PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

4K nativo + melhoria gráfica + ray tracing é garantido para a próxima geração, não tenhas dúvida disso, as GPU's nestas consolas vão ser umas bestas.
E aconselho a todos a ficarem atentos às próximas gráficas da AMD do próximo ano RDNA2, as GPU's tanto da PS5 como da Scarlett vão ser baseadas nelas e não nos modelos deste ano, a palavra chave é hybrid ray-tracing.

E o pulo dos Jaguar cores para Zen 2 não vai ser grande, vai ser descomunal.
Eu acho é que muita gente deve viver no mundo da ilusão. Nem o Gpu vai ter a mesma potência, não estas à espera que vão meter um componente com um tdp superior a 200 watts certo? Os devkits já existem e não são baseados no rdna 2 de certeza. O hardware de uma consola é planeado muito antes de ser lançada. A probabilidade é de teres um Gpu Navi capado em relação à versão desktop.

Quando sair a PS5 vou estar cá para ver os 4k nativos + upgrade gráfico + ray tracing + 60 fps. E não esquecer, isso tudo numa consola de 400€.
 
Eu acho é que muita gente deve viver no mundo da ilusão. Nem o Gpu vai ter a mesma potência, não estas à espera que vão meter um componente com um tdp superior a 200 watts certo? Os devkits já existem e não são baseados no rdna 2 de certeza. O hardware de uma consola é planeado muito antes de ser lançada. A probabilidade é de teres um Gpu Navi capado em relação à versão desktop.

Quando sair a PS5 vou estar cá para ver os 4k nativos + upgrade gráfico + ray tracing + 60 fps. E não esquecer, isso tudo numa consola de 400€.
Pode ser que aqui o surpreendido possas ser tu...
A começar pelos 400€.
 
Li, mas não me recordo onde, que a ps4 teve um aumento de memoria de 4gb para 8gb, já numa fase onde os kits de desenvolvimento tinham sido entregues e havia jogos a serem produzidos com os 4 gb em mente, portanto uma alteração já tarde no desenvolvimento da consola, mas acho que foi isso.

Em norma tudo já deverá estar decidido para apresentarem os jogos e produzir em massa.
 
Pode ser que aqui o surpreendido possas ser tu...
A começar pelos 400€.
Se ainda estivermos cá todos, vamos comentar quando a consola sair.

Li, mas não me recordo onde, que a ps4 teve um aumento de memoria de 4gb para 8gb, já numa fase onde os kits de desenvolvimento tinham sido entregues e havia jogos a serem produzidos com os 4 gb em mente, portanto uma alteração já tarde no desenvolvimento da consola, mas acho que foi isso.

Em norma tudo já deverá estar decidido para apresentarem os jogos e produzir em massa.
Os Devkits tinham 8Gb. Normalmente têm o dobro da versão final, devido ao debug.

Aumentaram de 4 para 8gb devido à queda de preço enorme que não estavam a contar pouco tempo antes das consolas saírem.
 
Última edição pelo moderador:
Já disseram que ia ter ray tracing. Se é "ray tracing" ou ray tracing acelerado por hardware é outra conversa.

Ray tracing em tempo real (penso que é isso que falamos) só faz sentido se for acelerado por hardware. Não me parece controverso dizer que irá aparecer na PS5 com toda a certeza. A única incerteza é se a primeira leva de jogos irá usufruir totalmente essa capacidade.
 
O Gears 5 é um jogo muito leve e tem limitações. Por acaso ando a jogar no PC que tem uma qualidade gráfica bem melhor que a versão da X1X.

Agora faz este exercício. Compara a qualidade gráfica entre o Gears 5 e o Gears 3 da x360. Tens de ter uma diferença similar no Gears 6 na nova geração.

Pelo menos no meu pc, gtx1070 com um i7 6700k em ultra 1440p não vejo assim uma diferença gráfica tão grande da one x, jogo lado a lado com o meu filho, consola numa tv 4k e o pc num monitor. Mas pronto há melhores gráficas, cpu's e monitores.

Não vejo porque uma ps5 não vai fazer vários jogos a 4k 60fps, já que a one x já o faz com alguns actualmente.

Ainda ninguém disse que a ps5 vai custar 400€.
 
Eu acho é que muita gente deve viver no mundo da ilusão. Nem o Gpu vai ter a mesma potência, não estas à espera que vão meter um componente com um tdp superior a 200 watts certo? Os devkits já existem e não são baseados no rdna 2 de certeza. O hardware de uma consola é planeado muito antes de ser lançada. A probabilidade é de teres um Gpu Navi capado em relação à versão desktop.

Quando sair a PS5 vou estar cá para ver os 4k nativos + upgrade gráfico + ray tracing + 60 fps. E não esquecer, isso tudo numa consola de 400€.

Não entendo o teu pessimismo. É que não faz sentido passar para a PS5 sem pensar num salto quantitativo. A PS5 é projectada a ter 4-5 vezes a potência da PS4 Pro (em TFLOPS), ou seja, 4K nativos + 60 fps não é pedir muito. Em relação aos devkits - não é nada complicado, quer o CPU quer o GPU são baseados em hardware não-especializado e disponíveis no mercado para os consumidores de PCs, e quem tem um PC sabe que pode trocar de hardware facilmente, e simplesmente alterar as configurações para usufruir de maior capacidade gráfica.

Não me parece que o hardware da PS5 ainda esteja definido em pedra ou mesmo até fabricado hoje, embora esteja projectado a sua performance e as suas especificações base (espaço de memória, etc) para guiar quem esteja a desenvolver os jogos para a próxima geração.

Em relação ao preço, não é inusitado que percam dinheiro no hardware e compensa-lo com vendas de software, pelo menos no início. Ao contrário de um PC, uma pessoa ao comprar uma consola sabe que não vai poder fazer grandes alterações no hardware, e o software que corre será apenas aquele que a Sony (ou a Microsoft) o entender. Daí o preço da consola ser "comparticipado".
 
Última edição:
Pelo menos no meu pc, gtx1070 com um i7 6700k em ultra 1440p não vejo assim uma diferença gráfica tão grande da one x, jogo lado a lado com o meu filho, consola numa tv 4k e o pc num monitor. Mas pronto há melhores gráficas, cpu's e monitores.

Não vejo porque uma ps5 não vai fazer vários jogos a 4k 60fps, já que a one x já o faz com alguns actualmente.

Ainda ninguém disse que a ps5 vai custar 400€.
Os settings na X1X é o equivalente ao medium no PC, só um ou outro setting é equivalente ao high. No pc ainda tens o High, o Ultra e em alguns settings o Insane. Não sei se jogas com tudo no máximo, mas experimenta.
No PC tens também o pack de texturas de alta resolução.

Já muita gente aqui no Zwame falou nos 400$, e sim, eu sei que é irrealista.
 
Não entendo o teu pessimismo. É que não faz sentido passar para a PS5 sem pensar num salto quantitativo. A PS5 é projectada a ter 4-5 vezes a potência da PS4 Pro (em TFLOPS), ou seja, 4K nativos + 60 fps não é pedir muito.

A PS4 Pro faz 4,2 TFLOPS. Estás a dizer que a PS5 vai fazer 4-5 vezes mais, o seja, 16.8 TFLOPS a 21 TFLOPS? Só em termos de comparação, a Navi 5700 XT faz 8.98 TFLOPS.
O que disseste não tem lógica, é impossível fazer esses TFLOPS todos. Se falarmos na PS6 lá para 2030, essa não vai ter dificuldade.

A única gráfica actualmente que consegue garantir 4K + 60fps em praticamente todos os jogos da actual geração (ênfase para o actual), é a RTX 2080 Ti, e com o Ray Tracing desligado. Achas que o Gpu da PS5 vai ser mais potente que a 2080 Ti para permitir os mesmos 4K + 60fps, e ainda permitir o pulo na qualidade gráfica que toda a gente está à espera? É o que tenho dito, o pessoal fica mesmo iludido e depois é desilusão quando sai cá para fora.

Não me parece que o hardware da PS5 ainda esteja definido em pedra ou mesmo até fabricado hoje, embora esteja projectado a sua performance e as suas especificações base (espaço de memória, etc) para guiar quem esteja a desenvolver os jogos para a próxima geração.

Pode haver aspectos ainda não definido, mas a 1 ano do lançamento, o SoC (Cpu + Gpu) já está mais que definido. Não podes mudar isso a poucos meses de lançar a consola, quando isso mexe com tudo. A consola não é um simples PC que podes trocar de hardware à vontade.

Em relação ao preço, não é inusitado que percam dinheiro no hardware e compensa-lo com vendas de software, pelo menos no início. Ao contrário de um PC, uma pessoa ao comprar uma consola sabe que não vai poder fazer grandes alterações no hardware, e o software que corre será apenas aquele que a Sony (ou a Microsoft) o entender. Daí o preço da consola ser "comparticipado".

Na geração passada disseram que os tempos de perder dinheiro com a venda de consolas acabaram. Não me parece que queiram voltar atrás e voltar a perder dinheiro. A Sony sabe muito bem as dificuldades que passou devido à PS3 e o dinheiro que perdia mês após mês. Se for esse o objectivo, mais vale saírem do mercado que ninguém está lá para perder dinheiro.

Sony lost 5 billion on PS3, losing more money than ANY console in history
 
eu concordo com o Ansatsu, o cpu e gpu já está mais que definido agora é chegar a um equilíbrio entre o custo de produção e a necessidade de uma nova geração no mercado, nos dias de hoje já não se vendem consolas para perder dinheiro apesar de as margens de lucro poderem ser mais baixas. Não acredito que a ps5 vá custar apenas 400 euros unicamente por causa da inflação, em 7 anos muito mudou, o preço das gráficas subiu um degrau, já temos smartphones a atingir os 2000 euros, etc. Mas, de resto, seria bem possível, temos os ryzen que são bons e baratos q.b algo que na altura da ps4 era bem mais complicado, temos 5700/ 5700XT que andam nos 350/400 euros atualmente, daqui a um ano com alguma facilidade chegariam a um preço semelhante à gtx 760 na altura que saiu a ps4.
tb não acredito em 4k 60fps em futuros jogos que saiam para a plataforma, mas se houver um bom trabalho na retro compatibilidade será possível jogar jogos da geração da ps4 a 4k 60 fps mesmo que não seja "com tudo em ultra".
estou curioso com o "rtx" implementado, para ser minimamente viável esta tecnologia teria que evoluir bastante num ano.
 
Eu acho é que muita gente deve viver no mundo da ilusão. Nem o Gpu vai ter a mesma potência, não estas à espera que vão meter um componente com um tdp superior a 200 watts certo? Os devkits já existem e não são baseados no rdna 2 de certeza. O hardware de uma consola é planeado muito antes de ser lançada. A probabilidade é de teres um Gpu Navi capado em relação à versão desktop.

Quando sair a PS5 vou estar cá para ver os 4k nativos + upgrade gráfico + ray tracing + 60 fps. E não esquecer, isso tudo numa consola de 400€.
Posso-te dizer em boa autoridade que os devkits são baseados na RDNA2, aliás, até é bastante óbvio, se a RDNA1 não tem ray-tracing como é que as consolas vão ser baseadas nela? No brainer aqui

Pois o hardware já está defenido, ou é normal se fazer alterações entre os devs kits e o produto final?

Normalmente a esta altura já está praticamente tudo definido, mas obviamente especificações mais sensíveis como clocks ou quantidades de memória/armazenamento irão estar sempre sujeitas a alterações até ao próximo ano.
 
Última edição:
Quando sair a PS5 vou estar cá para ver os 4k nativos + upgrade gráfico + ray tracing + 60 fps. E não esquecer, isso tudo numa consola de 400€.

Leram aqui primeiro:

A partir de um momento em que um jogo use uma pinga de ray tracing, esqueçam qualquer noção de algo acima de 30 FPS.

E mesmo os 4K idem.

Honestamente, espero que também façam é alguns jogos (competitivos online tipo COD , BF por exemplo) terem a opção 4K 60, ou 1080p 120Hz. Visto que muitas TV's agora suportam isso, junto com o teclado e rato que mimo.
 
CZR0WS2.png


A fonte que eu posso divulgar é a do roadmap da AMD para 2020, nesta parte em específico eles mencionam explicitamente "Next gen consoles with next-gen RDNA, ou seja RDNA2. Mas isto não é surpresa nenhuma, não faria qualquer sentido a GPU das consolas ser RDNA1 quando esta versão da arquitectura não possui ray-tracing.

Para quem quiser aqui está o roadmap completo: http://ir.amd.com/static-files/240c38bf-fe60-4fa1-b20c-a36bee0c12ca
 
CZR0WS2.png


A fonte que eu posso divulgar é a do roadmap da AMD para 2020, nesta parte em específico eles mencionam explicitamente "Next gen consoles with next-gen RDNA, ou seja RDNA2. Mas isto não é surpresa nenhuma, não faria qualquer sentido a GPU das consolas ser RDNA1 quando esta versão da arquitectura não possui ray-tracing.

Para quem quiser aqui está o roadmap completo: http://ir.amd.com/static-files/240c38bf-fe60-4fa1-b20c-a36bee0c12ca

Next Gen RDNA quer dizer isso mesmo, que consideram o RDNA como Next Gen.

Se vires o roadmap que indicaste no link, reparas que eles tratam o RDNA2 por RDNA2 e não por next-gen RDNA.
Se fosse RDNA2, eles simplesmente punham isso lá, tal como fizeram na seguinte imagem.


QXkhKq8.png


No fundo, acabaste de confirmar que as consolas trazem RDNA.

Aliás, como podes ver ai, o RDNA2 que ainda está em processo de Design conseguia ir para as consolas, mas o Zen 3 que já tem tem o Design completo, não ia a tempo?

1R9uZgo.png


Muito mais facilmente as novas consolas teriam o Zen 3 do que RDNA 2.

Mas isto não é surpresa nenhuma, não faria qualquer sentido a GPU das consolas ser RDNA1 quando esta versão da arquitectura não possui ray-tracing.

São custom Gpu's, é perfeitamente possivel teres RDNA 1 e adicionarem o hardware para Ray Tracing. Já tivestes Custom Gpu's nas consolas passadas que continham algumas features da geração seguinte. Assim de repente, o Gpu da X360 por exemplo.
 
Next Gen RDNA quer dizer isso mesmo, que consideram o RDNA como Next Gen.

Se vires o roadmap que indicaste no link, reparas que eles tratam o RDNA2 por RDNA2 e não por next-gen RDNA.
Se fosse RDNA2, eles simplesmente punham isso lá, tal como fizeram na seguinte imagem.


QXkhKq8.png


No fundo, acabaste de confirmar que as consolas trazem RDNA.

Aliás, como podes ver ai, o RDNA2 que ainda está em processo de Design conseguia ir para as consolas, mas o Zen 3 que já tem tem o Design completo, não ia a tempo?

1R9uZgo.png


Muito mais facilmente as novas consolas teriam o Zen 3 do que RDNA 2.



São custom Gpu's, é perfeitamente possivel teres RDNA 1 e adicionarem o hardware para Ray Tracing. Já tivestes Custom Gpu's nas consolas passadas que continham algumas features da geração seguinte. Assim de repente, o Gpu da X360 por exemplo.
Respeito a tua opinião, mas discordo da tua interpretação daquele slide em particular, eu interpreto "Next Gen RDNA" como RDNA2, a tua observação é boa, se de facto em outro slide eles referiram-se à próxima versão da RDNA como RDNA2, então poderiam ter usado também RDNA2 em vez de Next Gen RDNA, mas mesmo assim mantenho a minha posição.

São custom GPU's é claro, podem ir pegar features de novas arquitecturas sem serem plenamente baseadas nelas, mas desta vez é diferente, e do que eu sei não basta só ir pegar o ray-tracing e espetá-lo numa GPU RDNA1, quando eles apresentarem as novas GPU's o pessoal vai descobrir porquê.
Daí eu dizer que se fizermos um espectro RDNA <----------> RDNA2, eu diria que as GPU's das consolas vão cair mais para o espectro da direita.

"Muito mais facilmente as novas consolas teriam o Zen 3 do que RDNA 2."

Discordo, isso julgando somente pelos slides, a AMD não se limita a ceder arquitecturas finalizadas, o R&D é feito em conjunto com ambas as empresas.
Por isso não é o facto de a RDNA2 estar ainda em design que vai impossibilitar a sua presença nas consolas, se formos por ai então as consolas também ainda estão em design paralelamente ao que a AMD está a desenvolver.

Na minha opinião não foram pelo ZEN 3 porque simplesmente devem ter achado que não se justificava a diferença. O porquê não sei, mas especulo que seja por não ter grandes melhorias sobre o ZEN 2 tirando os ganhos em IPC, afinal de contas, eles só se devem mover para uma nova socket com o ZEN 4, e também para manter os custos em ordem não é.
 
A PS4 Pro faz 4,2 TFLOPS. Estás a dizer que a PS5 vai fazer 4-5 vezes mais, o seja, 16.8 TFLOPS a 21 TFLOPS? Só em termos de comparação, a Navi 5700 XT faz 8.98 TFLOPS.

Pois, tens razão e escrevi mal. Quis dizer que a PS5 está projetada a ser 4-5 vezes mais rápida que a PS4 Pro, e em termos de TFLOPS 2 a 3 vezes mais. Tinha posto entre parênteses o TFLOPS, mas esqueci-me de referir o factor. É preciso lembrar que a rapidez da PS5 está ligada a outros factores, como a inclusão de um SSD proprietário e um CPU rápido.

Já agora, pelo que li, 4K/60fps nativo requer pelo menos 8TFLOPS. Como disse, será essa a base de performance da próxima geração.

Pode haver aspectos ainda não definido, mas a 1 ano do lançamento, o SoC (Cpu + Gpu) já está mais que definido. Não podes mudar isso a poucos meses de lançar a consola, quando isso mexe com tudo. A consola não é um simples PC que podes trocar de hardware à vontade.

Ou está mais que definido ou há aspectos que estão por definir. A prova que há aspectos por definir é que a consola não saiu este ano, certo? Há portanto ainda especulação em torno do hardware e do seu fabrico. Eles podem sim mudar o hardware e as especificações num curto espaço de tempo, já o fizeram. E agora é ainda mais fácil em torno da arquitectura x86. As gaming engines estão preparadas para serem personalizadas. Não faz sentido falar na próxima geração de consolas que sairão em finais de 2020, com as restrições e preço de hardware que sairam em finais de 2018, como a 2080ti. O que está a acontecer é que a AMD está a produzir protótipos de chips para a Sony, que estão a ser continuamente melhorados mês a mês até chegar as projecções da Sony, em termos de performance e consumos de potência e energia.

Na geração passada disseram que os tempos de perder dinheiro com a venda de consolas acabaram. Não me parece que queiram voltar atrás e voltar a perder dinheiro. A Sony sabe muito bem as dificuldades que passou devido à PS3 e o dinheiro que perdia mês após mês. Se for esse o objectivo, mais vale saírem do mercado que ninguém está lá para perder dinheiro.

A Sony ganha 18 euros por cada consola vendida. O resto do lucro (bilionário) vem dos acessórios, da PSN e dos jogos. Ou seja, o grande lucro só vem se as pessoas comprarem a consola, pelo que mesmo que vendam a consola a custo de fabrico ou a perder algum, ganham de outras formas. Para eles, o importante é que as pessoas comprem a consola logo de início. 400-500 euros é na minha opinião o máximo que vão cobrar pela PS5.
 
Última edição:
Back
Topo