PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Independentes. Cada qual fará o que for estrategicamente mais benéfico, dependendo de acordos e afins que interessem a todas as partes, claro.

Olhando para a situação da One, eu diria que retro-compatibilidade não inviabiliza remasters. Aconteceu isso com alguns jogos nesta gen. Mas isso é estudios multiplataforma. Já a Sony um gajo não sabe bem como vai proceder. Se faz como a MS ou se lança remasters outra vez.

É RDNA + cores para RT.

Mas atenção que já indicaram que a Sony e a Microsoft seguem caminhos diferentes.
Um deve ser Ray Tracing por hardware e o outro por software.

O Cerny confirmou que era hardware accelerated.
 
Excepção à duvida que aquele artigo inicial da Wired deixou, alguma vez alguem disse que era diferente? Pergunta honesta,nada de bocas. É que não me lembro.

O que colocaram aqui no Zwame tinha como fonte o Gizmodo. Alguém ligado a ambas as consolas (developer?) disse que ambas vão fazer Ray Tracing, mas de forma diferente. Na altura pensei que uma era por hardware a outra por software, mas é possível que ambas sejam por hardware, simplesmente com implementações diferentes.

Já disseram que o Gpu é um custom chip em que usa o RDNA da Amd com modificações por parte da Sony e Microsoft. Era muita coincidência tanto a Microsoft como a Sony fazerem exactamente a mesma modificação. Fizeram o mesmo, que é o Ray Tracing, mas de maneira diferente. Parece-me perfeitamente normal.
 
O que colocaram aqui no Zwame tinha como fonte o Gizmodo. Alguém ligado a ambas as consolas (developer?) disse que ambas vão fazer Ray Tracing, mas de forma diferente. Na altura pensei que uma era por hardware a outra por software, mas é possível que ambas sejam por hardware, simplesmente com implementações diferentes.

Já disseram que o Gpu é um custom chip em que usa o RDNA da Amd com modificações por parte da Sony e Microsoft. Era muita coincidência tanto a Microsoft como a Sony fazerem exactamente a mesma modificação. Fizeram o mesmo, que é o Ray Tracing, mas de maneira diferente. Parece-me perfeitamente normal.

Ah,já vi qual é. O tipo que fez o grosso do artigo acerca da foto do devkit que parece um retroprojetor.
 
A PS4 quanto muito deixa de ser produzida em 2023,se seguir a linha da PS3. Mas o mais certo é ser como a PS2 e ser em 2026. Mais do que isso,tempo dirá. O que durará 2 anos é a continuação da geração da PS4 como a base do desenvolvimento.

Esquece a PS2 e a PS3. A PS4 e as próximas gerações serão baseadas na arquitectura PC, e por isso questões de "retro-compatibilidade" são termos do passado. Neste momento a Microsoft tem vantagens porque dominam o mundo dos PCs com o Windows e o DirectX, e por isso têm experiência neste campo. Já a PS4 é a primeira máquina x86 da Sony, e o sistema operativo deles ainda precisa de ser reforçado para correr os jogos PS4 nativamente sem qualquer patch, fornecendo um ambiente de compatibilidade (tal como o Windows 10 tem um modo de compatibilidade do Windows 7/XP para aplicações antigas). Mas isso é algo que será reforçado com os sucessivos patches. Penso que quando este ambiente estiver suficientemente estável, eles vão acabar de produzir a PS4, pois não haverá razão nenhuma para produzirem hardware velho. Penso que será 2 anos depois do lançamento da PS5. O novo mundo das consolas é no fundo o mundo atual dos PCs, mas com um ecossistema fechado.

O negócio da Sony é o hardware e o software. Eles entendem que valorizando o hardware conseguem prender o cliente no que toca ao software. É uma relação simbiótica.E se queres uma prova disso nota que as recentes mudanças do Now meteram-lo em linha com o GamePass mas os exclusivos ainda são tratados de maneira diferente.

Simbiótica? A Sony não divulga as margens que recebem por cada consola, por uma boa razão - eles recebem uma margem ridiculamente baixa, se é que não estão a perder dinheiro, e isso quando estão a dominar o fim desta geração. O início da próxima, tendo em conta a competição feroz e o que prometem vs o preço da consola, vão estar com certeza a perder dinheiro. Onde vão ganhar o dinheiro é nos acessórios, serviços online e sobretudo jogos. Portanto, é uma relação de parasitismo, digamos assim. O que eles vão tentar fazer é não perder dinheiro nas consolas de forma a comer o lucro que eles tenham noutras fontes, como aconteceu anteriormente. Por isso é que o argumento que que como a "PS5" custará apenas 400 euros não terá X, Y e Z não é tão linear. A Sony dá-nos uma máquina a custo mais baixo possível, para nós estarmos locked-in no ecosistema deles: acessórios, jogos e serviços online. É por isso é que eles investem milhões em exclusivos.

Um deve ser Ray Tracing por hardware e o outro por software.

Ray tracing por software é só utilizado para o pre-rendering (filmes de animação e cutscenes), pois requer um poder computacional brutal. Real-time ray tracing, que é o que se quer nos jogos, só faz sentido por hardware.
 
Última edição:
a última notícia é que não garantiam totalmente a retro-compatibilidade. estavam a fazer tudo para que houve$$e...

Mas isso é oficial ou rumores?

Isso foi discutido há umas páginas atrás. A quote exacta é esta:

Currently, the dev team is putting all power on verifying whether they can secure a complete compatibility.

Nada de extraordinário, já que faz parte do processo de desenvolvimento verificar se todos os jogos vão correr sem problemas na nova consola. E claro, também podem haver questões de licenciamento pelo meio.
 
Isso foi discutido há umas páginas atrás. A quote exacta é esta:

Nada de extraordinário, já que faz parte do processo de desenvolvimento verificar se todos os jogos vão correr sem problemas na nova consola. E claro, também podem haver questões de licenciamento pelo meio.
Retro-compatibilidade somente com a PS4 correcto? Penso que seja a única geração que mencionaram mas sem certezas.
 
Por agora, só está confirmada a retrocompatibilidade com jogos da PS4. Suponho que a PS5 também vá correr os jogos PS2, já que a PS4 os suporta, mas não esperes jogos PS3. Se ainda hoje não existe um emulador para PC a conseguir correr de forma estável os jogos PS3, dificilmente a PS5 o conseguirá fazer.
 
Esquece a PS2 e a PS3. A PS4 e as próximas gerações serão baseadas na arquitectura PC, e por isso questões de "retro-compatibilidade" são termos do passado. Neste momento a Microsoft tem vantagens porque dominam o mundo dos PCs com o Windows e o DirectX, e por isso têm experiência neste campo. Já a PS4 é a primeira máquina x86 da Sony, e o sistema operativo deles ainda precisa de ser reforçado para correr os jogos PS4 nativamente sem qualquer patch, fornecendo um ambiente de compatibilidade (tal como o Windows 10 tem um modo de compatibilidade do Windows 7/XP para aplicações antigas). Mas isso é algo que será reforçado com os sucessivos patches. Penso que quando este ambiente estiver suficientemente estável, eles vão acabar de produzir a PS4, pois não haverá razão nenhuma para produzirem hardware velho. Penso que será 2 anos depois do lançamento da PS5. O novo mundo das consolas é no fundo o mundo atual dos PCs, mas com um ecossistema fechado.



Simbiótica? A Sony não divulga as margens que recebem por cada consola, por uma boa razão - eles recebem uma margem ridiculamente baixa, se é que não estão a perder dinheiro, e isso quando estão a dominar o fim desta geração. O início da próxima, tendo em conta a competição feroz e o que prometem vs o preço da consola, vão estar com certeza a perder dinheiro. Onde vão ganhar o dinheiro é nos acessórios, serviços online e sobretudo jogos. Portanto, é uma relação de parasitismo, digamos assim. O que eles vão tentar fazer é não perder dinheiro nas consolas de forma a comer o lucro que eles tenham noutras fontes, como aconteceu anteriormente. Por isso é que o argumento que que como a "PS5" custará apenas 400 euros não terá X, Y e Z não é tão linear. A Sony dá-nos uma máquina a custo mais baixo possível, para nós estarmos locked-in no ecosistema deles: acessórios, jogos e serviços online. É por isso é que eles investem milhões em exclusivos.



Ray tracing por software é só utilizado para o pre-rendering (filmes de animação e cutscenes), pois requer um poder computacional brutal. Real-time ray tracing, que é o que se quer nos jogos, só faz sentido por hardware.

Saindo a PS5 a PS4 torna-se o alvo dos mercados de países em desenvolvimento. A PS2 sacou ainda mais uns milhões de unidades assim. Eles não vão parar de fabricar-la de um momento para o outro,ainda mais quando ainda será o foco de desenvolvimento dos multiplataformas naquela janela de 2 anos dos crossgens.

No lançamento a PS4 deu prejuízo leve(estavam a contar um jogo+Plus cobrir o prejuízo) por causa de problemas cambiais,mas de lá para cá as consolas dão lucro. Os teardowns que vemos das consolas que vão saindo mostram isso.



Por agora, só está confirmada a retrocompatibilidade com jogos da PS4. Suponho que a PS5 também vá correr os jogos PS2, já que a PS4 os suporta, mas não esperes jogos PS3. Se ainda hoje não existe um emulador para PC a conseguir correr de forma estável os jogos PS3, dificilmente a PS5 o conseguirá fazer.

Estás a falar das re-releases de jogos PS2 em que adicionaram trophies e está feito,certo?
 
Saindo a PS5 a PS4 torna-se o alvo dos mercados de países em desenvolvimento.

Talvez, mas para mim não é tão linear, que fique mais barato para a Sony manter duas operações do que apenas uma, para não falar que parte do que reduz o custo das consolas é a economia de escala, e produzir hardware velho é capaz de não ser tão vantajoso. E depois, temos as milhões de consolas PS4 do primeiro mundo que ninguém quer...
 
Talvez, mas para mim não é tão linear, que fique mais barato para a Sony manter duas operações do que apenas uma, para não falar que parte do que reduz o custo das consolas é a economia de escala, e produzir hardware velho é capaz de não ser tão vantajoso. E depois, temos as milhões de consolas PS4 do primeiro mundo que ninguém quer...

Havendo retrocompatibilidade quase total, caso se venha a confirmar, talvez repensem parte da estratégia, é certo, mas se analisarmos o histórico não só o caminho tem sido o que o @RuiBK sugeriu, como mesmo nos mercados mais apetecíveis, deixarão a PS4 em paralelo com a PS5.

Basta ver que as PS3 continuam a ser (edit) vendidas a valores absolutamente ridículos (ver por curiosidade os preços nas lojas habituais), apesar de estarmos próximos do final de ciclo da PS4.
 
Última edição:
Havendo retrocompatibilidade quase total, caso se venha a confirmar, talvez repensem parte da estratégia, é certo, mas se analisarmos o histórico não só o caminho tem sido o que o @RuiBK sugeriu, como mesmo nos mercados mais apetecíveis, deixarão a PS4 em paralelo com a PS5.

Basta ver que as PS3 continuam a ser fabricadas e vendidas, apesar de estarmos próximos do final de ciclo da PS4.

Penso que a PS3 deixou de ser fabricada em 2017. A PS3 é a única forma de jogar os jogos PS3 (excluindo a PS Now), a arquitectura é totalmente diferente, e retro-compatibilidade só seria possível através da virtualização do hardware, e penso que ainda nesta geração não é possível emular completamente os jogos de PS3 de uma forma "nativa".

Por isso mesmo, parece- me que o historial anteior à PS4 não serve para prever o futuro, pois parece-me que existe todo o potencial para a PS5 tornar a PS4 completamente obsoleta. Mas concordo que há outras variáveis que possam fazer com que a PS4 perdure após 2022-2023.
 
Havendo retrocompatibilidade quase total, caso se venha a confirmar, talvez repensem parte da estratégia, é certo, mas se analisarmos o histórico não só o caminho tem sido o que o @RuiBK sugeriu, como mesmo nos mercados mais apetecíveis, deixarão a PS4 em paralelo com a PS5.

Basta ver que as PS3 continuam a ser (edit) vendidas a valores absolutamente ridículos (ver por curiosidade os preços nas lojas habituais), apesar de estarmos próximos do final de ciclo da PS4.

É o ciclo da vida. Agora a PS3 vai substituir a PS2 como retro-gaming,e a PS4 vai substituir a PS3 como plataforma atrasada uma gen.

Penso que a PS3 deixou de ser fabricada em 2017. A PS3 é a única forma de jogar os jogos PS3 (excluindo a PS Now), a arquitectura é totalmente diferente, e retro-compatibilidade só seria possível através da virtualização do hardware, e penso que ainda nesta geração não é possível emular completamente os jogos de PS3 de uma forma "nativa".

Por isso mesmo, parece- me que o historial anteior à PS4 não serve para prever o futuro, pois parece-me que existe todo o potencial para a PS5 tornar a PS4 completamente obsoleta. Mas concordo que há outras variáveis que possam fazer com que a PS4 perdure após 2022-2023.

2016.
E os IPs com mais sucesso levaram remasters. Com isto querer dizer que a PS3 ainda é vendida aos preços que é cá em Portugal por particulares e lojas por falta de noção. Não é pelos exclusivos.
Quem não aprende com o passado está destinado a repetir erros no futuro. O teu primeiro erro é teres a certeza que a PS5 vai ser um sucesso tão grande vai eliminar a importância de uma userbase de para aí 100 a 120 milhões de consolas em dois anos. O teu segundo é achares que os devs vão saltar de uma userbase de para aí 200 milhões de consolas(MS e Sony) desta gen só porque há hardware novo. Eles vão saltar quando as editoras deixarem,por acharem que já há uma audiência que consiga providenciar lucros suficientes para o modelo deles. E enquanto as editoras venderem jogos,os fabricantes vendem consolas. Mais não é preciso olhar do que está gen. Em 2016 os multiplataformas mais importantes deixaram de acomodar a 360 e PS3. Nesse mesmo ano a Sony e MS deixaram de produzir as consolas.
 
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