PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Não, a PS4 Pro não chegava aos 60fps com upgrade de Cpu. Repara que a PS4 Pro precisa de recorrer a Checkerboard para conseguir 4k a 30fps. Ou seja, o que está a limitar não é o Cpu, mas sim o Gpu.

Eu coloquei PS4 / XOne -> 2K / 4K, talvez não fui bem explicito. Com um CPU mais capaz, a PS4 Pro era máquina para 2K/60fps.

Dizer que o CPU não é um factor limitativo, principalmente para os 60fps, em qualquer uma delas é algo que me ultrapassa.
 
Sempre que se muda para uma nova geração se diz isso, que se vai finalmente dar o salto para 60fps porque o hardware é muito mais potente, etc etc. E sempre que acontece, a esmagadora maioria dos jogos, incluindo os 1st party, são a 30fps, porque as companhias preferem aumentar resolução e qualidade grafica ao invés dos fps. E acredita, isso não vai alterar na nova geração.

Grato pela tua opinião, mas volto a afirmar que um Jaguar em 2013 não é um Ryzen em 2020.

Relativamente ao que eu sublinhei a bold tens aí uma fonte oficial para essa afirmação tão cheia de certeza?

É que não tens tu nem ninguém, aceitar que vai ficar tudo a 30fps e afirmá-lo é bem menos arriscado e intrusivo do que continuar a afirmar que já é tempo dos 60 fps serem standard.

Mas pronto, jogar pelo seguro é sempre uma óptima opção, simplesmente não serve de argumento válido para rebater opiniões.

Não, a PS4 Pro não chegava aos 60fps com upgrade de Cpu. Repara que a PS4 Pro precisa de recorrer a Checkerboard para conseguir 4k a 30fps. Ou seja, o que está a limitar não é o Cpu, mas sim o Gpu.

Tens razão neste aspecto, só te faltou mencionar que a solução adoptada na Pro é um dual GPU em solução SLI, para a qual os dev's nunca optimizam os seus jogos.

De qualquer forma o factor limitativo numa PS4 é sempre o Jaguar!

O dual GPU da Pro foi mais uma decisão da SONY a la CELL!

Cumprimentos
 
Eu coloquei PS4 / XOne -> 2K / 4K, talvez não fui bem explicito. Com um CPU mais capaz, a PS4 Pro era máquina para 2K/60fps.

Dizer que o CPU não é um factor limitativo, principalmente para os 60fps, em qualquer uma delas é algo que me ultrapassa.
Tens jogos em ambas a 60fps. Eles é que preferem meter 4k 30fps ao invés de 1080p 30fps.
 
E esse o plano dele,esperar até a consola estar ao preço que ele quer.

E já que tens tanta certeza acerca do preço,deves saber o hardware dela ao certo. Partilha connosco.
Quando já tiver ao preço que ele quer já ele ganhou raízes nos pés.
É simplesmente uma educated guess, tudo aponta para 500€. E já disse muitas vezes que prefiro que façam uma consola a 500€ e apresente um verdadeiro generational leap, do que uma a 400 so para agradar as massas e que de nova geração não tem nada. A história do "Ah mas só porque vem com Zen 2, Navi e SSD não quer dizer que custe automaticamente 500€", isso não cola, o APU vai ser potente (o consenso neste momento é um Ryzen 3700X underclocked a 3.2Ghz (Gonzalo) e 9TF Navi equiventes a +13TF GCN com possível ray tracing (se tiver mais do que 9TF vai ser um monstro autêntico), resta saber se a solução vai ser por hardware ou por software, o mais lógico é ser por hardware mas visto que a arquitectura RDNA presente nas novas gráficas da AMD deste ano não trouxe nada disso, provavelmente o APU vai pegar features da RDNA 2 que só vai aparecer no próximo ano, (no caso de ser por software, ou consegue chegar aos níveis da implementação da nvidia (que mesmo assim já leva um rombo descomunal na framerate quando é ativado) ou então nem vale a pena o esforço ) vai precisar de bom cooling como é óbvio, algo similar ao que a Microsoft fez com a X, vapor chambing naquilo porque este APU vai ser uma fornalha. Memória ainda é uma incógnita mas menos de 16GB de memória usável seria um tiro no pé, a Microsoft já confirmou que vai ser GDDR6 mas a quantidade ainda nada, no entanto estou curioso para saber a configuração da PS5, DDR4 + GDDR6? Só GDDR6? Ou será que vamos ver uma configuração mais exótica por parte da Sony com HBM à mistura (há patentes que apresentam uma solução com HBM bastante interessante, iria apresentar uns ganhos substanciais em eficiência energética visto que a memória é on-die e não na board).
Depois um SSD de tecnologia proprietária (confirmado pela própria Lisa Su, não é PCIE4, algo superior talvez) que segundo o Mark Cerny (na minha opinião um génio) era mais rápido que qualquer SSD disponível para computadores na data de publicação da entrevista que fez recentemente, estamos aqui a falar de velocidades que poderão estar entre os 5GB/s e os 10GB/s, patentes sugerem memória SRAM on board com um processador secundário só para servir de hardware decompressor do SSD, absolutamente insano para uma consola, loadings vão ser coisa do passado. Sem falar das inúmeras vantagens que bandwidths como estas vão trazer aos desenvolvedores que se queixam dos seus jogos hoje em dia estarem severamente limitados pela velocidade dos HDDs presentes nesta geração (têm de trabalhar com velocidades de 20mb/s o que faz com que os jogos sofram de problemas de streaming), a própria Insomniac na sua GDC talk falou que demorou meses só para fazer a primeira cena do Spider-Man PS4 em que começas no quarto e saltas logo para o gameplay em mundo aberto, devido às velocidade dos HDDs serem demasiado baixas, já estavam a arrancar cabelos à pala disso. Para quem ainda não está convencido, o SSD vai ser mesmo game changer, podem acreditar, basta verem o vídeo da demo do Spider-Man na PS4 Pro VS PS5.
Depois temos o chip dedicado para 3D Audio, e rumores sugerem que desta vez o novo PS VR vai ser wireless, vai possuir eye-tracking, foveated rendering (diminui o detalhe das áreas onde não estás a olhar diretamente o que alivia a GPU para outras tasks), e maior resolução por cada olho, e já não vai precisar de breaker box externa porque os chips já vão estar todos on-board na consola (o chip de 3D Audio sendo um deles), mas é algo que só deverá chegar em 2022/2023 acho eu. Depois com os possíveis exclusivos de lançamento Horizon Zero Dawn 2 e GT7 o o pessoal até vai cair de lado.
Com isto tudo acho estamos perante uma verdadeira máquina, acho que estamos muito bem servidos para a próxima geração, a Sony deu-se bem com os 400€ nesta geração, mas foi necessário porque estava a recuperar de várias más decisões feitas no passado que acabaram por afetar a empresa a nível financeiro, desta vez esse problema não existe, não é por mais 100€ que o pessoal vai deixar de comprar de qualquer maneira, a quem não lhe agradar o preço que compre uma PS4, não há outro remédio. 500€, venham eles.
 
Última edição:
Quando já tiver ao preço que ele quer já ele ganhou raízes nos pés.
É simplesmente uma educated guess, tudo aponta para 500€. E já disse muitas vezes que prefiro que façam uma consola a 500€ e apresente um verdadeiro generational leap, do que uma a 400 so para agradar as massas e que de nova geração não tem nada. A história do "Ah mas só porque vem com Zen 2, Navi e SSD não quer dizer que custe automaticamente 500€", isso não cola, o APU vai ser potente (o consenso neste momento é um Ryzen 3700X underclocked a 3.2Ghz (Gonzalo) e 9TF Navi equiventes a +13TF GCN com possível ray tracing (se tiver mais do que 9TF vai ser um monstro autêntico), resta saber se a solução vai ser por hardware ou por software, o mais lógico é ser por hardware mas visto que a arquitectura RDNA presente nas novas gráficas da AMD deste ano não trouxe nada disso, provavelmente o APU vai pegar features da RDNA 2 que só vai aparecer no próximo ano, (no caso de ser por software, ou consegue chegar aos níveis da implementação da nvidia (que mesmo assim já leva um rombo descomunal na framerate quando é ativado) ou então nem vale a pena o esforço ) vai precisar de bom cooling como é óbvio, algo similar ao que a Microsoft fez com a X, vapor chambing naquilo porque este APU vai ser uma fornalha. Memória ainda é uma incógnita mas menos de 16GB de memória usável seria um tiro no pé, a Microsoft já confirmou que vai ser GDDR6 mas a quantidade ainda nada, no entanto estou curioso para saber a configuração da PS5, DDR4 + GDDR6? Só GDDR6? Ou será que vamos ver uma configuração mais exótica por parte da Sony com HBM à mistura (há patentes que apresentam uma solução com HBM bastante interessante, iria apresentar uns ganhos substanciais em eficiência energética visto que a memória é on-die e não na board).
Depois um SSD de tecnologia proprietária (confirmado pela própria Lisa Su, não é PCIE4, algo superior talvez) que segundo o Mark Cerny (na minha opinião um génio) era mais rápido que qualquer SSD disponível para computadores na data de publicação da entrevista que fez recentemente, estamos aqui a falar de velocidades que poderão estar entre os 5GB/s e os 10GB/s, patentes sugerem memória SRAM on board com um processador secundário só para servir de hardware decompressor do SSD, absolutamente insano para uma consola, loadings vão ser coisa do passado. Sem falar das inúmeras vantagens que bandwidths como estas vão trazer aos desenvolvedores que se queixam dos seus jogos hoje em dia estarem severamente limitados pela velocidade dos HDDs presentes nesta geração (têm de trabalhar com velocidades de 20mb/s o que faz com que os jogos sofram de problemas de streaming), a própria Insomniac na sua GDC talk falou que demorou meses só para fazer a primeira cena do Spider-Man PS4 em que começas no quarto e saltas logo para o gameplay em mundo aberto, devido às velocidade dos HDDs serem demasiado baixas, já estavam a arrancar cabelos à pala disso. Para quem ainda não está convencido, o SSD vai ser mesmo game changer, podem acreditar, basta verem o vídeo da demo do Spider-Man na PS4 Pro VS PS5.
Depois temos o chip dedicado para 3D Audio, e rumores sugerem que desta vez o novo PS VR vai ser wireless, vai possuir eye-tracking, foveated rendering (diminui o detalhe das áreas onde não estás a olhar diretamente o que alivia a GPU para outras tasks), e maior resolução por cada olho, e já não vai precisar de breaker box externa porque os chips já vão estar todos on-board na consola (o chip de 3D Audio sendo um deles), mas é algo que só deverá chegar em 2022/2023 acho eu. Depois com os possíveis exclusivos de lançamento Horizon Zero Dawn 2 e GT7 o o pessoal até vai cair de lado.
Com isto tudo acho estamos perante uma verdadeira máquina, acho que estamos muito bem servidos para a próxima geração, a Sony deu-se bem com os 400€ nesta geração, mas foi necessário porque estava a recuperar de várias más decisões feitas no passado que acabaram por afetar a empresa a nível financeiro, desta vez esse problema não existe, não é por mais 100€ que o pessoal vai deixar de comprar de qualquer maneira, a quem não lhe agradar o preço que compre uma PS4, não há outro remédio. 500€, venham eles.

Mete ai uns espaçamentos entre parágrafos porque isso assim fica maçudo para ler.

Devias corrigir a ideia de que mais 100€ não fazem diferença , não faz para os aficionados como nós que andamos aqui em fóruns de gaming e por norma compramos consolas day one.
Acredita que para os casual gamers que só jogam um fifa um gta ou um cod ver lá marcado 500€ voltam para trás ou vão gastar os 500€ num tlm.
Não tenhas duvidas que por 500€ a PS5 (ou outra consola) não vai atingir os mesmo números de vendas da 4 no primeiro ano.

Quem faz o grosso das vendas são os casual não os viciados como nós.

Dá minha parte apesar de não comprar day one, com esse hardware se for 500€, venha ela.
 
Mete ai uns espaçamentos entre parágrafos porque isso assim fica maçudo para ler.

Devias corrigir a ideia de que mais 100€ não fazem diferença , não faz para os aficionados como nós que andamos aqui em fóruns de gaming e por norma compramos consolas day one.
Acredita que para os casual gamers que só jogam um fifa um gta ou um cod ver lá marcado 500€ voltam para trás ou vão gastar os 500€ num tlm.
Não tenhas duvidas que por 500€ a PS5 (ou outra consola) não vai atingir os mesmo números de vendas da 4 no primeiro ano.

Quem faz o grosso das vendas são os casual não os viciados como nós.

Dá minha parte apesar de não comprar day one, com esse hardware se for 500€, venha ela.
Tens razão my bad , já tentei editar o post mas não estou a conseguir, bug?

E agora respondendo ao que disseste, discordo completamente, pode não atingir os mesmos números que a PS4 atingiu, mas o próprio pessoal day one é o pessoal hard-core, não tenho dúvidas que a consola assim que estiver disponível para pré reserva vai esgotar em todo o lado, mesmo estando ela a 500€, aliás, a própria Sony já deu uma entrevista recentemente onde disse que a PS5 vai ser um consola hard-core direcionada para os fãs hard-core.

Os casuals não compram consolas day one, normalmente esperam 1/2 anos, ou porque já tinham comprado uma consola à pouco tempo (estou a falar do pessoal que por exemplo só está a comprar PS4's agora no final da gen) ou então daquele pessoal que fica à espera que o preço baixe até decidir comprar.

Segundo a Sony, é esse mesmo pessoal que vai continuar a dar profit à empresa nos próximos 2/3 anos (estamos a falar de uma user base de mais de 100 milhões de players e que não dá sinais de abrandar assim tão cedo) o que significa que quem não estiver interessado em pagar mais por uma PS5 pode sempre optar por uma PS4 visto que vai ser substancialmente mais barata e ainda vai oferecer suporte crossgen durante alguns anos, e sem falar da imensa biblioteca de jogos e exclusivos que são impossíveis de ignorar não é, no entanto ao mesmo tempo incentivam as pessoas a fazer o upgrade para a PS5 ao confirmar a backwards compatibility e o crossplay entre PS4 e PS5. E além disso é como já referi anteriormente, pagar 500€ por uma consola hoje em dia não é o mesmo que pagar 500€ por uma consola há 10 ou 15 anos atrás.

Num mundo em que comprar telemóveis de 1000€ já é considerado mainstream, então não vejo o porquê de não gastar um valor razoável por máquinas que apesar de só servirem para jogar, duram anos e anos e oferecem sempre bons jogos e conteúdo de qualidade sejam eles a curto ou a longo prazo. E sem falar que comparativamente a um PC, conseguem ser mais muito mais user-friendly para quem quer simplesmente jogar. Não é a toa que o pessoal que é mais leigo na matéria ou então um pai ou uma mãe que quer comprar algo para o filho jogar opta sempre por uma consola e não um PC.

Mas claro que a faltar tanto tempo para o lançamento o preço acaba por ser só pura especulação, mas mesmo assim estou confiante nesse price point. Mas mais curioso estou eu pela próxima Playstation Meeting em Fevereiro, com mais uma vez o the man himself Mark Cerny a desmontar as specs todas da consola com aquele speech típico dele que até parece música para os ouvidos.
 
Um telemóvel é status. Consolas nem por isso. E não,não é a minha opinião,nunca daria o que dou por uma consola(500/600 euros) por um telemovel.
 
Se 100 euros não fazem diferença, podem vender por 800. Afinal e só mais 100 mais 100 mais 100 mais 100 de 400! [emoji849]

E lá vem a história dos telemóveis. Não sei como é em Portugal, mas no UK e EUA, dois grandes mercados, a maioria das vendas são com contrato. Nao pagas 1000 euros a cabeça. E após dois anos renovas o contrato, vendes o telemóvel antigo por 50% do valor (assumindo Apple) e contínuas com um novo telefone.

Que eu saiba ainda não se vendem consolas com contrato que são trocadas de dois em dois anos.
 
Se 100 euros não fazem diferença, podem vender por 800. Afinal e só mais 100 mais 100 mais 100 mais 100 de 400! [emoji849]

E lá vem a história dos telemóveis. Não sei como é em Portugal, mas no UK e EUA, dois grandes mercados, a maioria das vendas são com contrato. Nao pagas 1000 euros a cabeça. E após dois anos renovas o contrato, vendes o telemóvel antigo por 50% do valor (assumindo Apple) e contínuas com um novo telefone.

Que eu saiba ainda não se vendem consolas com contrato que são trocadas de dois em dois anos.

Em Portugal não há muito isso. Eu sou gamer, e nunca daria 400€ por uma consola, o max que dei foi 269€, mas já dei 400€ por um telemovel, porque? Nunca compro apps, apenas comprei uma capa e uma pelicula, enquanto que numa consola temos que somar o valor da consola, e depois os jogos e subscrições e esse valor sobe para valores absurdos ao longo de 3/4 anos. Mas agora com as subscrições qunto gastar cada vez menos, tenho gamepass para 3 anos onde gastei cerca de 120€, e ainda gastei 70€ pelo psnow para "dar uma volta",e até ao próximo ano não conto gastar mais dinheiro em jogos, já comprei o last of us 2 com a promo 3x2 e não estou a ver mais nenhum do horizonte que me desperte, para além do imenso backlog que tenho, e apenas vou cmprar a ps5 no seu segundo ano de vida numa promo, a não ser que no 1º ano apareça uma promo irresistível .
 
Relativamente à comparação consolas vs tmvs, um tmv é um bem essencial de comunicação que, tal como um PC, serve vários propósitos, necessidades e funcionalidades. Uma consola, se lhe tirarmos a componente base - que é ser uma máquina de jogos - serve mesmo para quê mais? Actualmente, qualquer TV, já tem apps, pelo que nem considero necessário recorrer a esse tipo de extras numa consola (onde até são mais escassos). Posto isto, cobrar 500€ por uma consola de jogos que só serve praticamente para isso mesmo; jogar jogos, é um abuso. O próprio preço dos jogos, já de si é quase um roubo. Felizmente, o paradigma parece estar a mudar graças a serviços como o Gamepass e, eventualmente, o que a Stadia vier a oferecer no futuro.

Quanto à PS5, acredito que seja lançada entre 399,99€ a 400 e poucos euros. Mas a Sony vai precisar de fazer mais pela vida. O futuro do gaming já não passará tanto pelo conceito dos exclusivos per se, como ponto fulcral de valorização, mas sim dos serviços.
 
Discordo por completo, vem pelo menos a 500 e vai vender bem, não tão bem como a ps4 , porque a retrocompatibilidade crossgen gameplay tem destas coisas, ha muita gente que como consegue continuar a usar a pro e a normal nao faz logo upgrade. e para mim cada vez mais o futuro do gaming em consolas vale pelo exclusivo porque se nao pc ganha sempre.

Eu vendo todas as minhas consolas para financiar as novas.
 
Relativamente à comparação consolas vs tmvs, um tmv é um bem essencial de comunicação que, tal como um PC, serve vários propósitos, necessidades e funcionalidades. Uma consola, se lhe tirarmos a componente base - que é ser uma máquina de jogos - serve mesmo para quê mais? Actualmente, qualquer TV, já tem apps, pelo que nem considero necessário recorrer a esse tipo de extras numa consola (onde até são mais escassos). Posto isto, cobrar 500€ por uma consola de jogos que só serve praticamente para isso mesmo; jogar jogos, é um abuso. O próprio preço dos jogos, já de si é quase um roubo. Felizmente, o paradigma parece estar a mudar graças a serviços como o Gamepass e, eventualmente, o que a Stadia vier a oferecer no futuro.

Quanto à PS5, acredito que seja lançada entre 399,99€ a 400 e poucos euros. Mas a Sony vai precisar de fazer mais pela vida. O futuro do gaming já não passará tanto pelo conceito dos exclusivos per se, como ponto fulcral de valorização, mas sim dos serviços.

Um telemovel de 100€ faz o esencial que um de 1300 faz mas não é por isso que as pessoas deixam de comprar. O preço será, à partida, o mais equilibrado possível entre uma oferta de hardware e razoabilidade. Ainda com IP's com muito renome, os exclusivos terão sempre uma palavra a dizer. 500€ não é descadido mas apostaria também nos 399€. O pessoal fala em 450€ ou 550€ mas não estou a ver o preço não ser redondo, 399 ou 499€.
 
Uma consola não é um gasto comparável a um telemóvel. Um tem funcionalidades para melhorar e facilitar a vida de uma pessoa, enquanto que uma consola serve para jogar e não é de uso regular. Tenho até dificuldades em dizer que se dirigem aos mesmos públicos. Comparem antes a uma TV sff...
uma coisa que gosto na ps5 é que tem retrocompatibilidade. Um jogo que tenham uma ediçâo especial de ps4 não cai na obsolescência. Se eu quiser reviver um GTA Vice City, por muito arcaico que seja, a Ps3 obriga-me a comprar o jogo novamente pela PSN, independentemente de ter a edição física da PS2... Isto é excelente porque quem compra a Ps5 e não tenho acompanhado o final de vida da 4 (meu caso) pode comprar jogos a bom preço e divertir-se até saírem os jogos criados de raíz para a tecnologia da 5 (GOW2 Ragnarok, Horizon 2, Uncharted 5, Demon's souls remake e Spiderman 2 são alguns exclusivos que já se encontram em desenvolvimento)
 
Amigos 399,499 ou 599, vai esgotar na pre-reserva de certeza.
Eu para mim é simples, querem mais, pagam mais.
Acho que tanto a Sony como a Microsoft, vão utilizar a current gen como modelos de entrada, deixando os modelos enchanged à venda por mais uns bons anos.
Agora não se enganem,menos de 500(499), não me acredito.
Em nenhuma das duas.
 
Quando uma pessoa pensa que já viu de tudo, eis que chego aqui e vejo comparações de consolas com telemóveis.

Não fosse usar dados nem apps, nem 1 cêntimo gastava na compra de telemóvel. Mas como dou uso a eles, ja gastei 250 euros no espaço de 2 anos e com reparações pelo meio. E pelo aspecto da rachadela do ecrã do telemóvel actual, parece que não vai ficar por aqui.

Ja em consolas, dei 160 euros por uma ps4 com alguns jogos físicos e vendi pelo mesmo preço passado um ano e com conta plus actualizada.

São ambos bens de consumo que desvalorizam com o passar do tempo. Tudo depende do valor que damos a eles e quando os queremos.
 
Se não se dão bem com shooters e jogos com combate melee a 30 fps estão completamente no seu direito. Verdade seja dita há malta que se dá bem com 30 fps e não se diverte com exclusivos da Sony.Falas como se toda a gente tivesse os mesmos gostos e eles fossem todos jogos perfeitos...

Eu não estou a dizer que as pessoas não têm direito seja ao que for...,quando se fala de gostos é tudo muito relativo, os exclusivos são sempre um ponto de comparação pois é um dos factores porque as pessoas compram consolas e também definem um padrão de qualidade, sabes que um jogo AAA vindo da sony por defeito vai estar tecnicamente mais aprimorado que um titulo multiplataforma que como o nome indica foi pensado para correr em vários setups diferentes.
É óbvio que se alguém não gostar de um género de jogos não se vai divertir a jogar esse mesmo género seja em que plataforma for independentemente dos fps a que corra.
Há quem diga que é estupido jogar fps de gamepad e por ai adiante, segundo essa mentalidade as consolas não poderiam nunca correr um fps derivado a não se poder jogar de rato e teclado, isto é o tipo de opiniões e mentalidades que existem, o facto de uma pessoa não gostar ou não se adaptar a certas situações não quer dizer que o mundo se tenha de reger de uma certa forma só porque as pessoas querem.

É óbvio que quanto mais melhor mas temos de ser realistas, e acho que a realidade nunca teve melhor tudo indica que a próxima geração vá elevar a fasquia a todos os niveis.., seja ele em termos de fps/resolução, qualidade gráfica/som e se for verdade que vão conseguir abolir os loadings não vejo mesmo razão para tanta preocupação muito pelo contrário.

Ainda falta sabe alguns detalhes em relação ao hardware final e do que vai ser realmente capaz é sabido que há ainda muito trabalho a fazer no que toca a optimizações mas acredto que na próxima geração não vá haver tanta dificuldade nos ports como têm havido até aqui.

Era porreiro a sony dar noticias com o respectivo show off as mostrar um novo exclusivo optimizado somente para o novo hardware.
 
Última edição:
Amigos 399,499 ou 599, vai esgotar na pre-reserva de certeza.
Eu para mim é simples, querem mais, pagam mais.
Acho que tanto a Sony como a Microsoft, vão utilizar a current gen como modelos de entrada, deixando os modelos enchanged à venda por mais uns bons anos.
Agora não se enganem,menos de 500(499), não me acredito.
Em nenhuma das duas.


Não acredito que os jogos da ps5 funcionem na ps4. Mas é perfeitamente normal que a ps4 continue no mercado mais alguns anos, e continuem a sair alguns jogos para estas consolas, aliás como aconteceu com a ps3.
 
Não acredito que os jogos da ps5 funcionem na ps4. Mas é perfeitamente normal que a ps4 continue no mercado mais alguns anos, e continuem a sair alguns jogos para estas consolas, aliás como aconteceu com a ps3.

Eu acho o contrário, considerando a natureza x86 destas consolas, veremos os mesmos jogos serem lançados para a current/ next gen, principalmente os multi, que é o mesmo que dizer que vamos passar a jogar em medium na current gen e em ultra na Next Gen, um pouco como acontece agora com as consolas enchanged.

É que da Ps3 para a Ps4 existiu uma diferença de arquitectura, lançar jogos para as duas consolas era basicamente, desenvolver 2 jogos diferentes.

Da Ps4 para a Ps5 é simplesmente correr num preset mais alto (Não seria o desejável, mas indubitavelmente será o que vai acontecer).

O caminho começado pela current Gen, foi óptimo para a industria, mas talvez um pouco penalizador a longo prazo para a Sony e a Microsoft...

A Pro e a X então..., poderão dificultar, e em muito, a adopção massiva da Next Gen.

Que pvp adoptarão para as consolas enchanged current-gen, no futuro? 300€...

Doravante, para os jogadores (e principalmente as third parties) darem o salto definitivo, as Next-Gen têm de conseguir uma userbase massiva.

Isso só é possivel com um target price atrativo e com as first parties a investirem forte, na periocidade e qualidade do lançamento dos seus jogos.

À partida o caminho parece-me longo e duro, mas apesar das variáveis serem muitas para previsões, esperemos que essas variáveis tenham sido tomadas em conta pelas Empresas.

Pelo menos, pela aquisição massiva de estúdios por parte da equipa verde, estou em crer que sim.
 
Última edição:
Dois anos e a PS4 e One são deixadas para trás. 3 na melhor das hipóteses. E antes que falem das vendas desta gen,é ela por ela ou pouco mais que os 160 milhões de consolas da gen passada. E em 2015 foi o último de crossgens.

Mais tarde ou mais cedo os developers fartam-se de estar presos e as editoras acham que chegou a altura de mudar o foco do desenvolvimento.





Ah,e é supercharged.
 
independentemente do preço, acredito que tenham feito estudos de mercado para perceber qual o valor indicado de lançamento, não vão deixar isto à sorte
 
Back
Topo