Vamos pôr as coisas em perspectiva:
(A) O salto de 4K para 8K é o mesmo que de HD para 4K, e de certa forma, há agora técnicas de upscaling mais avançadas/eficientes para além de checkboard baseadas em IA. Isto para dizer que gaming 8K não vai ser baseado em algo nativo, mas sim aproximado. E não tenho dúvidas que a Sony vai apresentar uma demo da PS5 a correr um jogo 8K nas suas TVs - porque assim o prometeu e também porque pode, e é uma forma de mostrar a potência da máquina. Isso é quase uma certeza.
(B) No que diz respeito a um jogo, os recursos de computação da máquina são limitados, e há trade-offs a fazer: queres X, mas tens abdicar de Y. Temos a i. resolução, temos o ii. FPS e temos a iii. qualidade do rendering (vsync, qualidade do anti-aliasing, qualidade do texture filtering). Por isso, é claro que que é possível ter 60fps ou ter 4K, mas não necessariamente as duas ao mesmo tempo. Se a máquina for muto limitada, há sempre algo que se tem que dar em troca. O pessoal do PC sabe disso, e troca uma resolução mais baixa e um rendering mais razoável para maximizar o FPS, ou aumenta a resolução a troco de um FPS mais baixo, ou baixa a qualidade rendering para aumentar os FPS, etc. Esse controle é muito limitado nas consolas para quem joga, mas quem desenvolve o jogo decide como o jogo é apresentado.
(C) O que me chateia nesse marketing não é que não seja possível 8K - porque será possível.
Não, o que me chateia é que ninguém pediu 8K - e quem eventualmente tenha uma TV 8K, possivelmente não vai querer jogar a 8K na próxima geração porque o FPS e/ou qualidade do rendering vai ser baixa. E é bem provável que ninguém vá comprar uma TV 8K mesmo que baixem os preços, porque não é um produto que faça sentido para a esmagadora maioria das casas onde a distância da TV para o sofá é 2-3m, onde o custo de energia para bombar 8K pixeis é consideravelmente maior, e o olho humano simplesmente deixa de ver as diferenças entre 4K e 8K para o tamanho de TVs que a esmagadora maioria das pessoas compra.