Back
Topo