PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Acho que cada vez mais faz sentido a minha teoria...

A PS5 vai ter dois discos, um HDD e um SSD (este que tem na patente)

- HDD - Disco para armazenar todo o tipo de dados, desde jogos, musicas, saves, imagens, etc,etc... Tal como temos na PS4.

- SSD - Disco original de 250GB (Com possibilidade de expandir e substituir como mostra a patente) apenas destinado a jogos, no qual vamos poder gerir os jogos que vão estar armazenados no disco.

Vamos supor, tenho 10 jogos instalados na consola, e que cada jogo ocupa cerca de 100 gb, mas jogo com mais frequência o FIFA e o PES, vou poder gerir o SSD de forma a ter esses dois jogos sempre disponíveis para leitura rápida, sendo que quando quiser, posso substituir um desses dois por outro ao meu gosto.

Quem quiser ter mais espaço que os 250 gb para ter mais de 2 jogos instalados no SSD, compra um disco novo para expandir. A Sony assim consegue "pagar" o projecto do ssd com a venda de licenças para outras marcas comercializar os discos.

Ter um SSD de 2T ia inflacionar em demasia o valor final da consola... E duvido que seja esse o caminho, pois a MS já anunciou publicamente guerra ao preço da próxima consola, logo a Sony não vai poder se esticar muito.

Ou então vai vir sem SSD e o mesmo tem de ser comprado à parte... e pelo histórico da Sony com cartões de memória, a cerca de 200% do preço de um SSD normal. :n1qshok::n1qshok:
 
Vir sem SSD não faz sentido. Necessitas e um disco para o sistema operativo e era só estupido depois não conseguir jogar porque falta um componente. Um disco SDD de pelo menos 500 gigas internos terá de certeza. Acredito em 1 Tera

E HDD tb não terá de certeza. Os jogos serão feitos a pensar na tecnologia SDD. O que significa que HDD está fora de questão. Basta ver um vídeo da Digital Foundry relativa ao Star Citizen na qual mostram o que acontece quando se coloca o jogo a correr um disco HDD, complementarmente injogavel.

O que suponho que esteja a acontecer será o seguinte, a tecnologia de leitura dos discos que a Sony, e possivelmente a Microsoft, deverão usar serão proprietárias de modo a garantir que a performance e loading de um jogo sejam iguais as dos discos SDD mais caros num PC. Isto significa que não podemos comprar qualquer disco sdd do mercado (diga-se os mais baratos) e a Sony deve vender estes discos como acessório de expensão de memória se necessitarmos de mais espaço
 
ainda me lembro quando comprei a ps3 80 g na altura um espetaculo, passado 5 anos já estava cheio, ps4 500g também era bom passado um tempo vendi e comprei de 1 tb, já está cheio, os jogos vão ficando cada vez maiores, o próprio blueray já tem 50 g, os próximos são duplaface com 100 g se não estou em erro, portanto eles estão a considerar abertura para colocar e vender mais ssd, porventura virá com 5tb ou 3tb
 
Após o sucesso da PSP conseguiram dar cabo da Vita através dos cartoes de memoria(e n só), esperemos que não façam o mesmo com esta brincadeira após o sucesso da PS4....
 
Muita gente compara isto a PSP. Não acredito nada disso. Já dei meu parecer. O mercado dos discos SDD é muito fragmentado com todo o tipo de diferentes performances. Se os jogos são arquitectados com o disco em mente, nem a Sony, nem a Microsoft podem correr o risco dos utilizadores mais forretas porem discos baratos e depois começarem a haver queixas de performance.
 
Ou então vai vir sem SSD e o mesmo tem de ser comprado à parte... e pelo histórico da Sony com cartões de memória, a cerca de 200% do preço de um SSD normal. :n1qshok::n1qshok:

Sem SSD não faz sentido, pois a Sony já está a anunciar a PS5 como a consola mais rápida de sempre...

E HDD tb não terá de certeza. Os jogos serão feitos a pensar na tecnologia SDD. O que significa que HDD está fora de questão. Basta ver um vídeo da Digital Foundry relativa ao Star Citizen na qual mostram o que acontece quando se coloca o jogo a correr um disco HDD, complementarmente injogavel.

O que suponho que esteja a acontecer será o seguinte, a tecnologia de leitura dos discos que a Sony, e possivelmente a Microsoft, deverão usar serão proprietárias de modo a garantir que a performance e loading de um jogo sejam iguais as dos discos SDD mais caros num PC. Isto significa que não podemos comprar qualquer disco sdd do mercado (diga-se os mais baratos) e a Sony deve vender estes discos como acessório de expensão de memória se necessitarmos de mais espaço

Não queiras comparar um jogo de PC que está em fase de produção e nem data de lançamento tem, com jogos de consolas que são feitos para hardware especifico. Ainda para mais o Star Citizen.

Só SSD não é viável financeiramente... Um SSD de 2T custa ao publico cerca de 200€, mesmo que a Sony pague um terço desse valor, ainda ia ser um componente demasiado dispendiosos no preço final da consola.

Vamos supor que a Sony pague um terço do valor de venda ao publico, aos fabricantes.

SSD 2T - 200€ - Para a Sony cerca de 65€

SSD 240gb - 20€ - Para a Sony cerca de 6,5€

HDD 2T - 60€ - Para a Sony cerca de 20€

Logo, a mais ou menos 25€ a Sony consegue ter cerca de 2,240 T de disco e ter o sistema SSD funcional com possibilidades de expansão com a venda de licença do sistema proprietário. Logo é um win win por parte sa Sony a baixo custo.

Ou os jogos da PS5 viram num cartdrige e nao em bluray, o que explica o "play right away, download just what you need, no load times".

Não tem lógica, o preço de produção seria demasiado elevado, pois um disco BR custa cêntimos a produzir... e um SSD de 100gb já custa alguns euros...

E penso que a Sony já comentou que os jogos na PS5 serão em BR de 100gb.
 
Última edição:
Continuam a ser digitais. Uma coisa nao invalida a outra. Vide PS Vita.

A minha knee jerk reaction foi de "era muito estupido fazerem isso".

Mas, se os precos nao forem estupidos (ie, ao mesmo preco ou inferior aos BDs), permite-lhes criar jogos com tamanhos "ilimitados", com instalacoes minimas, rapidos a iniciar e instalar.

E quem quer os digitais continua a comprar digital e a fazer o download.
 
SSD 240gb - 20€ - Para a Sony cerca de 6,5€

HDD 2T - 60€ - Para a Sony cerca de 20€

SSD a 20 euros e HDD a 60?

Vocês não estão mesmo nada por dentro do custo das coisas pois não?

Esqueçam os HDDs. E imaginem facil 1Tb de HDD a custar pelo menos 100 euros e é com a sony a vender aquilo a custo de fabrico.
 
SSD a 20 euros e HDD a 60?

Vocês não estão mesmo nada por dentro do custo das coisas pois não?

Esqueçam os HDDs. E imaginem facil 1Tb de HDD a custar pelo menos 100 euros e é com a sony a vender aquilo a custo de fabrico.

Não percebeste...

Estou a falar em valores de compra para a Sony introduzir no PS5... Não valores de venda ao publico.

Estava a comentar que fica bastante barato para a Sony introduzir um HDD de 2T e um SSD de 240gb na PS5 ao invés de espetar com um só SSD de 1T ou mesmo de 2T.

Já agora, para reforçar os valores que disse...

HDD 2T a 60€ - https://tropicalprice.com/product/B07FFVYDF3

SSD 240 por cerca de 20€ - https://tropicalprice.com/product/B01B2OR2VC

Depois temos que ter atenção que a Sony ao comprar, temos de descontar a esse preço o IVA e margem dos vendedores (Só nesses dois já são quase 40% do valor total. Retiramos o valor das embalagens, transporte, distribuidores, etc... A Sony a ir comprar aos milhões directamente na fabrica paga nunca mais doque 1/3 do que o consumidor final paga.

E ao colocar um SSD de 240gb com formato proprietário na PS5, abre a possibilidade de vender aqueles "cartuchos" SSD com maiores dimensões.
 
Última edição:
SSD a 20 euros e HDD a 60?

Vocês não estão mesmo nada por dentro do custo das coisas pois não?

Esqueçam os HDDs. E imaginem facil 1Tb de HDD a custar pelo menos 100 euros e é com a sony a vender aquilo a custo de fabrico.

Suponho que queiras dizer 1 Tb de SSD e não me acredito que a Sony teria necessidade de dispender mais de 50€ por cada Tb num SSD.

Agora, talvez a Sony precise de mais do que aquilo que os SSDs mainstream entregam.
Talvez esteja simplesmente a ver maneiras de lucrar com o armazenamento, cedo o saberemos.

Isto tudo claro, a meu ver, terá também a ver com os tais dissabores de passar a utilizar uma tecnologia normalizada, x86, a PS5 terá de entregar muito mais do que as suas antecessoras entregaram para conseguir vender o que estas venderam.

A Sony tem muitos mais concorrentes, felizmente, a competir pelo nosso tempo e carteira, do que alguma vez teve.

A pressão de apresentar algo inovador e verdadeiramente aliciante nunca foi tão preemente como o é agora, não só para a Sony mas para todos os Players no mercado.
 
Hum... Nem sei que pensar disso... Por um lado percebo, por outro sempre gostei da liberdade de mudar o HDD interno da ps4 ou como mais recentemente adicionar HDD/SSD via USB 3.0, hipóteses de escolha. Com essa solução lá se vai essa hipótese aparentemente o que me deixa de pé atrás. Veremos.
 
Li que as velocidades de leitura da tecnologia da Sony são superiores ao que existe atualmente no mercado.
Mantenho minha posição, acredito que sejam extensões. Só compra quem quiser. A pessoa pode optar pelo método atual, instalar e desinstalar. Ou ter discos com os jogos já instalados e é só correr
 
Li que as velocidades de leitura da tecnologia da Sony são superiores ao que existe atualmente no mercado.
Mantenho minha posição, acredito que sejam extensões. Só compra quem quiser. A pessoa pode optar pelo método atual, instalar e desinstalar. Ou ter discos com os jogos já instalados e é só correr
Não acredites em milagres. Tecnologias Sony já não são o que eram.
Para mim será um combo SSD e HDD.
Mesmo que não seja, será tudo tecnologias que já existam.
 
Li que as velocidades de leitura da tecnologia da Sony são superiores ao que existe atualmente no mercado.
Mantenho minha posição, acredito que sejam extensões. Só compra quem quiser. A pessoa pode optar pelo método atual, instalar e desinstalar. Ou ter discos com os jogos já instalados e é só correr

A questão é se são superiores ao que vai haver no mercado em 2020.É se é à base de truques ou poder puro e duro.
 
Mas há confirmação oficial disto ?

Não. A única informação oficial é que a PS5 (e a Scarlett) vão ter discos SSD (sem mais pormenor sobre características e tamanhos).

Estas últimas suposições são apenas feitas com base nas patentes da Sony registadas, conforme posts anteriores (sendo estas patentes efetivamente reais).
 
Back
Topo